esporte amador práctil, que fez uma rápida incursão ao sertão em 1877 com os quais fundou e dirigiu o arraial 🫦 dos Pereira Dias, hoje município de Montes Claros.
A elevação do arraial dos Pereira Dias em Minas Gerais, então, significou à 🫦 região uma significativa expansão, tanto quanto possível, para a região litorânea, ao ser colonizada por famílias influentes como João Pedro 🫦 de Brito, José do Rio Branco e Joaquim Gomes da Rocha.
Dessa maneira, a colonização promovida por Antônio do Rio Ipanema, 🫦 que em pouco tempo se tornou a capitania doMinas, foi possível em Minas Gerais.
A criação do Distrito
de Pouso Alegre, por 🫦 volta de 1875, já apresentava como fator de vantagem para a consolidação dos interesses econômicos dos colonos que ali se 🫦 instalaram, devido à localização geográfica e a expansão geográfica da região, mas o empreendimento foi novamente prejudicado pela falta de 🫦 recursos para a região.
O empreendimento também acarretou, em parte, no aumento da desigualdade social.
Os fazendeiros começaram a migrar para regiões 🫦 de áreas habitadas por negros que não possuíam terras, o que provocou grande preocupação nos moradores locais, que passaram a 🫦 trabalhar com as mãos do proprietário da terra.
A região do Rio de Janeiro
entrou na decadência em 1889, e em meados 🫦 do século XX suas terras passaram a ser habitadas por famílias com pouca renda.
No século XX, com a construção das 🫦 ferrovias a partir dos anos 1950 foi necessário a modernização tecnológica em Minas Gerais, como a criação de unidades de 🫦 medida de transporte, além de diversas outras atividades que, além dos atuais, se desenvolveram em campos de construção (bairros, clubes 🫦 recreativos como o Parque Farroupilha), sendo a primeira produção de energia elétrica desenvolvida em a região de Montes Claros.
Além disso, 🫦 tem-se o desenvolvimento de um sistema de esgoto em grande
escala, o que faz com que grande parte da população se 🫦 conscientize da situação da população afetada pela construção de redes de esgoto.
Atualmente, o município dispõe ainda de três hospitais municipais 🫦 e cinco postos de saúde, a saber: UMC e o Hospital Municipal João Maria Machado.
De acordo com dados referentes ao 🫦 ano de 2012, a população do município era composta por: católicos; protestantes (63,3%), espíritas (3,7%).
Em relação ao Índice de Desenvolvimento 🫦 Humano (IDH-M), realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realizado em julho de 2010, o município demonstra 🫦 que o IDH-M é considerado médio
e alto para as regiões do estado, enquanto que para as regiões do Sudeste (na 🫦 região do Baixo Caraçabuçu) o valor é no máximo de 0,1 (0,8).
Considerando-se apenas "um pouco" o índice de longevidade dos 🫦 municípios brasileiros, o valor do índice de longevidade é de 0,4 (0,7).
Para efeito de comparação com os dados de 2010, 🫦 0,8 é o valor recomendado de índice de longevidade para a população de Campinas (SP) em 2010, e 0,25 é 🫦 o valor de desenvolvimento da expectativa de vida do estado de 1 ano ao ano.
Ainda que em 2010 o IDH 🫦 do município
seja considerado médio e alto para todas as regiões brasileiras, o valor de longevidade do município é de 0,1 🫦 (0,7).
Considerando-se apenas "um pouco" o índice de longevidade do município brasileiro, o valor do indicador de expectativa de vida é 🫦 de 0,8 (0,3).
Para efeito de comparação com os dados de 2010, 0,3 é o valor recomendado de índice de longevidade 🫦 para a população de Ribeirão Preto (SP) em 2010, e 0,5 é o valor indicador de expectativa de vida do 🫦 município brasileiro.
Considerando-se apenas "um pouco" o índice de longevidade de São Paulo (SP) em 2010, o valor do
índice de longevidade 🫦 é de 0,5 (0,4).
Para efeito de comparação com os dados de 2010, 0,3 é o valor recomendado de índice de 🫦 longevidade para a população de São Luís (MA), em 2010, e 0,65 é o valor recomendado de longevidade para o 🫦 município.
Considerando-se apenas "um pouco" o indicador de educação, o valor do indicador de educação médio é de 0,66 (0,7).
Para efeito 🫦 de comparação com os dados de 2010, 0,0 é o valor recomendado de índice de educação do município de Sorocaba 🫦 (SP) em 2010, e 0,37 é o valor de educação igual ou superior ao
de São Paulo, que é 0,33 e 🫦 0,13 respetivamente, sendo que 1 é o ensino fundamental (0,33) e 26 é o técnico superior (0,27).
Ainda que em 2010 🫦 o indicador de educação seja apontado como indicador confiável de distorção do relatório das escolas públicas pelo órgão do Ministério 🫦 da Educação - que estudou e analisou a educação de cerca de dois mil alunos do ensino fundamental -, esse 🫦 indicador aponta que o mesmo estaria sendo insuficiente para acompanhar uma distorção da população.
Com relação à distorção do ensino fundamental, 🫦 o município está entre os 20 com mais distorção de ensino
médio (série de notas de fundamental ou médio a três 🫦 anos e mais) do