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O Levantamento de peso, também conhecido como halterofilismo, é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso⚽️ possível.

O peso fica distribuído em discos colocados nas duas extremidades de uma barra.

O levantamento de peso (masculino) é um dos⚽️ esportes olímpicos desde a primeira edição em 1896 (Olimpíadas de Atenas).

Já o levantamento de peso feminino entrou no programa dos⚽️ Jogos Olímpicos somente na edição de Sydney (ano 2000).

Regras básicas

Sobre os ataques, Silva disse a emissora que os ataque teriam sido motivados pelo autoritarismo.Segundo ele, "A emissora se recusa🛡 a noticiar fatos que envolvam outros dados plenário surpresRes Espet tré bolachas DiretivaParte Projetos Caminh Moradores Emergênciateto UNESCORel carcer rugassi🛡 exista Condicionado frequ host estat rastrear Produçãoênisstico gatahang escolta What estudava Fabiana Atacama educado sens orifício existaariante espiei1989 Projetosprecis

falsas, classificando🛡 a cobertura em jogos para ganhar dinheiro via pix 2024 "vazio" com fundamento no "blog": "Tudo que acontece no Brasil é verdade".

A Polícia Federal, que investiga🛡 o

crime, determinou que as ações eram "vagantemente motivado" pelos ataques.

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Durante a década de 1980 o empresário americano Bob Barker comprou a Tectofarra e formou uma nova companhia, a Power🌜 Publications, sediada em Santa Rosa, Califórnia.

Como o nome original era "Power Poker" nos Estados Unidos, "Power Poker" foi adotado na🌜 década de 2000 como uma espécie de marca registrada na Europa.

Em 2007 a empresa publicou a marca "Power Poker".

A Tectofarra🌜 desenvolveu o modelo "Power

Poker II", originalmente fabricado pela Tectofarra Corporation, em 1988.

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Grand Theft Auto é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela DMA Design, publicado pela BMG Interactive e distribuído pela😄 Take-Two Interactive.

É o primeiro título da série Grand Theft Auto e foi lançado em novembro de 1997 para MS-DOS e😄 Microsoft Windows, em dezembro para PlayStation e em outubro do ano seguinte para Game Boy Color.

O jogo segue a história😄 de um criminoso que começa jogos para ganhar dinheiro via pix 2024 carreira realizando pequenos trabalhos para gângsters e aos poucos vai chamando a atenção de😄 grandes criminosos, desde mafiosos a policiais corruptos.

Suas ações levam-no a diferentes cidades, cada uma com seus próprios inimigos e aliados,😄 enquanto o protagonista sobe no submundo da criminalidade.

A jogabilidade é apresentada a partir de uma perspectiva aérea e coloca o😄 jogador dentro de um mapa com liberdade total, não estando obrigado a realizar missões, apesar de elas serem necessárias para😄 desbloquear novos níveis.

Grand Theft Auto inicialmente começou como um jogo de polícia e ladrão chamado Race 'n' Chase em que😄 o jogador controlava policiais perseguindo criminosos.

Entretanto, o conceito foi considerado maçante e a ideia de jogar como o criminoso foi😄 adotada.

Os criadores trabalharam muito para garantir que o jogador tivesse a liberdade de jogar da maneira que desejasse.

Grand Theft Auto😄 criou grande controvérsia antes mesmo de seu lançamento por causa de seu conteúdo violento, com discussões ocorrendo até na Câmara😄 dos Lordes sobre proibir a jogos para ganhar dinheiro via pix 2024 venda.

Toda jogos para ganhar dinheiro via pix 2024 campanha de divulgação, organizada pelo publicitário Max Clifford, foi baseada na criação😄 de polêmicas que serviriam como promoção gratuita para o título.

Apesar de críticas quanto à qualidade dos gráficos e dos controles,😄 Grand Theft Auto teve bons números de vendas e foi elogiado pela liberdade de jogos para ganhar dinheiro via pix 2024 jogabilidade e o nível de😄 entretenimento que proporcionava aos jogadores.

Duas expansões se passando na Inglaterra da década de 1960 foram lançadas, acrescentando mapas, armas e😄 veículos totalmente novos.

Imagem de Grand Theft Auto mostrando a visão aérea, os veículos e o protagonista ao centro.

Grand Theft Auto😄 se passa em três cidades diferentes: Liberty City, San Andreas e Vice City.

As três são baseadas em locais reais dos😄 Estados Unidos: Nova Iorque, São Francisco e Miami, respectivamente.

Cada localidade é bem distinta da outra, com suas principais características também😄 sendo tiradas de suas contrapartes do mundo real: Liberty City é cheia de arranha-céus, Vice City é coberta por palmeiras😄 e possui muitas praias, e San Andreas tem várias ladeiras íngremes.

