Botafogo Futebol Clube, mais conhecido como Botafogo da Paraíba, é um clube de futebol brasileiro da cidade de João Pessoa.
Fundado💶 no dia 28 de setembro de 1931, é um dos times mais tradicionais do estado da Paraíba.
É o clube que💶 possui mais títulos do Campeonato Paraibano de Futebol, com 30 conquistas, sendo cinco deles tricampeonatos seguidos (recordista da competição).
É também💶 o primeiro e único time da Paraíba a ter sido campeão oficialmente de uma das divisões do Campeonato Brasileiro de💶 Futebol,[nota 1] ao ter vencido a Série D do Nacional de 2013.
[3][4] O Belo,[nota 2] como é chamado por seus💶 torcedores, possui a maior torcida do estado e a oitava maior torcida do Nordeste.
[5] Dentre os 128 clubes das Séries💶 A, B, C e D de 2016, foi o 21º clube com maior média de público, à frente de seis💶 clubes da Série A e 17 da Série B.
[6] Além disso Botafogo-PB faz parte da seleta lista de clubes brasileiros💶 que nunca foram rebaixados por nenhuma das divisões nacionais do Brasileirão.[7]
Costuma mandar seus jogos no Estádio José Américo de Almeida💶 Filho.
O Estado da Paraíba ainda respirava o ar da Revolução de 1930.
A capital acabava de trocar de nome, já se💶 chamava João Pessoa.
Afetados ou não pelos trágicos acontecimentos políticos, um valoroso grupo de estudantes paraibanos tinha como passatempo predileto participar💶 das peladas nas dezenas de terrenos baldios, ainda existentes, nos arredores de suas residências.
Foi exatamente em torno desse grupo de💶 talentosos atletas adolescentes que foi amadurecendo a ideia de se fundar um novo clube.
Assim, depois de uma "Assembleia" de muitos💶 palpites, a 28 de setembro de 1931, vários garotos fundaram um dos maiores clubes de futebol da Paraíba: o Botafogo💶 Futebol Clube.
Eles decidiram por este nome e montaram, então, a 365 sport primeira diretoria:
Presidente: Beraldo de Oliveira
Vice-Presidente: Manoel Feitosa (Nezinho)1.
º Secretário:💶 Livonete Pessoa2.
º Secretário: José de Melo
Tesoureiro: Edson de Moura MachadoOrador: Enock Lins
O palco do tão importante acontecimento foi uma modesta💶 casa, a de nº 45, da rua Borges da Fonseca, hoje av.D.
Pedro II, bem próxima à esquina da rua 13💶 de maio.
O Belo, traz em 365 sport história uma grande curiosidade na escolha do nome.
O jornalista André Resende escreveu um livro💶 (ainda inédito) em que fala sobre o clássico Botauto.
E, segundo suas pesquisas, registros históricos retirados de jornais da época mostram💶 que o nome saiu em meio a um contexto de greve em João Pessoa, no início da década de 1930.
-💶 Nos primeiros registros que se teve acesso, o nome do clube aparece escrito separado: Bota-Fogo, por conta de alguns funcionários💶 do jornal A União, que participaram da fundação do clube.
Eles estavam passando por uma greve na época.
E queriam usar o💶 time recém-fundado como forma de protesto.[8]
A caminhada do Botafogo começou no ano seguinte à fundação, em 1932, quando o clube💶 ingressava na extinta Liga Suburbana.
Seu primeiro jogo foi contra o São Bento, de Bayeux, que tornara-se o seu mais terrível💶 adversário.
O jogo entre ambos acabou registrando um empate em 2 x 2, na decisão do Campeonato Suburbano.
Este resultado deu o💶 primeiro título ao Botafogo.
Primeiro Título Estadual [ editar | editar código-fonte ]
O Botafogo ganhou o seu primeiro título estadual em💶 1936, decidindo com o Sol Levante num jogo disputado no dia 13 de dezembro daquele ano, vitória botafoguense por 3💶 x 2, resultado que lhe valeu a conquista do seu primeiro campeonato estadual.
