A Universidade Federal do ABC (UFABC) é uma instituição pública federal de ensino superior no ABC Paulista.
Ocupa o 1° lugar 💷 entre as universidades brasileiras no Ranking SCImago nos quesitos "Excelência em Pesquisa", "Publicações de alta qualidade" e "Impacto normalizado das 💷 suas publicações".
[8] Foi avaliada pelo Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC como a melhor universidade do Estado de São 💷 Paulo, sendo avaliada como a 1ª no ranking de cursos de graduação entre todas as universidades do Brasil.
O IGC leva 💷 em consideração em 20bet é boa avaliação fatores como infraestrutura, corpo docente, e nota dos formandos no ENADE.
[9][10][11] Ocupa o 1º lugar 💷 entre as universidades brasileiras no quesito "Internacionalização" no Ranking Universitário Folha 2019.[12][13]
O presidente da comissão que formulou a proposta da 💷 universidade, Luiz Bevilacqua, que veio a ser seu segundo reitor, alegou que ela permitirá que seus alunos sejam criativos e 💷 ousados.[14]
A UFABC é a única universidade federal brasileira com 100% de professores doutores[15] e a segunda universidade brasileira (federal ou 💷 não) nesse quesito (precedida pela UENF).
Durante os anos 2010 e 2011, foi a única universidade brasileira com fator de impacto 💷 médio em publicações científicas acima da média mundial segundo a SCImago Institutions Rankings.[16][17]
História e Expansão [ editar | editar código-fonte 💷 ]
Fachada do Campus Santo André da UFABC.
No ano de 2004, o Ministério da Educação encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto 💷 de Lei 3.
962/2004, que previa a criação da Fundação Universidade Federal do ABC.
Essa lei foi sancionada pelo Presidente da República 💷 Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União de 27 de julho de 2005, sob o 💷 nº 11.
145 e datada de 26 de julho de 2005.
A UFABC tem como objetivo a integração de vários campi na 💷 região do Grande ABC.
Os campi atuais estão sediados nos municípios de Santo André (sede) e em São Bernardo do Campo.
O 💷 primeiro reitor da UFABC foi o ex-reitor da UNICAMP, professor Hermano Tavares (Ph.D.
em Automação pela Université de Toulouse), cujo mandato 💷 durou de 2005 até 2007.[18]
Tavares foi sucedido pelo ex-presidente da Agência Espacial Brasileira, professor Luiz Bevilacqua (Ph.D.
em Mecânica Aplicada pela 💷 Stanford University e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico), que fora seu vice-reitor e presidira a comissão de implantação 💷 da universidade.[19]
Por questões de saúde, Bevilacqua deixou o cargo em meados de 2008, sendo sucedido, pro tempore, pelo ex-presidente da 💷 Sociedade Brasileira de Física, o professor Adalberto Fazzio (Ph.D.
em Energias Renováveis pela National Renewable Energy Laboratory e Grã-Cruz da Ordem 💷 Nacional do Mérito Científico).[20]
Em janeiro de 2010 o presidente Lula nomeou o ex-pró-reitor de pesquisa da UNICAMP e Professor Titular 💷 da USP, o professor Helio Waldman (Ph.D.
em Engenharia Elétrica pela Stanford University e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico) 💷 para exercer o cargo de reitor da UFABC nos quatro anos seguintes.
O professor Waldman havia obtido a preferência unânime do 💷 Colégio Eleitoral na composição da lista tríplice e venceu a Consulta à Comunidade, obtendo a maioria dos votos em todas 💷 as categorias de votantes (alunos, docentes e técnicos administrativos).[21][22]
Desde a 20bet é boa criação a UFABC vem chamando a atenção da mídia 💷 e de outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do mundo pelo seu projeto pedagógico inovador e de 💷 vanguarda, algumas das citações ao seu projeto são referenciadas abaixo:
Ensino de Graduação [ editar | editar código-fonte ]
Vista do átrio 💷 do Bloco B da UFABC.
Os bacharelados interdisciplinares da UFABC se desenvolvem em formato de quadrimestres, nos quais os alunos matriculados 💷 estudam 3 quadrimestres (3 períodos de 4 meses) ao ano, este formato permite aos alunos cursarem 50% mais disciplinas do 💷 que os alunos que cursam as demais instituições de ensino superior do país, onde o formato semestral (2 períodos de 💷 6 meses) é o mais adotado.
As férias acadêmicas intercalando os quadrimestres são planejadas de maneira a não permitir que as 💷 disciplinas cursadas pelos alunos no quadrimestre deixem a desejar em conteúdo e aprofundamento àquelas disciplinas oferecidas pelas demais instituições de 💷 ensino superior em seus semestres.[32]
Depois de cumprir o ciclo básico, o aluno terá pela frente diversas opções: ele poderá buscar 💷 o mercado de trabalho com o diploma de bacharel em Ciência e Tecnologia (ou em Ciência e Humanidades), ou poderá 💷 continuar na universidade e cursar mais um ou dois anos em bacharelados ou licenciaturas específicos, além de oito diversas modalidades 💷 de engenharia.
Também há a possibilidade de realizar um mestrado e de se transferir para cursos de formação superior em outras 💷 instituições nacionais e internacionais.
O egresso dos bacharelados interdisciplinares da universidade pode ingressar em uma das 21 opções de cursos de 💷 graduação conforme 20bet é boa formação básica, divididos em bacharelados e licenciaturas.[33]
A UFABC foi uma das primeiras instituições de ensino superior do 💷 Brasil a adotar os bacharelados interdisciplinares e vem servindo de modelo e ponto de encontro para as outras universidades que 💷 estão interessadas em aderir a este modelo interdisciplinar de ensino.[34]
Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) [ editar | editar código-fonte 💷 ]
Armários para estudantes em um corredor da UFABC.
No curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia os estudantes têm a oportunidade de 💷 trabalhar e desenvolver temas interdisciplinares, por meio de uma metodologia que incentiva a postura investigativa, estimula a pesquisa e consequente 💷 produção científica, o que propicia os meios necessários para desencadear o processo de aprendizagem contínua no decorrer da 20bet é boa futura 💷 vida acadêmica e profissional.[32]
O Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC oferece disciplinas em torno de 6 eixos principais.
[32] São 💷 eles: Estrutura da Matéria, Energia, Processos de Transformação, Comunicação e Informação, Representação e Simulação, Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas.
