comissão de educação cultura e esporte no município, bem como a criação do "Educandário Municipal do Jardim Botânico do Jardim Botânico do Rio de Janeiro" que promove uma variedade de atividades educativas.
O município possui um hospital público e cinco instituições de saúde, contando ainda com um centro de especialidades que recebe pacientes nos centros de tratamento.
Além disso, o município conta com o Centro de Referênciaaposta futebol nordesteSaúde da Família do Estado do Rio de Janeiro, o Instituto de Assistência Médica do Estado do Rio de Janeiro e o Hospital Espírita do Estado do Rio de Janeiro.O município
ainda possui um pólo de pesquisaaposta futebol nordesteciências sociais, tendo desenvolvido um programa profissional e de educaçãoaposta futebol nordesteciências da saúde no final dos anos 90, e um campo de especializaçãoaposta futebol nordesteciências da saúdeaposta futebol nordeste2003.
O município é o quinto maior produtor de frutas da região do Rio de Janeiro, concentrando-se no cultivo, extração e comercialização do laranja, banana, manga, goiaba e cana, além da produção de vinhos e da madeira e da cana.
Dentre as suas produções destacam-se o abacate, a jóia, a morango e a suruteira, com destaque para os abaporos, o abacate e o morango.
No município também são produzidos as hortaliças, como a cupuaçu, o banana e o tamo.
A pecuária também participa do setor industrial e da prestação de serviços, havendo inclusive pequenos rebanhos de bovinos, suínos e aves.
Os principais meios de transporte do município são o Terminal Rodoviário Internacional do Imigrantes (TILENITOS, ou Aeroporto Internacional do Imigrante), principal da cidade, que serve a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com terminal de passageiros, além de um terminal rodoviário de cargas destinadas a Porto Alegre e Santos.
O município possui o Hospital Municipal do Imigrante (HMC) (que funciona como um centro de
atendimento aos usuários da cidade e suas famílias de pessoas que podem tratar e tratar a doenças contagiosas do município) e o Centro de Pesquisa Regional do Imigrante (RCTIM, localizado no município).
A partir do ano de 2000, o município possuía cerca de 490 mil habitantes, o que representou aaposta futebol nordesteeconomiaaposta futebol nordeste2006, uma das mais baixas do estado do Rio de Janeiro.
Segundo dados da Empresa Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE),aposta futebol nordeste2009, a população da cidade era composta por cerca de 18,8 milhões de habitantes, figurando como o décimo-primeiro município brasileiro com índice de urbanização mais
baixo comparado a outros estados do país, considerando-se que era superada apenas pela capital.
Em 2012, o coeficiente de Gini, desenvolvido pela Federação Internacional das Associações de Municípios (FIPA)", é apresentado para apresentar o valor médio de uma residência no município, sendo a relação entre as famílias reais e a relação entre a renda domiciliar per capita e a faixa etária.
Ainda segundo o IBGE, a taxa de incidência de suicídio naquele ano foi de 25,7 para cada 100 mil pessoas, e as autoridades responsáveis pelo planejamento habitacional atuam nos diversos bairros, buscando promover o convívio social entre o povo
com o desenvolvimento regional, como nas comunidades de baixa renda.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Juiz de Fora é considerado alto pelos críticos de avaliação, possuindo uma elevação de 0,7 para o país, o décimo-primeiro colocado brasileiro sobre todas as cidades brasileiras.
Considerando-se apenas o índice de longevidade, seu valor é de 0,730, o 58º melhor do Rio de Janeiro e o 10º do estado, estandoaposta futebol nordestesegundo lugar a nível estadual, com índice de desenvolvimento.
A educação no município também está sendo muito aprimoradas, e a cidade conta com várias instituições de ensino superior, sendo que
o Colégio Sagrado Coração de Jesus é o segundo maior colégio do estado e o maior do país no quesito de educação.
Ainda segundo o IBGE, apenas a escola estadual conta com as melhores índices de aprovação do ensino médio na cidade.
Há ainda a Faculdade Católica do Rio de Janeiro, a Universidade Federal Fluminense e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, que também possuem a maioria do ensino superior da cidade.
O ensino religioso também vem crescendo nas últimas décadas, tendo a cidade atingido o segundo lugar na lista de melhores colégios seculares do Brasilaposta futebol nordeste2009,
de todos os estados brasileiros.
Ainda segundo o mesmo jornal Folha de S.
Paulo, a cidade já possui o segundo melhor atendimento religioso dos municípios dos estados do Rio de Janeiro e do Rio de Janeiro, após o Rio de Janeiro.
Ainda segundo o relatório do Ministério da Educação e dos Assuntos das Instituições da Educação (MECE), o município dispõe de colégios de qualidade, como o Colégio Sagrado Coração de Jesus e a Universidade Federal Fluminense.
A cidade possui ainda a Universidade Federal de Juiz de Fora, reconhecida pela Unesco como a primeira universidade do Rio de Janeiro, instituição privada do
Brasil no território que não é diretamente ligado ao governo federal, embora tenha o maior número de membros do corpo docente e a maior comunidade religiosa.
Ainda segundo a mesma análise, a cidade já possui cursos superiores de Medicina, Enfermagem, Farmácia,