Nota: Para o calçado, veja Para o calçado, veja Tênis (vestuário) .
Para a antiga cidade egípcia, veja Ténis (Egito)
Ténis (português 🌜 europeu) ou tênis (português brasileiro) é um esporte de origem inglesa, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas, 🌜 cimento, saibro ou relva.
Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou 🌜 não.
A quadra é dividida em duas meia-quadras por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola 🌜 para além da rede (para a meia-quadra adversária) com ajuda de uma raquete.
Para marcar um ponto é preciso que a 🌜 bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária incluindo as linhas que demarcam o campo do oponente, 🌜 fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora 🌜 dos limites da outra meia-quadra.
O desporto assim possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) 🌜 e defesa (bom posicionamento em quadra, antecipação do lance adversário etc).
O tênis possui um intricado sistema de pontuação, que subdivide 🌜 o jogo em games/jogospt e sets/partidas pt.
Grosso modo, um game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é 🌜 um conjunto de games (1-2-3-4-5-set).
Cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço ou 🌜 sacar.
No tênis de competição, é comum que o jogador que serve fature o game, já que tem a vantagem do 🌜 ataque e dita o ritmo do jogo.
Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a 🌜 troca de bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os games em que 🌜 está sacando.
Ganha o jogobr/encontropt aquele que atingir um número de sets pré-definido - geralmente 2 sets, sendo de 3 sets 🌜 para os grandes torneios masculinos.
Gravura do jeu de paume de 1632
O jogo atual de tênis originou-se no século XIX, na 🌜 Inglaterra.
Muitos historiadores, porém, acreditam que a origem do esporte data do século XII, na França, onde contudo usava-se a mão 🌜 para bater na bola.
No final do século XVI começou-se a usar raquetes para bater na bola e o jogo passou 🌜 a ser chamado de "tênis", do francês antigo Tenez, que pode ser traduzido como "segure" ou "receba".
O jogo era popular 🌜 na França e na Inglaterra, onde era praticado em locais cobertos, onde a bola batesse em uma parede.
Mais tarde, o 🌜 jogo seria chamado de "tênis real".[1]
O torneio mais antigo de tênis no mundo, o Torneio de Wimbledon, foi realizado pela 🌜 primeira vez em Londres em 1877.
[2] Essa primeira edição gerou um debate sobre a padronização das regras do esporte.
Em 21 🌜 de Maio de 1881, a ''United States National Lawn Tennis Association'' foi fundada para padronizar as regras e organizar as 🌜 competições.O U.S.
National Men's Singles Championship, hoje o US Open de tênis, foi realizado pela primeira vez em 1881, em Newport, 🌜 Rhode Island.
O torneio feminino se estabeleceu em 1887.
O esporte também era popular na França, com o Aberto da França datando 🌜 de 1891.
Assim, Wimbledon, o US Open, o Aberto da França e o Aberto da Austrália (de 1905) tornaram-se os eventos 🌜 de maior prestígio no tênis, algo que se mantém até hoje.
Juntos, esses torneios são chamados de Majors ou Slams (termo 🌜 retirado do basebol).
As regras mais abrangentes foram promulgadas em 1924, pela Federação Internacional das Regras de Tênis, hoje conhecida como 🌜 Federação Internacional de Tênis, e se mantém até os dias atuais, com a principal alteração sendo a adição do tie-break, 🌜 desenvolvido por Jimmy Van Alen.
No mesmo ano, o esporte se retirou dos Jogos Olímpicos, tendo retornado somente em 1984, como 🌜 um evento promocional.
O sucesso do evento foi tão grande que o COI decidiu reintroduzir o tênis como um esporte olímpico 🌜 na edição de 1988, em Seul.
A Copa Davis, a principal competição internacional entre as federações nacionais, existe desde 1900.
[3] A 🌜 versão análoga para as mulheres é a Fed Cup, iniciada em 1963.[4]
Em 1968, após denúncias de lavagem de dinheiro envolvendo 🌜 tenistas menos expressivos, iniciou-se a era aberta, onde todos os jogadores poderiam competir em todos os torneios.
