Materiais sugeridos Caderno para registro do estudante.
Quadro.
Flip chart .
Projetor multimídia.
Espaços e materiais disponíveis na escola: Quadra poliesportiva, pátio ou jardim/gramado.
Colchonetes.
Cones
Caixas de papelão de diversos tamanhos.
Cordas.
Bolas.
Bancos.
Latas.
Tábuas.
Bambolês.
Elásticos.Barra fixa.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais.
De acordo com amelhorcasa de apostarealidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial Inicie a aula comentando com os estudantes que irão desenvolver aprendizagens sobre um grupo de modalidades esportivas que são classificadas como esportes técnico-combinatórios.
Antes do início das aulas é importante considerar que essa pode ser a primeira vez que os estudantes são apresentados ao termo esportes técnico-combinatórios.
Ao questioná-los sobre o que sabem a respeito, provavelmente irão elencar vários esportes de diferentes classificações.
Sugerimos que deixe os estudantes à vontade para falarem e proponha a construção colaborativa de uma nuvem de palavras com as respostas deles.
(essa nuvem pode ser construída no flip chart, virtualmente por programas e aplicativos, ou no quadro).
Seria interessante reservar essa nuvem para futura comparação e análise das aprendizagens dos estudantes no prosseguimento da aula, assim eles, ao final das sequências de aulas poderão, retomar as suas aprendizagens, bem como servir como instrumento de avaliação.
Se preferir utilizar aplicativos, a seguir veja a sugestão de alguns para produzir a nuvem de palavras: wordclouds.com (Gratuito)wordart.com (Gratuito)mentimeter.
com (Gratuito) Após o questionamento inicial, peça aos estudantes que se dividammelhorcasa de apostaduplas ou trios, na quadra ou na sala, e apresente-lhes imagens das principais modalidades técnico-combinatórias (essas imagens podem ser apresentadas a partir de cards, PPT ou mural para apreciação de todos), como: ginástica rítmica, ginástica artística, patinação artística, nado sincronizado.
A seguir, alguns exemplos: Ginástica artística Ginástica rítmica Patinação artística Nado sincronizado Após essa apresentação, peça aos estudantes para analisar as imagens.
Questione-os: Vocês reconhecem essas modalidades esportivas?
Elas são individuais ou coletivas?
Como se determina o vencedor nessas modalidades?
O que essas modalidades têmmelhorcasa de apostacomum?
Quais são os principais movimentos e estruturas corporais requisitadas?
Quais são os aparelhos ou equipamentos utilizados? A ideia central é levar os estudantes a trocar informações sobre o que sabem e, juntos, pesquisarem o que não sabem sobre os esportes técnico-combinatórios, refletindo sobre seus conhecimentos e ajudando uns aos outros na construção e no compartilhamento do saber.
Para essa pesquisa pode se utilizar o celular do estudante, a sala de informática da escola ou livros, caso não seja possível essa pesquisa no momento da aula, peça aos estudantes que a realizemmelhorcasa de apostacasa e, depois, preencham o quadro.
Proponha que preencham uma tabela com as reflexões feitas a partir dos questionamentos sobre as modalidades apresentadas.
Essa tabela pode ser feita no caderno do estudante,melhorcasa de apostaaplicativos e, após a conceituação dos esportes técnico-combinatórios, no quadro,melhorcasa de apostaum flip chart oumelhorcasa de apostaaplicativos para a visualização de todos.
Sugestão de tabela e possíveis respostas dos estudantes.
Esportes técnico-combinatórios Esporte técnico-combinatório Respostas dos estudantes Como se determina o vencedor Principais movimentos corporais Saltos Principais aparelhos Trave Individuais ou coletivas Individual Vestimentas Collant Característicasmelhorcasa de apostacomum * Conforme novas dúvidas forem surgindo durante o desenvolvimento desta sequência, os estudantes podem acrescentar novas linhas na tabela e procurar encontrar as respostas.