Sendo assim, 💷 o bacharel oriundo deste curso tem sólidos conhecimentos nas áreas afins aos 6 eixos apresentados, tais como mecânica, termodinâmica, elétrica, 💷 quântica, química, bioquímica, biologia, informática, desenvolvimento de software, álgebra, cálculo e geometria analítica, entre outros.
Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H) 💷 [ editar | editar código-fonte ]
O Bacharelado em Ciências e Humanidades é um curso de formação científica geral.
A matriz curricular 💷 proporciona vivências educativas que deverão resultar em uma forte formação científica e na aquisição de habilidades que permitam ao educando 💷 se expressar como um ser que pensa e que tem no pensamento a inspiração para todas as suas formas de 💷 conduta.
O BC&H é estruturado nos seguintes 5 eixos principais: Relações Sociais, Pensamento e Significado, Civilização e Cultura, Expressão e Corporeidade, 💷 e Ciência e Tecnologia.
A iniciação nas Ciências Naturais, Formais, Sociais e Filosofia ocorre por meio de aulas didáticas com a 💷 participação em grupos de pesquisa colaborativos e na produção de trabalhos através da intervenção em redes de informação, sob a 💷 supervisão de um pesquisador sênior.
O BC&H busca formar pessoas dotadas de uma perspectiva interdisciplinar de perseguir soluções para problemas, com 💷 capacidade de autogerir 20bet é boa própria carreira de investigação e suficientemente críticas para indagar sobre os limites das respostas encontradas.[35]
Todos estudantes 💷 formados em ciências exatas e biológicas (engenharias, computação, matemática, biologia, e outras) pela UFABC adquirem conhecimentos não só nas disciplinas 💷 básicas das suas especialidades, como também em todas as outras disciplinas básicas oferecidas pela universidade e que devem ser obrigatoriamente 💷 cursadas durante o Bacharelado em Ciência e Tecnologia.
Assim, todos estes profissionais possuem sólidas bases em química, biologia, física (mecânica, termodinâmica, 💷 elétrica, quântica), bioquímica, ciência dos materiais, desenvolvimento de software, eletrônica, etc.[32]
Os estudantes formados em ciências humanas também incrementam 20bet é boa interdisciplinaridade 💷 obtida em disciplinas obrigatórias de áreas como computação, matemática, estatística, estrutura da matéria, cultura, sustentabilidade, economia e sociologia.[35]
Ênfases e Concentrações 💷 [ editar | editar código-fonte ]
Alguns cursos da UFABC permitem que os alunos se formem com o certificado de ênfase, 💷 se especializando assim em alguma área de aplicação.
Para obter algum destes títulos o aluno deverá cursar todo um grupo de 💷 disciplinas optativas que correspondem a ênfase desejada.
Outros cursos, permitem que os alunos escolham áreas de concentrações para a 20bet é boa formação.
Neste 💷 tipo de especialização os alunos cursam algumas disciplinas, à 20bet é boa escolha, de um grupo de disciplinas correspondentes à concentração desejada, 💷 neste caso não há a emissão de certificados, além do histórico escolar, que atestem a concentração cursada.
Opções de Cursos [ 💷 editar | editar código-fonte ]
Cursos disponíveis para ingresso dos alunos após a conclusão do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) 💷 ou do Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H):
BAT e BCSV [ editar | editar código-fonte ]
Houve projetos sobre a criação 💷 do BAT (Bacharelado de Artes e Tecnologia) e do BCSV (Bacharelado em Ciências da Saúde e da Vida), que estariam 💷 de acordo com as diretrizes da universidade de fazer um programa interdisciplinar, voltado às artes e à saúde, respectivamente.
[36][37] Todavia, 💷 essas propostas foram suspensas e não foram retomadas desde então.
Muitas professoras e professores utilizam ambientes virtuais para organizar conteúdos, slides 💷 e lista de exercício de cada curso, os sistemas educacionais mais usados são o Moodle e o Tidia, no entanto, 💷 alguns docentes preferem colocar os seus conteúdos em suas próprias páginas pessoais na internet.
Existem também plataformas criadas e mantidas por 💷 alunos ou ex-alunos da UFABC, sobre as quais cabe destacar as mais utilizadas pelo corpo discente, como a UFABC Next, 💷 que é uma plataforma colaborativa, de código aberto (veja o código fonte aqui), que reúne os dados da universidade com 💷 objetivo de facilitar a vida do aluno; e a Morar UFABC que é um plataforma com geolocalização de busca auxiliar 💷 os o corpo acadêmico da universidade a encontrar locais perto da universidade que estejam oferecendo vagas de moradia para republicas, 💷 pensionatos, apartamentos, kitnets e casas.
A UFABC é hoje uma universidade federal do país que possui no seu quadro de docentes 💷 100% de professores com o título de Doutor,[15] esta condição ímpar logo se refletiu na qualidade das pesquisas desenvolvidas na 💷 instituição, em apenas 3 anos de funcionamento a UFABC foi projetada no primeiro time de universidades brasileiras na área de 💷 nanotecnologia pelo edital de bolsistas em produtividade em pesquisa do CNPq, o concurso mais concorrido do país.
[29] Seguindo nesta linha, 💷 pesquisadores da área de nanotecnologia da UFABC foram capazes de publicar artigos no mais conceituado veículo de publicação sobre Nanotecnologia 💷 no mundo, a revista científica Nano Letters.[38]
Além disto, a universidade tem em seu quadro de docentes professores vencedores do Prêmio 💷 Capes de Melhor Tese, pesquisadores agraciados com a Comenda e com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, membros 💷 da Academia Brasileira de Ciências, entre outros representantes de algumas das mais prestigiosas organizações científicas nacionais.[39]
Típica sala de docentes localizada 💷 no Bloco B.
A alta capacitação do corpo docente da universidade também fez com que, em março de 2007, a CAPES 💷 aprovasse 10 dos 11 pedidos que UFABC fez para a autorização de abertura de cursos de pós-graduação Stricto sensu (Mestrado 💷 e Doutorado), um recorde entre todas as universidade brasileiras uma vez que a CAPES aprova, em média, apenas um terço 💷 dos pedidos a ela encaminhados e nunca antes tinha aprovado de uma só vez a abertura de tantos cursos de 💷 pós-graduação em uma mesma instituição.[30]
Já em 2009, a UFABC foi a terceira demandante de novos projetos de pesquisa junto à 💷 Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, atrás apenas da USP e da Unicamp e 💷 à frente de todas as outras instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo, nada mal para uma universidade 💷 que recém criada e que iria crescer mais 200% nos 2 anos seguintes, contando-se aí somente o campus de Santo 💷 André.[40]
A UFABC também participa hoje de diversos projetos de pesquisa importantes no mundo, entre eles, pode-se destacar a presença da 💷 universidade no maior projeto científico de todos os tempos, o Grande Colisor de Hádrons (LHC) da Organização Europeia para a 💷 Investigação Nuclear (CERN) que está operando o maior acelerador de Partículas já construído[41] e também no Experimento DZero do Fermi 💷 National Accelerator Laboratory (Fermilab) do Departamento de Energia dos Estados Unidos que realiza pesquisas sobre a estrutura básica da matéria 💷 no segundo maior acelerador de partículas do mundo.
