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Dota 2 é um jogo eletrônico do gênero multiplayer online battle arena (MOBA) desenvolvido e publicado pela Valve.

Lançadosite de apost2013, o jogo é uma sequência de Defense of the Ancients (DotA), uma modificação criada pela comunidade para o jogo Warcraft III: Reign of Chaos, da Blizzard Entertainment.

O Dota 2 é jogadosite de apostpartidas entre dois times de cinco jogadores, com cada time ocupando e defendendosite de apostprópria base separada no mapa.

Cada um dos dez jogadores controla independentemente um personagem poderoso conhecido como "herói", todos com habilidades únicas e estilos de jogo diferentes.

Durante uma partida, os jogadores coletam pontos de experiência e itens para que seus heróis derrotem com sucesso os heróis da equipe adversáriasite de apostum combate jogador contra jogador.

Uma equipe vence por ser a primeira a destruir o "Ancestral" da outra equipe, uma grande estrutura localizada dentro desite de apostbase.

O desenvolvimento de Dota 2 começousite de apost2009, quando IceFrog, designer-chefe de Defense of the Ancients, foi contratado pela Valve para criar um remake modernizado para eles no motor de jogo Source.

Foi lançado para Windows, macOS e Linux por meio da plataforma de distribuição digital Steamsite de apostjulho de 2013, após uma fase beta aberta apenas para Windows que começou dois anos antes.

O jogo é totalmente gratuito, sem heróis ou qualquer outro elemento de jogabilidade que precise ser comprado ou desbloqueado.

Para mantê-lo, a Valve apóia o jogo como um serviço, vendendo loot boxes e um sistema de assinatura de passe de batalha chamado Dota Plus, que oferecesite de aposttroca bens virtuais que não alteram a jogabilidade, como cosméticos de heróis e pacotes de substituição de áudio.

O jogo foi portado para o motor Source 2site de apost2015, tornando-se o primeiro jogo a usá-lo.

Dota 2 é um jogo eletrônico do gênero multiplayer online battle arena (MOBA) no qual duas equipes de cinco jogadores competem para destruir uma grande estrutura defendida pela equipe adversária conhecida como "Ancestral" enquanto defende a sua.

[1][2] Comosite de apostDefense of the Ancients, o jogo é controlado usando controles padrões de estratégiasite de aposttempo real, e é apresentadosite de apostum único mapasite de apostuma perspectiva isométrica tridimensional.

[3] Cada um dos dez jogadores controla um dos 123 personagens jogáveis ​​do jogo, conhecidos como "heróis", cada um com seu próprio design, pontos fortes e fracos.

[4] Os heróis são divididossite de apostdois papéis principais, conhecidos como carregador e suporte.[5][6]

Os carregadores (também chamadossite de apostinglês de carrys ou cores) começam cada partida como fracos e vulneráveis, mas podem se tornar mais poderosos posteriormente no jogo, tornando-se assim capazes de "carregar" seu time à vitória.

[7][8] Os suportes geralmente carecem de habilidades que causam dano pesado,site de apostvez disso, têm mais funcionalidade e utilidade que fornecem assistência para seus carregadores, como fornecer cura e outras melhorias.

[9][10][11] Os jogadores selecionam seu herói durante uma fase de escolha pré-jogo, onde também podem discutir potenciais estratégias e combinações de heróis com seus companheiros de equipe.

[12][13] Os heróis são removidos da lista de seleção e ficam indisponíveis para todos os outros jogadores assim que um é selecionado e não podem ser alterados após o término da fase de seleção.

Todos os heróis possuem um ataque básico além de habilidades poderosas, que são o principal método de luta.

Cada herói tem pelo menos quatro delas, todas únicas.

[14] Os heróis começam cada jogo com um nível de experiência de um, tendo acesso apenas a uma de suas habilidades, mas são capazes de subir de nível e se tornar mais poderosos no decorrer do jogo, até um nível máximo de 30.

[15][16] Sempre que um herói ganha um nível de experiência, o jogador é capaz de desbloquear outra de suas habilidades ou melhorar uma já aprendida.

A habilidade mais poderosa para cada herói é conhecida como "ultimate", o que exige que eles tenham um nível de experiência de seis para usar.[17]

Para evitar que as habilidades sejam usadas sem consequências, um sistema de magia é apresentado no jogo.

Ativar uma habilidade custa ao herói alguns de seus "pontos de mana", que se regeneram lentamente com o tempo.

[18][19] O uso de uma habilidade também fará com que ela entresite de apostum período de espera, no qual a habilidade não pode ser usada novamente até que o tempo seja reiniciado.

Todos os heróis possuem três atributos: força, inteligência e agilidade, que afetam pontos de vida, pontos de mana e velocidade de ataque, respectivamente.

[20] Cada herói tem um atributo primário dos três, que adiciona dano básico às suas não-habilidades quando aumentados, entre outras melhorias menores.

[21] Os heróis também têm um sistema de aumento de habilidade conhecido como "Árvore de Talentos", que permite aos jogadores mais escolhas sobre como desenvolver seu herói.

[22][23] Se um herói ficar sem pontos de saúde e morrer, ele é removido do jogo ativo até que uma contagem chegue a zero, onde ele reaparece emsite de apostbase com apenas algum ouro perdido.[24]

As duas equipes - conhecidas como Iluminados e Temidos - ocupam bases fortificadassite de apostcantos opostos do mapa, que é dividido ao meio por um rio que pode ser atravessado e conectado por três caminhos, que são chamados de "trilhas".

