A ideia do Fair Play nasceu com as Olimpíadas Modernas no ano de 1896, o Barão de Coubertin organizador dos jogos, com uma frase marcante: "Não pode haver jogo sem fair play.
O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta.
Já no futebol, o fair play é adotado por meio da Fair Play Campaign, que é uma campanha criada pela entidade máxima do futebol, visando a incentivar o cumprimento das regras, o bom senso e o respeito a jogadores, árbitros, adversários e torcedores.
A campanha começou na Copa do Mundo de 1986, após o gol de mão de Diego Maradona.
Desde 1997, como parte da Fair Play Campaign, a FIFA dedica uma semana do seu calendário internacional a celebrar e promover o Fair Play, solicitando as federações nacionais a organizarem atividades para realçar a importância da esportividade dentro e fora de campo.
Na última semana o principal assunto nos meios de comunicação no Brasil foi a atitude do jogador Rodrigo Caio do São Paulo Futebol Clube, o jogador sempre se destacou pela maneira leal de jogar, pela ótima comunicação e também por não aparecer muito fora de campo.
Mascampeão sportsbetatitude na partida contra o Corinthians teve muita repercussão, muito mais do que o jogador esperava, a estranheza também foi vistacampeão sportsbetmeios de comunicação internacionais, que mostravam que uma atitude nobre de um jogador de futebol foi criticada por outros atletas e também por jornalistas.
O gesto de honestidade do atleta veiocampeão sportsbetum momento bem delicado para o nosso país, grandes instituições públicas e privadas estão respondendo processos e sendo investigadas por crimes de corrupção.
Assim como a política o futebol é o espelho de nossa sociedade, os clubes e atletas de futebol estão cada vez mais evidentes e com mais seguidores, com isso se aumenta as suas responsabilidades, já que se tornam exemplos para crianças e adolescentes.
Durante a partida, na relação entre os jogadores; na relação entre os jogadores e técnico, entre as equipes, com o juiz, com os patrocinadores dos times e com os torcedores nas arquibancadas.
Alguns casos que deveriam ganhar mais destaque e debates na mídia infelizmente não ganharam a atenção que necessitava, o mais recente por falta de Fair Play foicampeão sportsbetum clássico entre Palmeiras e Corinthians, Na ocasião, o palmeirense Keno sofreu falta de Maycon.
mas apontou Gabriel como autor da infração.
Como já tinha cartão amarelo, Gabriel foi expulso, a atitude anti desportiva do jogador do Palmeiras não teve a atenção que deveria ter recebido.
O FUTEBOL É O PRINCIPAL ESPORTE DO BRASIL, MOVIMENTANDO QUASE 2 BILHÕES POR ANO, SÃO MAIS DE 170 MILHÕES DE TORCEDORES E MILHARES DE JOVENS QUE ALIMENTAM O SONHO DE SE TORNAREM PROFISSIONAIS E A PAIXÃO PELO ESPORTE.
NÃO EXISTE MAIS ESPAÇO PARA MALANDRAGEM E JEITINHO BRASILEIRO.
Um exemplo de falta de Fair Play que foi punido pela UEFAcampeão sportsbet2012, acabou no tribunal por não respeitar o fair play.
Durante o jogo contra o Nordsjanelland, da Dinamarca, o atacante aproveitou um chutão do companheiro, que devolvia a bola num lance de fair play, e fez o gol.
Ele acabou suspenso por uma partida e teve que prestar serviço comunitário por decisão da Uefa.
O presidente da Comissão de Árbitros da Federação do Rio de Janeiro, Jorge Rabelo, também enaltece a atitude de Rodrigo Caio.
Porém, é bastante incisivo: - Infelizmente, ele é uma exceção à regra.
Estamos muito longe de isso se tornar uma atitude normal pois é cultural.
As atitudes violentas ou de simulação são normais nesse contexto - disse Rabelo, destacando que o problema vem da base.
- Com 15, 16 anos, vemos os jogadores assumindo essa mesma postura inadequada e agressiva e passacampeão sportsbetbranco.
A grande maioria dos técnicos e dirigentes incentiva esse comportamento.
Um dos primeiros exemplos de Fair Play que se tem noticia aconteceu na Copa Rio-SP de 1960, Pinheiro, do Fluminense, disputava uma bola com Quarentinha, quando sentiu a perna e caiu.
Quem ficou com a sobra foi Garrincha, que tinha a chance de invadir a área e fazer o gol.
Mas ele preferiu jogar a bola para fora, para o adversário ser atendido.