Lucas (2) e Pilota marcaram para o alvinegro.
O💶 campeão utilizou os seguintes atletas: Pagé, Euclides, Márcio Teixeira, Pedro Macaco, Lemos, Américo Filho, Tonico, Ronal, Lucas, Hélio e Evan💶 Holmes.
Primeiro jogo internacional [ editar | editar código-fonte ]
O primeiro desafio ante um rival internacional ocorreu em 1951, derrota de💶 3 a 2 para o Vélez Sarsfield-ARG, no Estádio da Graça.
[9] O jogo foi organizado pelo então presidente José América💶 de Almeida Filho (falecido em 1973 por acidente de carro; filho do ex-governador José Américo de Almeida, falecido em 1980),[10]💶 que também havia sido ex-jogador, presente no primeiro Botauto (1 a 1; estádio do EC Cabo Branco), em 1938, dado💶 nome ao principal estádio da capital.[11][12][13][8]
O título deu mais ânimo ao clube e meses depois dava entrada de um ofício💶 pedindo filiação à extinta Liga Desportiva Paraibana.
Depois da filiação, o Botafogo passou a pensar na formação de uma boa equipe💶 e como primeiro reforço contratou o goleiro Pagé, que tornou-se uma lenda do futebol paraibano.
Além de Pagé, o Botafogo trouxe💶 do Palmeiras Sport Club Miguel, Nilo, Euclides, Juarez e Humberto Sorrentino.
Também chegava para o Botafogo Tonico (Antônio de Abreu e💶 Lima), que mais tarde seria presidente do clube.
Além de Tonico, o Botafogo trouxe do Vasco da Gama os atletas Hélio💶 Falcão, Ireno Abreu de Figueiredo e José Laurentino.
Mesmo com o time já formado, com a contratação de jogadores do Palmeiras💶 Sport Club e Vasco da Gama, o Botafogo queria muito mais e conseguiu dois jogadores da região: Júlio Milanez e💶 Misael Barbosa, do Vencedor, um dos rivais do clube botafoguense na época.
Com este elenco, o Botafogo tornou-se uma agremiação respeitada,💶 principalmente porque seus torcedores passaram a cobrar vitórias, isso em razão da qualidade de cada jogador.
O Botafogo Futebol Clube foi💶 apelidado pela revista Placar, como o "Matador de Tricampeões".
Essa denominação surgiu devido as vitórias sobre o Flamengo-RJ no Maracanã por💶 2 a 1 e o Internacional-RS também por 2 a 1 no estádio Almeidão pelo Campeonato Brasileiro da Série A💶 ambos em 1980.
Esses dois clubes, no mesmo ano, tornaram-se tricampeões de seus estados e foram derrotados por um dos melhores💶 elencos da história do clube paraibano.
Surgimento do apelido "Belo" [ editar | editar código-fonte ]
A expressão Belo, apelido pelo qual💶 o clube é carinhosamente chamado por 365 sport torcida, nasceu da vibração de um gol.
Ao presenciar um golaço do Botafogo, Antônio💶 de Abreu e Lima (conhecido por Tonico), na época conselheiro do clube, gritou com tanta intensidade e vibração o adjetivo,💶 que levou os torcedores a se unirem e gritarem juntos.
Campeão da Copa Paraíba 2010 [ editar | editar código-fonte ]
O💶 Botafogo foi campeão da Copa Paraíba 2010, o clube disputou quatro jogos, venceu três e perdeu apenas um, no segundo💶 turno o Botafogo teve duas vitórias, um empate e uma derrota, o Botafogo venceu o primeiro turno, e o CSP💶 venceu o segundo turno, o Botafogo foi campeão por ser o melhor time na classificação geral, com oito jogos, tendo💶 cinco vitórias, um empate e duas derrotas.
Campeão paraibano de 2013 [ editar | editar código-fonte ]
O Botafogo foi campeão paraibano💶 em 2013 quebrando um jejum de nove anos sem título.