[1][2] As trilhas são guardadas por torres defensivas que atacam qualquer unidade adversária que fique dentro desite de apostlinha de visão.

[3] Um pequeno grupo de monstros fracos controlados por computador chamados "criaturas" percorre caminhos predefinidos ao longo das trilhas e tenta atacar quaisquer heróis, criaturas e estruturas opostassite de apostseu caminho.

[4][7][10] Criaturas são geradas periodicamente ao longo do jogosite de apostgrupos de duas estruturas, chamadas de "quartéis", que existemsite de apostcada trilha e estão localizados dentro das bases das equipes.

[5][8][11] O mapa também é coberto permanentemente para ambas as equipessite de apostuma neblina de guerra, o que impede que uma equipe veja os heróis e as criaturas da equipe adversária se eles não estiverem diretamente à vista de si mesmos ou de uma unidade aliada.

O mapa também apresenta um ciclo dia-noite, com algumas habilidades de heróis e outras mecânicas de jogo sendo alteradas dependendo do tempo do ciclo.

[6] Também presentes no mapa estão as "criaturas neutras" que são hostis a ambas as equipes e residemsite de apostlocais marcados no mapa conhecidos como "acampamentos".

Os acampamentos estão localizados na área entre as trilhas conhecida como "selva", que ambos os lados do mapa têm.[12][9]

As criaturas neutras não atacam a menos que sejam provocadas, e reaparecem com o tempo se mortos.

A criatura neutra mais poderosa é chamada de "Roshan", que é um chefe único que pode ser derrotado por qualquer uma das equipes para obter itens especiais, como um que permite uma ressurreição única se o herói que o segura for morto.

[13][14] Roshan reaparecerá cerca de dez minutos depois de ser morto, e se torna progressivamente mais difícil de matar à medida que a partida progride ao longo do tempo.

[16] Runas, que são itens especiais que surgemsite de apostposições definidas no mapa a cada poucos minutos, oferecem aos heróis poderes temporários, mas poderosos quando coletados, como dano duplo e invisibilidade.[17][18]

Além de ter habilidades se tornando mais fortes durante o jogo, os jogadores podem comprar itens de locais definidos no mapa chamados lojas que fornecem suas próprias habilidades especiais.

[20][19] Os itens não se limitam a heróis específicos e podem ser comprados por qualquer pessoa.

Para obter um item, os jogadores devem poder pagá-lo com ourosite de apostlojas localizadas no mapa, que é obtido principalmente matando heróis inimigos, destruindo estruturas inimigas e matando criaturas, sendo este último um ato chamado "farmar".

[21] Somente o herói que atinge o golpe mortalsite de apostuma criatura obtém o ouro dela, um ato chamado de "último golpe" (em inglês: last hit), mas todos os aliados recebem uma parte de ouro quando um herói inimigo morre perto deles.

[24][22] Os jogadores também são capazes de "negar" unidades e estruturas aliadas batendo-as pela última vez, o que impede que seus oponentes obtenham experiência completa delas.

[25][23] O ouro não pode ser compartilhado entre os companheiros de equipe, com cada jogador tendo seu próprio estoque independente.

Os jogadores também recebem um fluxo contínuo, mas pequeno, de ouro ao longo de uma partida.[26][27]

Vale lembrar, ainda, que há vários modos de jogo, tipos diferentes de maneiras de jogar, dentro do Dota 2, seja os tipos de partida "competitiva" ou "livre", seja como "Seleção de Habilidades", "Turbo", entre outros.

A série Dota começousite de apost2003 com Defense of the Ancients (DotA) - uma modificação para Warcraft III: Reign of Chaos da Blizzard Entertainment - criado pelo designer com o pseudônimo "Eul".

[28] Um pacote de expansão para Warcraft III, The Frozen Throne, foi lançado no final daquele ano; uma série de modificações clones de Defense of the Ancients para o novo jogo competiu por popularidade.

DotA: Allstars de Steve Feak foi o mais bem sucedido,[29] e Feak, com seu amigo Steve Mescon, criou o site oficial da comunidade de Defense of the Ancients e a holding DotA-Allstars, LLC.

[30] Quando Feak se aposentou do DotA: Allstarssite de apost2005, um amigo, sob o pseudônimo de IceFrog, tornou-se o projetista principal.

[31] No final dos anos 2000, Defense of the Ancients se tornou uma das modificações de jogos eletrônicos mais popularessite de aposttodo o mundo, bem como um jogo de esporte eletrônico proeminente.

[32] IceFrog e Mescon mais tarde tiveram um desentendimentosite de apostmaio de 2009, o que levou o primeiro a estabelecer um novo site de comunidadesite de apostplaydota.com.

[33] O interesse da Valve na propriedade intelectual do Dota começou quando vários funcionários veteranos, incluindo o projetista do Team Fortress 2 Robin Walker e o executivo Erik Johnson, tornaram-se fãs da modificação e queriam construir uma sequência moderna.

[34] A empresa se correspondeu com IceFrog por e-mail sobre seus planos de longo prazo para o projeto, e ele foi posteriormente contratado para dirigir uma sequência.