Com o estabelecimento da 🌜 era aberta, também iniciou-se o circuito profissional internacional, aumentando a receita e a popularidade do esporte pelo mundo.
Placar de um 🌜 jogo de ténis
Uma partida de tênis pode ser uma partida de simples (um contra um) ou duplas (dois contra dois).
Um 🌜 sorteio antes do início do jogo define o jogador/dupla que começará servindo e o que começará recebendo o saque.
O jogo 🌜 é dividido em sets/partidapt, games e pontos.
O set é ganho pelo primeiro jogador/dupla a atingir 6 games, com dois games, 🌜 no mínimo, de diferença para o adversário.
Caso haja empate no set de 6-6, será disputado um tie-break, no qual o 🌜 jogador que vencer 7 pontos primeiro, com uma diferença de dois pontos para o adversário, ganha o set.
Em caso de 🌜 diferença menor a dois pontos, segue-se o tie-break até que a diferença seja cumprida.
Pode-se também, em casos especiais pré definidos 🌜 (sempre no último set do jogo), jogar-se um Super Tie-Break, onde aquele que atingir 10 pontos, com uma diferença mínima 🌜 de 2 pontos vence a partida.
O game é uma soma de pontos.
No mínimo quatro pontos são disputados no game.
A contagem 🌜 é feita por 15-30-40-game.
Caso chegue-se a uma contagem de 40-40, o jogador que vencer dois pontos seguidos vence o game.
O 🌜 ponto começa a ser disputado quando o jogador que está sacando joga a bola para o outro lado da rede, 🌜 de modo que ela caia dentro da área de serviço.
São duas tentativas para se iniciar o ponto, caso contrário perde-se 🌜 o ponto.
Perde-se o ponto quando: a bola não ultrapassa a rede; a bola pinga fora dos limites da quadra; a 🌜 bola pinga duas vezes dentro de um dos lados da quadra.
Somente a raquete pode tocar a bola (exceto no saque, 🌜 onde o lançamento da bola é feito com as mãos).[5]
Raquete de tênis e 2 bolas
Em 1583, surge a primeira raquete 🌜 com encordoamento vertical, como as de hoje, em substituição ao transversal.
A raquete desenvolvida pelo neerlandês Mitelli, em 1675, tem o 🌜 cabo mais longo em relação à área de impacto.
O aparecimento da raquete com cabo liso, em 1891, ajuda a evitar 🌜 as habituais torções no pulso.
No fim do século XIX, acontece uma grande revolução no formato: o lançamento dos primeiros modelos 🌜 ovais.
A área de batida das bolas também se renova.
Os minúsculos quadrados do encordoamento se multiplicam.
Inspirada em instrumentos musicais italianos, a 🌜 raquete de 1930 é apresentada com um novo desenho.
Esse desenho ficou conhecido por ter uma aparência de "panelões", raquetes com 🌜 cabo metálico e área de impacto maior para facilitar o jogo.
Hoje em dia, a raquete mais moderna tem a abertura 🌜 na armação que reduz a resistência do ar, a área de batida é menor e a corda mais fina.
A superfície 🌜 de contato deve ser plana e ser formada por um padrão de cordas cruzadas conectadas à moldura da raquete.
O padrão 🌜 de encordoamento deve ser uniforme.
As raquetes não devem exceder 73,7 cm de comprimento, incluindo o cabo; 31,7 cm de largura.
A 🌜 superfície de contato com a bola não deve exceder 39,4 cm de comprimento e 29,2 cm de largura.
A raquete, incluindo 🌜 o cabo e as cordas, não deve conter qualquer dispositivo que possa mudar o formato dela, ou para alterar a 🌜 distribuição de peso, ou qualquer outro meio que possa interferir no desempenho do atleta.[6]
Court, campo ou quadra [ editar | 🌜 editar código-fonte ]
Dimensões de um court de ténis
O tênis é jogado em uma superfície plana retangular, geralmente da grama, saibro, 🌜 ou em piso duro.