A coluna pontosmelhorcasa de apostacomum se refere ao que os estudantes acham semelhantes nas modalidades esportivas apreciadas nos cards ou nas imagens, como exemplo: sistema de pontuação, movimentos sequenciados, vestimenta, juízes, notas decrescentes ou outra semelhança descoberta pelos estudantes durante a observação das imagens, pesquisas e reflexõesmelhorcasa de apostagrupo.
Caso tenha acesso a celulares, computadores ou internet, podem ser usados aplicativos simples como Word ou Excel para produzir a tabela.
Após o início do preenchimento da tabela, sugerimos conceituar o esporte técnico-combinatório, utilizando as informações do Para saber mais e também informações da tabela e da nuvem de palavras feitas no início da aula, como, por exemplo: Questão da tabela: principais movimentos corporais.
Resposta do estudante: saltos, giros, rodopios, mortais, equilíbrios.
Partindo dessa resposta, pode-se comentar que esses movimentos fazem parte da apresentação do atleta e compõem movimentos obrigatórios e livres nos aparelhos, e, juntos, fazem parte da apresentação final do atleta.
Quanto maior for o grau de dificuldade desses movimentos e maior for a perfeição na realização dele, menor será o desconto na nota final do atleta.
Após essa primeira etapa de apresentação dos esportes técnico-combinatórios, sugerimos aprofundar conhecimentos por meio de uma modalidade específica.
Neste plano abordaremos a ginástica artística.
Pode-se fazer uso de qualquer outra modalidade, de acordo com amelhorcasa de apostarealidade.
Iniciaremos com uma introdução à ginástica artística, passando por história, movimentos, regras, pontuação e aparelhos.
Primeiramente, sugerimos apresentar alguns vídeos da ginástica artística.
Antes da exibição dos vídeos seria interessante direcionar o olhar do estudante para alguns pontos: Quais são os principais aparelhos da ginástica artística?
Há diferenças entre os aparelhos femininos e masculinos?
Quais as principais habilidades motoras envolvidas?
Quais os tipos de provas?
Como é a forma de pontuação?
Os movimentos necessitam ser precisos?
Como são avaliados os movimentos? Sugerimos que essas perguntas possam ser inseridas na tabela de perguntas e respostas após os estudantes assistirem aos vídeos, para que respondam de acordo com o que assistiram.
Para essa atividade, sugerimos dois vídeos paramelhorcasa de apostaescolha, que se encontram listados a seguir.
Esses vídeos abordam movimentos, pontuação, aparelhos, provas e processo histórico, sendo de fácil assimilação para o estudante.
Sugestões: Vídeo 01 (dos 27 segundos até 5,37 minutos): Vídeo 02 (do início até 8,12 minutos): Para organizar os conhecimentos adquiridos ao assistir ao vídeo, sugerimos que conversem sobre as questões propostas, debatendo sobre processo histórico, movimentos, sistema de pontuação, regras, aparelhos, organização técnico-tática.
Deixe-os à vontade para exporem seu entendimento sobre os pontos elencados.
Estimule-os a falar e também mostrar a importância de escutar opiniões diferentes para identificar diferentes pontos de vista que podem contribuir com suas aprendizagens.
Conforme ocorrem as reflexões, peça aos estudantes para incluírem linhas na tabela acima, com novos questionamentos e respostas, evidenciando as suas aprendizagens.
Durante todo o processo, observe se todos os estudantes participaram das discussões.
Se for possível, além das estratégias aqui sugeridas, peça aos estudantes que, divididosmelhorcasa de apostadupla, auxiliem uns aos outros no preenchimento dos quadros, no caso de dificuldade de registro por baixa visão.
Após essa atividade, siga para uma vivência e experimentação dos movimentos por meio das atividades propostas a seguir.
Atividade Atividade: Estações técnico-combinatórias com foco na ginástica artística Nesta etapa, a atividade irá focar nos movimentos básicos da ginástica artística, vivenciados por estações.
Organize o local de prática para garantir a segurança dos estudantes.
Sugerimos que inicie com os movimentos mais fáceis e aos poucos estimule os estudantes a executarem movimentos com maior grau de dificuldade, sempre prezando pela segurança.
Importante observar as características da turma e propor adaptações e sugestões de realização dos movimentos com base nas capacidades dos estudantes.
