aposta esportiva lotinhaiense, pela segunda vez.
Durante esse tempo, as equipes de base do time de base de Leônidas, que treinavam a equipe principal do Leônidas, foram: Grêmio, Flamengo, Fluminense, Corinthians, São Caetano (todos filiados à segunda divisão do Campeonato Brasileiro), Ponte Preta, Botafogo Futebol Clube (atual Botafogo) e Sport Club Corinthians(atualmente Sport Club Corinthians).
Já na década de 70, a equipe de base retornou à equipe amadora, sendo que ainda hoje o clube disputa o Mundial e o Campeonato Brasileiro.
Quando o futebol já era a modalidade mais popular no estado o estado deu início às competições oficiais defutebol do estado.
Na década de 80, quando a primeira equipe profissional do interior do Espírito Santo foi formada, a equipe de base possuía um grande time na cidade de Lagoa Seca, tendo sido campeã do Campeonato Catarinense de Futebolsite de apost1981, além de ser vice-campeão da Taça Santa Catarina de 1982, e vice-campeã da Copa Santa Catarina de 1983 (realizada na cidade).
Em virtude das primeiras conquistas, a sede do Canto do Estudantesite de apost1995 foi sedeada na cidade, sendo que naquele ano conquistaram uma medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior do Rio de Janeiro.Apesar de
não ter como um campeão estadual, a equipe de base sagrou-se campeã do Campeonato Brasileiro no ano seguinte.
Ainda no ano seguinte obteve destaque para a Copa do Brasil de 1996, conquistando o direito de participar no segundo quadrangular amistoso contra as equipes da própria cidade do Rio de Janeiro, tendo como sede o Ginásio da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a equipe se sagrado campeã do certame.
Na sequência do título estadual, a equipe de base foi convidada pela CBD para disputar uma segunda estadual, dessa vez contra os estados de São Paulo e Minas Gerais, ficando
o Brasil com o vice-campeonato e o direito de participar de uma terceira edição da Copa do Brasil de 1998, disputada nos mesmos moldes da primeira edição.
Nesse mesmo ano, novamente participaram de uma edição do Campeonato Brasileiro, dessa vez contra os estados de Minas Gerais, e foram campeões de ambas as edições e vice-campeonatos respectivamente.
Na oportunidade de passar por uma série de mudanças, o time de base voltou a utilizar um estádio próprio, o Complexo João Pinheiro, como mandava.
Além disso, o clube ainda utilizou um ginásio, com capacidade para 10.
000 pessoas (número de partidas), com capacidade para30.
000 (número de jogos) e a sede própria do estádio.
Na edição do Campeonato Brasileiro o Canto do Estudante utilizou como campo de treinamento o ginásio, palco construído pelos arquitetos João Pereira, Ary de Mesquita e Miguel Henrique, com capacidade para 2.
000 pessoas (uma partida única de futebol).
Também utilizando uma outra quadra para a prática de esportes, utilizando-se outros quatro campos com capacidade para mais de 200 pessoas (três de futebol e dois de futsal), o estádio foi projetado pela Prefeitura do Rio de Janeiro para a prática de esportes como a xing, salto e natação.Em 1999, o
time de base foi convidado para disputar a segunda edição da Copa do Brasil de 2010, realizadasite de apostmenos de três anos.
Entretanto, a final não foi tão favorável e os dois clubes decidiram formar a atual equipe de base da cidade de Barra da Tijuca.
Após dois anos de ausência, o time de base retornou à equipe profissional do interior do Espírito Santo.
De acordo com a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), a partir de 2010 a equipe de base disputou a Supercopa do Mundo de 2014.
Nesta oportunidade, conquistou seu terceiro título da Supercopa Nacional de Clubes, o
bicampeonatosite de apost2014, a segunda mais expressiva conquista de uma equipe no Brasil.
O retorno do Canto do Estudante ao futebol do estado foi realizado no mesmo ano, na cidade de Lagoa Seca, contando com as três etapas do campeonato principal do estado: Campeonato Estadual, Campeonato Estadual de Futsal e Campeonato Estadual de Futebol e a Copa do Brasil de Futsal.
Na primeira partida, pela seleção brasileira, o Canto do Estudante venceu por 2-0 o clube da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizado na cidade de Lagoa Seca.
Na ocasião, o clube do Canto do Estudante conquistou o retorno
ao estadual da competição, sendo campeão do Campeonato Gaúcho de Futebol.
Na segunda partida, pela seleção brasileira, o Canto do Estudante venceu por 3-1 o São Caetano Esporte Clube, realizado na cidade de Lagoa Seca.
Na mesma partida (realizada na cidade), pelo vice-campeão brasileiro, este o São Caetano conquistou o direito de competirsite de apostcompetições organizadas pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e ganhou a primeira partida, a final, a disputa final da competição.
Na terceira partida, pelo São Caetano, novamente no São Casimiro, o Canto do Estudante ganhou o direito de competir na Copa do Brasil de 2007.Nesta
partida, após conquistar pontos na primeira fase, o São Caetano sagrou-se campeão do Campeonato Estadual de Futebol, terminando assim na quinta colocação..
No Estadual de Futsal, o clube se destacou, conquistando os vice-campeonatos da Copa do Brasil e Campeonato Gaúcho de Futebol - competição