Após perder o primeiro jogo da final para o Treze no💶 Almeidão por 1 x 0, o time da capital precisava vencer no Amigão por um placar de 2 x 0💶 para se sagrar campeão.
O clube acaba alcançando o placar de 3 x 0 em pleno Estádio Amigão em Campina Grande,💶 calando quase 18 mil trezeanos.
Os três gols foram marcados no segundo tempo por Wanderley, aos 22, Hércules, aos 26, e💶 Ferreira (Pênalti), aos 48 minutos do segundo tempo.
O Clube chegou ao seu 26° título paraibano, aumentando a diferença de títulos💶 para o segundo colocado, o Campinense Clube.
O Artilheiro do Campeonato foi o botafoguense Warley, que venceu o seu terceiro título💶 seguido com os três maiores clubes do estado.
O Botafogo teve um total de dezoito vitórias, sete empates e sete derrotas💶 no campeonato.[14][15]
Campeão brasileiro Série D 2013 [ editar | editar código-fonte ]
O Botafogo conseguiu a vaga na Série C de💶 2014 após derrotar o Tiradentes - CE nas quartas de final.
Venceu o primeiro jogo em casa, no Almeidão, de virada,💶 por 2 x 1, e o jogo da volta, em Fortaleza, por 1 x 0.
Na primeira fase, o Belo esteve💶 no grupo A4 com equipes tradicionais do Nordeste, como Sergipe e CSA.
Ainda compunham o grupo: Juazeirense e Vitória da Conquista,💶 da Bahia.
O time paraibano terminou a primeira fase na liderança, com 17 pontos, seguido do Sergipe, com 16.
Nas oitavas de💶 final, o adversário foi o Central-PE.
Derrota em Pernambuco no primeiro jogo por 3 x 1.
No jogo da volta, em uma💶 partida épica, o campeão paraibano devolveu os mesmos 3 x 1 e se classificou nos pênaltis, vencendo por 5 x💶 3.
Nas quartas, o adversário foi o Tiradentes - CE, time de melhor campanha da primeira fase e sensação do campeonato.
Venceu💶 as duas partidas contra este adversário e garantiu vaga na série C do próximo ano.
Vale ressaltar nesta campanha vitoriosa a💶 consagração de Warley como ídolo da torcida.
O alvinegro da estrela vermelha ganhou também outro ídolo, Lenílson.
O goleiro Remerson também saiu💶 por cima, e o treinador Marcelo Vilar escreveu novamente seu nome na história do clube paraibano.
O adversário na semifinal foi💶 o Salgueiro - PE, com o primeiro jogo em Salgueiro, onde o belo venceu por um placar de 2 x💶 1, e no jogo de volta, no Almeidão, se consagrou com uma vitória de 2 x 0.
O adversário para a💶 inédita final do Campeonato Brasileiro da Série D foi o Juventude/RS, que passou pelo o Tupi/MG.
Após perder por 2 x💶 1 o primeiro jogo da final na Arena do Grêmio, o segundo jogo da grande final aconteceu em João Pessoa,💶 onde mais de 20 mil torcedores viram o Botafogo conquistar o seu mais importante título ao vencer o jogo por💶 2 a 0 no Almeidão, e o Botafogo é campeão brasileiro da Série D, em 2013.
O Botafogo entrou para a💶 história, sendo o primeiro clube paraibano a conquistar um título nacional.[16]
Campeão paraibano de 2014 [ editar | editar código-fonte ]
O💶 Botafogo foi bicampeão estadual, conquistando mais uma vez o campeonato na casa do adversário, o primeiro jogo ocorreu no estádio💶 Almeidão em João Pessoa, o segundo jogo ocorreu no estádio Amigão em Campina Grande desta vez o Botafogo conquistou o💶 campeonato em cima do Campinense Clube, o primeiro jogo aconteceu em João Pessoa, 3 a 0 para o Botafogo com💶 gols de Doda aos 18 minutos do primeiro tempo, o segundo gol saiu de um pênalti do zagueiro Edson Veneno💶 que botou a mão na bola, Pio foi para a cobrança e fez 2 a 0 para o Botafogo aos💶 24 minutos do primeiro tempo, o terceiro gol foi aos 22 minutos do segundo tempo gol do lateral direito Ferreira💶 fechando o placar para o Botafogo, o segundo jogo aconteceu em Campina Grande com o placar de 0 a 0💶 que deu o bicampeonato ao time que mais vezes conquistou campeonatos paraibanos.
