globo esporte ceara x fortaleza.
O primeiro campeonato oficial se iniciou na manhã do dia 9 de Setembro.
Ao longo do tempo, as pessoas iam fazendo promessas de jogos de futebol, tendo os primeiros jogos do campeonato em 16 de abril de 1900.
Na noite da manhã, na 0800 bet 365 presença, a população deu um banquete, o que aumentou rapidamente para quase três mil pessoas, tornando-se uma das maiores festas da região.
Nos primeiros anos do torneio, em 1900 não se contavam com jogos de futebol da elite estadual.
A iniciativa de criar um campeonato municipal, por decreto de 10 de
março de 1902, foi muito popular: em 5 de outubro, em Salvador, foi criado o Torneio Municipal.
Em 1908, na época a cidade foi sede da primeira edição do Campeonato Baiano organizado pelos clubes do futebol feminino da Bahia.
E a primeira competição interestadual, com caráter internacional, com seleções de futebol e futebol de salão; já em 1902, com a cidade, o torneio se reunia em diversas cidades da Europa, especialmente Londres, Estocolmo e Paris.
Em 1903, sediou três edições do torneio: um campeonato organizado pelo Rio de Janeiro Futebol Clube, no Rio de Janeiro, e o outro, organizado pela
Federação Internacional de Futebol de Salvador, na capital baiana.
Nos dois grandes times do futebol masculino de Salvador - o Real Madrid e o Flamengo - o torneio teve suas primeiras finais realizadas no Centro de Convenções, em Salvador.
Durante a segunda metade da década de 1920 a competição se encontrava paralisada, com a tentativa de um retorno à normalidade.
No entanto, em 1930, com a fundação do jornal A Federação de Futebol de Salvador, o Comitê de Defesa da Educação, órgão ligado ao Instituto de Educação Superior de Salvador, começou uma investigação sobre como um torneio deveria ser realizadona capital.
Em 1932, o clube do Flamengo foi convidado a participar no Campeonato Carioca, mas não compareceu ao evento.
Depois de algumas pesquisas em 1936, o clube carioca decidiu não comparecer após o retorno da CBD, por conta do interesse do público no futebol de salão de clubes.
Em 1937, o Flamengo participou como convidado em edições do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Sul-Americano de Futebol realizados no México e na Europa.
Em 1940, em Salvador, o campeonato foi extinto, embora o Club de Regatas Vasco da Gama voltasse a disputar.
Em 1949, o Rio de Janeiro passou a
disputar um torneio estadual promovido pela Federação Internacional de Futebol de Salvador.
Um total de 16 campeões baianos apareceram na competição em apenas alguns anos.
No entanto, foram apenas oito.
O primeiro título foi conquistado pelo Flamengo, o seu maior campeonato nacional, contra o Clube Atlético Ypiranga, campeão da Liga A-3 (Copa do Nordeste).
O ano de 1950 foi marcado pela presença de uma nova equipe em Salvador.
Entre eles havia o jogador Alberto Silva.
O clube de futebol feminino do Rio de Janeiro ainda não conseguiu se classificar para a Taça Guanabara, porém chegou às semifinais da Taça Guanabara.
O campeão baiano de 1953, o Vasco da Gama, foi a final do Torneio Municipal de Futebol de Salvador, organizado pela Federação Internacional de Futebol de Salvador.
Em 1956 foi realizado um torneio amistoso entre o America e o Flamengo, que contou com a participação de mais de 40 jogadores.
Na edição seguinte, realizada no Estádio Nacional da Cidade do Rio de Janeiro, foi realizada a semifinal do Torneio Municipal de Futebol de Salvador.
O último Campeonato Brasileiro de Futebol de 1960 foi vencido pelo Flamengo.
Apesar de 0800 bet 365 participação muito curta na Taça Guanabara de 1955, o clube não
conseguiu se classificar ao final do torneio.
Devido aos acontecimentos ocorridos no Sul, o estádio do Flamengo foi demolido.
Com a extinção do antigo Estádio Municipal Francisco de Oliveira, a Associação dos Cronistas do Esporte de Salvador decidiu que não retornaria.
Em 1976, a Associação dos Cronistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, que reuniu as principais agremiações do futebol local e outras entidades, tentou organizar uma liga de futebol entre eles a Taça União.
No entanto, não conseguiu realizar intento, devido à pressão da então prefeita Rosina de Sá que desejava restringir o futebol e o futebol femininoem Salvador.
Para a realização de um torneio organizado anualmente, o Comitê Municipal, junto com a Associação dos Cronistas Profissionais do Estado, realizou a reunião da Federação de Futebol de Salvador em 1982.
No ano seguinte, Salvador sediou a 1ª final do Mundial de Futebol de Salvador de Futebol de Praia de 1982.
O resultado foi uma vitória rubro-negra por 5 a 0, resultado que permaneceu inédito até hoje.
Na década de 1990, a cidade sediou o Campeonato de Futebol do Rio de Janeiro de Futebol e Regatas.
A Associação dos Cronistas Profissionais do Estado, após ter realizado a reunião
anterior, solicitou ao governo de Lauro Sodré que se criasse uma liga de futebol entre os clubes do estado.
No entanto, sem uma definição concreta pelo Conselho de Administração, a data de realização do campeonato foi fixada em abril de 1976.
Em 1978, com a extinção do Clube Atlético Ypiranga, a associação propôs a criação de uma entidade desportiva.