Para além de Fellini, Rossellini, Visconti, De Sica e Antonioni, o cinema italiano também deixou aplicativo de casa de aposta marca no imaginário cultural 🍉 do século XX com grandes doses de sanguinolência, psicopatia e monstruosidade, embaladas numa estética de apelo pop que não se 🍉 refuta em aplicativo de casa de aposta mostrar aquilo que o bom gosto (na conotação mais elitista e restritiva do termo) deixaria fora de 🍉 quadro. Trata-se do substrato dos filmes de terror e suspense de diretores como Mario Bava, Dario Argento e Lucio Fulci, 🍉 produzidos principalmente entre os anos 1960 e 1980 e largamente revisitados pelo cinema norte-americano desde então, cujos maiores expoentes são 🍉 agora apresentados pelo CINUSP Paulo Emílio na mostra MAESTRI DELLA PAURA: CLÁSSICOS DO TERROR ITALIANO, em aplicativo de casa de aposta cartaz nas salas 🍉 de exibição da Cidade Universitária e do Centro Universitário Maria Antônia de 29 de agosto a 15 de setembro. A 🍉 programação privilegia filmes dos já citados grandes mestres do gênero, ao lado daquelas dirigidas por outros de seus expoentes, como 🍉 Lamberto Bava, Pupi Avati e Ruggero Deodato, e inclui uma série de sessões extras na noite de sexta-feira, 13 de 🍉 setembro, durante a qual a tradicional grade de sessões do CINUSP se amplia para apresentar filmes também às 22h00 (na 🍉 Cidade Universitária e na Maria Antônia) e à meia-noite (apenas na sala Maria Antônia).
A tradição do cinema de horror italiano 🍉 remonta ao ano de 1929, quando começaram a ser publicadas na Itália revistas com histórias de suspense policial sobre assassinos 🍉 em aplicativo de casa de aposta série violentos, que geralmente tinham suas identidades reveladas ao final. Conhecidos como giallos (amarelos, em aplicativo de casa de aposta italiano) devido 🍉 às páginas amarelas que os compunham, esses romances começaram, cerca de trinta anos depois, a ser adaptados para o cinema, 🍉 dando origem ao subgênero cinematográfico giallo, de histórias sobre serial killers marcadas por violência e suspense, que teve em aplicativo de casa de aposta 🍉 La Ragazza che Sapeva Troppo, dirigido por Mario Bava em aplicativo de casa de aposta 1963, seu primeiro exemplo. Tomando emprestados elementos visuais do 🍉 cinema expressionista alemão e do cinema de horror norte-americano dos anos 1930, os primeiros filmes giallo foram os responsáveis por 🍉 inaugurar um filão que depois também viria a abrir espaço para outras obras com foco deliberado na violência gráfica 🍉 o chamado terror gore , geralmente centradas em aplicativo de casa de aposta um vilão de natureza não humana, ampliando a temática dos filmes 🍉 de terror e suspense italianos para abarcar também bruxas, vampiros, assombrações e zumbis.
Além de pai do giallo no cinema, Mario 🍉 Bava foi o grande nome da era dourada do terror italiano nos anos 1960. Filho de um escultor que também 🍉 trabalhou com câmera e efeitos especiais no cinema mudo italiano, Mario Bava começou aplicativo de casa de aposta carreira como diretor de fotografia e 🍉 nunca mais abandonou a profissão, chegando a trabalhar em aplicativo de casa de aposta dois curtas-metragens de Roberto Rossellini e também assinando a função 🍉 em aplicativo de casa de aposta todos os filmes que dirigiu. Entre suas obras de terror mais famosas presentes nesta mostra, estão o clássico 🍉 A Maldição do Demônio, de 1960, eAs Três Máscaras do Terror, de 1963. O sucesso de público desses dois filmes 🍉 foi tão grande que o segundo, conhecido internacionalmente pelo título Black Sabbath, acabou batizando a primeira autêntica banda de heavy 🍉 metal de que se tem notícia.