Proponha atividades com movimentos de salto, equilíbrio, rolamentos e giros, que se fazem presentes na ginástica artística.
Para isso, peça aos estudantes para que se dividammelhorcasa de apostagrupo e proponha-lhes as vivências nas estações.
Outra opção é deixar os desafios no final e criar uma estação mista, ou, ao final, pedir para os estudantes criarem sequências de movimentos para serem executados pelo grupo.
Seguem alguns exemplos de movimentos a serem realizados: 1- Saltarmelhorcasa de apostaum banco, equilibrar-se e terminar com um salto de costas.
2- Utilizando a corrida, pensarmelhorcasa de apostauma forma de transpor o banco com o apoio das duas mãos e, depois, repetir o movimento usando apenas uma mão.
3- Saltar de um banco com a realização de um giro e finalizarmelhorcasa de apostauma posição de equilíbrio.
Dica: Deixe objetos à disposição nas estações, como bancos, latas e tábuas, colchonetes, bambolês, bolas, cones, elásticos, caixas de papelão de diversos tamanhos, cordas.
Caso a escola tenha barras fixas onde os estudantes possam se pendurar com segurança, será um diferencial na experimentação.
Determine um tempo para que eles possam vivenciar os movimentos de cada estação e depois faça o rodízio dos grupos.
Lembre-se de estimular o estudante a criar formas de se movimentar atendendo o comando de saltar, rolar, equilibrar-se, e girar com ou sem materiais.
Estação de saltos Proponha exemplos: saltos com os pés juntos, saltos com as pernas abertas, saltos com os braços esticados à frente/ao longo do corpo/esticados acima da cabeça, saltos com flexão de joelhos, saltos de cima de bancos, saltos por cima de cones ou caixas de papelão, saltos dentro de um espaço determinado, saltos de transposição.
Desafio: Como você faria? 1- Para saltar com os pés juntos e cair sobre um só pémelhorcasa de apostaum espaço predeterminado? 2- Para saltar e abrir as pernas, aterrissando com um rolamento? 3- Para saltar e abrir os braços transpondo um objeto (caixa, cone)? 4- Para realizar uma corrida prévia com salto sobre um objeto e cairmelhorcasa de apostaequilíbrio? Estação de rolamentos Exemplos: para frente, para trás, lateral, estrela.
Desafio: Como você faria? 1- Para realizar um rolamento para frente terminando com salto e movimentação de braços? 2- Para realizar um salto de um banco e terminar com um rolamento para frente? 3- Para realizar um rolamento para trás terminando com uma posição de equilíbrio usando o joelho como apoio e inserir um movimento de braço? 4- Para realizar uma corrida prévia seguida de uma estrela e um salto, finalizandomelhorcasa de apostaequilíbrio com um só apoio? Estação de equilíbrio Exemplos: equilibrar-semelhorcasa de apostauma perna só,melhorcasa de apostaum banco,melhorcasa de apostaparada de mãos,melhorcasa de apostatábuas com latas, sentadosmelhorcasa de apostauma bola, na ponta dos pés, equilibrar-se após saltar de uma altura determinada.
Desafio: Como você faria? 1- Para saltar de um banco e equilibrar-semelhorcasa de apostaum pé só com movimentos de braço? 2- Para sair de um rolamento e se equilibrarmelhorcasa de apostapé? 3- Para realizar uma estrela, com um salto com aberturas de pernas, terminandomelhorcasa de apostaequilíbrio com os dois pés juntos? 4- Para sair de uma parada de equilíbrio (aviãozinho) e fazer um rolamento para frente terminandomelhorcasa de apostaoutra parada de equilíbrio com um só pé? 5- Para fazer uma corrida prévia, um salto sobre as caixas de papelão com giro e terminarmelhorcasa de apostaposição de equilíbrio? Estação de giros Exemplos: girar lateralmente o corpo, girar o corpo saltando, girar o corpo com um pé de apoio, girarmelhorcasa de apostacima de um banco, girarmelhorcasa de apostacima de uma lata com tábua, girar o corpo com um apoio de mão.