A cena chamou a atenção de todos os torcedores, e ganhou destaque na crônica de Mário Filho, no Jornal dos Sports.
O jornalista elegeu Garrincha o jogador mais leal do Brasil.
Existem outros exemplos de Fair Play que ganharam destaque no mundo:1.
Nottingham Forest x Leicester City- A partida pela Copa da Inglaterra estava 1 a 0 para o Notthingam Forest contra o Leicester City.
No intervalo o zagueiro Clive Clarke do Leicester City foi acometido de um ataque cardíaco, a equipe não voltou para a segunda etapa e a partida foi cancelada.
Pelo regulamento da competição, a partida deveria ser reiniciadacampeão sportsbet0 a 0.
Mas o Fair Play falou mais alto e a equipe do Leicester deixou o goleiro do Notthingam marcar um gol no início da partida, na mais bela demonstração de Fair Play da história do futebol.2.Mauri Ebbers – St.
Pauli- O centroavante alemão Mauri Ebbers recebeu cruzamento dentro da área e marcou de mão e o juiz validou.
Pelo vídeo pode-se interpretar que ele pode ter marcado sem querer com a mão, tanto que o próprio Ebbers veio a assumir ao juiz que tinha marcado com a mão e pediu para que o gol fosse invalidado.
Gesto lindo do futebol jogado limpo.3.
Di Canio – West Ham- Paolo Di Canio ficou mais conhecido por suas polêmicas dentro e fora de campo que pelo seu futebol.
Mas uma vez na vida ele teve uma atitude memorável, na partida do seu West Ham contra o Everton.
O West atacava quando o goleiro interceptou a bola e ficaria com ela mas acabou se machucando, um jogador da equipe que atacava chegou na bola e cruzou na área, mas o atacante italiano não exitoucampeão sportsbetpegar a bola com as mãos acabando com o lance.4.
Costin Lazar Rapid Bucarest- Costin Lazar do Rapid Bucarest, recebeu na entrada da área e acabou interceptado pelo defensor adversário.
Desequilibrado o atacante caiu de um jeito que chamou a atenção.
O Árbitro não titubeou e marcou pênalti.
Mas o atleta que sofrera a "inflação" acabou recusando a cobrança e a partida foi reiniciadacampeão sportsbetbola ao chão.5.
Ajax e Den Haag- A partida era Ajax e Den Haag, quando um atleta do Ajax acabou se machucando.
A equipe rival acabou jogando a bola para fora, para devolver a gentileza o atleta Vertonghen chutou do meio do campo e a bola acabou entrando na gaveta.
Envergonhado o atleta não soube o que fazer.
A equipe do Ajax deixou o Den Haag marcar um gol na saída de bola e tudo ficou bem.
FAIR PLAY NO BRASIL.
Infelizmente esse tema é pouco debatido no Brasil, o jogo limpo é muito importante, para a formação de novos atletas, clubes europeus tem como uma das matérias basecampeão sportsbetsuas aulas ''Ética e Jogo limpo'', onde os jovens aprendem como se relacionar com seus familiares, dirigentes, equipe técnica, companheiros de clube e adversários.
Lances como os do Rodrigo Caio acontecem com mais frequênciacampeão sportsbetcampeonatos de outros países, existem premiações para os atletas mais disciplinados e com melhores atitudes de Fair Play, já os casos de simulações, descumprimento ou falta de fair play são punidos com multas e suspensões de jogos.
Já no Brasil ouvimos criticas sobre a atitude de Rodrigo Caio, um dos jogadores que fizeram criticas foi Maicon, zagueiro e capitão do São Paulo, criticou a atitude do companheiro de clube, Felipe Melo também bradou criticas a atitude do atleta, assim como alguns jornalistas.
A CBF, Federações e clubes devem investir mais no tema, principamente com as categorias de base, a formação de novos atletas é um tema pouco debatido no Brasil, mas que funções tecnicas e taticas, os clubes devem focar na formação do individuo.
Caracteristicas pessoais podem influenciar e muito no desenvolvimento do atleta, nacampeão sportsbetmaneira de jogar e de se relacionar com o grupo.
Clubes Europeus tem pesquisado cada vez mais sobre a historia e comportamento dos atletas antes de fazer investimentos.
Parabéns Rodrigo Caio, continue a dar bons exemplos, dentro e fora de campo e quecampeão sportsbetatitude se torne um marco para a mudança de postura de todos que trabalham com o futebol.
UMA BOLA PODE MUDAR O JOGO, BOAS ATITUDES PODEM MUDAR O MUNDO! Euler Victor.