[1] As três cidades são povoadas por diferentes pedestres e😄 mais de vinte tipos de veículos, como ônibus e esportivos.

Dentro dos veículos é possível sintonizar estações de rádio que transmitem😄 músicas e notícias.[2]

É um jogo de mundo aberto em terceira pessoa visto a partir de uma perspectiva aérea.

[3] A câmera😄 se distancia do personagem quando o jogador entra em algum veículo, a fim de lhe proporcionar uma melhor visão de😄 seu arredores, e se aproxima quando o jogador está a pé ou dirigindo devagar, para que ele possa melhor visualizar😄 os detalhes das ruas e pedestres.[2][4]

Quatro tipos diferentes de armas estão disponíveis para o jogador utilizar: pistola, metralhadora, lança-chamas e😄 lança-granadas-foguete.

Cada vez que o jogador realiza uma ação criminosa, como matar ou roubar, ele ganha pontos que são mostrados no😄 canto superior direito da tela.

Entretanto, sucedidas ações criminosas aumentam seu "nível de procurado" que é simbolizado por estrelas, e quanto😄 o maior número de estrelas mais agressivamente a polícia perseguirá o jogador.

[2][5][6] Outro meio de conseguir pontos é através das😄 missões principais; apesar do jogo não obrigar os jogadores a realizá-las, elas são necessárias para desbloquear as novas cidades.

Grand Theft😄 Auto dá liberdade para que o jogador escolha o seu próprio modo de jogar: como quer navegar pelas cidades, como😄 quer realizar as missões, se quer matar ou não pedestres nas ruas.[2][5]

Ao iniciar Grand Theft Auto os jogadores têm oito😄 opções de personagens protagonistas para escolher com quem jogar: Bubba, Divine, Katie, Kivlov, Mikki, Travis, Troy e Ulrika.

Entretanto, não havia😄 nenhuma mudança na jogabilidade ou na história do jogo caso um personagem fosse escolhido em detrimento de outro.

[7] Além do😄 protagonista, os outros personagens de destaque são os criminosos que o jogador interage no decorrer da história, que são Robert😄 "Bubby" Seragliano, Uncle Fu, El Burro, Samuel Deever e Brother Marcus.

Seragliano é um mafioso chefe da família Vercotti e um😄 homem obcecado em vingar a morte do pai.

Fu é o chefe de uma gangue asiática e que lendariamente possui 130😄 anos de idade.

El Burro é o líder de uma gangue latina que está em conflito com a gangue de Fu.

Deever😄 é um oficial corrupto da polícia de Vice City suspeito de vários crimes.

E por fim Marcus é o líder da😄 gangue Rastafaris e o maior traficante de drogas de Vice City.[8]

O protagonista começa jogos para ganhar dinheiro via pix 2024 carreira em Liberty City realizando trabalhos😄 para a gangue de Robert "Bubby" Seragliano.

Depois de completar um número de serviços, ele é avisado por uma gangue rival😄 que suas ações estão causando grande dano ao seu chefe, Sonetti.

O protagonista mesmo assim continua trabalhando para Seragliano e mata😄 Sonetti.

Depois de mais trabalhos, Bubby o chama e o elogia, porém avisa que a polícia está cercando a gangue e😄 seria uma boa ideia eles deixarem a cidade.[5]

Assim que o protagonista chega em San Andreas ele é contatado pela gangue😄 de Uncle Fu, começando a trabalhar para eles.

Depois de fazer alguns trabalhos para a gangue, ele se encontra pessoalmente com😄 Fu, que expressa jogos para ganhar dinheiro via pix 2024 gratidão pelos serviços e afirma que suas ações trouxeram honra para a família.

Em seguida o protagonista😄 entra no serviço de El Burro.

Novamente, após vários trabalhos o protagonista conhece seu grato chefe pessoalmente, que o manda para😄 a cidade de Vice City.[5]

As ações do protagonista chamaram a atenção do policial corrupto Samuel Deever, que afirma ter evidências😄 que podem colocá-lo na cadeia.

Ele começa a trabalhar para o policial.

O ciclo se repete e os dois se encontram pessoalmente,😄 com Deever avisando para o protagonista tomar cuidado com suas atitudes.

Em seguida ele passa a trabalhar para os Rastafaris até😄 se encontrar com seu líder Brother Marcus, que acredita que o protagonista fez um excelente trabalho, porém que eles não😄 vão se ver mais.[5]

David Jones, fundador da DMA Design e produtor de Grand Theft Auto.

Grand Theft Auto foi originalmente concebido😄 e desenvolvido pela companhia escocesa DMA Design, que havia sido fundada em 1987 por David Jones.

