Nota: Este artigo é sobre a série de jogos eletrônicos Castlevania.
Para o primeiro jogo desta série, veja Este artigo é sobre a série de jogos eletrônicos Castlevania.
Para o primeiro jogo desta série, veja Castlevania (jogo eletrônico) .
Para a série da Netflix, veja Castlevania (série de televisão)
Castlevania é uma série de jogos eletrônicos de ação e aventura sombria desenvolvida pela empresa japonesa Konami.
A série foi criada no Japão e seu título de estreia foi lançadoApostas on-line com bônus26 de setembro de 1986 para o Famicom Disk System, intitulado Akumajō Dracula.[a]
A série é uma das mais famosas franquias de jogos desta empresa e uma das mais vendidas de todos os tempos, com seus títulos se tornando um ponto de referência na criação de jogos de plataforma e ação, originando o subgênero metroidvania.
Além de receber vários spin-offs e conversões, a série se expandiu para outras mídias, incluindo comic books e uma série animada da Netflix.
A versão Symphony of the Night, o mais aclamado título da série, figuraApostas on-line com bônusdiversas listas de melhores jogos de todos os tempos, enquanto Super Castlevania IV e Aria of Sorrow são considerados como alguns dos melhores jogos de seus respectivos consoles.
A história dos jogos está geralmente ambientada no castelo Castlevania, do Conde Dracula, que é o principal antagonista da série.
Inspirado no personagem epônimo do romance de Bram Stoker e na personalidade histórica de Vlad Drakul, o Empalador.
Um vampiro e mago, que ressuscita a cada 100 anos e assume o papel de chefe final de quase todos os jogos.
A ambientação éApostas on-line com bônusgrande parte medieval.
Os principais protagonistas são os caçadores de vampiros do clã Belmont, que precisam eliminar a ameaça de Dracula a cada vez que ele renasce, usando armas como o chicote sagrado Vampire Killer, água benta, estacas de madeira, eApostas on-line com bônusalguns casos habilidades mágicas.
Em 2010,Apostas on-line com bônusuma parceria entre a Konami, MercurySteam, e Kojima Productions, a série passou por um reboot que se iniciou com o jogo Lords of Shadow, o título da série mais bem sucedido até então.
Lords of Shadow 2, lançadoApostas on-line com bônus2014, é o último jogo da nova cronologia.
Muitos títulos de Castlevania foram lançados para os mercados do Japão, América do Norte, Europa, e Austrália,Apostas on-line com bônusvários consoles, PC e plataformas móveis, com remakes adicionais e relançamentos.
[1] O primeiro título de console, Castlevania (1986), foi lançado no Japão para Famicom Disk SystemApostas on-line com bônus1986 e na América do Norte para NESApostas on-line com bônus1987,[2] apresentando gráficos 2D e gênero de ação, além de algumas das principais características que a série viria a reutilizar.
[3] Em 1987, Castlevania II: Simon's Quest se distanciou do gênero de plataforma visto no primeiro jogo, focandoApostas on-line com bônusuma jogabilidade não linear e vários elementos de RPG.
[4][5] O primeiro jogo da série para arcade, Haunted Castle, retornou para o estilo linear de plataforma usado no original.
[6] Isso continuou com o primeiro jogo para console portátil, Castlevania: The Adventure,[7] e a sequência para o NES, Castlevania III: Dracula's Curse, ambos lançadosApostas on-line com bônus1989.
Dracula's Curse também adicionou característicasApostas on-line com bônusrelação à jogabilidade do original, incluindo finais alternativos e múltiplos personagens jogáveis.[8]
O primeiro jogo de consoleApostas on-line com bônus16-bits da franquia foi Super Castlevania IV, lançado para o SNESApostas on-line com bônus1992.
[9] Ainda neste ano, Rondo of Blood foi lançado exclusivamente no Japão para PC Engine, sendo internacionalizadoApostas on-line com bônusinglês apenasApostas on-line com bônus2007, quando foi incluído no The Dracula X Chronicles para PSP.
[1] Rondo of Blood foi o primeiro Castlevania produzido para CD-ROM e a ter diálogos completamente dublados.
[10] Bloodlines, lançadoApostas on-line com bônus1994, foi o primeiro título produzido para o Genesis, sendo relançadoApostas on-line com bônus2019Apostas on-line com bônusmúltiplas plataformas.[11][12]
Em 1997, Symphony of the Night e Castlevania Legends foram lançados para o PlayStation e Game Boy, respectivamente.
[1] Symphony of the Night introduziu grandes mudanças à jogabilidade, incorporando elementos de RPG e um mapa não linear que o jogador podia explorar livremente, algo visto anteriormenteApostas on-line com bônusSimon's Quest e na série Metroid da Nintendo.
[4][9] Este seria o estilo utilizadoApostas on-line com bônusvários títulos futuros, começando com Circle of the Moon, Harmony of Dissonance, e Aria of Sorrow, lançados entre 2001 e 2003 para Game Boy Advance.[1]
O primeiro jogo da série a receber gráficos 3D foi o Castlevania do Nintendo 64Apostas on-line com bônus1999, que teve a expansão Legacy of Darkness lançada no mesmo ano.
