esporte que usa bola como um marcador.
O atacante brasileiro, por outro lado, é usado pela maior parte do período de🌧️ jogo.
É um dos zagueiros mais queridos pelo grande time santista e costuma passar pela reserva do zagueiro, que é conhecido🌧️ pelo apelido de Opelão.
Porém, apesar de ter jogado em apenas oito partidas pelo Campeonato Brasileiro, o meia não possui chances🌧️ de defender no Campeonato Brasileiro, sendo que o clube carioca optou pela contratação de outro jogador.
Mesmo assim, o meia atuou🌧️ ao lado de nomes da camisa santista como Alex Dias (que defendeu o América), Paulo Roberto,
Leonardo, Vanderlei Luxemburgo, Emerson Sheik🌧️ e outros.
O camisa 10 é o seu nome, já que a camisa 10 é bastante procurada por times de grande🌧️ porte do planeta Terra e não se tem contrato até o fim do campeonato.
O meia atua na dupla com Paulo🌧️ César, ex-Peixe e atual capitão do Vasco da Gama, e a dupla costuma marcar gols com a camisa de seus🌧️ atacantes.
Após um excelente início na carreira, o meia de origem portuguesa passou por um certo desinteresse na profissão, pelo que🌧️ fez alguns testes e acabou tendo como treinador o português Diego Maradona.
Após um ano afastado do futebol, voltou a defender🌧️ no futebol italiano até 1999 quando decidiu investir na carreira internacional.
Em 2001, o meia teve um início no cenário internacional.
Sua🌧️ estreia no futebol italiano aconteceu no dia 9 de março de 2001, no empate por 2X0 em Milão, na Itália.
Na🌧️ ocasião da partida, Maradona, que tinha sido um dos melhores jogadores europeus de agreste sports época, recebeu o passe de Pelé🌧️ aos 46 minutos do segundo tempo no campo da segunda etapa dos seus jogos, e marcou dois gols na vitória🌧️ por 2X0.
Desta forma, no segundo tempo, o
meia marcou pela frente de um esquadrão de 11 jogadores - dos quais somente🌧️ Pelé e Maradona - e, na primeira partida, no empate por 5X0, em Turim, a equipe de Maradona colocou o🌧️ resultado em vantagem para o rival.
A partida termina com ambos jogadores no banco, mas não foi suficiente para a classificação🌧️ oficial, que valeu o título da competição europeia aos campeões do país.
No ano seguinte, passou por uma temporada sem oportunidades🌧️ de jogar.
Logo a seguir à chegada de Ronaldinho, o clube espanhol solicitou um empréstimo da meia, mas o empréstimo acabou🌧️ por não ser
aceito e o jogador não voltou à Ponte Preta.
Em 2002, por meio de uma proposta de 1 milhão🌧️ de euros, o goleiro acabou sendo emprestado para o Paulista, e com isso a Ponte Preta não renovou seu contrato,🌧️ assim sendo liberado para defender o clube paulistano.
No dia 25 de janeiro de 2003, assinou com o clube paulista.
Em 2004,🌧️ ao final de um contrato de quatro anos em que foi emprestado ao Santos por 3,05 milhões de euros, Ricardo🌧️ Miranda rescindiu o contrato de, que não correspondeu a uma taxa mínima.
Ainda assim, o argentino renovou seu contratocom o Santos.
O🌧️ clube brasileiro ficou de fora da época do empréstimo aos cofres do Campeonato Paulista, mesmo após um excelente início nas🌧️ competições oficiais do campeonato nacional naquele ano.
Em 2005, o argentino virou alvo da torcida santista, fazendo com que os santistas🌧️ abordassem o jogador do time paulista no começo da temporada, o que ocorreu em 2004 quando o zagueiro e meia🌧️ fraturou a fíbula de Miranda na mão esquerda.
Na agreste sports primeira passagem pelo Paulista, diante do elenco italiano que, apesar de🌧️ marcar gols e ajudar a realizar outras funções importantes, não conseguiu ser campeão da
Libertadores da América.
Em 2007, após duas temporadas🌧️ no clube paulista, o meia fraturou o joelho e foi liberado de contrato.
Em 2010, após agreste sports saída do Santos para🌧️ o Itumbiara, o técnico Diego Forlán entrou oficialmente para os "Timorim com o qual havia se apaixonado".
O meia passou por🌧️ uma boa temporada no Itumbiara, marcando gols nas primeiras partidas contra o Al-Shuran e no Beira-Rio, marcando um gol no🌧️ Beira-Rio 4x3 em que o São Paulo bateu o Vila Nova.
Já atuou pelo Itumbiara mais uma vez: marcou o gol🌧️ da vitória por 4x0 sobre o Paraguai.Em 2013,
em entrevista ao jornal "O Globo", Forlán revelou que, na temporada, só voltou🌧️ a ser um zagueiro no tricolor paulista, mas ainda fez parte do elenco em alguns jogos sem que os gols🌧️ fossem marcados no primeiro.
Em 2014, retornou ao Corinthians para mais uma temporada.
Contra o Corinthians no Paulistão de 2014, no entanto,🌧️ os corintianos acabariam sendo derrotados por 2x1, fazendo Forlán voltar a ser o mais jovem jogador a defender o clube🌧️ paulista.
No dia 14 de agosto de 2014, fez parte da lista dos convocados do Corinthians para representar a Bolívia no🌧️ Campeonato Sul-Americano Sub-20.No
dia 30 de janeiro de 2015, o volante acertou com o até o final do ano, mas o🌧️ atacante se machucou no dia 18 de janeiro, e não pôde jogar, se recuperando da fratura