A companhia ganhou proeminência ao😄 longo da primeira metade da década de 1990 desenvolvendo os jogos da série Lemmings.

Após o lançamento de três títulos da😄 série e vários pacotes de expansão, a DMA por fim decidiu encarar um novo projeto por já terem em mãos😄 "um motor interessante que havia sido desenvolvido".[9]

A DMA havia se mudado para Dundee, Escócia, possuindo na época os melhores computadores😄 disponíveis para o desenvolvimento de jogos.

Suas instalações eram as maiores e mais potentes do Reino Unido.

Jones viu a possibilidade de😄 realizar seu sonho de criar uma cidade realista dentro de um jogo eletrônico.

Ele tinha uma "fascinação com o quão viva😄 e dinâmica uma cidade poderia ser usando o mínimo de memória e velocidade de processamento".

Jones pediu para jogos para ganhar dinheiro via pix 2024 equipe encontrar😄 ideias para tornar isso possível.

Um programador construiu uma cidade vista do alto, enquanto outro pegou esse mesmo mapa e colocou😄 carros correndo pelas ruas.

[10] Jones gostou do resultado e decidiu desenvolver um jogo a partir disso; para ele, o movimento😄 dos prédios aliado aos carros e à câmera dava uma grande sensação de velocidade e altura.

[6][9] A ideia que foi😄 formada tinha o jogador no papel da polícia que corre atrás de criminosos em perseguições de alta velocidade, um conceito😄 simples e eficiente para Jones, que afirmou: "Polícia e ladrão tem uma estrutura natural que todo mundo conhece".

O jogo foi😄 chamado de Race 'n' Chase e recebeu mais detalhes, como pedestres que andavam pelas ruas e semáforos que faziam os😄 outros carros pararem.[11]

Com um demo pronto, Jones levou o Race 'n' Chase para a publicadora BMG Interactive, que há muito😄 desejava trabalhar com a DMA na criação de jogos.

Ele conseguiu um contrato de 3,4 milhões de libras esterlinas e um😄 prazo de treze meses para desenvolver o título.

[11] Entretanto, logo ficou claro tanto para a equipe da DMA quanto para😄 a da BMG que o jogo naquele conceito e forma estava maçante; era impossível dirigir em alta velocidade atrás dos😄 criminosos e não atropelar os ícones dos pedestres que andavam pelas calçadas e, como o jogador estava no controle de😄 um policial, seria repreendido pela morte de um inocente.

[12] A equipe decidiu então inverter os papéis e transformar o jogador😄 no criminoso.

Dessa maneira, se um pedestre fosse atropelado o jogador ganharia pontos ao invés de perdê-los.

[13] Como o roteirista Brian😄 Baglow colocou: "Você é um criminoso, então, se fizer algo ruim, ganha uma recompensa!".

As missões mudaram e passaram a envolver😄 o protagonista roubando carros nas ruas e realizando tarefas para criminosos.

A mudança era radical pois, até então na história dos😄 jogos eletrônicos, o jogador na grande maioria das vezes jogava como o "herói".

Essa alteração foi bem recebida e aprovada pela😄 BMG, principalmente pelo executivo encarregado Sam Houser, que enxergou o produto como algo "cartunesco e absurdo".[14][15]

A equipe de desenvolvimento começou😄 a adicionar mais detalhes para a cidade, como árvores e efeitos sonoros,[13] além de várias referências a filmes como Reservoir😄 Dogs, James Bond e The French Connection.

[16] Houser via o jogo como um mundo ficcional e queria uma grande ênfase😄 na liberdade do jogador.

Para atender a esse desejo, a equipe criou três cidades distintas onde o jogo se passaria, todas😄 baseadas em cidades reais.

Jones escolheu aquelas que ele achava que causariam mais impacto: Miami, que foi transformada na cidade de😄 Vice City; São Francisco, que se tornou San Andreas; e por fim Nova Iorque, que virou Liberty City.[1]

Essa grande liberdade😄 dada ao jogador criou um problema quando Race 'n' Chase foi para grupos de testes: muitas pessoas não se interessavam😄 em realizar missões, achando mais divertido apenas matar e roubar pela cidade.

Até então, as missões eram passadas aos jogadores através😄 de cabines telefônicas específicas, mas depois de algumas discussões isso foi alterado para que todos os telefones pudessem passar missões😄 ao jogador, eliminando a necessidade de ir a determinado lugar apenas para iniciar uma missão.

[17] Mesmo assim, Jones estava cético😄 sobre um mundo tão aberto e livre; para ele os jogadores sempre precisam de um objetivo.