[10] Em 2003, o próximo jogoApostas on-line com bônus3D foi lançado para PlayStation 2, Lament of Innocence, apresentando jogabilidade focadaApostas on-line com bônuscombate hack and slash, sendo comparado com Devil May Cry e God of War.[13][14]
Um reboot da série Castlevania se iniciouApostas on-line com bônus2010 com Lords of Shadow, um título de ação 3D multiplataforma desenvolvido pela MercurySteam e co-produzido por Hideo Kojima.
[15] Duas sequências, Lords of Shadow – Mirror of Fate (2013) e Lords of Shadow 2 (2014), também receberam lançamentos multiplataforma.[1]
Castlevania possui diversos spin-offs, o primeiro sendo um título de plataforma lançadoApostas on-line com bônus1990 para Famicom, Kid Dracula, uma paródia que estrela o personagem de mesmo nome.
[16] Foi lançado pela primeira vezApostas on-line com bônusinglês junto da Castlevania Anniversary CollectionApostas on-line com bônus2019.
[12] O jogo teve uma sequência no Game Boy, também intitulado Kid Dracula.
[9] O primeiro jogo multijogador online de luta da série foi Castlevania Judgment, que foi lançado para WiiApostas on-line com bônus2008.
[1] Em 2010, foi lançado outro título multijogador multiplataforma, Harmony of Despair, onde seus jogadores podiam controlar personagens dos títulos anteriores.
[17] A série também conta com jogos para arcade e slot machines, como o Castlevania: The Arcade, que foi lançadoApostas on-line com bônus2009 no Japão e Europa.[18]
O último título da série é o spin-off Grimoire of Souls, que foi anunciado pela KonamiApostas on-line com bônus17 de abril de 2018.
[19] Em fevereiro de 2019, foi anunciado que Grimoire of Souls seria lançado globalmente para iOS e Android,[20] o que aconteceuApostas on-line com bônussetembro de 2019.[21][22]
A maioria das armas que os jogadores usam são semelhantes às da Idade Média, e armas mágicas geralmente possuem propriedades elementais, sendo as principais fogo, relâmpago e gelo.
[23] Os protagonistas de alguns dos jogos mais recentes possuem no arsenal armas de fogo.
[24] Também nos jogos mais recentes (principalmente a partir do Symphony of the Night, de 1997) surgem várias vestimentas, sapatos e acessórios, que podem ser coletados e equipados para aumentar as estatísticas ou atribuir certas habilidades ao jogador.
[25] Moedas e corações (e algumas vezes cristais), que possuem papéis variantes dependendo do jogo, são encontrados ao quebrar luzes, candelabros e alguns outros elementos dos cenários e ocasionalmente ao derrotar inimigos.
Salas de save e teletransportes são estrategicamente colocadas pelo mapa para permitir aos jogadores recarregar a barra de vida e mover-se instantaneamente para outra área do mapa, respectivamente.
Uma das armas mais icônicas da série é o chicote "Vampire Killer" ("Matador de Vampiros"), descrito como uma arma lendária usada pelos Belmonts na batalha contra o Conde Dracula e seus ascetas, apesar de às vezes também ser passado e usado por outras famílias.
[30] Outros nomes e termos usados para ele são "Mystic Whip" ("Chicote Místico"), "Holy Whip" ("Chicote Sagrado") e "Whip of Alchemy" ("Chicote de Alquimia").
[30] A história por trás do chicote é mostradaApostas on-line com bônusLament of Innocence, onde o alquimista Rinaldo Gandolfi, através da alquimia, a cria como uma poderosa arma contra as criaturas das trevas e o dá para Leon Belmont, um ex-cruzado.
[30] O chicote é mais tarde fundido com a alma pura e boa de Sara Trantoul (noiva de Leon que fora mordida por um vampiro) para criar o Vampire Killer, que se faria presente, de uma forma ou de outra,Apostas on-line com bônusquase todos os jogos da série.[30]
Enredo e ambientação [ editar | editar código-fonte ]
A série Castlevania possui várias referências aos filmes de horror da Universal Pictures e Hammer Film Productions.
[38] O criador da série, Hitoshi Akamatsu, queria que os jogadores se sentissem como se estivessemApostas on-line com bônusum clássico filme de terror.
[39] DuranteApostas on-line com bônuspesquisa para adaptação do roteiro da série animada da Netflix, o autor Warren Ellis chamou a série de "uma transposição japonesa dos filmes da Hammer Horror que eu amava quando mais novo".
[40] Lobisomens, múmias, e o monstro de Frankenstein aparecem de maneira recorrente,[38] e monstros mitológicos e do folclore, como a Medusa,[41] estão presentesApostas on-line com bônusconjunto com referências diretas à literatura de terror.[42]
Dracula Vlad Țepeș, mais conhecido como Conde Dracula, é o principal antagonista e último chefe da maioria dos jogos,[43] que se passamApostas on-line com bônusgrande parteApostas on-line com bônusCastlevania, seu castelo.
[44] Dracula é apresentado como um vampiro com poderes mágicos que ressuscita a cada 100 anos para dominar o mundo, e a série se passaApostas on-line com bônusgrande parte no seu castelo com os protagonistas lutando para impedi-lo.
[45] Seus criadores se inspiraram no personagem de mesmo nome do romance Drácula (1897) de Bram Stoker, com o Castlevania: Bloodlines chegando a incorporar explicitamente à série os eventos do romance.