[17] A Seleção do Campeonato Paraíbano 2014, eleita por💶 15 jornalistas da Rede Paraíba de Comunicação, teve cinco jogadores do Botafogo: o zagueiro Magno Alves, o volante Zaquel, os💶 meias Lenílson e Doda, e o atacante Frontini.[18]
Campeonato Brasileiro Série C 2014 [ editar | editar código-fonte ]
O Botafogo após💶 conquistar o campeonato estadual de 2014, começou bem pela Série C vencendo o "Clássico Tradição" na primeira rodada contra o💶 Treze FC por 3 a 2 no Estádio Almeidão, e fora de casa venceu o Treze por 1 a 0💶 no Estádio Presidente Vargas pela décima rodada, o Botafogo teve uma boa participação na Série C 2014, estando desde a💶 primeira rodada no g4, na rodada 18 o time saiu do g4 perdendo para o Águia de Marabá por 2💶 a 1 no Estádio Zinho Oliveira, esta derrota não custou apenas a classificação do Botafogo para o mata-mata, o resultado💶 também contribuiu para o rebaixamento do Treze FC para a Série D de 2015, apesar de fatores extra-campos como a💶 possibilidade de ser excluído da Série C terem influenciado de certa forma, o time do Botafogo lutou até onde pode💶 para alcançar o sonho de ser o primeiro clube pessoense a jogar a Série B na era dos pontos corridos.
Preparação💶 para a temporada de 2015 [ editar | editar código-fonte ]
No dia 08 de dezembro de 2014, o Botafogo apresentou💶 o elenco em um jantar no Clube Cabo Branco, o elenco disputará o Campeonato Paraibano, Copa do Nordeste, Copa do💶 Brasil e Série C, a apresentação contou com a ilustre presença do prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo, e do💶 Governador do estado da Paraíba Ricardo Coutinho, o Botafogo tem presentes em seu elenco em cada posição, Goleiro: Genivaldo, Remerson,💶 Edson, Lateral Esquerdo: Alex Cazumba e Glaybson, Lateral Direito: Lucas Mendes, Toty, Toninho e Gustavo Amaral, Zagueiro: Walter, Roberto Dias,💶 Mauro, Carlinho Rech, Wesley.
Volante: Zaquel, Guto, Nata, Hercules, Meia: Doda, Bismarck, Chapinha, Fábio Gama, Maurício Curiel, Atacante: Rafael Oliveira, Jonathan💶 Belusso, Jeorge, Romarinho e Juninho, antes da apresentação, o Botafogo havia anunciado que teriam duas contratações surpresas, que no caso💶 foram o Zagueiro Roberto Dias e o Atacante Jonathan Belusso, o Botafogo começou os trabalhos físicos no dia 9 de💶 dezembro de 2014.
Temporada de 2015 [ editar | editar código-fonte ]
O Botafogo garantiu a 365 sport vaga na Copa do Nordeste💶 de 2016, e na Copa do Brasil de 2016, sendo o segundo colocado do Campeonato Paraibano de 2015.
Na Copa do💶 Nordeste de 2015, O Botafogo teve um desempenho abaixo do esperado, o Botafogo fez apenas 1 Ponto no Grupo D,💶 com: Ceará, Fortaleza, River-PI e Botafogo-PB.
E terminou com saldo de -5 gols, com isso o time paraibano não passou de💶 fase.
O Botafogo se manteve na Série C com o desempenho de 2015, porém o Botafogo perdeu a chance de chegar💶 ao mata-mata da Série C após um empate por 2 a 2 com o Fortaleza no Estádio Almeidão, os gols💶 do Botafogo foram marcados por Gustavo (Pênalti), e por Jó de cabeça.