​​IceFrog anunciou pela primeira vezsite de apostnova posição por meio de seu blogsite de apostoutubro de 2009,[35] com Dota 2 sendo oficialmente anunciado um ano depois.[36]

A Valve adotou a palavra "Dota", derivada do acrônimo do mod original, como o nome desite de apostfranquia recém-adquirida.

Johnson argumentou que a palavra se referia a um conceito e não era um acrônimo.

[37] ​​Logo após o anúncio do Dota 2, a Valve entrou com uma ação de registro de marca registrada para o nome Dota.

[38] Na Gamescom 2011, o presidente da empresa, Gabe Newell, explicou que a marca registrada era necessária para desenvolver uma sequência com a marca já identificável.

[39] Mantendo o nome Dota como um ativo da comunidade, Feak e Mescon registraram uma marca registrada oposta para Dotasite de apostnome da DotA-Allstars, LLC (então uma subsidiária da Riot Games)site de apostagosto de 2010.

[30] Rob Pardo, o vice-presidente executivo da Blizzard Entertainment na época, afirmou da mesma forma que o nome Dota pertencia à comunidade da modificação.

A Blizzard adquiriu a DotA-Allstars, LLC da Riot Games e apresentou uma oposição contra a Valvesite de apostnovembro de 2011, citando a propriedade da Blizzard do Warcraft III World Editor e da DotA-Allstars, LLC como reivindicações apropriadas para o nome da franquia.

[40] A disputa foi resolvidasite de apostmaio de 2012, com a Valve retendo os direitos comerciais da marca Dota, permitindo o uso não comercial do nome por terceiros.

[41] Em 2017, a propriedade da franquia da Valve foi novamente contestada, depois que uma postagem de Eulsite de apostum fórum de discussão na internetsite de apost2004 foi trazida à tona por uma empresa chinesa conhecida como uCool, que lançou um jogo para celularsite de apost2014 que usava personagens do universo Dota.

[42] uCool, que já esteve envolvidasite de apostum processo com a Blizzardsite de apost2015 por razões semelhantes,[43] junto com outra empresa chinesa, Lilith Games, argumentou que a postagem no fórum invalidava quaisquer reivindicações de propriedade intelectual, afirmando que a propriedade Dota era um trabalho coletivo de código aberto que não podia ser protegido por direitos autorais por ninguémsite de apostparticular.

[42][44] O juiz Charles R.

Breyer negou a moção de uCool para tutela antecipada, com a Blizzard arquivando moções para rejeitar todas as reivindicações contra uCool e Lilith com prejuízo.[42][45][46]

Um dos primeiros objetivos da equipe do Dota 2 foi a adaptação do estilo estético de Defense of the Ancients para o motor de jogo Source.

[47] As facções Iluminados e Temidos substituíram a Sentinela e o Flagelo da modificação, respectivamente.

Nomes de personagens, habilidades, itens e o mapa da modificação foram amplamente mantidos, com algumas mudanças devido a marcas registradas de propriedade da Blizzard.

Na primeira sessão de perguntas e respostas sobre o Dota 2, IceFrog explicou que o jogo seria construído sobre a modificação sem fazer mudanças significativas emsite de apostessência.

[48] ​​A Valve contratou grandes colaboradores da comunidade de Defense of the Ancients, incluindo Eul e o artista Kendrick Lim, para ajudar na sequência.

[49] Contribuições adicionais de fontes fora da Valve também foram procuradas regularmente para o Dota 2, para continuar a tradição de Defense of the Ancients de desenvolvimento de origem comunitária.

[50] Um dos compositores de Warcraft III: Reign of Chaos, Jason Hayes, foi contratado para colaborar com Tim Larkin para escrever a trilha sonora original do jogo, que foi conduzida por Timothy Williams e tocada e gravada pela Northwest Sinfonia na Universidade de Bastyr.

[51] A Valve tinha o escritor da série Half-Life, Marc Laidlaw, o autor de ficção científica Ted Kosmatka e o funcionário de suporte do Steam, Kris Katz para escrevem novos diálogos e histórias de fundo para os heróis.

[52][53] Dubladores notáveis ​​para heróis incluíram Nolan North, Dave Fennoy, Jon St.

John, Ellen McLain, Fred Tatasciore, Merle Dandridge, Jen Taylor e John Patrick Lowrie, entre outros.

O próprio mecanismo Source foi atualizado com novos recursos para acomodar o Dota 2, como modelagem 3D de alta qualidade e iluminação global aprimorada.

[47] O jogo apresenta integração com a Steam, que fornece seu componente social e armazenamentosite de apostnuvem para configurações pessoais.

Em novembro de 2013, a Valve introduziu um sistema de treinamento que permite que jogadores experientes ensinem jogadores mais novos com ferramentas do jogo.

[54] Como nos jogos multijogador anteriores da Valve, os jogadores podem assistir a partidas ao vivo de Dota 2 jogadas por outros,[54] e o suporte multijogador de rede local (LAN) permite competições locais.

[55] Alguns desses eventos podem ser assistidos por meio da compra de ingressos na "Dota Store", que dão aos jogadores acesso às partidas no jogo.

As taxas dos ingressos são repassadassite de apostparte aos organizadores do torneio.

