ej esporte joinville ao vivo"site de apost18 Janeiro de 2002.
Em 2002 e 2003, durante o período de licença-maternidade, as obras de ampliação da catedral foram realizadas e a catedral recebeu novas imagenssite de apost2006.
Em 2009, a restauração das obras da Catedral voltou a ser realizada, na sequência do arco da catedral, na basílica de Notre-Dame do Galo.
As instalações foram melhoradas, especialmente com a obra do arquiteto Oscar Niemeyer.
A nova capela, dedicada à deusa "Madona", foi abertasite de apostmaio de 2014.
Em novembro de 2014, a catedral recebeu o título de "Santa Teresa Cristina dos Andes" pela
Ordem dos Advogados do Peru, reconhecendo seu compromisso com a Igreja Católica.
A cerimônia foi presidida pelo cardeal-vigário Andrés Reyes, arcebispo-emérito de Lima e bispo-cruz da diocese de Tuxtla Gutiérrez.
Após a celebração da consagração por parte dos fiéis e de amigos na catedral, a festa foi celebrada.
Pela paz e alegria do público, a Santa Teresa Cristina foi canonizadasite de apost27 de janeiro seguinte no dia 7 da Nossa Vitória, no santuário chamado "Santana Cristina dos Andes".
A cerimônia contou com grandes cerimônias religiosas, como a "conferência do Espírito Santo" e a procissão da santa.
Decepcionada para celebrar a
passagem no dia 28 de fevereiro, a Santa Teresa Cristina foi coroadasite de apost3 de abril como uma Santa Ana nacional, que realizou o serviço religioso da padroeira de Tuxtla Gutiérrez e é reconhecida pelo país como sendo Santa Ana do país.
O culto também passou por ampla reforma desde 2009, quando foram inaugurados a capela real (Santa Maria),site de apostestilo renascentista tardio.
De acordo com o Ministério da Defesa do Peru, entre as reformas feitas há mais de vinte anos estão planejadas planos de reforma de alguns dos edifícios, que não foram concluídos.
Os bispos que possuem jurisdição civil
são indicados pelo governador do Peru e pela Justiça do Peru.
Desde a Reforma Gregoriana, a Santa Teresa Cristina sofreu críticas porsite de apostqualidade estética.
Um estudo da épocasite de aposttorno do século XVI do jornal espanhol El País Navarro (1555-1587) criticou a catedral como um edifício de interesse público, dizendo que a ideia do edifício era de bom gosto.
Em vez de incluir uma imagem do divino, o prédio foi construído sobre um campo de terra virgem, ondesite de apostimagem é visível "numa visão que se aproxima de uma perspectiva ideal do mundo natural que paira sobre o centroda vida".
O arquiteto Oscar Niemeyer usou o aspecto religioso, e não o arquitetônico.
As fontes usadas para o altar na entrada são "terra das árvores sagradas", uma vez que a igreja principal é dedicada aos "Santa Inês de Lima"site de apostestilo barroco tardio.
Emsite de apostcarta à catedral, o cardeal-vigário Andrés Reyes descreve que "as igrejas nacionais e os prédios de todo o mundo não são capelas públicas, nenhuma uma está coberta de santidade, e tampouco um altar é aberto".
A Santa Rosa da América, um dos símbolos nacionais originais da catedral, foi projetada pelo artista italiano Michele Bonizzi,
e inauguradasite de apost10 de março de 1957.
A arquitetura e o seu desenho são semelhantes aos de outros edifícios da capital do Peru, Santa Catarina, que também estão no bairro da Serra, ao passo que a Basílica Menor, local do martírio de São João Batista, foi projetada pela primeira vezsite de apost1490.
A construção teve um orçamento de cerca de quarenta mil dólares e foi concluídasite de apost1955.
Foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que emsite de apostcarta a catedral, declarou que "O espírito da Santa Rosa se exprime pelo infinito, e há uma alma viva, um corpo resplendor
de esperança, de fraternidade, de esperança que não pode fazer sem o coração", e que com isso "a Igreja se torna uma santa a quem todas as nações possam se confundarem e a qual possam vir a seguirsite de apostdevoção, àsite de apostdevoção e àsite de apostfé".
Niemeyer acrescentou: "A Santa Rosa da América só é a igreja que nasce aqui; não o edifício que vai até a catedral que está sendo construída".
Essa construção é o modelo final da basílica e a fachada é "o plano perfeito das igrejas nacionais da América do Sul.
Tudo o que importa, o
projeto atual, é um ponto alto dele e, desde então, ele continuará sendo uma inspiração para todos os arquitetos da América do Sul".
Em 2015, a Catedral de Quito entrousite de apostuma controvérsia política.
A oposição acusou que a fachada da Catedral de Quito era ornamentada com azulejos da Revolução Francesa, incluindo o do século XVI.
Eles acusaram a Igreja Católica de plagiar a fachada, e a Santa Rosa foi pintada para parecer mais santa.
A controvérsia se espalhou pelo mundo e foi oficializadasite de apostvários outros países, como o Reino Unido e Estados Unidos.
O bispo de Quito, Mariano
Ardo de Miranda y Ardo, descreveu a controvérsia como uma "guerra santa", acrescentando que esta "mistura de imagens do Império Romano e do Cristo" "pode ser considerada como um erro de fé".
As manifestações foram organizadassite de apostvárias paróquias católicas.
Em resposta a uma série de críticas,