[42] Também, pode-se destacar a presença da universidade na primeira missão espacial brasileira 💷 ao espaço profundo, a Missão Aster, da Agência Espacial Brasileira, que prevê o lançamento de uma sonda espacial em 2015.[43]
Além 💷 dos citados acima, a UFABC possui hoje pesquisas concluídas ou em andamento com diversas instituições nacionais de pesquisa tais como: 💷 o COPPE-UFRJ,[44] o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais,[44] a Agência Espacial Brasileira,[44] a Central Nuclear de Angra,[45] a Rede Nacional 💷 de Ensino e Pesquisa (RNP),[44] a UNICAMP,[44] a Unifesp,[46] a USP,[47] a UFSCar,[47] o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS),[48] 💷 o Instituto de Estudos Avançados do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (IEAv-CTA),[49] a Eletronuclear,[50] o Instituto de Pesquisas em Células Tronco 💷 (IPCTRON),[51] o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC),[52] o Centro Tecnológico da Marinha (CTMSP),[53] o Instituto Nacional de Ciência e 💷 Tecnologia para Comunicações Ópticas (FOTONICOM),[44] o ICMC-USP,[44] a Sociedade Brasileira de Biofísica,[54] a UFRGS,[44] a UNIFEI,[44] e a UNIFENAS.[44]
E também 💷 com institutos internacionais de pesquisa como o Max Planck Institute[55] (Alemanha), a Université Paris-Sud 11 (França),[56] o National Acoustic Laboratories[44] 💷 (Australia), o Observatório Pierre Auger (Argentina),[48] o National Institute for Materials Science (Japão),[57] a University of Texas System (Estados Unidos),[58] 💷 a Universidade do Algarve (Portugal)[59] e a Universidade de Coimbra (Portugal).[60]
Pesquisa na Graduação [ editar | editar código-fonte ]
Laboratório (seco) 💷 didático na UFABC.
Desde os primeiros contatos com a universidade, os alunos da UFABC são encorajados a participarem de projetos científicos 💷 de ponta, para isto, a instituição criou o inovador programa PDPD ("Pesquisando Desde O Primeiro Dia") onde alunos do primeiro 💷 ano da graduação participam de projetos de iniciação científica de caráter multidisciplinar financiados pela própria instituição e orientados por doutores 💷 desta.[61]
Além deste programa, os alunos dos demais períodos da universidade podem pleitear participação em programas de iniciação científica com financiamentos 💷 de diversos órgãos como o Programa Institucional de Iniciação Científica, PIC-UFABC, e o PIBIC-UFABC, financiados com recursos da própria UFABC.
Há 💷 também o PIBIC-CNPq, financiado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e o PIBIC-Ações Afirmativas, 💷 programa piloto lançado e financiado na UFABC pelo CNPq que prevê o desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica por alunos 💷 de graduação bolsistas que tenham entrado na universidade pelo sistema de ações afirmativas (cotas).
Também, os alunos da universidade ainda podem 💷 contar com bolsas de pesquisa de diversas outras instituições, como a FAPESP e a ANP.[62][63]
A UFABC conta também com diversas 💷 oportunidades para os alunos de graduação participarem de projetos de Iniciação a Docência e projetos de Extensão Universitária.[64]
Além destas, a 💷 universidade instituiu uma Bolsa Auxílio - Eventos, que financia a participação dos seus alunos em atividades extracurriculares como a apresentação 💷 de trabalhos científicos (por exemplo, trabalhos de alunos de graduação aprovados em congressos internacionais)[65] e a ida a eventos tecnológicos 💷 e acadêmicos, como a Campus Party.
Infraestrutura para a Pesquisa [ editar | editar código-fonte ]
Um dos laboratórios de ciência dos 💷 materiais da UFABC.
A Universidade Federal do ABC conta hoje com uma das mais modernas infraestruturas para pesquisa existente no Brasil.
Entre 💷 a moderna aparelhagem com que conta a universidade, podemos encontrar no campus de Santo André equipamentos tais como:[66][67]
Microscópio de força 💷 atômica e Tunelamento, Dicroísmo circular, Analisador Elementar, Ressonância Paramagnética Eletrônica, Espectrofotômetro de Absorção Atômica de Alta Resolução, Espectrofotômetro Fotodiodo Ultravioleta-Visível, 💷 Cromatógrafo Gasoso, Espectrômetro de Emissão Atômica, Espectrofotômetro Infra-Vermelho, Potenciostato/ Galvanostato, Centrifuga de Supervelocidade Refrigerada, Espectrofotômetro de Absorção e Emissão Atômica 💷 Para Análises Multielementares, Cromatógrafo Gasoso Acoplado ao Detector de Massas, Sistema de Cromatografia Líquida, Microscópio Eletroquímico Modular, Espectrofotômetro de Fluorescência, 💷 Ressonância magnética Nuclear, Analisador Dinâmico Mecânico, Calorímetro Exploratório de Varredura, Análise Termogravimétrica, Microscópio óptico, Cromatógrafo líquido acoplado ao espectrômetro de 💷 massas com detector de massas, Microscópio Eletrônico de Varredura, Difratômetro de Raios-X, Túnel de vento e Túnel de vento supersônico.
A 💷 universidade conta hoje com um sistema de empréstimo de NetBooks à alunos da graduação, possibilitando assim que alunos sem computadores 💷 possam ter uma máquina disponível 24 horas por dia para fins acadêmicos, os NetBooks ficam sob responsabilidade dos alunos durante 💷 todo um quadrimestre, permitindo, inclusive, que os mesmos sejam levados para a casa do estudante.
[68] Dentro do campus da instituição 💷 existe também uma rede de internet sem fio (wireless) de alta velocidade de uso gratuito pelos estudantes.