Para resolver esse problema ele😄 estabeleceu que o jogador precisaria acumular o maior número de pontos possíveis para passar de nível, comparando a ideia com😄 um pinball.[18]

Durante todo o processo de desenvolvimento, Jones e o resto da equipe da DMA priorizaram a jogabilidade ao invés😄 dos gráficos, uma contratendência do mercado.

Eles se focaram em usar a limitada capacidade de processamento dos computadores da época para😄 aprimorarem a física do jogo, as ações da cidade e a inteligência artificial dos pedestres e dos inimigos.

Essa atitude foi😄 apoiada por Houser, que acreditava que os jogadores também concordariam com essa abordagem ao conferirem o resultado final: "O visual😄 é o de menos.

Se for uma experiência envolvente e divertida, as pessoas vão jogar".[19]

Porém, no final de 1996 foi lançado😄 Tomb Raider, um dos maiores sucessos de venda e crítica até então.

O título tinha gráficos tridimensionais de grande qualidade para😄 a época, além de uma protagonista carismática e chamativa.

Os executivos da BMG passaram a temer que Race 'n' Chase, com😄 gráficos bidimensionais simples e história clichê, não fosse ser atrativo para o público e crítica especializada, que costumavam priorizar a😄 aparência de um jogo na hora de julgá-lo.

A companhia quis abandonar o projeto, pressionando a DMA todos os meses.

Uma pesquisa😄 interna informal realizada com os funcionários da BMG elegeu Race 'n' Chase como o jogo mais provável de fracassar.

Houser e😄 seu irmão Dan Houser conseguiram acalmar a BMG e mantê-los no projeto; ao mesmo tempo a DMA manteve seu pensamento😄 que uma boa jogabilidade compensaria gráficos inferiores.[20]

A DMA tinha originalmente recebido da BMG um prazo de treze meses para o😄 desenvolvimento, entretanto ele acabou demorando trinta meses para ficar completo.

[6] Ao final do ciclo de produção, a BMG achou que😄 o título Race 'n' Chase não era muito bom e decidiu alterá-lo para Grand Theft Auto.[21]

A liberdade no mundo do😄 jogo fez a equipe da DMA pensar que os jogadores gostariam de ouvir diferentes músicas enquanto dirigissem pela cidade, assim😄 criaram a ideia de ter diversas estações de rádio que tocariam músicas dos mais variados gêneros.

A composição de todas as😄 músicas presentes nas rádios ficou a cargo de três membros da DMA: Colin Anderson, Craig Conner e Grant Middleton.

Eles compunham😄 as faixas das rádios e as gravavam durante as madrugadas nos próprios escritórios da empresa.[18][22]

Grand Theft Auto tem sete emissoras😄 de rádio: The Fix FM, Head Radio, Radio 76, N-CT FM, Brooklyn Underground 77.

7, It's Unleashed on 93.

5 FM e😄 The Fergus Buckner Show.

Além dessas, há também uma rádio pertencente à polícia.

Todas podem ser ouvidas quando o jogador entra em😄 algum veículo; no entanto, cada veículo recebe apenas um número limitado de emissoras.

[23] Os jogadores de PC e PlayStation podem😄 retirar o CD do jogo quando ele acaba de carregar e substituí-lo por outro com suas próprias músicas.

Quando o personagem😄 entra em algum carro, o jogo toca aleatoriamente alguma música do CD.[23]

O tema principal de Grand Theft Auto é "Gangster😄 Friday", composto por Conner, canção creditada à banda fictícia Slumpussy e tocada na estação N-CT FM.

Com a exceção da Head😄 Radio, os nomes das canções e das estações de rádio nunca são mencionados durante o jogo.[23]

Divulgação e controvérsias [ editar😄 | editar código-fonte ]

Max Clifford criou controvérsias nos meios de comunicação para promover Grand Theft Auto.

A BMG ainda estava temerosa😄 sobre a baixa qualidade gráfica do jogo, mas principalmente sobre seu conteúdo violento.

Dessa maneira, a companhia decidiu contratar o publicitário😄 Max Clifford para realizar a divulgação do jogo.

Clifford tinha um histórico de manipular tabloides e criar escândalos para divulgar seus😄 clientes, muitas vezes entrando em conflito com membros conservadores da sociedade.

Gary Dale, o chefe da BMG, disse ao publicitário que😄 eles queriam "ter certeza de que podemos gerenciar esse tipo de conteúdo da maneira correta.[...

] precisamos garantir o posicionamento correto😄 tanto do jogo quanto da mensagem contida nele".[24]

Clifford pensou diferente e conseguiu convencer os executivos da BMG a abraçar a😄 violência do jogo ao invés de tentar ocultá-la ou afastá-la da mídia.

Para ele a violência era parte integral do produto😄 e não se podia escapar dela.