A quadrabr tem 78 pés (23,77 m) de comprimento, e aplicativo 20bet largura é de 27 pés (8,23 🌜 m) para partidas singulares e 36 pés (10,97 m) para partidas a pares.
O espaço adicional em torno da quadra é 🌜 requerido para que jogadores possam alcançar a bola quando esta ultrapassa os limites da quadra.
Uma rede é esticada a meio 🌜 da quadra em toda a aplicativo 20bet largura, paralela com as linhas de base, dividindo-a em duas partes iguais.
A rede tem 🌜 3 pés e 6 polegadas (1,07 m) de altura nas extremidades, e 3 pés (914 mm) de altura no centro.
As 🌜 linhas nas extremidades das quadras são chamadas linha de base e as linhas laterais são chamadas de margem.
Duas linhas, uma 🌜 em cada lado da quadra, estão posicionadas a 6,4 m da rede.
Estas são as linhas de serviço.
A área entre a 🌜 rede e a linha de serviço é dividida ao meio, paralelamente às laterais, partido do ponto mais baixo da rede.[7]
Há 🌜 três tipos principais de quadras, dependendo dos materiais usados para a superfície da mesma.
Cada superfície fornece uma diferença na velocidade 🌜 e no salto da bola de tênis.
Quadra de argila/terra batida (saibro);Quadra de grama;
Hardcourt (piso duro: cimento, borracha sintética, carpete ou 🌜 lama asfáltica).
A quadra de saibrobr (terra batidapt; clay em inglês) é composta por terra e argila, coberta com pó de 🌜 tijolo, um piso que torna o jogo um pouco mais lento.
As bolas saltam relativamente altas e mais lentamente, fazendo com 🌜 que seja mais difícil que um jogador bata um tiro indefensável.
Em quadras de argila, as linhas de chamada são facilmente 🌜 visíveis porque a bola deixa uma marca no solo.
O Torneio de Roland Garros disputa-se em quadras deste tipo.
Vários tenistas fizeram 🌜 história nesse piso como Rafael Nadal e Gustavo Kuerten .
O "piso duro"br (piso rápidopt; hard court em inglês) é um 🌜 tipo de quadra que abrange muitas superfícies diferentes, variando do cimento, tartan ou asfalto até superfícies de madeira ou grama 🌜 artificial semelhante a AstroTurf.
É um piso de jogo rápido devido ao seu piso regular.
Os ressaltos baixos fazem com que as 🌜 jogadas sejam curtas e poderosas; jogadores do tipo serviço-rede têm vantagem neste tipo de superfície.
Nesse piso não exige muita técnica.
Os 🌜 torneios de Grand Slam disputados nesses pisos são: Australian Open e U.S.Open.
Tenistas como Novak Djokovic, Roger Federer e Pete Sampras 🌜 se destacaram nesse tipo de piso.
O piso de gramabr (relvapt; grass em inglês) é o piso mais rápido do tênis, 🌜 caracterizando-se pela irregularidade do ressalto da bola (dependendo de quão saudável a grama é e de quão recentemente foi cortada).
Os 🌜 grandes vencedores nesta superfície jogam ao estilo serviço e voleio, como Pete Sampras.
O Torneio de Wimbledon é jogado nesta superfície.
Os 🌜 torneios de tênis geralmente são separados por gênero e número de inscritos.
Boa parte dos torneios é composto pelas singulares masculinas 🌜 e femininas e duplas masculinas e femininas.
Os torneios são organizados pela ATP, WTA, ITF ou por outras organizações.
O Grand Slam 🌜 é a sequência dos quatro principais torneios do mundo: Roland Garros (França), Wimbledon (Inglaterra), [[US Open (Estados Unidos) e Aberto 🌜 da Austrália.
A expressão Grand Slam veio de uma associação com outro esporte, o baseball.
Quando uma equipe consegue completar, de uma 🌜 só vez, as quatro bases, ela provoca um "grand slam" (grande barulho) no estádio - ninguém se cansa de aplaudir 🌜 a incrível jogada.
No ténis, quem vence os quatro maiores torneios consegue um fato tão raro quanto completar as quatro bases 🌜 sucessivas no baseball, daí a comparação.