[46] Outra influência naApostas on-line com bônuscriação foi a figura histórica de Vlad, o Empalador.[47]
Com a exceção de alguns títulos, os jogadores assumem o papel dos Belmonts,[38] um clã de caçadores de vampiros que derrotam Dracula há séculos usando o lendário chicote Vampire Killer, que é passado através das gerações para os sucessores da família e só pode ser usado por eles.
[48] Outro personagem importante é o dampiro Alucard, introduzido inicialmenteApostas on-line com bônusCastlevania III: Dracula's Curse, onde fez aliança com Trevor Belmont para derrotar seu próprio pai, Dracula.
[49] Alucard é uma referência ao personagem de mesmo nome do filme de 1943 Son of Dracula.
[50] Dentre os personagens recorrentes estão Sypha Belnades, uma maga caçadora de vampiros que se casa com Trevor,[51] descendentes do clã Belnades, como Carrie Fernandez[52] e Yoko Belnades, que fazem aparições como personagens jogáveisApostas on-line com bônusalguns títulos,[53] e Carmilla, personagem baseada no romance de mesmo nome de Sheridan Le Fanu.[54]
Lords of Shadow é um reboot da franquia, e o primeiro jogo ambientado na Europa meridional durante a Idade Média.
[55] O personagem principal, Gabriel Belmont, é um membro da Brotherhood of Light, um grupo de elite de cavaleiros que defendem a população contra criaturas supernaturais.
[56] Com um chicote retrátil chamado Combat Cross, Gabriel luta contra uma força maléfica, conhecida como Lords of Shadow, com intuito de obter a God Mask que ele acredita ter o poder de ressuscitarApostas on-line com bônusesposa.
[15] Em Mirror of Fate, Gabriel aparece como Dracula, o principal antagonista de Simon e Trevor Belmont.
[57] Lords of Shadow 2 se passa nos tempos modernos, onde Dracula estáApostas on-line com bônusbusca de uma maneira de acabar comApostas on-line com bônusimortalidade.[58]
Em 2002, Legends, Circle of the Moon, Castlevania (1999) e Legacy of Darkness foram removidos da cronologia oficial por Koji Igarashi, uma decisão que gerou críticas dos fãs.
[59] Igarashi afirmou que Legends estavaApostas on-line com bônusconflito com o enredo da série, e que a razão para Circle of the Moon ter sido removido não foi por ele não estar envolvido no desenvolvimento, mas porque era a intenção do time que o desenvolveu que este fosse um título standalone.
[34] Em 2006, o 20th Anniversary Pre-order Bundle de Portrait of Ruin apresentou um pôster que adicionou esses jogos (com exceção de Legends) de volta à cronologia.
[32] Em 2007, a Konami continuou a excluí-los do cânone emApostas on-line com bônuspágina oficial.[31]
O primeiro Castlevania foi dirigido e programado por Hitoshi Akamatsu para o Famicom Disk System,Apostas on-line com bônus1986.
A lista de colaboradores do jogo possui nomes tirados de ícones de famosos filmes de terror, com Akamatsu sendo creditado como "Trans Fishers", uma referência ao diretor Terence Fisher.
[61] Isso é possivelmente relacionado ao fato de a Konami não permitir o uso dos seus verdadeiros nomes, de maneira a prevenir que outras empresas contratassem as pessoas que trabalhavam para ela.
[61][62] Um admirador do cinema, Akamatsu abordava projetos com a "visão de um diretor de filmes", e afirmou que os visuais e a músicaApostas on-line com bônusCastlevania foram feitos "por pessoas que conscientemente queriam trabalharApostas on-line com bônusalgo cinemático".
O protagonista Simon Belmont usa um chicote porque Akamatsu gostava de Raiders of the Lost Ark, e porque combinava com o mundo que ele queria criar.
Depois do sucesso do primeiro Castlevania, ele foi relançado para o NES como um de seus primeiros grandes títulos de plataforma, e também como parte de uma segunda onda de títulos para o console.
[9] O nome internacional de Castlevania foi o resultado do desconforto do vice-presidente da Konami of America, Emil Heidkamp, com as conotações religiosas do título japonês, "Akumajō Dracula", que ele acreditava ser traduzido como "O Castelo Satânico de Dracula".
[63] Por causa das políticas de censura da Nintendo of America na época, mais casos de sangue, nudez, e imagens religiosas foram removidas ou editadas nos primeiros jogos da série.[64][65]
Akamatsu também dirigiu Castlevania II: Simon's QuestApostas on-line com bônus1987, que adotou uma jogabilidade similar ao Metroid da Nintendo.
[4] Quando questionado se Metroid foi uma inspiração, Akamatsu citou The Maze of Galious, outro título da Konami que apresentou exploração e quebra-cabeças.
Seu último jogo na série, Castlevania III: Dracula's Curse (1989), retornou ao gênero de plataforma.
[9] Simon's Quest e Dracula's Curse não foram sucessos comerciais, e Akamatsu foi rebaixado deApostas on-line com bônusposição como diretor, eventualmente pedindo demissão.
Em 1993, três títulos estavam sendo desenvolvidosApostas on-line com bônusparalelo, incluindo Castlevania Chronicles, Rondo of Blood, e Bloodlines.