A UFABC conta também 💷 com o mais potente supercomputador de memória compartilhada da América Latina, um Altix 4700 foi adquirido dá empresa Silicon Graphics 💷 e vem sendo utilizado para pesquisas onde a capacidade de memória compartilhada na máquina deve ser a máxima possível.[66]
Além disso, 💷 a UFABC conta com duas redes de computadores de alto desempenho, formando clusteres.
O Cluster Cromo UFABC entrou em operação em 💷 junho de 2007 e é um projeto financiado pela FAPESP e pelo CNPq, já o Cluster Bull Novascale UFABC é 💷 um projeto financiado pela CAPES.[48]
Biblioteca do Campus Santo André
Na Biblioteca da instituição, encontra-se um acervo composto de títulos que servem 💷 como referência básica das disciplinas de graduação e de pós-graduação além de livros avançados referentes a cada linha de pesquisa 💷 da universidade.
O site da Biblioteca da UFABC disponibiliza diversos serviços tais como consultas ao acervo e renovação de empréstimos de 💷 livros.
Também estão disponíveis a lista de aquisições do mês e os artigos recentemente publicados em periódicos científicos pelos pesquisadores da 💷 universidade.
Além disto, o site da Biblioteca da UFABC é integrado ao Twitter através da plataforma Twitter AnyWhere o que permite 💷 interação entre os diversos usuários do sistema.[69]
Computadores utilizados pelos alunos dos cursos de pós-graduação (Mestrado/ Doutorado) da UFABC.
Vista de um 💷 dos corredores do Bloco B.
A UFABC conta com diversos cursos de pós-graduação stricto senso (Mestrado e/ou Doutorado) aprovados pela Capes.São 💷 eles:[70]
Escola Preparatória da Universidade Federal do ABC [ editar | editar código-fonte ]
Desde 2010 a UFABC vem oferecendo um curso 💷 preparatório pré-vestibular voltando ao ENEM, gratuito para alunos da rede pública da Região do Grande ABC.
Atualmente como um programa permanente 💷 de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, atende cerca de 650 alunos por ano.
Neste curso, são ministradas aulas 💷 de segunda à sexta por estudantes de graduação e pós-graduação da instituição e estas são complementadas aos sábados com atividades 💷 culturais, aulões, atividades em laboratório e palestras de professores da UFABC.
O corpo docente da Escola Preparatória é formado por cerca 💷 de 50 bolsistas vinculados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e cerca de 40 voluntários.[71]
Seleção de Estudantes [ editar | 💷 editar código-fonte ]
As primeiras três turmas da UFABC foram formadas através de processos seletivos do tipo vestibular que foram aplicados 💷 para a entrada dos alunos que vieram a se matricular na instituição nos anos de 2007 a 2009.
A partir de 💷 2010 a seleção de novos estudantes passou a ser feita exclusivamente através do ENEM (que havia sido reestruturado no ano 💷 anterior para se tornar um sistema de seleção confiável para a maioria das universidades públicas brasileiras).
A universidade optou por utilizar 💷 o novo ENEM como forma de ingresso para tornar seu processo seletivo nacional, atraindo jovens talentos de todo o Brasil 💷 e aumentando assim o nível das novas turmas.
Notícias que mostraram o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC 💷 como o curso mais procurado entre todos do país no Sistema de Seleção Unificado (SiSU) do MEC nos anos de 💷 2010[72] e 2011[73] apontam que este objetivo foi cumprido.
Uma característica marcante que define a forma de ingresso diferenciada abordada pela 💷 UFABC é a reserva obrigatória de 50% das vagas de todos os seus cursos em ambos os turnos (manhã e 💷 noite) para políticas afirmativas (candidatos cotistas).
[74] São considerados cotistas os candidatos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas, bem 💷 como os que se autodeclararam indígenas e afrodescendentes.
A Universidade Federal do ABC conta com modernas instalações nas cidades de Santo 💷 André (SP) e São Bernardo do Campo (SP).
Centros e Núcleos [ editar | editar código-fonte ]
Vista da entrada principal do 💷 Bloco B.
Para facilitar e intensificar a dinâmica interdisciplinar na UFABC a universidade aboliu o sistema de "departamentos" e "faculdades" existentes 💷 em outras universidades brasileiras.
Na UFABC, todos os professores são vinculados a um de três grandes Centros Interdisciplinares:[75]
CMCC - Centro de 💷 Matemática, Computação e Cognição;
CECS - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas;
CCNH - Centro de Ciências Naturais e Humanas.
Além 💷 destes, os professores podem se associar aos Núcleos Interdisciplinares vinculados à reitoria existentes na UFABC:[75]
NCSC - Núcleo de Cognição e 💷 Sistemas Complexos;
NCTS - Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade;
NUVEM - Núcleo de Universos Virtuais, Entretenimento e Mobilidade;
NBB - Núcleo de 💷 Bioquímica e Biotecnologia;
NEEDDS - Núcleo de Estudos Estratégicos sobre Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade;
NINA - Núcleo Interdisciplinar de Neurociência Aplicada;
NNANOMED - 💷 Núcleo de Nanomedicina.
Além destes, existem na UFABC órgãos como a Reitoria, Pró-reitorias, Assessoria de Relações Internacionais, Núcleo de Tecnologia da 💷 Informação e Núcleo de Inovação Tecnológica, além de diversas secretarias e inúmeros Grupos de Pesquisas.[75]
Campus de Santo André [ editar 💷 | editar código-fonte ]
Esquematização do Campus de Santo André.
O projeto do Campus Santo André da UFABC previu a construção de 💷 6 blocos, num total de 96 409,03 m² de área construída no campus sede da universidade, além do estacionamento.
Os blocos 💷 são[76][77]:
Bloco A - Área total construída: 39 426,07 m².
Edifício Administrativo e Acadêmico, com 3 torres, contendo: Reitoria, 26 Salas de 💷 Aula, 18 Auditórios, 58 Laboratórios Didáticos e de Pesquisa, biblioteca, salas de estudos, salas de docentes e Áreas Administrativas.
Cada Torre 💷 foi destinada a um Centro, ficando na Torre 1 o Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas – CECS 💷 (10 andares), na Torre 2 o Centro de Matemática, Computação e Cognição – CMCC (8 andares) e na Torre 3 💷 o Centro de Ciências Naturais e Humanas – CCNH (9 andares).
Bloco Anexo* - Área construída: 26 500,00 m².
