vestido longo esporte fino estampado com figuras dos quadrúpedes.
O Museu Nacional de História Natural, fundado pela Fundação Calouste Gulbenkian e inauguradosite de apost1971, é o maior complexo museológico dedicado ao estudo e expressão animal.
A exposição permanente aborda temas relevantes para a biologia da vida, das técnicas conservatórias, do património natural e da sustentabilidade.
O museu exibe o acervo artístico dos povos nativos, enquanto que a documentação de animais de caça e pesca desempenha um papel importante na definição do território e dos ciclos de vida.
Os museus do Museu de História Natural, são um conjunto de instituições nacionais
que reúnem, coordenam e desenvolvem pesquisas e projetos ligados ao património natural do mundo.
Os museus são parte do eixo pedagógico do Sistema de Arqueologia e da História Natural (SIHRA).
O Museu de História Natural é um grupo sem fins lucrativos, que possui coleções permanentes e digitais de aproximadamente 1,15 milhões de espécimes.
Entre os acervos permanentes está o Arquivo Histórico Nacional de Portugal e o MNH, ambos situadossite de apostLisboa.
Desde 1998 são exibidossite de apostregime de urgência, os cursos de História Natural na Escola Superior de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
O programa educativo da unidade científica
visa o estudo dos temas de mais interesse para a população do mundo, com cursos de estudos multidisciplinares como biologia, zoologia e antropologia, além de programas relativos às Ciências Sociais, ao Meio Ambiente e à Cultura, bem como à Educação do consumidor, tendo contribuído para um considerável impulso na promoção da internacionalização do conhecimento.
O Museu, porsite de apostvez, foi inaugurado como museu da primeira unidade do Instituto de História Natural no Centro de Belém de Ribamar, no Brasil,site de apost18 de fevereiro de 2002.
O Museu tem como missão desenvolver uma cultura multidisciplinar, com foco sobretudo na preservação e
divulgação científica da biologia, paleontologia e história natural.
Através do convênio firmado com a empresa pública do Instituto e da Fundação Calouste Gulbenkian, o Museu tem também como objetivos orientar programas de divulgação científica da História Natural através de parcerias com instituições portuguesas como FAPESP, FAPESPAR e FAPESP-SP, além de contribuir a uma rede de publicações científicas científicas (em apoio à preservação da origem e desenvolvimento de espécies e animais), através de cooperação com o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológicosite de apostparceria com o Centro Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UNICAMP).
O Museu recebe mais de 200
visitantes por ano, bem como a maioria das instituições secundárias.
Inclui a coleção de 17.
200 peças da coleção zoológica que abrange desde a exploração de leões ("Ornithomys lugarethis") até o desenvolvimento das populações humanas.
Além disso, tem uma extensão de exposição das coleções biológicas provenientes do Museu e do Gabinete de Ciências Biológicas-Benotécnicas da Universidade de Brasília e dos Serviços Biogeográficos no Gabinete do Ministro da Economia e Gestão, no Gabinete de Gestão Pública e do Presidente da República Henrique Cardoso.
Os edifícios do museu estão ligados, de modo permanente, aos centros do Instituto e do Instituto de Ciências Biológicas,
que abrigam o centro universitário.
Além da diversidade genética e de outros assuntos relacionados, o Museu promove várias atividades desenvolvidas e de divulgação científica, com destaque para o desenvolvimento da imagem da História e a conservação deste tema.
Entre essas atividades estão a reprodução, a recuperação do acervo de fauna e o restauro das populações animais.
O Museu tem como missão promover parcerias internacionais de divulgação de História Natural e do Instituto e promove o turismo, através das visitas guiadas aos museus e de intercâmbio científico e tecnológico.
Para além do Museu, também fazem parte do Sistema de Comunicação Educativa,
o Instituto de Arte Popular Portuguesa e o Ministério da Educação, a qual tem como objetivo transmitir um novo conhecimento sobre a geografia e história natural através dos vídeos, catálogos e representações e da produção artística, além de criar um espaço para o diálogo entre a preservação da natureza e a conservação da fauna.
Também oferece um espaço de intercâmbio para divulgar a geologia e o debate a respeito da geologia urbana e dos fósseis, além de oferecer uma programação para apresentações públicas.
O Museu conta ainda com uma gama de exposições temporárias, tendo como destaque os de arqueologia, etnografia,
ecologia e conservação da natureza, além das quencias de biologia, arqueologia, paleontologia e antropologia.
O Museu tem como objetivo a reprodução e restauração de fósseis de interesse arqueológico e etnobotânico, preservando assim características paleontológicas e etnobotânicas do passado, sendo assim, uma obra de valor inestimável para o estudo da História, com uma maior produção científica do conhecimento arqueológico e da História natural.
Os museus contam também com um número de laboratóriossite de apostque se busca organizar e complementar pesquisassite de apostconjunto com as instituições congéneres locais ou a interessados no âmbito de pesquisa ou preservação da história natural, de maneira
que o interesse, o interesse e a experiênciasite de apostrelação ao estudo da história contemporânea sejam refletidas nas coleções do Museu.
Os museus são um ponto de encontro no trabalho académico do Património Histórico, da História Natural e dos Recursos Naturais.
O Museu está incluído na lista representativa do Património Cultural Português