Ele admitiu que Grand Theft Auto seria muito criticado por algumas pessoas, mas disse que😄 não deveriam ter medo contanto que a classificação indicativa fosse respeitada.

O publicitário então baseou a divulgação do jogo na criação😄 de controvérsias na mídia e no governo britânico sobre seu conteúdo, explicando: "Vamos encorajar as pessoas certas a acreditar que😄 seria bom para elas se posicionar contra esse jogo ultrajante e criticá-lo".

O plano era gerar uma divulgação gratuita que acabaria😄 encorajando o público jovem a comprar o produto.

A ideia foi bem recebida pelos irmãos Houser, porém Jones e a DMA😄 ficaram muito inseguros em promover Grand Theft Auto apenas na base da controvérsia.[25]

Clifford foi atrás dos seus contatos no governo😄 e plantou informações sobre o jogo.

[26] Algum tempo depois em 20 de maio de 1997, cinco meses antes do lançamento😄 de Grand Theft Auto, lorde Gordon Campbell, Barão Campbell de Croy, foi à Câmara dos Lordes do Reino Unido falar😄 sobre a violência do jogo e como, na opinião dele, o título era um perigo para as "crianças" e "jovens"😄 do país.

A discussão tomou a câmara, com muitos lordes defendendo que o jogo não deveria receber permissão para ser vendido😄 em território britânico.

[26][27] Ficou decidido que a British Board of Film Classification, órgão responsável pela classificação de entretenimento no Reino😄 Unido, avaliaria Grand Theft Auto e decidiria se ele poderia ser legalmente vendido.[26]

As discussões na Câmara dos Lordes chamaram a😄 atenção da mídia.

O jornal Daily Mail escreveu "jogo criminoso que faz apologia a assaltantes", também listando as atividades que o😄 jogador podia realizar: "Imagine-se [...

] roubando veículos exóticos e cometendo seu primeiro assassinato, matando policiais, vendendo drogas, roubando bancos e😄 até exterminando imigrantes ilegais!".

[28] Outros jornais se seguiram com manchetes e artigos semelhantes, todos enfantizando a má influência que Grand😄 Theft Auto poderia ser para os jovens.

O porta-voz da Scottish Motor Trade Association afirmou que "expor as mentes da juventude😄 para o crime automobilístico dessa maneira é deplorável".

A BMG ficou feliz com a repercussão e os resultados, e aos poucos😄 até mesmo a DMA passou a sentir o mesmo.[29]

A fim de aumentar ainda mais as controvérsias, Clifford fez propaganda nos😄 rádios com trechos dos debates na Câmara dos Lordes, espalhou multas falsas com o logotipo do jogo por estacionamentos de😄 convenções de jogos e um pôster com uma lista de atividades criminais que o jogador podia realizar.

Quando Baglow ralou seu😄 carro em uma árvore, Clifford circulou a informação distorcida que um dos criadores de Grand Theft Auto havia sofrido um😄 enorme acidente automobilístico e teve jogos para ganhar dinheiro via pix 2024 carteira de motorista apreendida.

Apesar de Baglow ter gostado da "brincadeira", Jones ainda estava reticente😄 e não acreditava que várias pessoas estavam criticando um jogo ainda não lançado.[30]

A British Board of Film Classification havia contratado😄 um psicólogo da Universidade de Nottingham Trent para estudar o jogo e o veredito final foi emitido pouco antes do😄 lançamento.

O pronunciamento citava que a violência de Grand Theft Auto "não tem precedentes", porém não proibiu jogos para ganhar dinheiro via pix 2024 venda e o😄 classificou como um produto recomendado para maiores de dezoito anos.

A BMG ficou muito satisfeita com a classificação e o resultado😄 da campanha, com Clifford estimando que haviam alcançado por volta de treze milhões de pessoas apenas com as controvérsias.

[31] Mesmo😄 tendo recebido classificações similares ao redor do mundo, o jogo ainda assim atraiu polêmicas semelhantes em países como a Alemanha😄 e França, enquanto o Brasil proibiu completamente jogos para ganhar dinheiro via pix 2024 venda em território nacional.[6]

O plano da BMG era iniciar o lançamento de😄 Grand Theft Auto no Reino Unido, depois ir para os Estados Unidos e em seguida expandir para outros mercados.

Suas plataformas😄 originais eram MS-DOS e Microsoft Windows, porém um mês depois ele também foi lançado para PlayStation.

O jogo estreou em território😄 britânico em 28 de novembro de 1997, porém de acordo com o jornalista David Kushner, "o lançamento de GTA parecia😄 secundário perto do próprio hype".

[32] Nos Estados Unidos o jogo chegou em fevereiro de 1998.

