O esporte significa a inclusão social, promoção da qualidade de vida e do meio ambiente.
Por isso, a prática esportiva tem ❤️ forte relação com o desenvolvimento sustentável.
Não só na condução dos eventos e na organização dos jogos, mas também na gestão ❤️ dos recursos materiais.
Cada vez mais instituições e associações esportivas estão em investindo em campanhas de conscientização ecológica, isso é resultado ❤️ de uma preocupação mundial com as questões ambientais na tentativa de gerar uma sociedade sustentável, que associe suas atividades com ❤️ a utilização eficiente dos recursos naturais.
NBA (basquete)
Em seu melhor momento econômico na história, a NBA, principal liga de basquete do ❤️ mundo, tem seus jogos transmitidos para mais 50 de países.
Esse alto alcance global permite a NBA usar de a casa da aposta força ❤️ para conscientizar as pessoas sobre questões do meio ambiente que devem ser tratadas diariamente pelos veículos de informação.
Em 2017, a ❤️ liga lançou a campanha "Time Out Tips".
Essa ação da NBA tinha como objetivo promover a redução do uso de energia, ❤️ motivando os fãs a realizarem ações simples de sustentabilidade.
A campanha foi um sucesso de alcance e contou com a participação ❤️ de ex-atletas da NBA e WNBA como Bill Walton, Dikembe Mutombo, Jason Collins, Swin Cash e Ruth Riley.
O projeto envolveu ❤️ uma parceria entre o programa de sustentabilidade da NBA e a National Environmental Education Foundation - organização sem fins lucrativos ❤️ em prol avanço da alfabetização ambiental nos Estados Unidos.
Nos últimos anos, oito arenas de equipes da NBA receberam a certificação ❤️ LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental na tradução livre) pelo US Green Building Council, que avalia o uso de ❤️ materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental.
As arenas são as seguintes: AmericanAirlines Arena (Miami Heat), Golden 1 Center (Sacramento Kings), ❤️ Moda Center (Portland Trail Blazers), Chase Center (Golden State Warriors), Toyota Center (Houston) Rockets), Barclays Center (Brooklyn Nets), Amway Center ❤️ (Orlando Magic) e State Farm Arena (Atlanta Hawks).
Hoje, a NBA tem uma parceria com a Green Sports Alliance para gerar ❤️ conscientização entre as pessoas e fundos para a proteção do meio ambiente.
Também é importante destacar que a liga promove outros ❤️ programas comunitários em parceria com jogadores de todas as franquias.
Premier League (futebol)
Uma das ligas de futebol de maior alcance, a ❤️ Premier League teve uma audiência total de 1,35 bilhão de pessoas na temporada passada - aumento de 11 % em ❤️ comparação à temporada 2017/2018.
As ações em prol do meio ambiente realizadas pelo campeonato inglês alcançam os quatros do mundo e ❤️ têm ótima repercussão junto aos seus seguidores.
No início do ano, os clubes da Premier League deram ótimo exemplo e passaram ❤️ a apoiar a campanha "Sky Ocean Rescue" para ajudar a reduzir o consumo de plástico descartável pelos fãs.
Além das ações ❤️ conjuntas, os clubes também procuraram realizar campanhas individuais para o meio ambiente anualmente, como o Chelsea e o Manchester City, ❤️ por exemplo.
Na atual temporada, o Chelsea virou um modelo de referência a ser seguido em todo o mundo e está ❤️ utilizando em seu estádio (Stamford Bridge) copos plásticos reutilizáveis de forma permanente.
Em declarações ao site da Premier League, Navjeet Daine, ❤️ gerente de operações de concessões do Chelsea, disse que mais ações para reduzir o consumo de plástico estão sendo promovidas ❤️ pelo clube.
"O teste para copos é apenas uma de uma série de mudanças positivas que fizemos em uma jornada nas ❤️ lojas de alimentos e bebidas.
Agora introduzimos canudos de papel e talheres de madeira, substituindo as alternativas de plástico e fornecemos ❤️ garrafas de molho em vez de sachês de plástico em nossas estações de alimentos", garante Navjeet.
Já o Manchester City apoia ❤️ a campanha "Show The Love".
Segundo o clube, a mensagem da campanha é simples e direta: mostrar o amor pelas coisas ❤️ que amamos que são atingidas pelas transformações climáticas e incentivar todos a perceber a mudança no ambiente local.
O centro de ❤️ treinamento da equipe de Manchester, o City Football Academy, conta com bombas de calor de fonte de ar, captação de ❤️ água da chuva e iluminação LED instaladas em todas as dependências do clube - tanto para os elencos juniores quanto ❤️ para o time profissional.Além disso, as 5.
272 lâmpadas LED instaladas no Etihad Stadium, casa da equipe, ajudam a reduzir o ❤️ uso de energia no estádio significativamente.
Poker (WSOP)
Considerada a Copa do Mundo do poker, o WSOP acontece em Las Vegas (Estados ❤️ Unidos) desde 1970 e é o principal circuito do esporte.
Vencer um torneio no evento é o sonho de consumo de ❤️ grande parte dos jogadores e pode significar o auge de uma carreira.
Para se ter uma ideia, mesmo o Brasil na ❤️ posição de uma grande potência do poker, apenas seis brasileiros conseguiram vencer um título na história do WSOP, tamanha é ❤️ a concorrência para chegar ao topo nesse circuito.
Em 2008, o WSOP passou a utilizar mesas compostas por 98% de materiais ❤️ recicláveis.
Na ocasião, o campeão do evento principal, Peter Eastgate, ganhou de um dos patrocinadores a mesa utilizada na final.
Quatro anos ❤️ mais tarde o WSOP aderiu à fundação One Drop para promover uma campanha com fins de ajudar a aumentar a ❤️ conscientização da população e ainda direcionar fundos para aumentar o acesso de água potável em todo o mundo.
Uma das mediadas ❤️ tomadas pelo WSOP para arrecadar fundos foi doar 11,11% de toda a taxa de inscrição do evento em 2012 para ❤️ a campanha.
Além disso, todos jogadores que ganharam um torneio do WSOP naquele ano concordaram em doar 1% de suas respectivas ❤️ premiações para a causa.
Por ser uma referência do poker, é muito importante para toda a comunidade dos esportes da mente ❤️ ter um circuito do calibre do WSOP envolvido com causas a favor do meio ambiente e isso abre portas para ❤️ novas ações no segmento.