Edifício Administrativo e 💷 Acadêmico localizado à outra margem da Av.
dos Estados, contendo Laboratórios Didáticos e de Pesquisa - 8 andares, Áreas Administrativas, Salas 💷 de Docentes, Áreas de Convivência, Almoxarifados e edifício estacionamento - 4 andares.
Bloco B - Área total construída: 13 985,32 m².
Edifício 💷 Acadêmico com 11 andares que abriga 26 Laboratórios Didáticos e de Pesquisa, 24 Salas de Aula, Salas de Docentes, Pós-graduação 💷 e áreas administrativas.
Bloco C - Área construída: 9 738,11 m².
A Praça do Sol abriga o Bloco Cultural composto por biblioteca 💷 com capacidade de abrigar cerca de 100 mil títulos, além de livraria, salas de estudo e leitura.
Contém ainda um teatro/auditório, 💷 para 584 lugares (o maior teatro de toda a Região do ABC), e 03 outros auditórios para 158 lugares cada.
Bloco 💷 D - Área construída: 1 725,25 m².
A Praça da Memória abriga o Restaurante Universitário com cozinha industrial e refeitório para 💷 receber até 10 mil usuários por dia, além de lanchonete.
Bloco E - Área construída: 10 300,00 m².
O Bloco Esportivo conta 💷 com uma quadra poliesportiva coberta e arquibancadas para 580 lugares, 02 quadras poliesportivas descobertas e piscina semiolímpica e infraestrutura para 💷 os usuários.
Bloco F - Área construída: 1 126,45 m².
A Praça do Relógio abriga a Torre do Relógio, provedor de água 💷 para toda a Universidade, e referência visual para o campus e para a cidade, conterá Relógio, Mirante (76m de altura) 💷 e Reservatório de água.
Bloco L - Área construída: 12 200,00 m².
Bloco que atende parte da demanda por Laboratórios de Pesquisa.
Marcados 💷 com *: em construção.
A autoria do projeto do Campus Santo André é da Libeskindllovet Arquitetos e a construção da obra 💷 ficou a cargo das Construtoras Augusto Velloso,[78] Construtora Hudson, Construtora Projeção Engenharia, e Construtora Esteto Engenharia.[77]
Além destes 6 blocos principais 💷 localizados entre a Avenida Dos Estados e Rua Santa Adélia, em Santo André, a UFABC também possui um prédio com 💷 laboratórios didáticos, salas de informática e salas de aula localizado na Avenida Atlântica, bairro Valparaíso (onde se localizam a sede 💷 e os biotérios do Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos (NCSC) e do Laboratório de Nanotecnologia do Petróleo (Nanopetro), e 💷 uma sede administrativa na Rua Catequese, Bairro Jardim, ambos em Santo André.[79][80]
Campus de São Bernardo do Campo [ editar | 💷 editar código-fonte ]
Esquematização do Campus de São Bernardo do Campo.
Reitor e vice-reitor da UFABC visitam laboratório no Bloco Alfa da 💷 UFABC entregue em agosto de 2011 pela construtora.
No dia 25 de agosto de 2009 o presidente Lula, acompanhado da primeira-dama, 💷 Marisa Letícia, do ministro da educação, Fernando Haddad, do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, do vice-prefeito, Frank 💷 Aguiar, e do senador do estado de São Paulo, Aloisio Mercadante, lançou a pedra fundamental do campus da UFABC da 💷 cidade de São Bernardo do Campo.
O Campus São Bernardo do Campo da UFABC foi concluído em 2013 e também conta 💷 com 8 blocos, além do estacionamento:[81][82][83]
Bloco Alfa - Área construída: 3 846,87 m².
Edifício Acadêmico contendo 04 pavimentos com 12 salas 💷 de aula, 06 Laboratórios Didáticos, 04 laboratórios de informática, 02 salas de estudos e Áreas Administrativas.
Bloco Alfa 2 - Área 💷 construída estimada: 4 628,00 m².
Edifício Acadêmico contendo em seus 04 pavimentos: 37 Salas de Aula com 40 lugares, 03 laboratórios 💷 de informática, 02 salas de estudos e Áreas Administrativas.
Bloco Beta - Área construída: 4 279,00 m²
Bloco Cultural e Administrativo com 💷 03 andares, que abriga 04 anfiteatros com 119 lugares cada, e 01 auditório de 400 lugares.
Contém também biblioteca com capacidade 💷 de até 70 mil títulos, videoteca, mapoteca, hemeroteca, salas de estudo e leitura.
Este bloco abriga a principal estrutura administrativa do 💷 Campus SBC.
Bloco Gama - Área construída: 1 421,00 m².
Abriga o Restaurante Universitário, cozinha industrial e refeitório para até 6 mil 💷 usuários por dia.
Também possui estrutura para os setores de manutenção e serviços.
Bloco Delta - Área construída: 11 180,00 m².
Edifício Acadêmico 💷 com 04 pavimentos contendo: editora, reprografia e distribuição, data-center, salas técnicas, 01 auditório para 76 lugares, estúdio de gravação e 💷 multimídia, 117 salas de docentes, 02 salas para professores visitantes, 28 laboratórios de pesquisa além de Áreas Administrativas.
Bloco Épsilon * 💷 - Portaria central.
* - Portaria central.
Bloco Ômega - Área construída: 2 952,00 m².
Edifício Acadêmico que oferecerá: câmaras anecoicas, 28 laboratórios 💷 de pesquisa, jardim interno e Áreas Administrativas.
Bloco Zeta - Área construída: 5 870,87 m².
Abrigará o CT INFRA, com parte dos 💷 32 Laboratórios Didáticos e de Pesquisa previstos no prédio, além de 08 salas de aula.
Bloco Sigma - Localizado fora do 💷 campus universitário, no centro de São Bernardo do Campo, abriga salas de aula, laboratórios didáticos e quadra poliesportiva.[ 84 ]
Marcados 💷 com *: em construção.
A autoria do projeto é da Benno Perelmutter Arquitetura e Planejamento e a construção da obra ficou 💷 a cargo das Construtoras Geribello Engenharia, Semenge Engenharia e Empreendimentos, JWA Construção e Comércio, e Construtora Hudson.
O Conselho de Ensino 💷 e Pesquisa (Consep) da UFABC publicou no ano de 2010 uma resolução na qual realizava uma chamada pública à empresas 💷 e indústrias interessadas em firmar convênios de estágio com a universidade de maneira a possibilitar que os alunos desta pudessem 💷 realizar estágios profissionais em tais firmas.