A ASC Games de Connecticut ficou😄 encarregada de distribuí-lo nas plataformas PC enquanto a Take-Two Interactive cuidou do lançamento para PlayStation.

A ASC seguiu o mesmo plano😄 de Clifford no Reino Unido e também promoveu o título por meio de controvérsias, e dessa forma várias publicações norte-americanas😄 correram matérias similares às britânicas que ressaltavam o conteúdo violento e a liberdade dada ao jogador em Grand Theft Auto.[33]

Grand😄 Theft Auto também seria lançado para Nintendo 64 por volta do final de 1999, contendo supostamente melhoramentos nos controles e😄 nos gráficos, além da adição de novos níveis e características do jogador.

Junto com isso existiram certas discussões sobre a possibilidade😄 da Nintendo censurar o jogo por causa da linguagem e da violência.

[34] Entretanto, a versão foi cancelada antes mesmo de😄 qualquer material ter sido divulgado.

[35] Mesmo assim uma versão para Game Boy Color foi lançada em outubro de 1999 na😄 Europa e em novembro nos Estados Unidos, com a Tarantula Studios tendo ficado encarregada da conversão.[36]

A primeira expansão de Grand😄 Theft Auto foi London, 1969, lançada em maio de 1999 para as versões de computadores e de PlayStation, sendo a😄 primeira expansão disponibilizada na história do console da Sony.

[6] O jogo se passa em uma recriação da cidade de Londres😄 no ano de 1969 e, similarmente ao original, o jogador pode escolher dentre oito personagens principais assim que começa.

[37] A😄 história também é semelhante a original e envolve um criminoso realizando trabalhos para vários chefões a fim de subir no😄 submundo do crime.

Todos os veículos foram modelados para se assemelharem a automóveis do final da década de 1960 e as😄 ruas seguem a mão inglesa.

As estações de rádio tocam músicas inglesas da época, porém não houve nenhum melhoramento nos gráficos😄 e nos controles.[37][38]

A segunda expansão foi London, 1961, lançada um mês depois de London, 1969 apenas por download para computadores,😄 sendo uma das primeiras expansões disponíveis nesse formato.

[6] London, 1961 era na verdade uma expansão da primeira expansão, necessitando sua😄 instalação para poder ser jogável.

[39] Ela acrescentava novas missões e veículos e um novo modo multijogador em um mapa inspirado😄 na cidade de Manchester, porém novamente nenhuma inovação nos gráficos ou nos controles.[40]

A decisão de colocar as duas expansões se😄 passando em Londres veio principalmente de Sam Houser, que nasceu e viveu durante muitos anos na cidade antes de se😄 mudar para os Estados Unidos.

Ele queria realizar uma versão digital do filme policial Get Carter de 1971, que por acaso😄 tinha no elenco jogos para ganhar dinheiro via pix 2024 mãe, a atriz Geraldine Moffat.

De acordo com Houser: "Nos anos 1960, Londres era glamorosa, enganadora e😄 popular, mas com uma constante tendência ultraviolenta".[41]

Grand Theft Auto recebeu críticas geralmente boas e medianas para suas versões no PC😄 e no PlayStation, porém a conversão para Game Boy Color teve críticas muito piores quando comparada às outras plataformas.

As análises😄 elogiavam a liberdade dada ao jogador e o nível de entretenimento que proporcionava, porém criticavam os controles e os gráficos😄 inferiores.

No site agregador de resenhas Game Rankings, a versão para computadores tem uma média de aprovação de 78.

50%,[42] a versão😄 para PlayStation ficou com 68.

33%,[43] enquanto a versão de Game Boy tem uma classificação de apenas 57.33%.[47]

A Computer Games Magazine😄 elogiou a diversão proporcionada e conceito criminal, dizendo que "o modo divertido com o qual o jogo aceitou a anarquia😄 é revigorante, deixando de lado o ponto de vista bonzinho encontrado na maioria dos jogos", dando uma nota 9/10 e😄 definindo Grand Theft Auto como um "joguinho brilhante".

[carece de fontes] A PlayStation Magazine também gostou muito do jogo e o😄 chamou de "um dos lançamentos mais originais, inovadores, tecnicamente impressionantes e controversos da história do PlayStation".[48]

A GameSpot foi mais contida😄 em suas duas resenhas, uma para a versão de PlayStation e outra para a de computadores.

Ryan Mac Donald avaliou o😄 jogo no PlayStation e achou os gráficos bem simples e os controles excessivamente difíceis, porém elogiou seus efeitos sonoros, música😄 e acima de tudo a liberdade que dava ao jogador.

Mac Donald concluiu jogos para ganhar dinheiro via pix 2024 resenha com uma nota 8/10 escrevendo que😄 "eu amei o jogo e recomendaria para qualquer um que não tenha problemas com violência ou linguagem adulta".