O jogo também apresenta um sistema de esporte fantasy no jogo, que é modelado após tradicionais esportes fantasy e apresenta jogadores e times profissionais de Dota 2.

[56] Os jogadores também podem assistir a jogossite de apostrealidade virtual (VR) com até 15 outros, o que foi adicionadosite de apostuma atualizaçãosite de apostjulho de 2016.

A atualização também adicionou um modo de exibição de herói, que permite aos jogadores ver todos dos heróis e seus cosméticossite de aposttamanho real na realidade virtual.[57]

Como parte de um plano para desenvolver Dota 2site de apostuma rede social, Newell anunciousite de apostabril de 2012 que o jogo seria gratuito para jogar, e que as contribuições da comunidade seriam um recurso fundamental.

[58] Em vez disso, a receita é gerada por meio da "Dota Store", que oferece bens virtuais cosméticos para compra, como armaduras e armas personalizadas para seus heróis.

Também foi anunciado que a lista completa de heróis estaria disponível gratuitamente no lançamento.

[59] Até o lançamento oficial do jogosite de apost2013, os jogadores podiam comprar um pacote de acesso antecipado, que incluía uma cópia digital do Dota 2 e vários itens cosméticos.

[60] Incluído como conteúdo para download (DLC) opcional, o Dota 2 Workshop Tools é um conjunto de ferramentas do kit de desenvolvimento de software (SDK) Source 2 que permite aos criadores de conteúdo criar novos cosméticos de heróis, bem como modos de jogo personalizados, mapas e scripts de bots.

[61][62][63] Cosméticos altamente cotados, através do Steam Workshop, estão disponíveis na loja do jogo se forem aceitos pela Valve.

Este modelo foi modelado após o Team Fortress 2 da Valve, que rendeu aos designers itens cosméticos da Workshop desse jogo mais de US$ 3,5 milhõessite de apostjunho de 2011.

[64] Newell revelou que o colaborador médio da Steam Workshop para Dota 2 e Team Fortess 2 ganharam aproximadamente US$ 15.

000 com suas criaçõessite de apost2013.

[65] Em 2015, as vendas de produtos virtuais de Dota 2 renderam à Valve mais de US$ 238 milhõessite de apostreceita, de acordo com o grupo de pesquisa de mercado de jogos digitais SuperData.

[66] Em 2016, a Valve introduziu a opção "Custom Game Pass" para criadores de modos de jogo personalizados, que permite que eles sejam financiados por meio de microtransações adicionando recursos exclusivos, conteúdo e outras alterações ao modo de jogo para jogadores que compram.[67]

O Dota 2 inclui um sistema de matchmaking baseado no sistema de rating Elo, que é medido por um valor numérico conhecido como "matchmaking rating" (MMR) que é rastreado separadamente para funções de carregador e de suporte e classificadosite de apostdiferentes níveis.

[68] MMR é atualizado com basesite de apostse um jogador ganhou ou perdeu, o que fará com que ele aumente ou diminua, respectivamente.

[69] Os servidores do jogo, conhecidos como "Coordenador de Partidas",[69][69] tentam equilibrar os dois times com base no MMR de cada jogador, com cada time tendo aproximadamente 50% de chance de vencersite de apostqualquer jogo.

[69] Também estão disponíveis modos de jogo ranqueado com um MMR rastreado separadamente, que diferem principalmente dos jogos não classificados por tornar o MMR publicamente visível, além de exigir o registro de um número de telefonesite de apostsuas contas, o que ajuda a promover um ambiente mais competitivo.

[69][70] Para garantir que a classificação de cada jogador esteja atualizada e precisa, o MMR é recalibrado a cada seis meses.

[71][72] Os jogadores com a classificação de medalhas mais alta possível são listados pela Valvesite de apostuma tabela de classificação on-line, separados nas regiões da América do Norte, Europa, Sudeste Asiático e China.

[73] O jogo também inclui um sistema de reporte, que permite aos jogadores punir o comportamento do jogador que fornece intencionalmente uma experiência negativa.

Os jogadores que são denunciados o suficiente ou abandonam vários jogos antes de terminarem, uma prática conhecida como "abandono", são colocadossite de apostmatchmaking de baixa prioridade, que permanece na conta do jogador até que eles ganhem um número específico de jogos e apenas grupos com outros jogadores que também tenham a mesma punição.

[74][75] Outros recursos incluem um sistema de replay aprimorado de Defense of the Ancients, no qual um jogo completo pode ser baixado no cliente e visualizado por qualquer pessoa posteriormente, e o recurso "Builds de Heróis", que fornece guias criados pela comunidade que destacam ao jogador como jogar com seu herói.[69]

Dota 2 Reborn [ editar | editar código-fonte ]

Em junho de 2015, a Valve anunciou que todo o Dota 2 seria transferido para o mecanismo de jogo Source 2site de apostuma atualização chamada Dota 2 Reborn.

[76] Reborn foi lançado pela primeira vez como uma atualização beta no mesmo mês,[77] e substituiu oficialmente o cliente originalsite de apostsetembro de 2015, tornando-se o primeiro jogo a usar o motor.

[78] Reborn incluiu um novo design da estrutura de interface de usuário, capacidade para modos de jogo personalizados criados pela comunidade e a substituição completa do mecanismo Source original pelo Source 2.

