As novas diretrizes educacionais estabelecidas no Brasil, principalmente através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dão conta de que o desenvolvimento de competências socioemocionais são cada vez mais responsabilidade do processo educacional.
Com crescente adesão, uma das formas que vem sendo implementada para colocar issomelhorcasa de apostaprática é através da inserção dos esportes na aprendizagem.
O esporte é uma ferramenta de socialização, autoconhecimento e consciência de coletividade que influencia diretamente na formação de caráter dos indivíduos.
Além disso, este tipo de prática traz para o dia a dia das crianças e jovens os conceitos de trabalhomelhorcasa de apostaequipe, união, resiliência, determinação e disciplina.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre os benefícios dos esportes na aprendizagem, além de conferir algumas dicas sobre como utilizar este recurso namelhorcasa de apostainstituição de ensino.
O que é possível aprender com os esportes
A prática de atividades físicas para cuidar da saúde é amplamente recomendada nos quatro cantos do mundo.
Neste sentido, conhecemos diversos benefícios, como: o estímulo ao bom funcionamento do metabolismo; a melhora do preparo físico; melhores condições respiratórias e cardiovasculares; fortalecimento muscular; entre tantos outros.
E isso vale para qualquer faixa etária, desde crianças até idosos devem manter uma rotina de atividade física para mantermelhorcasa de apostasaúdemelhorcasa de apostadia.
Assim, é fundamental que pais ou responsáveis e professores estimulem que as crianças comecem desde cedo a buscar este tipo de caminho para que, mais tarde, isso se torne um hábito.
Segundo as diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário, a recomendação de prática mínima para a faixa etária de 5 a 17 anos é de 60 minutos diários de atividade física,melhorcasa de apostapelo menos três dias da semana.
Já para adultos, a recomendação é de 150 a 300 minutos de exercício moderado por semana, ou 75 a 150 minutos semanais de atividades intensas.
Os esportes também contribuem para o desenvolvimento da consciência corporal de cada um.
Isso porque permite que as crianças sejam capazes de conhecer cada vez mais os seus próprios corpos, identificar e respeitar suas limitações e entender como podem se desafiar dentro disso.
Isso vale também para a relação com o outro, entendendo e respeitando o corpo do colega assim como ao seu próprio.
Isso sem falarmelhorcasa de apostacoordenação motora e motricidade fina, habilidades físicas que acabam sendo desenvolvidas através do esporte.
Indo além da saúde física
Para além dos benefícios ligados à saúde, a mentalidade orientada à melhoria contínua e a forma de lidar com os desafios presentesmelhorcasa de apostapessoas que praticam esportes são dois pontos-chave neste cenário.
A prática esportiva contribui também com o desenvolvimento intelectual e social das crianças e adolescentes, sendo uma ferramenta essencial a ser utilizada nas instituições de ensino.
Através da prática de esportes, sejam eles quais forem, as crianças aprendem a:
convivermelhorcasa de apostaharmonia com outras pessoas;
respeitar o espaço e o limite de cada um;
valorizar o trabalhomelhorcasa de apostaequipemelhorcasa de apostaprol de objetivos comuns;
se dedicar e ter disciplina para conquistar esses objetivos;
reconhecer o esforço, o sucesso e os resultados próprios e de outras pessoas.
A introdução dos esportes na aprendizagem é, portanto, uma forma de ensinar, na prática, sobre diversas competências socioemocionais que serão futuramente exigidas dessas crianças no ambiente de trabalho adulto, por exemplo.
Assim, o aprendizado é potencializado, trazendo ainda movimento, saúde e competição saudável.
Como integrar esportes e competências socioemocionais?
Para que amelhorcasa de apostainstituição de ensino possa usufruir dos diversos benefícios da utilização dos esportes na aprendizagem, é preciso contar com um planejamento e com parceiros qualificados.
Assim, o primeiro passo é envolver diretamente os profissionais de educação física damelhorcasa de apostainstituição nesta empreitada, buscando compreender a visão e opinião deles, e também os limites postos.
Como um segundo passo, deixamos a dica de que amelhorcasa de apostainstituição procure por parceiros que desenvolvam iniciativas neste sentido.
Um exemplo é o Sports, programa educacional da Inicie Educação voltado para o desenvolvimento de competências socioemocionais através de conteúdos produzidos por grandes atletas.
O programa constitui-se de uma trilha formativa composta por 5 unidades curriculares que envolvem discussões, reflexões e experiências digitais promovidas promovidas por esses profissionais do esporte.
Através dos relatos dos atletas sobre desafios, esforços, privações, determinação, força de vontade e inspiração, os estudantes desenvolvem amelhorcasa de apostainteligência emocional para lidar com situações de adversidade na vida.
Este é um tipo de experiência de aprendizagem que está totalmente adequado às novas dinâmicas do processo educacional e, principalmente, às necessidades dos estudantes.
Além disso, aliando esporte e tecnologia através das plataformas digitais, o processo de ensino-aprendizagem se torna muito mais interessante, engajando cada vez mais.
Se você é do time que acredita na força e no potencial dos esportes como ferramentas de aprendizagem, você está com a gente!