Jogar Sudoku Difícil
Os Sudoku de nível difícil estão pensados para jogadores
experientes. Neste nível, o número de dígitos dados no📉 início de cada jogo é reduzido
consideravelmente, pelo que encontrar a solução para as restantes células exige mais
concentração e📉 capacidade lógica.
A partir deste momento, as anotações já não serão uma
opção, mas antes uma necessidade. Para progredir no jogo,📉 será também imprescindível
utilizar técnicas mais avançadas para eliminar candidatos e encontrar a solução para
cada quadrícula.
Dicas para resolver um📉 Sudoku difícil
As técnicas utilizadas para
resolver Sudokus difíceis têm como objetivo eliminar candidatos e ajudar a manter a
tabela limpa📉 e clara. As três mais usadas neste nível são mais conhecidas pelo seu nome
em 101 jogos grátis inglês, ainda que exista📉 tradução para o português. São elas a X-Wing (Asa-X),
Swordfish (Espadarte) e XY-Wing (Asa-XY).
O jogador pode aplicar o método X-Wing📉 quando
encontra o mesmo candidato em 101 jogos grátis 4 células diferentes na tabela e estas formam um
quadrado ou retângulo quando📉 unidas por linha e coluna. Ao ligar mentalmente, na
diagonal, as extremidades da forma geométrica, é possível determinar que apenas📉 dois
pares de células possíveis podem resultar desta relação. Se uma solução for verdadeira,
a outra torna-se falsa. O objetivo📉 será então testar os dois pares na tabela e eliminar
o candidato em 101 jogos grátis análise de qualquer quadrícula que se📉 torna impossível em 101 jogos grátis
ambos os casos.
Para utilizar a técnica Swordfish têm de existir três linhas na tabela
contendo cada📉 uma duas células com o mesmo candidato. Não é necessário que a posição
das quadrículas seja simétrica, mas cada uma📉 deve estar ligada a outra por coluna.
Quando unidas, formam uma cadeia fechada que revela apenas duas soluções nesta relação.
📉 Tal como com a técnica X-Wing, o passo seguinte será testar cada uma e eliminar esse
candidato das casas que📉 se tornam impossíveis quando ambas as potenciais soluções são
aplicadas.
A técnica XY-Wing é utilizada apenas quando existem três quadrículas com
📉 pares de candidatos que partilham pelo menos um dígito entre si (p.e. XY/YZ/XZ). Com
algum esforço mental, estas células formam📉 um Y quando unidas, com uma a ter a função
de talo e as restantes de ramos. Cada ramo deve📉 partilhar um dígito com o
talo.
Traçando uma linha imaginária sobre as linhas e colunas de cada quadrícula,
encontra-se um ponto📉 de interseção entre pelo menos um ramo e o talo. Se o dígito
partilhado por ambos for candidato neste ponto,📉 pode ser eliminado com segurança