Spin Fever Cassinos ao vivosite de apostjaneiro de 2008, para o filme "Five Fight" de Tim Burton.
Em março de 2009, eles foram convidados como um dos membros do The O'Square, uma banda de rock psicodélico sul-americana, para escrever material para o filme.
O grupo gravou suas primeiras cançõessite de apostjulho de 2009 sob a tutela de Robert Fripp, que trabalhou como diretor de arte e composição.
Elas se apresentaram no "The Golden Room", uma sala independente de concertossite de apostLas Vegas, Nevada,site de apostoutubro de 2009, esite de apost25 de dezembro de 2009 no ""Sound of the Sunshine"" e
se apresentaram no "Story Theatre"site de apostNova Iorque.
O grupo também publicou nove romances e lançou três álbuns.
O primeiro, "Dissidia", se tornou uma música internacional sucesso e recebeu sete indicações ao Grammy Awards de 2000 e Melhor Álbum Britânico de 2001.
Seu segundo, "Creator", tornou-se um grande sucesso comercial e ganhou seis indicações ao BMI Award.
Seu terceiro álbum, "Songs of the Golden Gate Bridge", tornou-se um sucesso global e recebeu doze indicações ao Grammy Award.
As primeiras músicas do grupo foram escritassite de apost1996 como um trio chamado "The Pigs", com o baixista Nick Cowan.
Cowan originalmente escreveu
os instrumentais do álbum "Five Fight" antes da banda se separar da TriStar Records.
Cowan juntou forças com os colegas James Higgins e Tom Morello para o último álbum das banda, "Worship's Wrains", lançadosite de apost2008.
Cowan ficou satisfeito com o estilo do álbum e disse que a música "é um lembrete da banda nos anos 50, de todos os anos, e é uma sensação no nível cultural, espiritual, espiritual humano" e descreveu "Songs Without Words: My Life with the Four Flags of Flieger",site de apostestréia como um "single", como uma "delivda balada de estilo musical no tom de jazz".
Eles co-coplanaram "The Last Breath", um vídeo para "For Love in Hell",site de apostjulho de 2008.
Cowan estava com os Cowan Bros.
gravando "Songs Without Words: My Life with the Four Flags of Flieger" antes de se juntar à TriStar Records.
Em 8 de setembro de 2008, Cowan anunciou o seu divórcio com seu ex-colega de banda Tom Morello, James Higgins.
Em 18 de outubro, Cowan e Higgins anunciaram que eles haviam assinado um contrato de gravação para produzir uma outra música, com Higgins como produtor e o escritor Tom Morello como parceiro dos oito membros originais (sendo os primeirosmembros da banda).
Cowan também afirmou que tinha planos para um terceiro álbum solo, "The Last Breath", que foi gravado no estúdio de Cowan e M.
Morello e lançadosite de apostmarço de 2009.
Os "singles" de "The Last Breath" foram lançadossite de apostmaio de 2009, com Cowan apresentando o trabalho no mesmo mês.
As "singles" de "The Last Breath" foram lançadas como auto-intituladosite de apostvários formatos diferentes no Reino Unido e nos Estados Unidossite de apost11 de janeiro de 2009, a partir de um comunicado de Cowan intitulado como o "single principal" da carreira.
"The Last Breath", que conta com
dez faixas distribuídassite de apostoito versões de música, foi lançado na edição "deluxe" do "single" no dia seguinte, dia 14 fevereiro de 2009, juntamente com o vídeo "cover" de "The Last Breath".
A gravação original do "single" teve como primeira "imagem de capa" a banda no Festival Internacional de Curtas,site de apostLondres, no dia 24 de março, e foi incluída no segundo "single" de "Five Fight".
Cowan expressou frustração pela falta de divulgação do "single" e escreveu sobre os sentimentos que sentia quando foi tocada ao vivo.
Cowan disse ao canal de rádio "Herald Sunrise" que não foi o queestava escrevendo.
No dia 12 de maio, durantesite de aposttransmissão ao vivo, o público aclamousite de apostmúsica dizendo: "Five Fight" é um excelente registro.
É assim que eu sempre vou ao álbum!".
O álbum também foi bem recebido pelos críticos musicais.
Com o "single" lançado no Reino Unido, atingindo a posição de número trêssite de apostvários países, alcançando a posição de número oito no gráfico musical de rock de fim de semanasite de apostvários países, e alcançando a posição de número quatro na Austrália, na posição de número quatro no Reino Unido, e número quatro na Nova Zelândia.Atingiu o
número setenta e sete na Dinamarca, e número setenta e cinco na Finlândia.
No Reino Unido, "The Last Breath" alcançou o décimo terceiro lugar nas tabelas, e um total de quatro milhões de cópias vendidas.
O livro de poemas do "The Guardian" afirmou quesite de apost2009 "The Last Breath" "reforçou" o caminho para a maturidade musical na indústria cinematográfica, embora não seja uma resposta mais positiva por parte dos críticos.De