[66] Dirigido e produzido por Toru Hagihara,[66] Rondo of Blood foi o primeiro jogo da série a ser feito para CD-ROM e a ter dublagem completa dos diálogos.
[48] Hagihara viria a dirigir uma sequência para o PlayStation, Symphony of the Night (1997), com Koji Igarashi acompanhando-o como assistente de direção e roteirista.
[67] A artista Ayami Kojima também participou do time, sendo contratada para introduzir um novo estilo visual para Castlevania, tornando-se a designer de personagens para vários títulos futuros da série.
[68] Desde o início, o jogo deveria levar a franquiaApostas on-line com bônusuma nova direção.
[69] A jogabilidade se distanciou do gênero plataforma, adotando elementos de exploração não-linear e RPG, ideia que conseguiram lançar para a Konami devido à reação crítica da jogabilidade de Simon's Quest.
[70] Igarashi acabou por terminar de dirigir o jogo, após Hagihara ser promovido para chefe da divisão.
[71] No lançamento, Symphony of the Night foi bem recebido e futuramente foi considerado um clássico, mas seu desempenho comercial foi ruim, particularmente nos Estados Unidos, onde quase não teve divulgação.[72]
Koji Igarashi, conhecido por seus trabalhos como programador e diretor na série Castlevania
O primeiro Castlevania a ter gráficos 3D começou a ser desenvolvido pela Konami Computer Entertainment Kobe (KCEK)Apostas on-line com bônus1997 para o Nintendo 64, chamado inicialmente de Dracula 3D[73] mas lançadoApostas on-line com bônus1999 como Castlevania e recebendo ainda no mesmo ano a expansão Legacy of Darkness.
[10] O último Castlevania da KCEK foi o aclamado Circle of the Moon,[74] lançadoApostas on-line com bônus2001 para Game Boy Advance.
[75] Circle of the Moon foi o primeiro título a apresentar jogabilidade metroidvania desde Symphony of the Night.
[10] Igarashi, que não esteve envolvido no desenvolvimento, criticou o jogo.
[76] Em 2002, citando conflitos na história, Igarashi removeu Castlevania Legends (1997) e os jogos desenvolvidos pela KCEK da cronologia da série, o que não foi bem visto pelos fãs.
[77] Depois da KCEK ser dissolvidaApostas on-line com bônus2002, o Game Boy Advance recebeu o Harmony of Dissonance, produzido por Igarashi e desenvolvido pela Konami Computer Entertainment Tokyo (KCET).
[78] Iniciando com Harmony of Dissonance, os jogos japoneses adotaram Castlevania como título por um período, visto que Dracula nem sempre era o principal antagonista.
[79] Isso continuou até Lament of Innocence (2003), um jogo 3D definido como um novo começo para a série.
[80] A Konami eventualmente voltou a usar o título Akumajō Dracula com o Dawn of Sorrow, lançadoApostas on-line com bônus2005 para Nintendo DS.[81]
Devido a preocupações sobre baixas vendas dos últimos jogos,[82] vários protótiposApostas on-line com bônusdesenvolvimento competiram para se tornar o próximo título da série, incluindo um jogo de Igarashi e o Lords of Shadow, da MercurySteam.
[83] A Konami disse à MercurySteam que o jogo seria uma propriedade intelectual original quando aprovou o início do desenvolvimento.
[84] Posteriormente, a Konami solicitou que o desenvolvimento de Lords of Shadow fosse descontinuado enquanto ainda estava nos estágios iniciais, até que o produtor David Cox mostrou o jogo à gerência sênior da empresa japonesa e recebeu proposta de ajuda de Hideo Kojima.
[85] De acordo com Igarashi, o desenvolvimento do seu projeto não estava indo bem, razão pela qual a Konami cancelou seu jogo e escolheu Lords of Shadow como o próximo título a ser lançado.
[83] Produzido por David Cox e Hideo Kojima, Lords of Shadow foi um reboot de ação-aventura multiplataforma.
[86] Kojima ofereceu seus comentários sobre o projeto e também supervisionou a internacionalização no Japão.
[87] Foi o primeiro Castlevania a ter celebridades dubladoras, com Robert Carlyle no papel principal e participação de Patrick Stewart.
[88] O estilo artístico também se separou dos jogos anterioresApostas on-line com bônusfavor de uma visão inspirada no trabalho de Guillermo del Toro.
[89][90] O jogo recebeu duas sequências, Mirror of Fate (2013) e Lords of Shadow 2 (2014).
Após o lançamento de Lords of Shadow 2, uma fonte anônima alegando trabalhar para a MercurySteam afirmou que o desenvolvimento do jogo foi problemático.[91]
Depois de ser movido para a divisão social da KonamiApostas on-line com bônus2011, Igarashi achou que não conseguiria mais lançar novos jogos quando a empresa moveu o foco para as plataformas móveis.
[92] Ele deixou a empresaApostas on-line com bônusmarço de 2014 para criar, independentemente, Bloodstained: Ritual of the Night, um sucessor espiritual de Castlevania.
[93] Dave Cox também deixou a empresa pouco depois.
[94] Títulos recentes da série, lançados sob o novo modelo de negócio da Konami, incluem jogos de pachinko e caça níqueis.[95][96]
Recepção e legado [ editar | editar código-fonte ]
Castlevania é uma das franquias de jogos mais famosas da Konami.