[85] Atendendo ao chamado da universidade favorecida pela posição geográfica em um grande polo industrial 💷 histórico do Brasil (ver Região do Grande ABC) e ao lado do principal centro econômico da América Latina (ver Região 💷 Metropolitana de São Paulo), e em reconhecimento à excelência da formação acadêmica provida por esta, mais de 100 empresas firmaram 💷 convênio com UFABC ainda no ano de 2010 possibilitando, assim, a atuação dos alunos desta em diversas organizações.
Entre tais empresas 💷 encontram-se hoje nomes como:[86] IBM, Banco Itaú, Nestlé, Organizações Globo, General Motors (GM), Ford, Siemens, Honda, Sun Microsystems, Pirelli, BASF, 💷 Accenture e diversas outras empresas nacionais ou multinacionais.
Estágios Durante os Bacharelados Interdisciplinares [ editar | editar código-fonte ]
Durante os bacharelados 💷 interdisciplinares, BC&T e BC&H, não se prevê a realização de estágio obrigatório, porém a UFABC reconhece nessa atividade uma oportunidade 💷 do aluno complementar 20bet é boa formação e de ajuda para as escolhas profissionais.[87]
Estágios Durante os Demais Bacharelados e Engenharias [ editar 💷 | editar código-fonte ]
Durante a graduação em alguns dos cursos de bacharelado de formação específica da instituição, tais como o 💷 bacharelado em Ciências Biológicas (Biologia) ou em Ciência da Computação, o aluno deve obrigatoriamente optar por realizar um estágio profissional 💷 em alguma empresa que atue na 20bet é boa área de formação específica ou, realizar um projeto final de curso de cunho 💷 científico.
Aqueles que optarem pelo estágio profissional deverão realizá-lo em alguma das empresas conveniadas com a UFABC.
[88][89] Ainda, em alguns cursos, 💷 como o Bacharelado em Neurociência, o estágio profissional é obrigatório.
Durante a graduação em algum dos cursos de Engenharia da universidade 💷 o estágio profissional em alguma das empresas conveniadas é obrigatório, devendo todos os alunos realizar o estágio orientado durante um 💷 certo período (cuja duração mínima geralmente varia de 2 a 3 quadrimestres).[88][90]
As atividades esportivas da Universidade são organizadas pela Central 💷 Acadêmica de Atividades Poliesportivas (CAAP), com sede no campus de São Bernardo do Campo e pela Associação Atlética Acadêmica XI 💷 de Setembro (AXIS), com sede no campus Santo André.
A Universidade Federal do ABC é lar de medalhistas olímpicos, um deles 💷 é o aluno de Bacharelado em Ciências e Tecnologia Felipe Wu que conquistou a medalha de prata em Tiro esportivo 💷 nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016.
E a outra medalhista é Verônica Hipólito, aluna de Bacharelado em Ciências e Humanidades 💷 detentora da medalha de prata nos 100 metros rasos e medalha de bronze nos 400 metros rasos dos Jogos Paraolímpicos 💷 de Verão de 2016.
Associação Atlética Acadêmica XI de Setembro [ editar | editar código-fonte ]
Em 2007, um grupo de estudantes 💷 deu início à atlética da UFABC, originando-se a A.A.A.
XIS (Associação Atlética Acadêmica XI de Setembro) ou simplesmente AXIS.
Desde então, se 💷 tornou uma das maiores atléticas do ABC Paulista.
Seu nome foi dado em homenagem ao primeiro dia de aula da universidade 💷 (11 de setembro de 2006).
Hoje a AXIS é uma das entidades estudantis reconhecida pela UFABC, assim como a C.A.A.P.
, é 💷 formada por uma diretoria eleita anualmente pelos discentes e representa os atletas dos dois campi (Santo André e São Bernardo 💷 do Campo).
A AXIS começou a aparecer no cenário universitário paulista em 2008, quando participou pela primeira vez do Torneio Semana 💷 da Asa, um torneio organizado pelo ITA, e ficaram na terceira colocação geral.
No ano seguinte ficaram em primeiro lugar geral 💷 na Semana da Asa e participaram também do Intercomp, onde viriam a ser o campeão geral em 2010.
Além de organizar 💷 a seleção dos atletas para a disputa de campeonatos interuniversitários, a AXIS também organiza grandes e tradicionais festas, como a 💷 Revolução dos Bixos e a CervejAXIS, com o objetivo de arrecadar fundos para auxiliar os esportes da faculdade com material 💷 esportivo, uniformes, taxas de arbitragem, etc.
Já organizou campeonatos internos para toda a comunidade acadêmica de modalidades como futsal, vôlei, peteca, 💷 queimada, etc.
A participação nos treinos para qualquer modalidade esportiva da universidade é aberta e não-obrigatória para qualquer estudante da instituição, 💷 seletivas são realizadas para selecionar os melhores atletas nos casos em que o torneio disputado imponha número máximo de participantes 💷 ou equipes por universidade.
Atualmente a AXIS participa do NDU (Novo Desporto Universitário), um campeonato que reúne várias atléticas da Grande 💷 São Paulo ao longo do ano.
A AXIS já participou da TUSCA e do Engenharíadas.
A última edição do Engenharíadas, porém, foi 💷 em 2018.
Além destas, participou de uma edição da Liga Interestadual Universitária (LIU), que reuniu 32 Atléticas de São Paulo e 💷 Minas Gerais em um fim de semana repleto de jogos e festas.
A infraestrutura dos campi atualmente conta com duas quadras 💷 externas no campus Santo André, uma quadra de areia no campus São Bernardo e um ginásio poliesportivo coberto, inaugurado em 💷 2017.
Há uma torcida organizada da UFABC, a T.O.
Tamanduácool, que comparece a alguns jogos e torneios que a AXIS participa, levando 💷 bandeirões, instrumentos musicais e até sinalizadores.
Central Acadêmica de Atividades Poliesportivas [ editar | editar código-fonte ]A C.A.A.P.
(Central Acadêmica de Atividades 💷 Poliesportivas) foi fundada em 2013, após a percepção de uma necessidade de incluir os estudantes do campus São Bernardo do 💷 Campo, não antes representados, nas decisões e atividades esportivas; reconhecida em agosto de 2018 pelo reitor Dácio Roberto Matheus como 💷 uma entidade da Universidade Federal do ABC (UFABC), a C.A.A.P.