Preparação para a temporada de 2016 [ editar |💶 editar código-fonte ]
No dia 18 de dezembro de 2015, o Botafogo apresentou alguns jogadores para a temporada de 2016 para💶 a 365 sport torcida em um jantar realizado no Espaço Cultural, alguns jogadores não puderam comparecer ao evento.
O elenco anunciado contou💶 com muitos jogadores conhecidos, e algumas apostas para 2016.
Os jogadores que chegaram a João Pessoa e já treinaram na Maravilha.
Preparação💶 para a temporada de 2017 [ editar | editar código-fonte ]
Na tarde de 1º de dezembro de 2016, o Botafogo💶 apresentou 21 dos 30 jogadores para a temporada de 2017 na Maravilha do Contorno, que estava com as arquibancadas praticamente💶 lotadas.
[19] Os comandados confirmados de Itamar Schülle serão:
15 jogadores remanescentes da temporada de 2016 (os goleiros Michel Alves, João Manoel,💶 Edson e Andrezon; os zagueiros Plínio e Nildo; o lateral Gustavo; os volantes Djavan, Marcelo Henrique e Sapé; os meias💶 Marcinho, Raphael Luz e Lukinhas; e os atacantes Warley e Rafael Oliveira),
3 promovidos da base (o zagueiro Walber, o volante💶 João Pedro e o meia Marquinhos);
1 aprovado em seletiva (o atacante Biro-Biro); e
11 contratados (o lateral-direito Gabriel Modesto; o lateral-esquerdo💶 Carlos Renato; os zagueiros Bruno Maia, Gustavo Henrique e Charles; os volantes Amarildo, Robston e Higor Militão; o meia Tarcísio;💶 e os atacantes Wanderson e Diogo Campos).
Dias depois, em 7 de dezembro, dois novos reforços foram confirmados: o lateral-direito Maranhão💶 e o colombiano Sebastián Viáfara para jogar na lateral esquerda.[20]
No dia 20 de dezembro, o atacante Danilo Galvão, após recuperação💶 de uma contusão e empréstimos a ASA e Águia de Marabá na temporada 2016, se reapresenta ao Botafogo-PB para a💶 temporada 2017.[21].
No dia 20, o volante Djavan, um dos destaques do Botafogo-PB na temporada 2016,[22] foi negociado com o Avaí.
[23]💶 Porém, no dia 3 de janeiro, a diretoria do Botafogo-PB afirmou que, apesar da negociação em andamento, o acerto ainda💶 não está fechado e o jogador ainda está treinando no clube, podendo inclusive disputar a primeira partida do Campeonato Paraibano.
[24]💶 Uma semana depois, a direção do Avaí desiste da contratação.[25]
Ainda em dezembro, o lateral-direito recém-contratado Gabriel Modesto é dispensado pela💶 diretoria após poucos dias no elenco, enquanto o também lateral-direito e também recém-contratado Maranhão desistiu, por motivos desconhecidos, de assinar💶 contrato com o Botafogo-PB.
[26] Para suprir a carência no setor, que passou a contar apenas com Gustavo, o "Belo" contratou💶 o lateral-direito Diogo Rangel.
[27] No mesmo dia, o clube anuncia a contratação de Luiz Paulo para a lateral esquerda.
[27] No💶 dia 09 de janeiro, a diretoria anuncia a contratação do lateral-esquerdo Fernandes.[28]
Campeão paraibano 2017 [ editar | editar código-fonte ]
O💶 Botafogo fez uma campanha impecável no campeonato paraibano de 2017, foi líder geral da primeira fase do campeonato, venceu todos💶 os jogos que foram disputados em Campina Grande.
Venceu os seguintes times jogando na Rainha da Borborema: Serrano 1 X 2💶 Botafogo, Treze 0 X 1 Botafogo (Primeira Fase), Campinense 1 X 2 Botafogo, Treze 2 X 3 Botafogo (Final).