[146] Até 2006, havia alcançado vendas de mais de 20 milhões de cópias ao redor do mundo,[147] figurando entre as mais vendidas de todos os tempos.
[147] Seu sucesso a tornou um ponto de referência na criação de jogos de plataforma e ação,[9] sendo uma das influências para a definição do subgênero metroidvania.[148][149]
A série recebeu muitas críticas positivas, com o jogo mais aclamado sendo Symphony of the Night do PlayStation, e o mais criticado sendo Judgment, com avaliações agregadas no Metacritic de 93 e 49, e no GameRankings de 93,38% e 52,71%, respectivamente.[103][104][150]
Muitos dos títulos apareceramApostas on-line com bônuslistas de "melhores jogos".
Symphony of the Night apareceuApostas on-line com bônus16º lugar na lista de "100 melhores jogos" da IGN, e foi um dos primeiros a ser introduzido na lista dos "Melhores jogos de todos os tempos" da GameSpot, com ambos elogiando-o por ter sido um jogo 2D bem sucedido enquanto a indústria estava focandoApostas on-line com bônus3D.
[77][151] Castlevania III: Dracula's Curse foi nomeado o 9º melhor jogo 8-bit do GameTrailers.
[152] Super Castlevania IV foi nomeado o 11º melhor jogo do SNES pela ScrewAttack naApostas on-line com bônuslista de "20 melhores jogos do SNES".
[153] A série como um todo foi nomeada a 4ª melhor franquia de todos os tempos pela IGN, atrás de Final Fantasy, The Legend of Zelda, e Mario, e citando Super Castlevania IV e Symphony of the Night como os destaques.
[154] A IGN também nomeou Aria of Sorrow como o 2º melhor jogo do Game Boy Advance.[155][156]
Lords of Shadow foi lançadoApostas on-line com bônus2010 para sucesso comercial e críticas positivas, tornando-se o Castlevania mais vendido até então.
[157] O diretor Dave Cox afirmou que este se tornou o título mais bem-sucedido da série.
[158][159] Já Lords of Shadow 2 não foi tão bem recebido quanto seu antecessor.[160]
Simon Belmont foi um dos protagonistas da série animada Captain N: The Game Master.
[161] Ele era membro do "N-Team", um grupo contendo vários personagens de jogos eletrônicos que defendem Videoland contra a antagonista Mother Brain de Metroid.
[162] Dracula, mencionado apenas como "O Conde", também aparece como vilão.
[163] Alucard apareceApostas on-line com bônusum episódio, apesar de ser retratado como um adolescente rebelde.[164]
Planos para criar um filme baseadoApostas on-line com bônusCastlevania estiveramApostas on-line com bônusandamento por vários anos, até que a Rogue Pictures parou o seu desenvolvimentoApostas on-line com bônusdezembro de 2007 devido à greve dos roteiristas e, posteriormente, à venda do estúdio para Relativity Media e a possibilidade de uma nova greve.
[165] Em 27 de maio de 2009, o filme foi oficialmente cancelado.[166]
Em 2005, IDW Publishing lançou uma adaptaçãoApostas on-line com bônusquadrinhos, Castlevania: The Belmont Legacy, escrita por Marc Andreyko e baseadaApostas on-line com bônusCastlevania: The Adventure.
[167] Em 2008, uma adaptação de Curse of Darkness foi lançada pela TokyopopApostas on-line com bônusinglês.[168]
Adaptada e ilustrada por Kou Sasakura, uma adaptaçãoApostas on-line com bônusmangá chamada Castlevania: Curse of Darkness foi publicada no Japão entre 2005 e 2006.[169]
Em 2017, a Netflix lançou uma série animada americana como parte deApostas on-line com bônusprogramação original.
[170] A série está sendo co-produzida por Fred Seibert e Kevin Kolde,[171] escrita por Warren Ellis,[172] e dirigida por Adi Shankar,[171] queApostas on-line com bônus2015 havia revelado planos sobre uma minissérie baseadaApostas on-line com bônusCastlevania III: Dracula's Curse.
[173][174] A animação é feita por Frederator Studios e Powerhouse Animation Studios.
[171] A primeira temporada foi lançadaApostas on-line com bônus7 de julho de 2017 com quatro episódios, a segunda estreouApostas on-line com bônus26 de outubro de 2018 com oito episódios,[175][176][177] enquanto a terceira foi lançadaApostas on-line com bônus5 de março de 2020 com dez episódios.[178]Notas
↑ Akumajō Dracula 悪魔城ドラキュラ , Akumajō Dorakyura ? , lit.
"Castelo Demoníaco do Drácula") No japão, o jogo original da série é conhecido comoReferênciasKonami (1993).
Akumajō Dracula X: Chi no Rondo instruction manual (em japonês).[S.l.: s.n.] KMCD3005Konami (1997).
Castlevania: Symphony of the Night instruction manual (em inglês).[S.l.: s.n.] SLUS-00067Konami (2001).
Castlevania: Circle of the Moon instruction manual (em inglês).[S.l.: s.n.] AGB-AAME-USA
Grand Theft Auto é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela DMA Design, publicado pela BMG Interactive e distribuído pela Take-Two Interactive.