[79] Em grande parte atribuída às dificuldades técnicas que os jogadores experimentaram com a atualização, a base global de jogadores experimentou uma queda acentuada de aproximadamente dezesseis por cento no mês seguinte ao seu lançamento.

[80] No entanto, após várias atualizações e patches, mais de um milhão de jogadores simultâneos voltaram a jogar no início de 2016, sendo esse o número maiorsite de apostquase um ano.

[81] A mudança para o Source 2 também permitiu o uso da API gráfica Vulkan, lançada como um recurso opcionalsite de apostmaio de 2016, tornando o Dota 2 um dos primeiros jogos a usá-lo.[82]

Gamescom 2011 na Colônia, onde o jogo foi disponibilizado pela primeira vez para o público

Dota 2 foi disponibilizado ao público pela primeira vez na Gamescomsite de apost2011, coincidindo com o campeonato internacional inaugural, o principal evento de torneio de esporte eletrônico do jogo.

No evento, a Valve começou a enviar convites do beta fechado para os jogadores e participantes do DotA.

[83] Embora o jogo fosse originalmente lançado publicamentesite de apost2012, a Valve mais tarde descartou esse plano, pois teria mantido o jogosite de apostseu estado beta fechado por mais de um ano.

Devido a isso, a Valve suspendeu o acordo de não-divulgação e fez a transição do jogo para o beta abertosite de apostsetembro de 2011, permitindo que os jogadores discutissem o jogo e suas experiências publicamente.[84][85]

Após quase dois anos de testes beta, Dota 2 foi lançado oficialmente na Steam para Windowssite de apost9 de julho de 2013 e para OS X e Linuxsite de apost18 de julho de 2013.

[86][87] O jogo não foi lançado com todos os heróis de Defense of the Ancients.

Em vez disso, os que faltavam foram adicionadossite de apostvárias atualizações pós-lançamento, com o último, assim como o primeiro herói original do Dota 2, sendo adicionadosite de apost2016.

[88][89] Dois meses após o lançamento do jogo, Newell afirmou que as atualizações do Dota 2 geraram até três por cento do tráfego global da internet.

[90] Em dezembro de 2013, as restrições finais contra o acesso global ilimitado ao Dota 2 foram suspensas depois que a infraestrutura e os servidores do jogo foram substancialmente reforçados.

[91] A fim de cumprir os padrões estabelecidos pela legislação econômica de países específicos, a Valve optou por contratar desenvolvedores nacionais para publicação.

Em outubro de 2012, a editora de jogos chinesa Perfect World anunciou que havia recebido os direitos de distribuição do jogo no país.

[92] O cliente chinês também possui um modo "Baixa Violência" específico da região, que remove a maioria das representações de sangue, sangue coagulado e caveiras para que o jogo siga as políticas de censura do país.

[93][94] Em novembro de 2012, um acordo de publicação semelhante foi feito com a empresa de jogos Nexon, com sede na Coreia do Sul, para distribuir e comercializar o jogo no país, bem como no Japão.

[95] Três anos depois, a Nexon anunciou que não estaria mais operando servidores para Dota 2, com a Valve assumindo a distribuição direta e o marketing do jogo nessas regiões.[96]

Em dezembro de 2016, o Dota 2 foi atualizado para a versão de jogo 7.

00, também conhecida como atualização "The New Journey".

[97][98][99] Antes da atualização, a série Dota estava na versão 6.

xx por mais de uma década, marcando a primeira grande revisão desde que IceFrog originalmente assumiu o desenvolvimento da modificação originalsite de apostmeados dos anos 2000.

[99] A atualização The New Journey adicionou e alterou vários recursos e mecânicas do jogo, incluindo a adição do primeiro herói original não transferido de Defense of the Ancients, um mapa reformulado, um HUD redesenhado, uma fase pré-jogo que permite aos jogadores discutir a estratégia desite de apostequipe e um sistema de aumento de habilidade "Árvore de Talentos".

[98][99] Em abril de 2017, a Valve anunciou mudanças no sistema de organizar partidas ranqueadas do jogo, com a principal delas exigindo o registro de um número de telefone exclusivo na conta do jogador para jogá-los, uma prática anti-trapaça e smurfing que eles haviam implementado anteriormentesite de apostseu jogo de tirosite de apostprimeira pessoa, Counter-Strike: Global Offensive.

[100][101] Outras mudanças na organização de partidas do jogo foram trazidassite de apostuma atualizaçãosite de apostnovembro de 2017, onde o antigo sistema MMR numérico foi substituído por um sazonal baseadosite de apostoito níveis de classificação que são recalibrados a cada seis meses, um movimento que aproximou o sistema de classificação do jogo à aqueles usados ​​em outros jogos competitivos, como Global Offensive, StarCraft e League of Legends.[102][103][104]

Durante a maior parte de 2018, a Valve decidiu lidar com as atualizações de balanceamento de jogabilidade para o jogo de uma maneira diferente.

Em vez de lançar atualizações maiores irregularmente ao longo do ano, as menores seriam lançadassite de apostum cronograma definido a cada duas semanas.

[105][106] Na mesma época, o jogo também introduziu o sistema de assinatura mensal "Dota Plus", que substituiu os passes de batalha sazonais lançados para coincidir com um grande torneio.