O maior vencedor de Grand Slams é o espanhol Rafael Nadal[8] com 21 títulos.
[9] Vencer 🌜 os quatro Grand Slams numa única temporada é um fato muito raro.
Só dois homens e três mulheres conseguiram essa proeza:MasculinoFeminino
O 🌜 ATP World Tour Masters 1000 é um grupo de nove torneios anuais do segundo escalão do tênis masculino.
É dado esse 🌜 nome por causa da premiação em 1000 pontos no ranking profissional para o vencedor.
Essa separação dos nove torneios começou em 🌜 1990 sob o nome de Super 9 e depois, Tennis Masters Series.
Em 2007, a ATP anunciou que a Master Series 🌜 seria renomeada para Masters 1000, com a adição dos 1000 pontos no ranking como premiação em cada torneio.
No final de 🌜 cada ano, os oito tenistas mais bem classificados no ranking da ATP disputam o ATP World Tour Finals, em local 🌜 rotativo.
ATP 500 e 250 [ editar | editar código-fonte ]
O ATP International Series é dividido em duas categorias: 500 e 🌜 250.
Eles são nomeados assim pelas respectivas premiações de 500 e 250 pontos no ranking ao vencedor.
Challenge Tour e Futures [ 🌜 editar | editar código-fonte ]
O Challenge Tour é o nível mais baixo dos torneios da ATP.
Ele é composto por cerca 🌜 de 160 torneios em diversos países.
Os tenistas iniciantes usam esses torneios para se adaptarem ao nível do tênis profissional.
Abaixo dos 🌜 Challengers, estão os torneios Futures, que são realizados pela ITF.
Esses torneios também contabilizam pontos para o ranking da ATP.
Os torneios 🌜 Premier são o maior nível dos torneios femininos (abaixo dos Grand Slam).
Dentro da categoria Premier existem os torneios Premier Obrigatórios, 🌜 Premier 5 e Premier.
Os tenistas profissionais são aqueles que competem nos torneios oficiais de tênis, contabilizando pontos para os rankings 🌜 masculino e feminino.
Atualmente existem vários tenistas de alto nível jogando, podendo citar Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Andy Murray, 🌜 Serena Williams, Venus Williams, Victoria Azarenka, Caroline Wozniacki e Maria Sharapova.
Os tenistas que obtiveram grandes resultados em aplicativo 20bet carreira costumam 🌜 ser indicados ao International Tennis Hall of Fame.
Linguagem do esporte [ editar | editar código-fonte ]
Lindsay Davenport preparando-se para um 🌜 backhand
Ace / Ás - Saque que, bem colocado ou batido com muita eficácia, não dá chance ao adversário de pegar 🌜 a bola na tentativa de resposta.
Approach / Aproximação - O approach é o golpe que propicia ao tenista que o 🌜 executou chegar à rede para tentar um voleio, feito próximo ao T na quadra.
Backhand - Pancada de esquerda (ou, para 🌜 canhotos, de direita), batida com as costas da mão viradas para a frente.
Baloeiro - É uma gíria pejorativa utilizada entre 🌜 os tenistas para se referir aos jogadores que mandam bolas altas (balões) de difícil devolução.
Normalmente os jogadores iniciantes ou com 🌜 pouca técnica se valem de tais artifícios para ganhar ao adversário, ainda que involuntariamente.
Entretanto, há alguns jogadores profissionais famosos por 🌜 "dar balão".
Pete Sampras, por exemplo, apesar de não ser "baloeiro", costumava mandar bolas altas na esquerda de Agassi para vencer 🌜 seu rival.
Break / Quebra de serviçopt / Quebra de saquebr - Ganhar o game em que foi o adversário quem 🌜 sacou.
Break point - Ponto que favorece o recebedor e assim pode conduzir à quebra de saque.
Drive - Qualquer golpe dado 🌜 no fundo da quadra.
Drop shot / Amortie / Deixadinhabr - É um golpe dado com efeito cortado (underspin) ou lateral 🌜 (sidespin) para que a bola aterrisse perto da rede do lado adversário.