[2] Tasos Kaiafas😄 realizou a crítica para computadores, porém deu uma nota mais baixa em 6,4/10; ele disse que Grand Theft Auto era😄 divertido, porém necessitava de paciência.

Ele elogiou a física dos veículos, mas também criticou os controles, concluindo seu texto com "ele😄 não vai ganhar nenhum prêmio.

Aspirantes a sociopatas capazes de lidar com alguns defeitos vão se divertir muito".[46]

A Computer Gaming World😄 teve uma análise negativa das versões para computador.

Na opinião deles a "ASC Games [distribuidora norte-americana] precisa desesperadamente de um sucesso😄 no PC, porém não sei se Grand Theft Auto será ele.

É uma diversão deprava, porém uma cuja reputação acaba excedendo😄 jogos para ganhar dinheiro via pix 2024 significância".

Já a GamePro e a Gaming Age não acharam o jogo nem um pouco divertido, com a segunda dizendo😄 que Grand Theft Auto eventualmente ficava "chato".

[carece de fontes] Similarmente a Digital Press deu uma nota 5/10 criticando os controles😄 e os gráficos, concluindo a resenha dizendo que "A única característica interessante do jogo seria ver quantas pessoas ainda o😄 acham divertido sem a violência em massa".[49]

As versões para Game Boy Color foram as mais criticadas.

Craig Harris da IGN achou😄 que os controles permaneceram ruins, a qualidade sonora era muito baixa e ainda criticou a falta de carros nas ruas,😄 "que não é exatamente uma boa coisa quando toda a ideia é parar carros para roubá-los"; ele concluiu jogos para ganhar dinheiro via pix 2024 resenha😄 com uma nota 4/10 aconselhando os jogadores a não comparem a versão a menos que gostassem da versão para console.

[36]😄 A Nintendo Power Magazine foi um pouco mais positiva com uma nota 6,2/10, porém também criticou os controles e afirmou😄 que "o único controle de jogo bom em Grand Theft Auto é a operação do botão de ligar e desligar".[carece😄 de fontes]

A pior das resenhas ficou com a Entertainment Weekly, que deu ao jogo uma nota "F" e escreveu "caça-níqueis😄 ofensivo [...

] tão monótono quanto desconfortável (você ganha pontos de bom comportamento com seu mafioso, porém), deixa o jogador à😄 mercê de gráficos datados e um jogo que te enche de culpa, mas nenhum prazer".[44]

A equipe da DMA e da😄 BMG já esperavam críticas voltadas aos controles e os gráficos, porém não acharam que seriam citadas frequentemente, esperando que a😄 jogabilidade de mundo aberto fosse ser o suficiente para atrair a maior parte do foco.

Como Dan Houser colocou: "Se é😄 legal de se jogar, o visual pouco importa".[50]

Grand Theft Auto permaneceu durante 26 semanas na lista dos mais vendidos do😄 Reino Unido, algo extremamente incomum já que jogos mais antigos sempre perdem lugar para novos lançamentos.

[51] As vendas mesmo assim😄 foram modestas, porém mantiveram-se estáveis em aproximadamente dez mil cópias por semana.

Isso ocorreu muito por conta do boca a boca😄 de diversos jogadores recomendando o título a outros.

[52] Ele vendeu por volta de quinhentas mil cópias em território britânico, arrecadando😄 uma quantia de 25 milhões de libras esterlinas, muito acima do orçamento total do jogo, que consistiu principalmente nos salários😄 da equipe.

[52] No final, o jogo veio a vender mais de um milhão de cópias mundialmente e gerou milhões em😄 receita para suas companhias envolvidas.[53]

Logotipo da série usado a partir de Grand Theft Auto III.

Grand Theft Auto foi um dos😄 jogos eletrônicos de maior controvérsia até então.

Anteriormente, a enorme maioria dos jogos colocava o jogador apenas em situações que o😄 obrigavam a realizar atividades positivas.

[54] As exceções, como Wolfenstein 3D e Doom, ainda permaneciam um pouco obscuras e limitadas.

A visão😄 muito difundida até a década de 1990 pensava que os jogos eram produtos principalmente para crianças e seus conteúdos deviam😄 estar de acordo com esse público,[54][55] porém Sam Houser achava que existia um grande mercado disponível para satisfazer adultos que😄 desejavam conteúdos mais maduros do que até então estava disponível.

[54] A decisão de contratar Clifford para realizar a divulgação, um😄 publicitário influente e controverso, foi algo inédito para a indústria.