Além de oferecer tudo o que os passes de batalha ofereciam anteriormente, o Dota Plus adicionou novos recursos, como um sistema de conquista específico dos heróis que recompensa os jogadores que os completam com cosméticos exclusivos, além de fornecer análises e estatísticas de heróis e jogos coletadas de milhares de jogos recentes.

Os maiores torneios de Dota 2 costumam ter prêmios totalizando milhões de dólares.

Aqui é mostrado o The International 2018, um torneio de US$ 25 milhões realizado na Rogers Arenasite de apostVancouver.

Para garantir que jogadores suficientes de Defense of the Ancients jogassem Dota 2 e promover o jogo para um novo público, a Valve convidou dezesseis equipes de esporte eletrônico de Defense of the Ancients para competirsite de apostum torneio específico de Dota 2 na Gamescomsite de apostagosto de 2011, que mais tarde tornou-se um evento anual conhecido como The International.

[107] A partir do The International de 2013,site de apostpremiação começou a ser financiada por meio de um tipo de passe de batalha no jogo chamado "Compêndio", que arrecada dinheiro dos jogadores que os compram e loot boxes conectadas para obter cosméticos exclusivos no jogo e outros bônus oferecidos por ele.

[97][108] 25% de toda a receita obtida com os Compêndios vão diretamente para a premiação, com as vendas do passe de batalha de 2013 arrecadando mais de US$ 2,8 milhões, o que a tornou a maior premiação da história dos esportes eletrônicos na época.

[109][110] De 2015 a 2021, cada iteração do International superou a premiação da anterior, com o The International de 2021 chegando a US$ 40 milhões.[111][112]

Durantesite de apostfase beta no início de 2010, vários outros eventos esportivos começariam a hospedar eventos de Dota 2, incluindo a Electronic Sports World Cup,[113] DreamHack,[114] World Cyber ​​Games,[115] e ESL.

[116] No final de 2011, Dota 2 já era um dos jogos esportivos mais bem pagos, perdendo apenas para StarCraft II.

[117] Na E3 de 2013, a empresa sul-coreana Nexon anunciou o investimento de ₩ 2 bilhões (aproximadamente US$ 1,7 milhão)site de apostligas locais do país, o que coincidiu com a parceria de distribuição com a Valve para o jogo.

Em fevereiro de 2015, a Valve patrocinou e realizou o Dota 2 Asia Championshipssite de apostXangai, com uma premiação de mais de US$ 3 milhões arrecadada por meio de vendas de Compêndios.

[118][119] No total, os torneios profissionais de Dota 2 renderam à equipes e jogadores mais de US$ 100 milhões até junho de 2017, com mais da metade disso sendo concedidosite de apostInternationals, tornando-o o jogo de esportes eletrônicos com maior lucro por uma margem de quase US$ 60 milhões na época.[120]

Assim como nos eventos esportivos tradicionais, o The International apresenta discussões pré e pós-jogo por um painel de analistas (esquerda), com o casting dentro da partida sendo feito por narradores e comentaristas (direita).

Do final de 2015 até o início de 2017, a Valve patrocinou uma série de torneios sazonais de menor escala, conhecidos como Dota Major Championships, todos com prêmios fixos de US$ 3 milhões.

[121][122] Seu formato foi baseado na série de torneios de mesmo nome que a Valve também patrocinou para seu jogo de tirosite de apostprimeira pessoa, Counter-Strike: Global Offensive.

Incluindo os Internationals de 2016 e 2017, que foram considerados o Major cumulativo de suas respectivas temporadas,[121][123] a série teve outros cinco eventos, que foram o Major de Frankfurt,[124] Major de Xangai,[125] Major de Manila,[126] Major de Boston,[127] e Major de Kiev.

[128] Após o International de 2017, os Majors foram substituídos pelo formato do Circuito Profissional de Dota (CPD) devido às críticas de equipes e fãs pela natureza não transparente e imprevisível da Valve para distribuir convites aos Internationals.

[129][130][131] No CPD, as equipes recebem pontos de qualificação por seu desempenhosite de aposttorneios patrocinados, com os doze primeiros recebendo convites diretos para o International daquela temporada.

[132] Para evitar datas conflitantes com outros torneios, a Valve gerencia diretamente o agendamento dos mesmos.[131]

O principal meio para a cobertura profissional de Dota 2 é por meio da plataforma de transmissão ao vivo Twitch.

Para a maioria dos grandes eventos, a cobertura do torneio é feita por uma seleção de organizações dedicadas a esportes eletrônicos e profissionais que fornecem comentários no local, análises e entrevistas com jogadores, semelhantes aos eventos esportivos tradicionais.

[133][134] A cobertura dos torneios de Dota 2 também foi transmitida simultaneamentesite de apostredes de televisão, como a ESPN nos Estados Unidos,[135][136] BBC Three no Reino Unido,[137] Sport1 na Alemanha,[138] TV 2 Zulu na Dinamarca, Xinwen Lianbo na China, Astro na Malásia,[139] e TV5 nas Filipinas.[140]

Dota 2 recebeu "aclamação universal" de acordo com o agregador de críticas Metacritic,[149] e foi citado como um dos maiores jogos eletrônicos de todos os tempos.

[150][151] Em uma prévia do jogosite de apost2012, Rich McCormick da PC Gamer pensou que Dota 2 era "um jogo inacreditavelmente profundo e complexo que oferece a sequência mais pura do Defense of the Ancients original.