é a entidade esportiva da UFABC que tem sede no Campus 💷 de São Bernardo do Campo e promove eventos e iniciativas em diversos esportes, incluindo esportes de areia e esportes de 💷 quadra, para a comunidade de ambos os campi (Santo André e São Bernardo do Campo).As cores da C.A.A.P.
são: o branco, 💷 o preto e o borgonha (ou bordô), e devido ao mascote ser um cachorro da raça São-Bernardo, as suas equipes 💷 e torcidas são denominadas carinhosamente "matilhas".A C.A.A.P.
realiza ainda eventos festivos, garantindo a integração dos novos e velhos alunos da universidade 💷 em um ambiente descontraído.
As mais populares são: a Integrabixos, a festa São Brejada, a Festa Julina e a São Berlove.
As 💷 equipes esportivas da C.A.A.P.envolvem:
Dentre os espaços utilizados pela C.A.A.P.
para realização dos treinos encontram-se o Ginásio - UFABC, localizado no campus 💷 Santo André e as quadras de areia do campus São Bernardo do Campo, intituladas pela comunidade de "Areião".
Historicamente, a Atlética 💷 C.A.A.P.
já utilizou o Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, localizado ao lado do campus.
A entidade possui uma forte parceria com o 💷 Atletismo UFABC que por 20bet é boa vez é uma entidade independente.
Além da entidade Scuderia UFABC (representante na categoria Fórmula SAE), onde 💷 juntos participam de torneios, como a LUK - Liga Universitária de Kart, e outras parcerias pontuais que se deram com 💷 outras entidades da universidade como o Xadrez UFABC, está foi de grande satisfação para ambos os lados, concedendo a um 💷 de seus enxadristas, o título de campeão da Liga Universitária Paulista em 2020.
Entre os campeonatos e torneios com participações da 💷 C.A.A.P.
encontram-se os torneios organizados anualmente pela própria entidade: Torneio Universitário CAAP (TUC) e o Jogos de Verão.
Além de outros, de 💷 maior peso universitário, como a Liga Universitária Paulista, onde já conquistou títulos em diversas modalidades e, como convidado, na Liga 💷 Interatléticas.A C.A.A.P.
conta com participações também nos jogos universitários: na edição 2019 da Liga Interestadual Universitária (LIU), onde conquistou títulos em 💷 mais de cinco modalidades, competindo no evento com mais de 120 atléticas; esteve presente no Economíadas em novembro de 2018, 💷 como parceiro e convidado da atlética FEA USP.
Devido à pandemia do Coronavírus, em 2020, a C.A.A.P.
também organizou alguns campeonatos online, 💷 voltados à comunidade de E-Sports, englobando games como Fifa, League of Legends, Teamfight Tactics e mais...
Além da preocupação com a 💷 promoção de saúde por meio de esporte e eventos festivos, A C.A.A.P.
apresenta um cunho social acentuado, com caráter interno e 💷 externo: tentando ser o mais acessível possível, buscando sempre oferecer aos muitos estudantes maior inclusão, reconhecimento e acolhimento da diversidade 💷 da comunidade.
Este valor surge da percepção da entidade de seu papel em abranger a todos os alunos, sendo o mesmo 💷 motivo de 20bet é boa criação, em um contexto social, no qual, aproximadamente, 50% dos ingressantes da UFABC dá-se por meio de 💷 cotas sociais, raciais e outras modalidade, gerando uma gama de realidades que devem ser respeitadas e incluídas no planejamento de 💷 ações.
Assim, a Atlética busca sempre oferecer produtos, serviços e eventos a custos acessíveis e está sempre envolvida nos procedimentos de 💷 integração dos novos alunos aos já integrados na UFABC.
Do ponto de vista externo, a C.A.A.P.
tem ações pontuais de incentivo e 💷 auxílio a ONGs, pequenos empreendedores, creches e outros grupos vulneráveis da região, que englobam arrecadação, doações, organizações de eventos para 💷 a comunidade e mais.A C.A.A.P.
é também uma entidade de desenvolvimento dos alunos da universidade que funciona como uma gestão eleita 💷 anualmente pela comunidade da UFABC.
A participação dos estudantes na gestão apresenta-se como uma possibilidade de colocar os conhecimentos em prática 💷 através do trabalho voluntário.
Aqueles que compõem seu corpo organizacional compõem a chapa eleita no início do ano, ou é absorvido 💷 pela entidade por meio de processos seletivos.
O mascote da AXIS é um tamanduá-bandeira chamado Teí, tanto o mascote quanto o 💷 nome foram homenagens ao rio Tamanduateí, que fica às margens do campus Santo André da universidade.
Já o mascote da CAAP 💷 é um cachorro São-Bernardo chamado Bernard, uma dupla homenagem ao nome da cidade do campus de São Bernardo do Campo.
Sobre 💷 outras modalidades e entidades esportivas
Entre outras entidades ligadas aos esportes se destacam também a Infanteria – Bateria UFABC, e o 💷 UFABC Cheerleading, que conta com duas equipes de cheerleading atlético (Coed e All Girl), e uma equipe de Cheer Dance.
Ambas 💷 têm muito prestígio dentro e fora da universidade (Infanteria Tricampeã do Interbatuc em 2011/ 2012/2017 e UFABC Cheer com dezenas 💷 de títulos em campeonatos como Cheerfest e Campeonato Nacional de cheerleading).
Há também o Rugby que se separou da AXIS em 💷 2013 e fundou-se o UFABC Leprechauns Rugby e o time de futebol americano da faculdade é administrado pelo UFABC Green 💷 Reapers.
Mudando para o cenário dos E-Sports, a UFABC conta também com a entidade Storm, que tem como carro-chefe a modalidade 💷 na qual se consagrou campeã diversas vezes, o jogo eletrônico League o Legends.
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) é o 💷 órgão de representação dos alunos de graduação da Universidade.
A escolha de seus membros ocorre em eleição anual, na qual todos 💷 os graduandos têm direito a voto.
O Diretório da UFABC foi fundado em 2008, a partir do antigo Centro Acadêmico, e 💷 tem como objetivo facilitar a trajetória dos alunos, seja pelo intermédio da solução de impasses com a administração, ou no 💷 acompanhamento de projetos que digam respeito a vida acadêmica.
Além do DCE, a UFABC conta com diversas organizações estudantis que representam 💷 diversos grupos de alunos.
