esporte com vara de prata do Brasil.
Os seus pais, a senhora Maria José Ferreira Lima Lima Lima, deram os seus💸 primeiros passos em Minas Gerais e na cidade de Belo Horizonte, onde fez a loteria caixa milionaria estreia em 1954 com o💸 programa "O Exílio", apresentado por Celso Zuhr e Flávio Marques.
Em 1955 transferiu-se para Belo Horizonte, onde iniciou as atividades da💸 Escola de Administração Municipal (atual Escola de Direito da Capital Federal).
Sua primeira formação foi de formado pelo Departamento de Educação💸 Pública do Instituto de Ensino (IEE), que havia sido fundada em 1962.
Nos anos seguintes passou a
residir em Belo Horizonte, com💸 o propósito de servir como promotor público da cidade.
Posteriormente, no final da década de 1960, participou da fundação do Instituto💸 Teórico de Educação (ITE) e do Instituto de Artes Dramáticas (IATA).
Teve como primeira diretor o professor José Carlos Rocha Santos,💸 e nesse mesmo ano foi eleito membro da Academia Mineira de Letras.
Ainda em Belo Horizonte, foi fundador do Teatro Nacional💸 de Teatro (atual Teatro Arthur Silva), na Rua Santa Ana, no bairro da Glória em direção ao Centro Médico Nossa💸 Senhora do Carmo.
Trabalhou como diretor do Teatro Brasileiro de Comédia, no
Teatro Castro Alves, no Cine Teatro Dr.
Manoel de Oliveira e💸 na Companhia do Teatro "A Comédia" no Teatro São Caetano (atual Cia Rio Branco).
Foi contratado por Flávio Marques como promotor💸 público da cidade.
Em seguida teve passagem pelo Rio de Janeiro.
Nessa cidade passou a exercer seu primeiro cargo público em 1955.
Depois💸 continuou como promotor público no Rio de Janeiro, assumindo posteriormente a titularidade a partir de 1962, de onde assumiu a💸 direção.
No final de 1965 comandou o IE, de caráter religioso, em São Paulo.
Nesse mesmo ano lançou o projeto "O Exílio",💸 idealizado por Celso
Zuhr, tendo como objetivo ampliar a participação popular, no Rio de Janeiro (atual Niterói) e em Brasília (atual💸 Brasília).
No mesmo ano, dirigiu o Teatro da Caixa Econômica Federal (CEF).
Ainda no início da década de 1970, foi colaborador assíduo💸 de Carlos Nascimento nos jornais "O Estado de S.
Paulo", "Diário de Minas" (1967-1968, com textos também de Celso Zuhr e💸 de seu amigo Silvio Romero), e nos principais diários brasileiros:"Correio Brasiliense" e "Estado de S.
Paulo" (1970-1971) e ainda no "Correio💸 Braziliense" (1974-1977), "Folha de S.
Paulo", "Correio Braziliense" (1977) e "O Estado de S.
Paulo" (1979-1980), o que
lhe valeu seu indicação para💸 ocupar "Prêmio Tasso Calmon", da Sociedade Brasileira de Críticos Teatrais.
Sua estreia no cinema ocorreu como diretor com um roteiro do💸 premiado "A Noiva do Café" (1951), filme de Walter Salles.
De lá atuou ainda em vários premiados como diretor com a💸 "Ensaio sobre Orebro da Manhã", com Carlos de Almeida Braga, dirigida por Walter Salles.
Ainda em 1968, retornou ao Rio de💸 Janeiro para apresentar seu primeiro longa-metragem, "A Canção do Meu Bem-Posto", produzido e protagonizado por Paulo Rangel, com a colaboração💸 do ator José de Carvalho.
A obra, considerada "um dos grandes feitos
artísticos do cinema nacional", foi a primeira produção de Paulo💸 Rangel ao ser apresentada em meio a festivais do país, com o enredo "A paixão do samba que o Rio💸 de Janeiro faz com samba".
Posteriormente, o filme foi transformado em espetáculo nacional pela TVE Brasil e pela Globo Brasília, e💸 foi exibido como espetáculo com o "Prêmio Tasso Calmon" no ano de 1971.
Com a morte do ator, retornou à Globo💸 de Ouro, com o filme "Fado, a Morte da Cidade", premiado pela Federação Paulista de Críticos de Arte.
Em 1971 estreou💸 no Rio de Janeiro o filme "A
Volta ao Rio de Janeiro", vencedor do Prêmio Especial.
Em 1972, atuou ao lado de💸 nomes como Carlos Nascimento, Antônio Fagundes, Luiz Carlos Jobim, Francisco Bustamante, Jorge Guinle, Sérgio Reis, Herval Rossano, Arthur Aguiar, Francisco💸 José dos Santos e outros.
Em 1971 foi um dos coordenadores da montagem da peça "A Ponte da Barca", de Gilberto💸 Freyre.
No dia 30 de dezembro de 1971, estreou com "A Volta ao Rio", premiado também pela Federação Paulista de Críticos💸 de Arte.
Ainda em 1971, protagonizou o humorístico "O Casamento no Espaço".
Em 1972 foi novamente convidado, desta vez para fazer uma💸 longa-metragem
de Carlos Nascimento.
No dia 30 de janeiro de 1973, foi convidado para participar no Festival de Cinema do Rio de💸 Janeiro (FDN), na cidade do Rio de Janeiro.
Em comemoração de dez anos de loteria caixa milionaria atuação como diretor participou de um💸 jantar com seus conterrâneos.
Nos mesmos ensaios, realizado no Centro Cultural de Pernambuco em dezembro de 1973, conheceu o então diretor💸 José Maria da Silva Faria Lima.
Em agosto de 1973, o casal teve um filho,