O xerife💶 terminou a primeira fase com 74,1 % dos pontos conquistados.
E terminou a segunda fase invicto.
No total o Belo sofreu apenas💶 quatro derrotas.
Destaque para Rafael Oliveira artilheiro do Brasil, o atacante foi considerado o craque do campeonato por votação entre diversos💶 jornalistas, o atacante marcou 17 gols em 17 jogos faturando a artilharia do Campeonato Paraibano 2017 com média de 1💶 gol por jogo.
Michel Alves com grandes defesas também foi considerado um dos principais responsáveis pelo 29 título do Belo.
[29]CAMPEÃO INVICTOParticipações
Participações💶 em 2023
Última atualização: 20 de dezembro de 2021 [30]
Cores e Símbolos [ editar | editar código-fonte ]
Antigo Escudo do Botafogo💶 usado até a década de 1970.
Tem como mascote o xerife e suas cores são o preto e o branco.
Na década💶 de 1970, incorporou a cor vermelha no escudo em homenagem à Bandeira da Paraíba e para se diferenciar do distintivo💶 do Botafogo de Futebol e Regatas do Rio de Janeiro.
As Saga de suas Cores [ editar | editar código-fonte ]
O💶 Botafogo jogou com a camisa listrada até abril de 1937 quando a LDP (Liga Desportiva Paraibana) exigiu que o Clube💶 jogasse o Campeonato com outra camisa para não confundir com o Palmeiras, clube da mesma cidade que já usava uma💶 camisa listrada alvinegra e era mais antigo na LDP.
O seu presidente então trouxe do Santa Cruz uma camisa coral, listrada💶 em preta, branca e vermelha que foi usada pelo Botafogo até 1941, quando o Botafogo foi punido pela LDP e💶 abandonou o futebol até 1943.
Em 1944 o Botafogo voltava, usando o tradicional uniforme Alvi Negro.
Normalmente jogava com calção preto e💶 uma camisa branca com estrela preta ao peito.
A mudança para Tricolor [ editar | editar código-fonte ]
De 1945 até 1974💶 o Botafogo tinha o uniforme igual ao do Botafogo carioca, quando o radialista Ivan Tomaz propôs, e o Conselho Deliberativo💶 do Clube aprovou, que a estrela passasse a ser vermelha, e o escudo passou a ter as cores da Bandeira💶 da Paraíba, caracterizando o Botafogo.
Ivan Tomaz adotou a expressão o ALVINEGRO DA ESTRELA VERMELHA para o Botafogo.
Em 1976 assumiu a💶 presidência o industrial paulista José Flavio Pinheiro Lima que, por ser Conselheiro do São Paulo, adotou um frizo vermelho na💶 gola e nos punhos das mangas da camisa alvinegra do Botafogo e passou a adotar o termo tricolor para o💶 nosso Botafogo e o escudo passou a ter as cores da Bandeira da Paraíba.
Assim, a imprensa esportiva também chamava o💶 Botafogo de tricolor pois o Clube jogava com camisas listradas alvinegras e com gola e punhos vermelhos.
Isso gerou uma reação💶 do Conselho Deliberativo do Clube e da própria Diretoria de Zé Flavio, que não gostava da expressão TRICOLOR.
O Alvinegro da💶 Estrela Vermelha [ editar | editar código-fonte ]
Em 1978, após a saída de Zé Flavio do Botafogo, o presidente Luis💶 Carlos Rangel Soares, em seu primeiro ato, voltou com o tradicional uniforme alvinegro com a estrela vermelha, que é adotado💶 até hoje pelo Botafogo.
O primeiro Hino do Botafogo foi composto em 1977, com letra e música de Jader Pordeus, e💶 surgiu exatamente na passagem de Zé Flavio Pinheiro Lima pelo Botafogo.
A controvérsia das cores começava aí.
O Hino, apesar de não💶 ser reconhecido no Estatuto do Clube, falava que o Botafogo era tricolor, já que tinha sido composto entre 1977 e💶 1978, época em que o Botafogo era chamado de tricolor, pela influência são paulina do seu presidente.
