globo esporte barra cruzeiro.
Na vila encontram-se também o Centro Universitário de Nossa Senhora da Assunção.
O município de Santo Antônio da🔑 Laje é geminado com a cidade de Caxias Grande, distrito de Caxias do Sul, que fica em limites com o🔑 município de Santo Antônio do Ivaí e compreende a capital e o distrito de São Sebastião do Ivaí.
Santo Antônio da🔑 Laje está localizado numa zona fisiográfica muito fértil em uma área de transição entre a zona climática tropical e a🔑 continental.
Suas características naturais são bem definidas, com solo argiloso e pedregosos de alta altitude, uma característica
característica que vai acentuar-se durante🔑 os anos quentes nos meses de inverno e primavera.
Esta associação, juntamente com a presença de pequenas manchas de aridez, dão🔑 a região um clima ameno, uma vez que algumas espécies, especialmente as gafanhotos-da-romãs (ou as gafanhotos-de-chumbras) permanecem relativamente isolados de🔑 grandes plantações de frutos no oeste do Estado.
Santo Antônio da Laje está dividido pela sede de um município com de🔑 área e habitantes, subdividido em 4 distritos, sujeitos à jurisdição do município de Santo Antônio da Laje.
São Sebastião foi fundada🔑 no ano de 1698 pelo bispo e poeta do lugar de São
Sebastião da Laje, D.
Manuel da Áustria, como resultado direta🔑 de uma carta do seu tio, Giovanni Battista Maria Doria Pampachi, publicada em 1698.
O nome da cidade passa da "Nossa🔑 Senhora da Conceição Alegre" (Nossa Senhora da Conceição).
O nome "Santo Antônio da Laje" derivou-se de "Nossa Senhora da Conceição Alegre",🔑 uma homenagem a Nossa Senhora da Conceição Maria Imaculada (11 de janeiro de 1551 - 14 de maio de 1612)🔑 e "Nossa Senhora da Conceição" devido a seu orago, o Santo Antonio da Laje, D.
Manuel (também chamado de Santo Antonio🔑 da Laje em italiano).
Nos seus primórdios,
o bispo de Santo Antônio da Laje era José I de Castro, vigário geral de🔑 Santo Antônio daquela cidade.
Quando ocorreu a fundação do município, o município foi transferido para Caxias do Sul e o brasão🔑 de armas de Santo Antônio, criado pelo mesmo, foi adotado pelo bispo em 13 de outubro de 1757.
Em 1758, Santo🔑 Antônio da Laje entrou em uma disputa acirrada contra os duques de Bragança, depois, com o rei Luís IV, a🔑 favor do desmembramento do município.
O processo foi resolvido em um acordo feito entre o duque de Bragança e o duque🔑 de Caxias
(que se tornou o imperador Luís V), que determinou o nome de Santo Antônio da Laje, em homenagem à🔑 Virgem Maria Santíssima.
Santo Antônio da Laje foi elevado a cidade por decreto de 24 de outubro de 1887, com o🔑 nome de São Lourenço do Rosário.
Em 21 de julho de 1887, foi elevada à categoria de cidade, e pela Lei🔑 Estadual nº 8.
009 de 12 de novembro de 1889, o Município de Santo Antônio da Laje recebeu o título de🔑 "Vila Nova".
As principais manifestações culturais e religiosas da região são promovidas pelos clubes, associações e associações culturais locais.
A gastronomia local🔑 e regional é bastante diversificada, como os frutos da região, derivados da imigração de outras regiões, da cultura culinária e🔑 dos costumes locais.
Santo Antônio da Laje é conhecida por seus gastronomia em saladas, chouriços, sucos, guisados e ensopados, que são🔑 consumidos nos finais de semana, e são muitas vezes servidos ao céu aberto.
Ao todo, o município possui seis restaurantes.
Existem outros🔑 cinco em Caxias do Sul, como a Praça do Rosário, a Praça da Matriz, a Praça da Matriz Pequena e🔑 a Praça da Independência.
Uma das principais especialidades da cidade são os ensopados, sendo
também consumidos em alguns pontos do município.
A primeira🔑 igreja construída em Santo Antônio da Laje foi dedicada a padroeira da cidade - São Lourenço do Rosário.
No ano de🔑 1905, o local, chamado de Casa dos Conhecimentos, foi batizado com o número 13, do santo, em homenagem a Nossa🔑 Senhora da Conceição.
Entre os anos de 1917 e 1929, a cidade recebeu o mesmo nome e o nome teve outras🔑 denominações, como Igreja de Santa Maria de Misericórdia, Santa Casa Misericórdia da Soledade, Santa Casa do Comércio e Santa Casa🔑 Episcopal.
O prédio da igreja foi projetado pelo arquiteto
Oscar Niemeyer, como forma de homenagear São Lourenço.
A arquitetura da localidade é diversificada🔑 e apresenta características que fazem o município um possível lugar para a prática da arquitetura.
Um exemplo dessa característica é a🔑 arquitetura atual do Centro Histórico Municipal, que abriga um edifício barroco, estilo enxaimelado, onde está localizada a Igreja da Misericórdia,🔑 além de uma área de restauração e recuperação da Igreja da Colônia do Sacramento, construída em 1920.
O município também possui🔑 vários locais à beira da estrada, como o Morro dos Potitores e as trilhas de acesso.
Santo Antônio da Laje é🔑 um dos bairros
mais arrojados do Estado, possui uma alta taxa de urbanização e um nível de ensino médio de aproximadamente🔑 2,95%.
É sede de uma das mais