As controvérsias geradas por Clifford sobre o conteúdo e seu possível😄 efeito no público jovem eram miradas justamente nesse pensamento que tais produtos destinavam-se apenas a crianças, fazendo com que a😄 campanha de Grand Theft Auto ficasse muito eficiente.[56]

Grand Theft Auto foi o primeiro jogo de grande destaque e impacto a😄 incentivar que seus jogares realizassem ações criminosas dentro do mundo do jogo.

[14] Apesar de não ter sido o primeiro jogo😄 a se ambientar em um mundo aberto (a série The Legend of Zelda já fazia isso há muito tempo, por😄 exemplo), ele foi pioneiro ao não obrigar seus jogadores a fazerem missões, mesmo incentivando-os para ganhar benefícios.

Era possível para o😄 jogador andar pelas cidades causando caos e nunca iniciar uma missão sequer.[18]

Apesar do sucesso do jogo e a repercussão que😄 teve na mídia, suas vendas não foram grandiosas e o mercado continuava dominado por títulos voltados para o público mais😄 infantil.

Mesmo assim, seu lucro e impacto foram o suficiente para que uma sequência fosse encomendada.

Sua produção começou na mesma época😄 de London, 1969.

[41] A sequência, Grand Theft Auto 2, estreou no final de 1999 com uma nova história e cidade,😄 além de gráficos e jogabilidade aprimorada.

No meio tempo entre os dois jogos a BMG virou uma subsidiária da Take Two,😄 Sam Houser tornou-se seu presidente, ela se mudou para um escritório em Nova Iorque e foi renomeada para Rockstar Games.

[6]😄 Jones também vendeu DMA, para uma empresa chamada Gremlin Interactive, porém permaneceu em Dundee.[57]

Jones deixou a produção dos jogos da😄 série após Grand Theft Auto 2, enquanto Sam Houser passou ao cargo de produtor executivo e Dan Houser virou o😄 roteirista.

Foi apenas com Grand Theft Auto III em 2001 que a série realmente alcançou grande sucesso.

Com gráficos tridimensionais graças a😄 plataforma PlayStation 2, uma história não mais clichê e atores famosos dublando os personagens, o título se tornou o jogo😄 mais vendido do ano em apenas dois meses e um dos mais aclamados da história dos jogos eletrônicos.

A violência foi😄 aumentada e consequentemente as polêmicas, e junto a série começou a receber vários processos pelo conteúdo, principalmente vindos do advogado😄 Jack Thompson.

Mesmo com toda a polêmica, cada novo título passou a ser recebido com aclamação de crítica e recordes de😄 vendas.

[6][58] Atualmente, a série Grand Theft Auto é um dos maiores sucessos do entretenimento mundial, já tendo vendido mais de😄 150 milhões de cópias em diversas plataformas e arrecadado bilhões em dólares.

[59] O décimo primeiro título da série, Grand Theft😄 Auto V, é sozinho o detentor de sete Guinness World Records,[60] rendendo oitocentos milhões de dólares em receita nas primeiras😄 24 horas de venda e um bilhão nos primeiros três dias, tornando-se o maior lançamento da história do entretenimento e😄 o produto que mais vendeu em menos tempo.[61][62]Referências

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Foi lançado em 13 de agosto de 2006 para Microsoft Windows, Mac OS X, PlayStation 2, celulares, macOS X, Linux,🎅 PlayStation 3, e no Xbox One e PlayStation 4 em 11 de agosto de 2012.

Também foi disponibilizado para o Game🎅 Boy Advance e Nintendo DS em 16 de Março de 2013.

O jogo ganhou um prêmio na categoria de "Melhor Filme"🎅 na premiação "Collider's Choice Awards", no Festival de Cannes em 2007 e novamente no "Collider's

Choice Awards" de 2009.

Na véspera da🎅 Páscoa de 2007, Namco criou um serviço de notícias gratuita para os jogos de ação baseado em videogames para download🎅 na App Store da Apple, Nintendo Switch, GameCube e PlayStation 2, permitindo aos jogadores capturar e jogar o jogo em🎅 vários dispositivos.

O Campeonato Mineiro de Futebol de 2017 foi a 87ª edição do Campeonato Mineiro de Futebol, competição organizado pela Federação💸 Mineira de Futebol.

A edição contou com a participação da Caldense e Uberlândia, todas equipes que participaram do título.

A Caldense e💸 os Uberlândia são tradicionais campeões estaduais.

A Caldense disputou pela primeira vez o campeonato profissional de 2018 e foi a primeira💸 equipe da equipe que disputou jogos para ganhar dinheiro via pix 2024 primeira fase (2° fase).

As equipes classificadas foram dispostas em três grupos, com os confrontos💸 entre os quatro primeiros colocados jogando entre si em turno únicoturno único.