Só que o Hino💶 de Jader Pordeus caia no gosto popular e isso trouxe problemas de identidade para o Botafogo.
A música, que pode ser💶 chamada de Hino do Botafogo, o chama de tricolor e o Estatuto do Clube define o Clube como Alvinegro da💶 Estrela Vermelha.
Maravilha do Contorno [ editar | editar código-fonte ]
O Botafogo é detentor de uma área de 10 hectares, localizada💶 no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, a Maravilha do Contorno é a sede administrativa do clube pessoense, além💶 de contar com completa estrutura para treinos, reuniões, hospedagem, dentre outros.
Na maravilha do Contorno, estão instalados dois campos de futebol💶 (Pinheirão e Joaquim Almeida Sobrinho) com medidas oficiais, além de ampla estrutura para concentração dos atletas, como alojamento, refeitório, vestiários,💶 sala de musculação, piscina coberta para regeneração dos atletas,[31][32] sala de preleção e sala de troféus.
O Botafogo ainda possui uma💶 loja na cidade, chamada de "Belomania", localizada na Rua Empresário João Rodrigues Alves, 125 - Sala 104 A do Empresarial💶 Delta Center, no Bairro dos Bancários em João Pessoa - PB,[33] A Loja Oficial do Botafogo vende, além dos vestuários💶 de jogo e vestuários casuais, souvenir e objetos para o lar, todos com a marca do Botafogo.
A loja ainda oferece💶 um setor especial para o cadastramento de planos para sócio-torcedor
Os grandes rivais do Botafogo são o Treze Futebol Clube, com💶 quem faz o Clássico Tradição, o Campinense Clube, no chamado Clássico Emoção, times de Campina Grande, e o Auto Esporte💶 Clube, time da capital, no Clássico Botauto.
A pesquisa mais recente, do ano de 2018, realizada pelo Ibope REPUCOM aponta o💶 Botafogo Futebol Clube como maior torcida da Paraíba, bem como detentor da oitava maior torcida do Nordeste.[34][35][36]
Em João Pessoa, segundo💶 pesquisa de 2019, realizada pelo Instituto Método, o Belo desponta como a maior torcida dentre todos os clubes paraibanos.[37]
TOB -💶 Torcida Organizada do Botafogo - fundada em 1975 - posicionada na arquibancada sombra.
Torcida Jovem do Botafogo - fundada no dia💶 23 de março de 1997.
Posiciona-se na arquibancada sol (lado esquerdo).
Torcida Organizada Império Alvi-Negro - fundada no dia 18 de junho💶 de 2004.
Posiciona-se na arquibancada sombra (centro).
Torcida Organizada Fogomania - posiciona-se na arquibancada sombra (lado esquerdo).
Fúria Independente do Botafogo - fundada💶 no dia 15 de Agosto de 2008.
Posiciona-se na arquibancada sol (lado direito).
Em 2009, o Botafogo inaugurou o departamento de futebol💶 feminino.
Participou da Copa do Brasil de Futebol Feminino de 2009, sem êxito, devido à precariedade da preparação, mas investiu no💶 trabalho de 1 ano para a disputa do campeonato do ano seguinte.
E foi em 2010 que o clube conseguiu projeção💶 nacional ao disputar e vencer os três primeiros jogos, um deles contra o todo poderoso São Francisco da Bahia, que💶 por pouco não leva uma goleada das meninas do Belo.
No jogo de volta foi derrotado pelo mesmo São Francisco, fora💶 de casa, mas saiu da competição chamando a atenção pelo volume de jogo e pela qualidade técnica apresentada.[carece de fontes]
Time💶 base: Élida, Fafá, Rincon, Vivi e Jamayra; Janaína, Ronaldinha, Jaciara e Ledjane; Kelly e Joana, além de Monique Somose (Ex-seleção💶 brasileira) Carol Frisanco (ex-seleção brasileira) Jennifer Teles (Campeã paulista 2011)
O Botafogo é o maior campeão paraibano feminino com seis títulos.
NotasReferências