RED Canids Kalunga é uma organização de esportes eletrônicos brasileira criada com a aquisição da equipe da INTZ Red pelo 2️⃣ empresário Felippe Corradini em 2015.
Fundado somente como RED Canids, a organização tem um foco maior em competições de League of 2️⃣ Legends, onde atua desde 2016 no Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), tendo conquistado três vezes o campeonato.
[1] A 2️⃣ equipe representou o Brasil no único evento de League of Legends a nível mundial realizado em solo brasileiro, o Mid-Season 2️⃣ Invitational de 2017.
[2] Em 2018, a RED Canids realizou a parceria com a empresa de comércio Kalunga, adotando a marca 2️⃣ ao nome do time.
[3] Em 6 de dezembro de 2022, o empresário e influenciador digital Pedro Rezende se juntou à 2️⃣ sociedade da empresa.[4]
League of Legends [ editar | editar código-fonte ]
Após anúncio da Riot Games informando que nenhuma organização poderia 2️⃣ ter mais de uma equipe no CBLOL, a INTZ, uma das organizações a possuir 2 equipes no torneio, opta por 2️⃣ vender aplicativo do foguetinho que ganha dinheiro segunda equipe, a INTZ Red, a um "grupo de investidores" que modificam o nome desta para RED Canids.
Depois 2️⃣ que algumas notícias revelaram que os donos da equipe ainda estavam relacionados à INTZ, a Riot ordenou que a organização 2️⃣ INTZ vendesse/transferisse uma das equipes, ou perderia aplicativo do foguetinho que ganha dinheiro vaga no CBLOL de 2016.
[5][6] Finalmente, antes do início do torneio, a 2️⃣ INTZ vendeu a RED Canids para o proprietário da Brasil Mega Arena, Felippe Corradini.[7]
Após seu primeiro ano figurando entre as 2️⃣ últimas colocações do CBLOL, a RED Canids decide reunir jogadores que estavam sendo largados por outras equipes, o elenco ficou 2️⃣ conhecido como "time dos renegados" e possuía nomes hoje grandes no cenário brasileiro, como:
- brTT, jogador com mais títulos, largado 2️⃣ pela paiN Gaming na época;[8]
- YoDa, querendo se provar como jogador profissional, era visto somente como criador de conteúdo pela 2️⃣ comunidade;
- Tockers, o campeão do CBLOL na época, porém ofuscado pelos seus ex-companheiros, largado pela INTZ;[9]
- Robo e Nappon, ambos 2️⃣ largados pela Keyd Stars em meio a um bootcamp para dar lugar a Yang e Revolta, atuais campeões pela INTZ 2️⃣ na época;[10]
- Dioud, largado no final de 2015 pela paiN Gaming, passou o ano de 2016 ajudando a RED Canids;
- 2️⃣ Sacy, novato no cenário, iria se tornar campeão mundial de Valorant.
Com a experiência de brTT, Robo, Nappon e principalmente, Tockers, 2️⃣ o time conquista a primeira etapa do CBLOL de 2017 em cima da Keyd Stars, garantindo a vaga no Mid-Season 2️⃣ Invitational de 2017, ocorrido em São Paulo e no Rio de Janeiro e no Rift Rivals da América do Sul, 2️⃣ onde venceram o torneio.
[11][12] Após perderem a segunda etapa nas semifinais e diversas discussões, a equipe é desfeita, só restando 2️⃣ Sacy, Dioud e Nappon, estes dois últimos que saem no ano seguinte.
Ao final de 2017, a RED Canids fechou uma 2️⃣ parceria com o Corinthians, passando então a se chamar RED Canids Corinthians, sofrendo alterações apenas em seu nome, permanecendo com 2️⃣ o mesmo escudo.
[13] A parceria durou somente na primeira etapa do CBLOL de 2018, onde terminaram em terceiro lugar.
Na segunda 2️⃣ etapa, a equipe ocupa a última posição da tabela, onde é rebaixada diretamente para o Circuito Desafiante de 2019.
No final 2️⃣ do ano, realizaram a parceria com a Kalunga, passando a se chamar RED Canids Kalunga.
Após dois anos tentando voltar a 2️⃣ elite brasileira do League of Legends, a equipe vence a segunda etapa do Circuito Desafiante de 2020, este que seria 2️⃣ o último Circuito Desafiante e o único a não valer vaga para o CBLOL devido às mudanças de formato do 2️⃣ campeonato para 2021 proposto antes pela Riot Games, onde a liga passaria a contar com equipes franquias ao invés de 2️⃣ ter rebaixamentos e promoções.
[14] No entanto, a RED Canids Kalunga foi uma das equipes selecionadas pela Riot para participarem da 2️⃣ liga.[15]
Na primeira etapa de 2021, a equipe aposta em nomes da base para disputarem o campeonato, onde acabam sendo eliminados 2️⃣ nas quartas de final.
Já na segunda etapa, a organização mantém o mesmo elenco e quase ficam sem disputar os playoffs, 2️⃣ porém, de maneira surpreendente, as jovens promessas passam eliminando todos os times favoritos à conquistarem a competição e a RED 2️⃣ garante seu segundo título nacional, além da vaga no Campeonato Mundial de 2021.
[16] Naquele ano a equipe também recebeu seis 2️⃣ prêmios na liga: TitaN como Melhor Atirador, JoJo como Melhor Suporte, Coelho como Melhor Técnico e Aegis como Melhor Caçador, 2️⃣ Jogador do Ano e Jogador Revelação.[17]
Centro de treinamento e sede da Red Canids Kalunga, em São Paulo
Já em 2022, a 2️⃣ equipe continuou com seu elenco vindo como uma das favoritas a conquistar o CBLOL.
Com a mudança no formato dos playoffs 2️⃣ do CBLOL de 2022, a equipe caiu para a chave inferior das eliminatórias e depois, foi ganhando de todas as 2️⃣ equipes até se consagrarem tricampeões nacionais e conquistarem a vaga para o Mid-Season Invitational de 2021.
[18] Esta foi a primeira 2️⃣ vez na história que uma equipe vence dois CBLOL seguidos em anos diferentes.
Já na segunda etapa, a equipe não conseguiu 2️⃣ repetir o feito na chave inferior e foi eliminada pela FURIA.[19]
Elenco atual de League of Legends da RED Canids Kalunga 2️⃣ Pseudônimo Nome Nacionalidade Posição fNb Francisco Natanael Brasil Topo Aegis Gabriel Lemos Brasil Selva Envy Bruno Farias Brasil Meio TitaN 2️⃣ Alexandre Lima Brasil Atirador frostyy José Leal Brasil Suporte Coelho Calisto Rabaiolli Brasil Treinador Kalec Rodrigo Rodrigues Brasil Treinador