POKER FECHADO
Número de jogadores e de cartas
Nos Estados Unidos utiliza-se um baralho.
No Brasil as cartas de valor mais baixo são retiradas, de acordo com o número de
participantes. Com quatro ou menos participantes utilizam-se as cartas do 7 ao Ás; com
cinco jogadores, do 6 ao Ás. Para cada jogador a mais no grupo, uma outra carta será
acrescentada. Podem haver de dois até oito jogadores.
Valores das mãos
Os valores do
jogos ou mãos, em aplicativo de poker com dinheiro real ordem decrescente, são os seguintes:
1) Straight Flush: cinco
cartas do mesmo naipe, em aplicativo de poker com dinheiro real seqüência. O Straight Flush mais alto, chamado Royal
Straight Flush, é formado por Ás, Rei, Dama, Valete e Dez. O menor, dependendo da menor
carta utilizada (6 ou 7), é 10, 9, 8, 7 e Ás ou 9, 8, 7, 6 e Ás. Entre dois ou mais
flusches, ganha o que for encabeçado pela carta mais alta.
2) Quadra: quatro cartas do
mesmo valor - 4 Ases, 4 Reis etc. Entre duas ou mais quadras, ganhará a que for formada
pelas cartas mais altas.
3) Flush: cinco cartas do mesmo naipe, que não formam
seqüência. Se houver dois ou mais flushes, ganhará o que for encabeçado pela carta mais
alta; se estas forem iguais, considerar-se-á a segunda maior, a terceira, se houver
necessidade, e assim por diante. Só haverá empate se as cinco cartas de dois jogadores
tiverem os mesmos valores.
4) Full hand, full house ou full: um terno (três cartas do
mesmo valor) e um par. Exemplo: Dama, Dama, Dama, 9 e 9. Entre dois fulls ganhará
aquele que tiver o terno maior.
5) Seqüência ou straight: cinco cartas em aplicativo de poker com dinheiro real
seqüência, independentemente dos naipes. Entre duas seguidas, ganhará a que for
encabeçada pela carta de maior valor. Exemplo: A, R, D, V, 10 e 10, 9, 8, 7, Ás
(valendo como seis) - vence a primeira.
6) Trinca: três cartas do mesmo valor. Ganha a
trinca mais alta.
7) Dois pares: duas cartas do mesmo valor, outras duas do mesmo valor
e uma quinta carta qualquer. Exemplo: 10, 10, 7, 7 e Ás. Se dois jogadores tiverem dois
pares, ganhará aquele que tiver o par maior. Se este empatar, considerar-se-á o segundo
par. Se este também empatar, ganhará quem tiver a quinta carta maior.
8) Um par: duas
cartas do mesmo valor e outras três cartas de valores diferentes entre si. Exemplo:
Rei, Rei, 9, 7, 6. Quando dois jogadores tiverem um par, ganhará quem tiver o par de
maior valor. Se ambos tiverem o mesmo par, serão consideradas as cartas restantes.
Exemplo: 8-8-Ás, 10, 9 ganha de 8-8-Ás-10, 7. Se todas as cartas de duas mãos forem
exatamente iguais, as fichas apostadas serão divididas.
Embaralhamento e
distribuição
Antes de iniciar o jogo, os jogadores devem estabelecer o valor do cacife,
ou seja, as fichas necessárias para as apostas que serão feitas no correr do jogo. O
primeiro carteador será aquele que tirar a carta mais alta, sorteada apenas para efeito
de distribuição das cartas. A seguir, será substituído a cada rodada pelo jogador mais
à esquerda. Antes da distribuição as cartas devem ser embaralhadas no mínimo três
vezes. Qualquer jogador pode participar do embaralhamento, desde que peça ao carteador
que será, porém, o último a embaralhar. O baralho deve ser oferecido ao jogador da
direita para o corte. Se este não quiser, qualquer outro jogador poderá cortar. As
cartas serão cortadas uma única vez, a menos que ocorra alguma irregularidade. Se
alguma carta virar durante o corte, as cartas deverão ser novamente embaralhadas e
dadas a cortar. Se nenhum jogador cortar, o carteador não poderá mais embaralhar e
deverá proceder à distribuição. A distribuição é feita no sentido horário, uma por vez,
fechadas, cinco para cada jogador. As cartas que sobrarem ficarão ao lado do carteador,
para serem usadas posteriormente.
Desenrolar do jogo
Antes de receber cartas, cada
participante deposita um "pingo" no centro da mesa. Estas fichas serão disputadas
durante o jogo. O jogo corre, como a distribuição de cartas, no sentido horário (da
esquerda para direita). Assim, o jogador à esquerda do carteador será o primeiro a
falar. As opções são as seguintes:
1) Pensa que não conseguirá formar um bom jogo e
"passa" ou "sai" , pondo duas cartas fechadas sobre a mesa;
2) Diz "mesa", para
verificar a situação dos demais, antes de apostar. Com isso, transfere o direito de
falar em aplicativo de poker com dinheiro real primeiro lugar ao jogador à aplicativo de poker com dinheiro real esquerda, conservando o direito de falar
posteriormente, se alguém "abrir";
3) gosta de seu jogo e faz uma aposta inicial.