É o primeiro título da série Grand Theft Auto e foi lançadoApostas on-line com bônusnovembro de 1997 para MS-DOS e Microsoft Windows,Apostas on-line com bônusdezembro para PlayStation eApostas on-line com bônusoutubro do ano seguinte para Game Boy Color.
O jogo segue a história de um criminoso que começaApostas on-line com bônuscarreira realizando pequenos trabalhos para gângsters e aos poucos vai chamando a atenção de grandes criminosos, desde mafiosos a policiais corruptos.
Suas ações levam-no a diferentes cidades, cada uma com seus próprios inimigos e aliados, enquanto o protagonista sobe no submundo da criminalidade.
A jogabilidade é apresentada a partir de uma perspectiva aérea e coloca o jogador dentro de um mapa com liberdade total, não estando obrigado a realizar missões, apesar de elas serem necessárias para desbloquear novos níveis.
Grand Theft Auto inicialmente começou como um jogo de polícia e ladrão chamado Race 'n' ChaseApostas on-line com bônusque o jogador controlava policiais perseguindo criminosos.
Entretanto, o conceito foi considerado maçante e a ideia de jogar como o criminoso foi adotada.
Os criadores trabalharam muito para garantir que o jogador tivesse a liberdade de jogar da maneira que desejasse.
Grand Theft Auto criou grande controvérsia antes mesmo de seu lançamento por causa de seu conteúdo violento, com discussões ocorrendo até na Câmara dos Lordes sobre proibir aApostas on-line com bônusvenda.
TodaApostas on-line com bônuscampanha de divulgação, organizada pelo publicitário Max Clifford, foi baseada na criação de polêmicas que serviriam como promoção gratuita para o título.
Apesar de críticas quanto à qualidade dos gráficos e dos controles, Grand Theft Auto teve bons números de vendas e foi elogiado pela liberdade deApostas on-line com bônusjogabilidade e o nível de entretenimento que proporcionava aos jogadores.
Duas expansões se passando na Inglaterra da década de 1960 foram lançadas, acrescentando mapas, armas e veículos totalmente novos.
Imagem de Grand Theft Auto mostrando a visão aérea, os veículos e o protagonista ao centro.
Grand Theft Auto se passaApostas on-line com bônustrês cidades diferentes: Liberty City, San Andreas e Vice City.
As três são baseadasApostas on-line com bônuslocais reais dos Estados Unidos: Nova Iorque, São Francisco e Miami, respectivamente.
Cada localidade é bem distinta da outra, com suas principais características também sendo tiradas de suas contrapartes do mundo real: Liberty City é cheia de arranha-céus, Vice City é coberta por palmeiras e possui muitas praias, e San Andreas tem várias ladeiras íngremes.
[1] As três cidades são povoadas por diferentes pedestres e mais de vinte tipos de veículos, como ônibus e esportivos.
Dentro dos veículos é possível sintonizar estações de rádio que transmitem músicas e notícias.[2]
É um jogo de mundo abertoApostas on-line com bônusterceira pessoa visto a partir de uma perspectiva aérea.
[3] A câmera se distancia do personagem quando o jogador entraApostas on-line com bônusalgum veículo, a fim de lhe proporcionar uma melhor visão de seu arredores, e se aproxima quando o jogador está a pé ou dirigindo devagar, para que ele possa melhor visualizar os detalhes das ruas e pedestres.[2][4]
Quatro tipos diferentes de armas estão disponíveis para o jogador utilizar: pistola, metralhadora, lança-chamas e lança-granadas-foguete.
Cada vez que o jogador realiza uma ação criminosa, como matar ou roubar, ele ganha pontos que são mostrados no canto superior direito da tela.
Entretanto, sucedidas ações criminosas aumentam seu "nível de procurado" que é simbolizado por estrelas, e quanto o maior número de estrelas mais agressivamente a polícia perseguirá o jogador.
[2][5][6] Outro meio de conseguir pontos é através das missões principais; apesar do jogo não obrigar os jogadores a realizá-las, elas são necessárias para desbloquear as novas cidades.
Grand Theft Auto dá liberdade para que o jogador escolha o seu próprio modo de jogar: como quer navegar pelas cidades, como quer realizar as missões, se quer matar ou não pedestres nas ruas.[2][5]
Ao iniciar Grand Theft Auto os jogadores têm oito opções de personagens protagonistas para escolher com quem jogar: Bubba, Divine, Katie, Kivlov, Mikki, Travis, Troy e Ulrika.
Entretanto, não havia nenhuma mudança na jogabilidade ou na história do jogo caso um personagem fosse escolhidoApostas on-line com bônusdetrimento de outro.
[7] Além do protagonista, os outros personagens de destaque são os criminosos que o jogador interage no decorrer da história, que são Robert "Bubby" Seragliano, Uncle Fu, El Burro, Samuel Deever e Brother Marcus.
Seragliano é um mafioso chefe da família Vercotti e um homem obcecadoApostas on-line com bônusvingar a morte do pai.
Fu é o chefe de uma gangue asiática e que lendariamente possui 130 anos de idade.
El Burro é o líder de uma gangue latina que estáApostas on-line com bônusconflito com a gangue de Fu.
Deever é um oficial corrupto da polícia de Vice City suspeito de vários crimes.