Falta - Um erro no saque (por sacar a 🌜 bola para rede, para fora da área permitida, ou por pisar a linha de fundo de quadra).
Dois erros consecutivos, ou 🌜 dupla falta, fazem o servidor dar um ponto ao oponente.
Forehand: Pancada de direita (ou, para canhotos, de esquerda), batida com 🌜 a palma da mão virada para fora.
Net/Let - Lance no qual durante a execução do saque, a bola toca a 🌜 fita da rede (net) e cai dentro da área de saque, resultando em um novo primeiro ou segundo serviço.
Lob / 🌜 Chapéu ou Balão - Golpe dado sobre o adversário quando ele está próximo da rede.
Tecnicamente, o lob é uma passada 🌜 só que a bola passa por cima dele (passing shot).
Love - é o mesmo que zero.
Os estudiosos dizem que foi 🌜 introduzido à linguagem do tênis por dois motivos: O primeiro deles é o fato de que se o jogador está 🌜 com zero, significa que ele só joga por amor, em inglês Love.
O segundo dele é o fato de na língua 🌜 francesa, l'oeuf significar ovo, que parece um zero.
Passing Shot / Passada - Golpe dado sobre o adversário quando este está 🌜 próximo da rede, em que a bola lhe passa pela esquerda ou direita.
Set / Partidapt - Parte da contagem do 🌜 tênis.
A série termina quando um dos tenistas atingir 6 games vencidos, desde que haja dois games de diferença.
Há jogos em 🌜 melhor de três ou cinco sets.
Slice / Fatiar ou Cortar - Golpe dado com a raquete quase na horizontal, como 🌜 que "fatiando" a bola.
É usado como recurso de defesa para quando não se está bem posicionado para executar um drive.
Também 🌜 é usado por muitos tenistas para fazer uma aproximação à rede ou simplesmente para quebrar o ritmo do adversário, que 🌜 muitas vezes já espera uma bola veloz.
Se for feito com força e de cima para baixo, produz uma bola de 🌜 pouco ressalto (com efeito quica no chão e vai para um dos lados) muito difícil de responder, cujo expoente máximo 🌜 terá sido Yannick Noah.
Smash - Golpe dado por sobre a cabeça, quando a bola vem alta do adversário.
Topspin (ou Golpe 🌜 Liftado) - Golpe com efeito que faz a bola passar alta sobre a rede para, em seguida, sofrer uma brusca 🌜 descaída e tocar o campo de jogo adversário dentro da quadra.
Como o próprio nome diz, esse efeito é realizado com 🌜 a raquete tocando a bola por cima (top), que faz a bola girar e ganhar velocidade ao tocar na quadra.
Com 🌜 esse efeito a bola viaja mais lentamente do que quando batida chapada ou, em inglês, flat.
Este tipo de jogo é 🌜 frequentemente usado em quadras de piso lento (saibro).
Vantagem - Ponto que desempata o placard de igualdade (40 a 40 ou 🌜 deuce).
Vantagem significa que o ponto seguinte pode concluir o game.
Pode ser "vantagem do sacador" ou "vantagem do recebedor" .
Em campeonatos 🌜 internacionais, diz-se o nome de quem tem a vantagem.
Volley / Voleio br - Ato de golpear a bola antes que 🌜 a mesma toque a quadra.
Geralmente é feito perto da rede.
/ Voleio - Ato de golpear a bola antes que a 🌜 mesma toque a quadra.
Geralmente é feito perto da rede.
Winner - Ponto vencedor.
Bola lançada em local indefensável para o adversário.
O winner 🌜 pode ser dado num saque, voleio, deixadinha, passada ou golpe de fundo de quadra.
Contagem de pontos - Os pontos são 🌜 dados nesta ordem: 0, 15, 30, 40.
Em cada ponto existe um lugar certo para sacar, começando sempre pela direita.
Referências
Outros projetos 🌜 Wikimedia também contêm material sobre este tema: Definições no Wikcionário Citações no Wikiquote Categoria no Commons