Às
vezes o limite das apostas não é estabelecido, mas em aplicativo de poker com dinheiro real geral as apostas são
combinadas antes do início do jogo, fixando-se o limite mínimo e o máximo. Se o
primeiro jogador "passar" ou disser "mesa", o segundo terá as mesmas opções, e assim
por diante, até chegar ao carteador. Se todos passarem, as cartas serão reunidas e o
segundo jogador da mesa procederá a nova distribuição.
As fichas continuarão na mesa e
serão apontadas pelos novos "pingos". Se o primeiro jogador apostar, o segundo terá de
decidir se acompanha, sai ou aumenta a aposta (repique). Se algum jogador repicar,
qualquer outro poderá contra-repicar (aumentar novamente a aposta). Se alguém abrir e
os outros apenas acompanharem, o abridor não poderá repicar a própria aposta
inicial.
Se alguém repicar ou contra-repicar, os que já acompanharam terão de decidir
se desejam completar suas apostas ou se desejam sair. Para participar, todos deverão
ter apostado a mesma quantidade de fichas. Se algum jogador disse "mesa" inicialmente,
após a "abertura" terá de decidir, na aplicativo de poker com dinheiro real vez de falar, se deseja acompanhar ou se
prefere sair.
Quando as apostas terminarem os jogadores que continuarem no jogo poderão
trocar cartas. Esta troca é feita uma única vez. É raro algum jogador desejar trocar
quatro cartas, pois isto reduziria a possibilidade de melhorar a mão. Em aplicativo de poker com dinheiro real alguns
lugares só se permite a troca de quatro cartas ao primeiro jogador. Em aplicativo de poker com dinheiro real geral os
jogadores trocam uma, duas ou três cartas. Se alguém receber um jogo feito, não
precisará trocar cartas.
O carteador distribuirá as novas cartas, utilizando as que
haviam sobrado na distribuição inicial, mais as recolhidas dos que "saíram",
embaralhando-as novamente e dando-as a cortar, sempre em aplicativo de poker com dinheiro real sentido horário, de
acordo com o pedido de cada jogador. Na aplicativo de poker com dinheiro real vez de pedir, cada jogador deverá anunciar
quanta cartas deseja, destacando de aplicativo de poker com dinheiro real mão igual número de cartas, jogando-as fechadas
sobre a mesa, antes de receber as novas. Se as cartas não forem suficientes para as
trocas, o carteador recolherá as cartas já descartadas, embaralhando-as, para
distribuí-las aos que ainda não trocaram cartas.
Segunda rodada - Já com o novo jogo, o
jogador que iniciou as primeiras apostas, isto é, quem abriu o jogo, deverá ser o
primeiro a falar. Se houver repiques, o último repicador falará primeiro. Poderá dizer
"mesa" ou apostar. O seguinte poderá dizer "mesa", se o primeiro também o fez, ou sair,
acompanhar a aposta ou aumentá-la. Se todos disserem mesa, quem tiver o melhor jogo
recolherá as fichas.
Se houver apostas (simples, repicadas ou contra-repicadas), os que
ficarem no jogo verificarão entre si quem tem a melhor mão. Se algum jogador apostar e
nenhum dos outros pagar , recolherá as fichas sem mostrar seu jogo. A abertura mínima,
na primeira distribuição, é um par de Valetes; se todos passarem, na segunda, par de
Damas, e assim por diante, até chegar a dois pares. Em aplicativo de poker com dinheiro real alguns círculos a abertura
é livre.
O blefe é um recurso muito empregado no Poker, tendo por finalidade ganhar com
jogo pequeno, fingindo ter um grande jogo. Isto é feito por meio de aposta elevadas; se
os demais tiverem jogo fraco ou apenas razoável, não pagarão e, nesse caso, o blefador
não precisará mostrar suas cartas. O blefe exige experiência e sangue frio.
O blefador
sistemático, que fica conhecido por nunca blefar, também levará desvantagem, pois
quando apostar, ninguém pagará, sabendo que seu jogo é muito grande. É preciso saber
dosar e variar, não estabelecendo um padrão de jogo.
Variações
Escuro é uma variante no
sistema de aposta. O "pingo" inicial é, por convenção, proporcionalmente crescente. O
carteador põe uma ficha, o primeiro à aplicativo de poker com dinheiro real esquerda porá duas, o seguinte quatro etc.
Para o jogo não ficar muito violento, o escuro geralmente é feito por três ou quatro
jogadores apenas. O último a pingar é chamado de "dono do escuro" ou "escurante".
Ele
terá o direito de aumentar as apostas, se quiser, antes da troca de cartas. Assim,
distribuídas as cartas, o jogador seguinte ao escurante deverá decidir se acompanhará o
jogo; se desejar fazê-lo, porá na mesa o mesmo número de fichas que o escurante. Da
mesma forma agirão os outros. Os que já tiverem pingado uma ou duas fichas, deverão
completar ou sair, perdendo o que já jogaram.
O carteador, antes de proceder à troca de
cartas, deve consultar o escurante, pois este poderá aumentar as apostas. Após a troca,
o dono do escuro será o último a falar e só terá direito a aumentar qualquer aposta que
seja feita pelos demais. Se o escurante repicar, o contra-repique será livre.