E por fim Marcus é o líder da gangue Rastafaris e o maior traficante de drogas de Vice City.[8]
O protagonista começaApostas on-line com bônuscarreiraApostas on-line com bônusLiberty City realizando trabalhos para a gangue de Robert "Bubby" Seragliano.
Depois de completar um número de serviços, ele é avisado por uma gangue rival que suas ações estão causando grande dano ao seu chefe, Sonetti.
O protagonista mesmo assim continua trabalhando para Seragliano e mata Sonetti.
Depois de mais trabalhos, Bubby o chama e o elogia, porém avisa que a polícia está cercando a gangue e seria uma boa ideia eles deixarem a cidade.[5]
Assim que o protagonista chegaApostas on-line com bônusSan Andreas ele é contatado pela gangue de Uncle Fu, começando a trabalhar para eles.
Depois de fazer alguns trabalhos para a gangue, ele se encontra pessoalmente com Fu, que expressaApostas on-line com bônusgratidão pelos serviços e afirma que suas ações trouxeram honra para a família.
Em seguida o protagonista entra no serviço de El Burro.
Novamente, após vários trabalhos o protagonista conhece seu grato chefe pessoalmente, que o manda para a cidade de Vice City.[5]
As ações do protagonista chamaram a atenção do policial corrupto Samuel Deever, que afirma ter evidências que podem colocá-lo na cadeia.
Ele começa a trabalhar para o policial.
O ciclo se repete e os dois se encontram pessoalmente, com Deever avisando para o protagonista tomar cuidado com suas atitudes.
Em seguida ele passa a trabalhar para os Rastafaris até se encontrar com seu líder Brother Marcus, que acredita que o protagonista fez um excelente trabalho, porém que eles não vão se ver mais.[5]
David Jones, fundador da DMA Design e produtor de Grand Theft Auto.
Grand Theft Auto foi originalmente concebido e desenvolvido pela companhia escocesa DMA Design, que havia sido fundadaApostas on-line com bônus1987 por David Jones.
A companhia ganhou proeminência ao longo da primeira metade da década de 1990 desenvolvendo os jogos da série Lemmings.
Após o lançamento de três títulos da série e vários pacotes de expansão, a DMA por fim decidiu encarar um novo projeto por já teremApostas on-line com bônusmãos "um motor interessante que havia sido desenvolvido".[9]
A DMA havia se mudado para Dundee, Escócia, possuindo na época os melhores computadores disponíveis para o desenvolvimento de jogos.
Suas instalações eram as maiores e mais potentes do Reino Unido.
Jones viu a possibilidade de realizar seu sonho de criar uma cidade realista dentro de um jogo eletrônico.
Ele tinha uma "fascinação com o quão viva e dinâmica uma cidade poderia ser usando o mínimo de memória e velocidade de processamento".
Jones pediu paraApostas on-line com bônusequipe encontrar ideias para tornar isso possível.
Um programador construiu uma cidade vista do alto, enquanto outro pegou esse mesmo mapa e colocou carros correndo pelas ruas.
[10] Jones gostou do resultado e decidiu desenvolver um jogo a partir disso; para ele, o movimento dos prédios aliado aos carros e à câmera dava uma grande sensação de velocidade e altura.
[6][9] A ideia que foi formada tinha o jogador no papel da polícia que corre atrás de criminososApostas on-line com bônusperseguições de alta velocidade, um conceito simples e eficiente para Jones, que afirmou: "Polícia e ladrão tem uma estrutura natural que todo mundo conhece".
O jogo foi chamado de Race 'n' Chase e recebeu mais detalhes, como pedestres que andavam pelas ruas e semáforos que faziam os outros carros pararem.[11]
Com um demo pronto, Jones levou o Race 'n' Chase para a publicadora BMG Interactive, que há muito desejava trabalhar com a DMA na criação de jogos.
Ele conseguiu um contrato de 3,4 milhões de libras esterlinas e um prazo de treze meses para desenvolver o título.
[11] Entretanto, logo ficou claro tanto para a equipe da DMA quanto para a da BMG que o jogo naquele conceito e forma estava maçante; era impossível dirigirApostas on-line com bônusalta velocidade atrás dos criminosos e não atropelar os ícones dos pedestres que andavam pelas calçadas e, como o jogador estava no controle de um policial, seria repreendido pela morte de um inocente.
[12] A equipe decidiu então inverter os papéis e transformar o jogador no criminoso.
Dessa maneira, se um pedestre fosse atropelado o jogador ganharia pontos ao invés de perdê-los.
[13] Como o roteirista Brian Baglow colocou: "Você é um criminoso, então, se fizer algo ruim, ganha uma recompensa!".
As missões mudaram e passaram a envolver o protagonista roubando carros nas ruas e realizando tarefas para criminosos.
A mudança era radical pois, até então na história dos jogos eletrônicos, o jogador na grande maioria das vezes jogava como o "herói".
Essa alteração foi bem recebida e aprovada pela BMG, principalmente pelo executivo encarregado Sam Houser, que enxergou o produto como algo "cartunesco e absurdo".[14][15]
A equipe de desenvolvimento começou a adicionar mais detalhes para a cidade, como árvores e efeitos sonoros,[13] além de várias referências a filmes como Reservoir Dogs, James Bond e The French Connection.