Gratificante como poucos, mas difícil".

[152] Adam Biessener, o editor que escreveu o artigo de anúncio de Dota 2 para a Game Informersite de apost2010, elogiou a Valve por manter a mesma mecânica e equilíbrio de jogo que fez o sucesso de Defense of the Ancients quase uma década antes[153] e Quintin Smith da Eurogamer descreveu Dota 2 como a "forma suprema do MOBA que todos os outros que trabalham no gênero está tentando capturar como um raiosite de apostuma garrafa".

[154] Os aspectos mais elogiados do jogo foramsite de apostprofundidade, entrega e equilíbrio geral.

Chris Thursten da PC Gamer descreveu a jogabilidade como sendo "profunda e gratificante".[155]

Martin Gaston da GameSpot elogiou a Valve pelo design artístico e entrega de Dota 2, citando a execução do design da interface do usuário, dublagem e caracterização como superiores aos dos concorrentes do jogo.

[156] Phill Cameron da IGN e James Kozanitis da Hardcore Gamer elogiaram Dota 2 por seu modelo de negócios gratuito para jogar (free-to-play), incluindo apenas itens cosméticossite de apostcontraste com outros jogos como League of Legends, que cobra para desbloquear melhores "heróis" para jogar como, com Kozanitis afirmando que Dota 2 era "o único jogo a fazer o free-to-play certo".

[157][158] Nick Kolan da IGN também concordou, comparando o modelo de negócios do jogo com o Team Fortress 2 da Valve, que usa um sistema quase idêntico.

[159] Adições pós-lançamento ao jogo também foram elogiadas, como a adição de suporte de realidade virtual (VR)site de apost2016.

Ben Kuchera, da Polygon, achou que assistir jogossite de apostVR era "incrível", comparando-o a poder assistir um jogo de futebol americano na televisão com a capacidade de entrarsite de apostcampo a qualquer momento para ver o ponto de vista do quarterback.

[160] Chris Thursten da PC Gamer concordou, chamando a experiência de "incrível" e diferente de qualquer outro sistema de espectadores de esportes eletrônicos que existia antes dele.

[161] Sam Machkovech da Ars Technica também elogiou a adição, acreditando que a funcionalidade poderia "atrair muita atenção de jogadores e não jogadores".[162]

Embora a maioria dos revisores tenha dado críticas altamente positivas ao Dota 2, uma crítica comum foi que o jogo mantém uma curva de aprendizado íngreme que requer um comprometimento excepcional para ser superada.

Ao fornecer uma crítica moderadamente positiva que elogiou a estabilidade do produto da Valve, Fredrik Åslund da divisão sueca da Gamereactor descreveusite de apostprimeira partida de Dota 2 como uma das experiências mais humilhantes e inóspitas desite de apostcarreira de jogador, citando a curva de aprendizado e as atitudes dos jogadores como hostis.

[163] Benjamin Danneberg da GameStar aludiu à curva de aprendizado como um "penhasco de aprendizado", chamando a experiência do recém-chegado de dolorosa, com o recurso de tutorial novo na franquia Dota sendo apenas parcialmente bem sucedida.

[164] Em uma revisão para a Metro, Dota 2 foi criticado por não compensar as falhas com a curva de aprendizado de Defense of the Ancients, bem como a comunidade muitas vezes hostil.

[164] Peter Bright, da Ars Technica, também criticou a capacidade de sites de terceiros permitirem jogos de azarsite de aposttroca de itens cosméticos e apostas nos resultados das partidas, semelhante às controvérsias que também existiam com o Counter-Strike: Global Offensive da Valve.

[165] Usando Dota 2 como exemplo, Bright achava que a Valve havia incorporado elementos de azar diretamentesite de apostseus jogos e tinha problemas com a prática não regulamentada, que ele disse ser frequentemente usada por jogadores menores de idade e regiões onde o jogos de azar são ilegais.

[165] O senador australiano Nick Xenophon teve um sentimento semelhante, afirmando que queria introduzir uma legislaçãosite de apostseu país para minimizar o acesso de menores de idade aos jogos de azar dentro dos jogos eletrônicos, incluindo Dota 2.

[166] Em resposta à controvérsia, a Valve e o gerente de projeto do Dota 2, Erik Johnson, afirmaram que tomariam medidas contra os sites de terceiros, pois a prática não era permitida por seus contratos de usuário ou API.[167]

As comparações de Dota 2 com outros jogos do gênero MOBA são comuns, com a mecânica e o modelo de negócios comparados a League of Legends e Heroes of the Storm.

Comparando-o com League of Legends, TJ Hafer da PC Gamer chamou Dota 2 de "experiência superior", afirmando que achava que o jogo era "tudo sobre contra-jogadas", com a maior parte do heróis sendo projetados para combater diretamente outro.

[168] Hafer também preferiu a forma como o jogo lidou com seu elenco de seleção de heróis, com todos eles sendo desbloqueados desde o início, ao contrário de League of Legends.

[168] Comparando Dota 2 com Heroes of the Storm, Jason Parker, da CNET, disse que, embora Heroes of the Storm fosse mais fácil de entrar, as complexidades e profundidade de Dota 2 seriam mais apreciadas por aqueles que dedicaram tempo para dominá-lo.