Desafio: Como você faria? 1- Para realizar um salto com giro finalizando elemelhorcasa de apostacima de um banco ou muro (arquibancada)? 2- Para realizar um salto com giro e movimentação de pernas? 3- Para realizar um salto com giro e movimentação de braços? 4- Para realizar uma corrida com salto e giro sobre os cones terminandomelhorcasa de apostaum rolamento? 5- Para realizar um giro sobre o banco utilizando movimentos de braços e pernas? Esses movimentos devem ser realizados colaborativamente, incentivando a ajuda mútua e priorizando o respeito ao colega, as trocas de experiência e a prática segura.
Nesse momento converse com os estudantes e ressalte que, na ginástica artística, os atletas necessitam repetir os movimentos várias vezes para que alcancem a precisão e executem a sequência sem erros.
Esse aprendizado, muitas vezes, é doloroso, pois há tombos, cansaço, mas há também a superação de ir além de conseguir realizar e superar os desafios impostos pelas regras da modalidade esportiva.
Após essa primeira rodada nas estações, onde eles experimentaram os movimentos livremente, e essa conversa sobre a realidade da ginástica artística, sugerimos propor uma nova passagem nas estações, agora focandomelhorcasa de apostaexecutar o movimento com mais precisão e com mais cuidado, observando os movimentos de braços, pernas, tentando se equilibrar melhor, mas sempre pensando na prática segura e na ajuda e respeito mútuo.
Após essas vivências, sugerimos o registro e a sistematização.
Peça aos estudantes para preencherem a "Tabela das vivências dos movimentos", elencando aqueles que eles mais gostaram , os que acharam mais fácil e os que consideraram mais difíceis.
Como no exemplo a seguir: Tabela das vivências dos movimentos Nome do estudante O que mais gostaram O mais fácil O mais difícil Pedro Salto do Banco com giro.
Transpor o banco com as duas mãos.
Rolamento com finalização com salto e giro.
Ana Estrela com finalização e equilíbriomelhorcasa de apostaum pé.
Saltar com giro no chão.
Rolamento para trás e posição de equilíbrio.
Momento da reflexao Nesse momento sugerimos a retomada dos objetivos de aprendizagem da aula.
Após essa retomada, organize uma roda de conversa que pode acontecer na quadra, na sala, ou no local da atividade anterior.
Reflita com os estudantes as aprendizagens ocorridas, e peça para cada grupo relatar as sensações vivenciadas durante as atividades.
Para nortear esse momento propomos alguns questionamentos: O que acharam da atividade? Gostaram ou não? Por quê?
Como foi a realização dos movimentos nas estações? Fácil ou difícil? Por quê?
Todos realizaram os movimentos com a mesma facilidade? Por quê?
Houve precisão nos movimentos ou vocês realizaram o movimento possível?
Esses movimentos são utilizadosmelhorcasa de apostaoutros esportes? Dê exemplos?
Como foi realizar o movimento nas estações sem se preocupar com a precisão dos movimentos? Por quê?
Como foi realizar o movimento nas estações, preocupando-semelhorcasa de apostarealizar o movimento com mais precisão.Por quê?
Quais as capacidades físicas utilizadas nesses movimentos? Dê exemplos?
Esses movimentos podem ser realizadosmelhorcasa de apostagrupos ou duplas? Por quê?
Como foi desafiar a si e aos colegas propondo maneiras diferentes de se movimentar e construir uma apresentação?
É uma prática que qualquer um pode realizar, meninos e meninas?
Namelhorcasa de apostacomunidade você reconhece alguma prática ou esporte que contemple esses movimentos e essa forma de organização? Dê exemplos? E, para finalizar, retome a tabela feita na Conversa inicial (tabela esportes técnico-combinatórios) e peça para que eles insiram os novos aprendizados.
Observe a necessidade de utilizar recursos adicionais para a participação de todos, como textos escritos, imagens ou retomada dos vídeos da Conversa inicial.
Deixe os estudantes à vontade para exporem suas vivências, seus acertos e suas dificuldades, mediando essa conversa, mostrando a importância desses aprendizados e a percepção de si mesmo e dos colegas nesse processo.
