O esporte que atualmente é conhecido como 'Tênis' originou-se no século XIX, na Inglaterra, sendo o descendente direto do que 🫰 hoje é conhecido como "Ténis real" ou "Jeu de paume" (que continua a ser jogado hoje como um esporte separado 🫰 com regras mais complexas).[1]
O torneio mais antigo de tênis no mundo, o Torneio de Wimbledon, foi realizado pela primeira vez 🫰 em Londres em 1877.
[2] Essa primeira edição gerou um debate sobre a padronização das regras do esporte.
Em 21 de Maio 🫰 de 1881, a United States National Lawn Tennis Association foi fundada para padronizar as regras e organizar as competições.O U.S.
National 🫰 Men's Singles Championship, hoje o US Open de tênis, foi realizado pela primeira vez em 1881, em Newport, Rhode Island.
O 🫰 torneio feminino se estabeleceu em 1887.
O esporte também era popular na França, com o Aberto da França datando de 1891.
Assim, 🫰 Wimbledon, o US Open, o Aberto da França e o Aberto da Austrália (de 1905) tornaram-se os eventos de maior 🫰 prestígio no tênis, algo que se mantém até hoje.
Juntos, esses torneios são chamados de Majors ou Slams (termo retirado do 🫰 basebol).
As regras mais abrangentes foram promulgadas em 1924, pela Federação Internacional das Regras de Tênis, hoje conhecida como Federação Internacional 🫰 de Tênis, e se mantém até os dias atuais, com a principal alteração sendo a adição do tie-break, desenvolvido por 🫰 Jimmy Van Alen.
No mesmo ano, o esporte se retirou dos Jogos Olímpicos, tendo retornado somente em 1984, como um evento 🫰 promocional.
O sucesso do evento foi tão grande que o COI decidiu reintroduzir o tênis como um esporte olímpico na edição 🫰 de 1988, em Seul.
A Copa Davis, a principal competição global entre as federações nacionais, existe desde 1900.
[3] A versão análoga 🫰 para as mulheres é a Fed Cup, iniciada em 1963.[4]
No período medieval uma forma de tênis é descrita como tênis 🫰 real.
O Real tênis evolui nos últimos três séculos, de um jogo primário que envolvia bola ao redor século XII na 🫰 França, na qual, continha golpear uma bola com a mão uma única vez e depois com uma luva.
[5][6] No século 🫰 XVI, a luva se torna uma raquete, e o jogo tinha-se movido para uma área fechada, e as regras começaram 🫰 a ser estabilizadas.
O Real tênis começou a ganhar popularidade na realeza europeia, alcançando grande fama ainda no século XVI.
Origem do 🫰 Tennis atual [ editar | editar código-fonte ]
Tênis é mencionado na literatura pela primeira vez em meados do final da 🫰 Idade Média em The Second Shepherds' Play (c.
1500) pastores dão três presentes, incluindo uma bola de tênis, no nascimento de 🫰 Cristo.
E Sir Gawain, um cavaleiro do Rei Arthur da távola redonda, joga uma partida de tênis contra um grupo de 🫰 17 gigantes em um The Turke and Gowin (apox.1500).[7][8]
Entre 1859 e 1865, em Birmingham, na Inglaterra, o major Harry Gem, 🫰 um advogado, e seu amigo Augurio Perera, um comerciante espanhol, combinaram elementos do jogo de raquetes e pelota basca e 🫰 o jogaram em um gramado de críquete em Edgbaston.
[9][10] Em 1872, os dois homens se mudaram para o Leamington Spa 🫰 e, em 1874, com dois médicos do Hospital Warneford, fundaram o primeiro clube de tênis do mundo, o Leamington Tennis 🫰 Club.[11]
Nos primórdios do tênis, em 1870, o esporte se baseava em tentar derrotar o adversário usando slices, topspins e largadinhas, 🫰 e os tenistas iniciam os pontos com o Saque por Baixo.
O saque por cima da cabeça demorou até a década 🫰 de 1890 para ser executado.[12]
De 1890 e 1960, as mudanças foram acontecendo devagarinho, com a introdução do chamado "saque e 🫰 voleio", que muitos jogadores passaram a intercalar com pontos jogados do fundo de quadra.
Também foi nesse momento que as empunhaduras 🫰 diferentes foram surgindo.[12]
Em 1968, após denúncias de lavagem de dinheiro envolvendo tenistas menos expressivos, iniciou-se a era aberta, onde todos 🫰 os jogadores poderiam competir em todos os torneios.
Com o estabelecimento da era aberta, também iniciou-se o circuito profissional internacional, aumentando 🫰 a receita e a popularidade do esporte pelo mundo.
Com isso, o jogo foi ficando cada vez mais dinâmico; surgiu o 🫰 backhand de duas mãos e alguns jogadores passaram a ir melhor com o revés do que com o forehand.
Nos anos 🫰 1980 teve início a revolução dos materiais, principalmente as raquetes, sumindo de vez com as de madeira.[12]
Os novos equipamentos permitiram 🫰 que os tenistas imprimissem cada vez mais potência nas bolas, aumentando a variação de golpes e permitindo que eles jogassem 🫰 cada vez mais dentro de quadra.
As partidas ficaram cada vez com pontos mais longos e com os atletas subindo cada 🫰 vez menos à rede.[12]
O campeonato da França em Roland Garros foi o primeiro torneio Grand Slam a se tornar "aberto" 🫰 aos profissionais.
A Era Aberta começou em 1968, quando torneios de Grand Slam concordaram em permitir que jogadores profissionais competissem com 🫰 amadores.
[13] Antes de 1968, apenas amadores podiam competir em torneios do Grand Slam e outros eventos organizados ou sancionados pela 🫰 ILTF, incluindo a Copa Davis.
A mudança ocorre porque os ingleses estão cansados da hipocrisia no esporte, do "chamateurismo" que assola 🫰 o tênis de alto nível.
É sabido que os amadores barganham – e recebem – quantias exorbitantes para competir em muitos 🫰 torneios.
"Devemos agir por conta própria para tornar o jogo honesto", disse Derek Penmam, da associação britânica.
"Por muito tempo, fomos governados 🫰 por um conjunto de regras amadoras que são bastante inaplicáveis".[13]
Durante os primeiros anos da "Era Aberta", as lutas de poder 🫰 entre a ILTF e os promotores comerciais levaram a boicotes aos eventos do Grand Slam.
O primeiro evento da Era Aberta 🫰 foi o "British Hard Court Championships" de 1968 realizado em abril no The West Hants Club em Bournemouth, Inglaterra,[14] enquanto 🫰 o primeiro torneio aberto do Grand Slam foi o Aberto da França de 1968 em maio.
[15] Ambos os torneios foram 🫰 vencidos por Ken Rosewall.
A Era Aberta permitiu a todos os jogadores de tênis a oportunidade de ganhar a vida jogando 🫰 tênis.[16]Referências