Alguns destes são oficialmente reconhecidos pela universidade enquanto outros contam com a coordenação de apoio de professores 💷 e Centros de Ensino específicos,[91][92] entre eles:
Atlética : A Associação Atlética Acadêmica XI de Setembro, ou AXIS é a representação 💷 estudantil responsável por tratar de todos os assuntos envolvendo os alunos esportistas da UFABC sempre trabalhando próxima ao DCE; [ 💷 93 ]
: A Associação Atlética Acadêmica XI de Setembro, ou AXIS é a representação estudantil responsável por tratar de todos 💷 os assuntos envolvendo os alunos esportistas da UFABC sempre trabalhando próxima ao DCE; IEEE UFABC : O Ramo Estudantil UFABC, 💷 também conhecido como IEEE UFABC, é o braço acadêmico do IEEE na UFABC.
O grupo promove a difusão do conhecimento técnico 💷 e científico das ciências exatas.
Dentre as suas atividades e conquistas recentes estão a palestra do renomado cientista Miguel Nicolelis, terceiro 💷 lugar no Cases of Success in Latin American Regional Meeting of Student Branches em 2012 na Argentina com o projeto 💷 STEP, Competição de Robôs da UFABC (que em 20bet é boa primeira edição foi coordenado pelos estudantes da UFABC vencedores da Competição 💷 de Robôs da Campus Party), [ 94 ] o curso de Conversação Formal em Inglês, aquisição de um controlador para 💷 aeroplano, projeto de reciclagem de material eletrônico, projeto TISP que divulga o ensino de engenharia em escolas de ensino médio 💷 [ 95 ] e o STEP 2.0.
O IEEE UFABC possui capítulos focados em algumas das engenharias da UFABC e um 💷 grupo de afinidade para mulheres na engenharia e ciência.
: O Ramo Estudantil UFABC, também conhecido como IEEE UFABC, é o 💷 braço acadêmico do IEEE na UFABC.
O grupo promove a difusão do conhecimento técnico e científico das ciências exatas.
Dentre as suas 💷 atividades e conquistas recentes estão a palestra do renomado cientista Miguel Nicolelis, terceiro lugar no Cases of Success in Latin 💷 American Regional Meeting of Student Branches em 2012 na Argentina com o projeto STEP, Competição de Robôs da UFABC (que 💷 em 20bet é boa primeira edição foi coordenado pelos estudantes da UFABC vencedores da Competição de Robôs da Campus Party), o curso 💷 de Conversação Formal em Inglês, aquisição de um controlador para aeroplano, projeto de reciclagem de material eletrônico, projeto TISP que 💷 divulga o ensino de engenharia em escolas de ensino médio e o STEP 2.0.
O IEEE UFABC possui capítulos focados em 💷 algumas das engenharias da UFABC e um grupo de afinidade para mulheres na engenharia e ciência.
Associação das Repúblicas : A 💷 Associação das Repúblicas da UFABC é o espaço para todos os moradores em repúblicas da UFABC;
: A Associação das Repúblicas 💷 da UFABC é o espaço para todos os moradores em repúblicas da UFABC; Coro da UFABC : O Coro da 💷 UFABC é composto por alunos, funcionários e pessoas da comunidade.
Atualmente é regido pelo Maestro Roberto Ondei, que também rege o 💷 Coro da Cidade de Santo André.
O projeto é coordenado pela professora Ana Carolina Quirino Simões e pelo assistente em administração 💷 Adriano Dierken;
: O Coro da UFABC é composto por alunos, funcionários e pessoas da comunidade.
Atualmente é regido pelo Maestro Roberto 💷 Ondei, que também rege o Coro da Cidade de Santo André.
O projeto é coordenado pela professora Ana Carolina Quirino Simões 💷 e pelo assistente em administração Adriano Dierken; Comunidade Prisma : A Prisma é uma comunidade criada para promover a integração 💷 do público LGBT da comunidade acadêmica da UFABC e seus amigos;
: A Prisma é uma comunidade criada para promover a 💷 integração do público LGBT da comunidade acadêmica da UFABC e seus amigos; Cineclube : O Cineclube da UFABC reúne alunos 💷 e professores interessados em assistir e discutir clássicos do cinema;
: O Cineclube da UFABC reúne alunos e professores interessados em 💷 assistir e discutir clássicos do cinema; Dança de Salão UFABC : A Dança de Salão UFABC é um grupo organizado 💷 por alunos que disponibiliza às comunidades acadêmica e externa aulas de diversos ritmos de dança de salão, incluindo forró, sertanejo, 💷 zouk, rock soltinho, samba e bolero;
: A Dança de Salão UFABC é um grupo organizado por alunos que disponibiliza às 💷 comunidades acadêmica e externa aulas de diversos ritmos de dança de salão, incluindo forró, sertanejo, zouk, rock soltinho, samba e 💷 bolero; Grupo de Estudos Bíblicos : No estilo de grupos como IFES e ABUB, há uma breve discussão e reflexão 💷 de textos bíblicos;
: No estilo de grupos como IFES e ABUB, há uma breve discussão e reflexão de textos bíblicos; 💷 Clube de Anime : Espaço cultural e social para os fãs de animação japonesa e mangás;
: Espaço cultural e social 💷 para os fãs de animação japonesa e mangás; GPDA : O Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento Aeroespacial é formado por 💷 alunos da graduação que procuram colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula através da pesquisa, projeto e 💷 construção de aeronaves.
Atualmente o grupo está dividindo em subgrupos relacionados a aviões, foguetes, dirigíveis e materiais aeroespaciais, além de participar 💷 das competições SAE Brasil Aerodesign e Baja;
: O Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento Aeroespacial é formado por alunos da graduação 💷 que procuram colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula através da pesquisa, projeto e construção de aeronaves.
Atualmente 💷 o grupo está dividindo em subgrupos relacionados a aviões, foguetes, dirigíveis e materiais aeroespaciais, além de participar das competições SAE 💷 Brasil Aerodesign e Baja; Grupo de Teatro : O grupo de Teatro da UFABC reúne alunos, professores, funcionários e a 💷 comunidade local ou não local apaixonados pela arte de representar;
: O grupo de Teatro da UFABC reúne alunos, professores, funcionários 💷 e a comunidade local ou não local apaixonados pela arte de representar; Infantaria: Bateria universitária criada em 24 de março 💷 de 2009, por alunos que já conheciam a existência de bateria universitárias de outras instituições, nasceu com o objetivo de 💷 representar a universidade em diversos torneios universitários,