Apesar do pioneirismo de Mario Bava, Dario Argento talvez seja o primeiro nome que vem 🍉 à mente quando se fala de cinema de terror italiano, em aplicativo de casa de aposta parte porque seu estilo talvez seja o mais 🍉 reproduzido e revisitado o pelo cinema norte-americano o diretor John Carpenter, por exemplo, o cita como referência fundamental para 🍉 a sérieHalloween. Antes de dirigir seu primeiro filme, Argento colaborou com Bernardo Bertolucci no roteiro de Era Uma Vez no 🍉 Oeste (1968), clássico do western spaghetti do mestre Sergio Leone. Em aplicativo de casa de aposta seguida, fez aplicativo de casa de aposta estreia na direção com o 🍉 primeiro filme daquela que ficaria conhecida como aplicativo de casa de aposta Trilogia Animal: o giallo O Pássaro das Plumas de Cristal, de 1970. 🍉 Além deste, outras quatro das mais emblemáticas obras do diretor estão incluídas na programação desta mostra: Prelúdio para Matar, outro 🍉 giallo, além dos sobrenaturais Suspiria, A Mansão do Inferno e Phenomena, que representam o auge criativo e de popularidade do 🍉 realizador. Uma característica interessante desses três últimos filmes é que todos apresentam como protagonista uma garota adolescente incumbida de desvendar 🍉 uma trama misteriosa e violenta.
Já o terceiro grande mestre do terror italiano, Lucio Fulci, começou aplicativo de casa de aposta carreira nos anos 1960, 🍉 dirigindo algumas comédias e, posteriormente, alguns filmes giallo e alguns westerns spaghetti. Contudo, aplicativo de casa de aposta fama internacional se deve aos seus 🍉 filmes de zumbis, na tradição inaugurada por George A. Romero em aplicativo de casa de aposta 1968 com seu clássico A Noite dos Mortos-Vivos, 🍉 que voltou a gozar de grande popularidade nos dias atuais, graças a filmes como Extermínio eGuerra Mundial Z e a 🍉 séries de TV como The Walking Dead. O primeiro grande sucesso de Fulci, Zumbi 2 A Volta dos Mortos, 🍉 de 1979, chegou a ser comercializado indevidamente na Europa como uma continuação deDespertar dos Mortos, filme de Romero 🍉 de 1978. Depois desse grande sucesso, Fulci realizou Pavor na Cidade dos Zumbis e Terror nas Trevas, também selecionados para 🍉 esta mostra.
A programação inclui também os dois filmes mais populares de Lamberto Bava, filho de Mario: Demons Filhos das 🍉 Trevas e Demons 2 Eles Voltaram, ambos roteirizados e produzidos em aplicativo de casa de aposta parceria com Dario Argento, além do clássico 🍉 A Casa com Janelas Sorridentes, dirigido por Pupi Avati em aplicativo de casa de aposta 1976, que acrescenta doses maciças de erotismo à fórmula 🍉 de mistério e violência dos filmes de terror italianos. Finalizando a seleção de filmes, a mostra exibe também o polêmico 🍉 Cannibal Holocaust, controverso pseudodocumentário de Ruggero Deodato lançado em aplicativo de casa de aposta 1980 e imediatamente censurado e/ou banido em aplicativo de casa de aposta dezenas de 🍉 países. Rodado em aplicativo de casa de aposta locações autênticas na Amazônia, o filme foi o primeiro a empregar o formato de uma edição 🍉 de imagens pretensamente documentais encontradas posteriormente mesmo recurso para agregar realismo à narrativa adotado por filmes de terror contemporâneos, 🍉 como A Bruxa de Blair, Cloverfield Monstro e a série Atividade Paranormal. Unanimamente considerado um dos filmes mais chocantes 🍉 e violentos já feitos, Cannibal Holocaust é alvo frequente de críticas por aplicativo de casa de aposta superexposição de violência gráfica e sexual e 🍉 pelo fato de animais silvestres terem sido mortos durante aplicativo de casa de aposta realização. Deodato chegou a ser preso na Itália, sob a 🍉 acusação de obscenidade e sob o peso de rumores (nunca comprovados) de que pessoas foram mortas durante as filmagens.
Com essa 🍉 seleção irretocável de autênticos clássicos do horror universal, a mostra MAESTRI DELLA PAURA oferece ao espectador uma chance imperdível de 🍉 conhecer, maravilhar-se e apavorar-se com o talento de alguns dos maiores mestres do cinema de terror.