Sistematizacao do conhecimento Nesse momento sugerimos evidenciar elementos importantes que fizeram parte da aula, como: a superação das dificuldades e dos desafios propostos, o trabalhomelhorcasa de apostaequipe, a empatia, o reconhecimento do limite de si mesmo e do colega, a percepção de segurança, e as possibilidades de vivência na comunidade e na escola.
Comente que, nos esportes técnico-combinatórios, o próprio movimento é avaliado e não algum resultado decorrente dele.
Por exemplo, um atleta chuta para fazer um gol no futebol.
Se fosse um esporte técnico-combinatório, a avaliação seria o modo como chuta e não o gol.
Se julgar importante, explique aos estudantes o conceito de esportes técnico-combinatórios.
Para isso, pode-se utilizar o texto da seção Para saber mais.
Explique que a prática desses esportes de maneira competitiva exige grande concentração e repetição constante de movimentos, o que, muitas vezes, leva os praticantes a terem lesões.
Por outro lado, quando praticados de modo não competitivo, possibilitam o aprendizado de uma grande variedade de movimentos.
Registro e avaliacao Retome a tabela dos esportes técnico-combinatórios da Conversa inicial e verifique com os estudantes se existem questões que foram inseridas e ainda faltam ser preenchidas.
Eles podem completar a tabela a partir do compartilhamento com os colegas.
Se alguma questão ficou sem resposta, peça que pesquisemmelhorcasa de apostacasa e tragam para a próxima aula.
Observe o envolvimento dos estudantesmelhorcasa de apostaprocurar responder às questões da tabela, oriente-os sobre eventuais equívocos e valorize o processo de tentar responder as perguntas, bem como, se for o caso, auxiliar os colegas no preenchimento.
Para a avaliação da atividade prática, retome a tabela das vivências dos movimentos proposta no momento da Atividade,melhorcasa de apostaque os estudantes registraram sobre os movimentos que vivenciaram nas estações.
A partir dela, sugira uma autoavaliação, na qual devem analisar e refletir sobre o seu "fazer" nas aulas, evidenciando o seu aprendizado.
Como sugestão, elaboramos uma tabela para avaliação do saber ser e conviver, ou seja, a dimensão atitudinal dos estudantes.
Nela, eles devem marcar uma nota de 1 a 5, sendo 1 a nota de menor envolvimento e 5 a de maior envolvimento.
Observe a necessidade de fazer a leitura para algum estudante com dificuldade de compreensão ou baixa visão.
Autoavaliação das estações de movimentos Nome do estudante.
Participei de todas as estações.
Criei maneiras de me movimentar nas estações de acordo com a comanda.
Respeitei o meu limite próprio e o do meu colega.
Procurei realizar os movimentosmelhorcasa de apostaconjunto com meus colegas, ajudando a superar minhas dificuldades e a deles.
Compreendi e reconheci os movimentos básicos da ginástica artística.
Tentei realizar o movimento da melhor forma, dentro das minhas limitações.
Pedro 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 Ana 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 Após a autoavaliação, é importante dar um feedback construtivo ao estudante, analisando junto dele os pontos de dificuldade e de superação.
Esse procedimento trabalha a criticidade do estudante e ajuda a aperfeiçoar o olhar dele para si mesmo.
Procure neste momento não evidenciar tanto as dificuldades, mas tentar mostrar aos estudantes formas de superá-las.
Lembre-se de que as discussõesmelhorcasa de apostagrupo e os registros evidenciam características importantes para o desenvolvimento das competências dos estudantes, como a comunicação, a argumentação, a escrita, a criatividade, a empatia, o respeito e o protagonismo.
Barreiras Barreiras Valorizar a precisão dos movimentos e não a experiência dos estudantes.
Utilizar poucos recursos para a socialização dos conceitos.
Limitar o número de práticas devido a características individuais dos estudantes.
Sugestões para eliminar ou reduzir a barreira Observar a importância da participação de todos.
Ampliar os recursos que permitam aos estudantes a compreensão dos conceitos.
Propor a criação de movimentos alternativos e inclusivos.