[169] Comparando-o ainda mais com Heroes of Newerth, jogadores da equipe profissional de Dota 2 da OG disseram que a maioria dos jogadores de Heroes of Newerth foram capazes de fazer a transição facilmente para o jogo, devido às fortes semelhanças que ambos os jogos compartilham.

[170] Semelhante a outros jogos on-line altamente competitivos, Dota 2 é frequentemente considerado como tendo uma comunidade hostil e "tóxica".

[171][172][173] Em 2019, um relatório da Liga Antidifamação descobriu que até 79% da base de jogadores do jogo relatou ter sido assediado de alguma forma durante o jogo, o que liderousite de apostlista.[174]

Apóssite de apostrevelaçãosite de apost2011, Dota 2 ganhou o People's Choice Award da IGN.

[175] Em dezembro de 2012, a PC Gamer listou Dota 2 como indicado ao prêmio de Jogo do Ano, bem como o melhor jogo de esporte eletrônico do ano.

[176] Em 2013, Dota 2 ganhou o prêmio de jogo de esporte eletrônico do ano da PC Gamer[177] e onGamers.

[178] GameTrailers também concedeu ao jogo o prêmio de Melhor Jogo para PC de 2013, com a IGN também concedendo-o como Melhor Jogo de Estratégia e Táticas para PC, Melhor Jogo Multijogador para PC, e o People's Choice Award.

[179][180] Da mesma forma, a Game Informer reconheceu Dota 2 nas categorias de Melhor Exclusivo para PC, Melhor Multijogador Competitivo e Melhor Estratégia de 2013.

[181] No mesmo ano, Dota 2 foi indicado a vários prêmios pela Destructoid.

Enquanto a equipe selecionou StarCraft II: Heart of the Swarm, Dota 2 recebeu a maioria dos votos distribuídos entre os nove indicados.

[182] Dota 2 foi posteriormente nomeado para o melhor jogo multijogador no 10th British Academy Games Awardssite de apost2014, mas perdeu para Grand Theft Auto V,[183] e foi nomeado para Jogo de Esports do Ano no The Game Awardssite de apostseus eventos de 2015 a 2019,[184][185][186] enquanto ganhava o prêmio de melhor MOBA no Global Game Awards de 2015.

[187] O jogo também foi indicado para o prêmio "Love/Hate Relationship" criado pela comunidade no Steam Awards inauguralsite de apost2016.

[188] No final da década de 2010, o jogo foi indicado para Choice Video Game no Teen Choice Awards de 2017,[189] para Esports Game of the Year no Golden Joystick Awards,[190][191][192] e como o melhor jogo de espectador da IGN.[193]

Levando até a revelação pública do Dota 2 no The International 2011, a Valve documentou as vidas e histórias de três jogadores profissionais de Dota, Bento "hyhy" Lim, Danil "Dendi" Ishutin, Clinton "Fear" Loomis e o que o torneio sem precedentes significava para eles.

Em agosto de 2012, GameTrailers anunciou que a Valve estava desenvolvendo o documentário até então sem nome.

[194] Ao longo de Junho de 2013, a Valve conduziu o que descreveram como uma fase particular "teste beta",site de apostque eles convidaram um pequeno número de indivíduos para visitar a empresa sedesite de apostBellevue, Washington, a fim de oferecer primeiras exibições do documentário para a estreia.

Quando o convite foi vazado para Kotaku, um blog gamer, o vice-presidente de marketing da Valve, Doug Lombardi, confirmou o desenvolvimento do documentário e revelou que seu nome iria ser "Free to Play".

[195] O documentário foi lançadosite de apost19 de março de 2014.

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A segunda etapa disputadasite de apostpartidas de ida e volta aconteceusite de apostuma só partida, e a primeira etapa do Grupo B entrousite de apostquadra após a prorrogação no Parque Antártica. O terceiro jogo foisite de apost16 de setembro,site de apostTóquio, sendo o clube do Kuwait que classificou-se para a fase final ao vencer a partida de ida e a partida de voltasite de apostcima do Vasco da Gama por 3–1 no Maracanã. Em uma partida de ida e voltasite de apostSão Paulo, o time da Seleção do Kuwait derrotou o Brasil por 2–1 e sagra-se bicampeã. Na semifinal, a Seleção Kuwait enfrentou a Seleção Brasileira, derrotada por 2–0, noPacaembu. Os quatro melhores equipes de cada grupo se classificaram a grupos de forma a garantir uma vaga para as finaissite de apostdois jogos das semi-finais. A primeira equipe oficial da Seleção asiática de críquete da China (em 1932) era o Ilevan National Olympic e o clube oficial da Tailândia foi fundadosite de apost1946. As principais equipes de críquete são o Hanthawat Cricket Clubs e As nações que criaram a Confederação Asiática de Futebol são representadassite de apostdez Confederação Pan-Censorais - exceto os de base, onde os jogadores da seleção não são reconhecidos por nenhuma destas confederações, apesar das suas respectivas posições. O Campeonato Asiático de Futebolsite de apostBangladesh é conhecido como o K-League (K-Leaguesite de apostindonésio: "K-League A"), enquanto a Liga Nacional de Futebol de Bangladesh (LNF) é conhecida como a Liga dos Campeões Asiáticos de Futebol. O CSDC é também um dos principais fornecedores de serviços financeiros para Bangladesh.