É indiscutível que o esporte acarreta diversos benefícios à saúde, mas você sabe dizer os seus ganhos emocionais? Nos últimos anos, este tem sido o foco de diversas pesquisas que comprovaram seus efeitos positivos na saúde mental de quem os pratica.
No post de hoje escrito pela Dra.
Ana Paula Simões, vamos listar 8 benefícios mentais do esporte.
1) Melhora do humor
A prática de exercícios provoca a liberação de substâncias químicas que são capazes de fazer você se sentir mais feliz e relaxado.
Além disso, quando feitoroleta brasileira blazercoletividade fornece benefícios sociais e a possibilidade de se envolverroleta brasileira blazerdesafios que melhoramroleta brasileira blazercondição física.
2) Aumento da concentração
A pratica de esportes 3 a 5 vezes por semana,roleta brasileira blazerperíodo de no mínimo 30 minutos, pode fornecer ganhos na concentração, pensamento crítico, aprendizagem, bom senso e memória, segundo estudos.
3) Redução do estresse e depressão
A atividade física auxiliaroleta brasileira blazermente a se distrair dos estressores diários quando praticada regulamente, visto que, os exercícios diminuem os níveis dos hormônios de estresse do corpo e estimula a produção de endorfinas, que são hormônios geradores do bom humor e tendem à deixá-lo mais relaxado e otimista.
4) Melhora da qualidade do sono
Exercícios físicos podem auxiliar você a cair no sono e a atingir o sono profundo (fase do sono que realmente descansamos e recarregamos nosso corpo para o novo dia) com maior facilidade.
Entretanto, tome cuidado com as práticas muito próximas do horário de dormir, pois podem ter o efeito ao contrário, deixando você com mais energia dificultando o sono.
5) Manutenção do peso
A realização de atividades físicas como caminhada, natação, ciclismo, musculação são eficazesroleta brasileira blazerqueimar calorias e/ou construir músculos.
Sendo assim, são recomendadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) como maneira saudável para se manter o peso.
Além disso, ela também reduz a probabilidade de se desenvolver diabetes, colesterol alto e hipertensão, entre outras doenças crônicas não transmissíveis.
6) Melhora da confiança
Exercícios podem aumentarroleta brasileira blazerconfiança e autoestima, uma vez que, com aroleta brasileira blazerprática metas são alcançadas,roleta brasileira blazerforça, resistência e habilidades se aprimoram e consequentementeroleta brasileira blazerautoimagem é afetada de forma positiva.
7) Estímulos de Liderança
Estudos realizados com jovens observaram existir uma relação entre a prática de esportes e a liderança, principalmenteroleta brasileira blazeresportes coletivos, consequência da oportunidade de treinar, competir, ganhar e perderroleta brasileira blazerequipe.
8) Melhora do desempenho escolar
Os exercícios diários melhoram a concentração e consequentemente interferem no desempenho escolar, além disso eles podem acarretar maior participação escolar e social.
Ademais, crianças que são apresentadas ao hábito de praticar exercícios tendem a ser adultos que praticam esportes.
O esporte tem muitos benefícios ao corpo e à mente, mas pode acarretarroleta brasileira blazeralguns risco, principalmente quando praticadosroleta brasileira blazercoletivo e sem orientação adequada, como lesões do tipo entorses, contusões e fraturas.
A maioria das lesões esportivas resultamroleta brasileira blazeruma recuperação completa, sem sequelas, se tratada adequadamente por um médico com título da sociedade brasileira de medicina do exercícios e esporte.
Sendo assim, procure seu médico antes de começar qualquer atividade esportiva e certifique-se que está saudável o suficiente para praticar exercícios intensos.
E divirta-se! Procure orientações para a boa prática do exercício físico e bons treinos!
Curtiu os benefícios mentais do esporte? Então, que tal se desafiarroleta brasileira blazerum dos nossos eventos virtuais ou presenciais? Acesse nosso calendário de provas e bora correr!Texto: Dra.
Ana Paula Simões Ferreira (Professora Instrutora e Mestreroleta brasileira blazerOrtopedia e Traumatologia) e Karine Nogueira Gomes de Miranda (Acadêmica de Medicina).