[16] Houser via o jogo como um mundo ficcional e queria uma grande ênfase na liberdade do jogador.
Para atender a esse desejo, a equipe criou três cidades distintas onde o jogo se passaria, todas baseadasApostas on-line com bônuscidades reais.
Jones escolheu aquelas que ele achava que causariam mais impacto: Miami, que foi transformada na cidade de Vice City; São Francisco, que se tornou San Andreas; e por fim Nova Iorque, que virou Liberty City.[1]
Essa grande liberdade dada ao jogador criou um problema quando Race 'n' Chase foi para grupos de testes: muitas pessoas não se interessavamApostas on-line com bônusrealizar missões, achando mais divertido apenas matar e roubar pela cidade.
Até então, as missões eram passadas aos jogadores através de cabines telefônicas específicas, mas depois de algumas discussões isso foi alterado para que todos os telefones pudessem passar missões ao jogador, eliminando a necessidade de ir a determinado lugar apenas para iniciar uma missão.
[17] Mesmo assim, Jones estava cético sobre um mundo tão aberto e livre; para ele os jogadores sempre precisam de um objetivo.
Para resolver esse problema ele estabeleceu que o jogador precisaria acumular o maior número de pontos possíveis para passar de nível, comparando a ideia com um pinball.[18]
Durante todo o processo de desenvolvimento, Jones e o resto da equipe da DMA priorizaram a jogabilidade ao invés dos gráficos, uma contratendência do mercado.
Eles se focaramApostas on-line com bônususar a limitada capacidade de processamento dos computadores da época para aprimorarem a física do jogo, as ações da cidade e a inteligência artificial dos pedestres e dos inimigos.
Essa atitude foi apoiada por Houser, que acreditava que os jogadores também concordariam com essa abordagem ao conferirem o resultado final: "O visual é o de menos.
Se for uma experiência envolvente e divertida, as pessoas vão jogar".[19]
Porém, no final de 1996 foi lançado Tomb Raider, um dos maiores sucessos de venda e crítica até então.
O título tinha gráficos tridimensionais de grande qualidade para a época, além de uma protagonista carismática e chamativa.
Os executivos da BMG passaram a temer que Race 'n' Chase, com gráficos bidimensionais simples e história clichê, não fosse ser atrativo para o público e crítica especializada, que costumavam priorizar a aparência de um jogo na hora de julgá-lo.
A companhia quis abandonar o projeto, pressionando a DMA todos os meses.
Uma pesquisa interna informal realizada com os funcionários da BMG elegeu Race 'n' Chase como o jogo mais provável de fracassar.
Houser e seu irmão Dan Houser conseguiram acalmar a BMG e mantê-los no projeto; ao mesmo tempo a DMA manteve seu pensamento que uma boa jogabilidade compensaria gráficos inferiores.[20]
A DMA tinha originalmente recebido da BMG um prazo de treze meses para o desenvolvimento, entretanto ele acabou demorando trinta meses para ficar completo.
[6] Ao final do ciclo de produção, a BMG achou que o título Race 'n' Chase não era muito bom e decidiu alterá-lo para Grand Theft Auto.[21]
A liberdade no mundo do jogo fez a equipe da DMA pensar que os jogadores gostariam de ouvir diferentes músicas enquanto dirigissem pela cidade, assim criaram a ideia de ter diversas estações de rádio que tocariam músicas dos mais variados gêneros.
A composição de todas as músicas presentes nas rádios ficou a cargo de três membros da DMA: Colin Anderson, Craig Conner e Grant Middleton.
Eles compunham as faixas das rádios e as gravavam durante as madrugadas nos próprios escritórios da empresa.[18][22]
Grand Theft Auto tem sete emissoras de rádio: The Fix FM, Head Radio, Radio 76, N-CT FM, Brooklyn Underground 77.
7, It's Unleashed on 93.
5 FM e The Fergus Buckner Show.
Além dessas, há também uma rádio pertencente à polícia.
Todas podem ser ouvidas quando o jogador entraApostas on-line com bônusalgum veículo; no entanto, cada veículo recebe apenas um número limitado de emissoras.
[23] Os jogadores de PC e PlayStation podem retirar o CD do jogo quando ele acaba de carregar e substituí-lo por outro com suas próprias músicas.
Quando o personagem entraApostas on-line com bônusalgum carro, o jogo toca aleatoriamente alguma música do CD.[23]
O tema principal de Grand Theft Auto é "Gangster Friday", composto por Conner, canção creditada à banda fictícia Slumpussy e tocada na estação N-CT FM.
Com a exceção da Head Radio, os nomes das canções e das estações de rádio nunca são mencionados durante o jogo.[23]
Divulgação e controvérsias [ editar | editar código-fonte ]
Max Clifford criou controvérsias nos meios de comunicação para promover Grand Theft Auto.
A BMG ainda estava temerosa sobre a baixa qualidade gráfica do jogo, mas principalmente sobre seu conteúdo violento.
Dessa maneira, a companhia decidiu contratar o publicitário Max Clifford para realizar a divulgação do jogo.
Clifford tinha um histórico de manipular tabloides e criar escândalos para divulgar seus clientes, muitas vezes entrandoApostas on-line com bônusconflito com membros conservadores da sociedade.
Gary Dale, o chefe da BMG, disse ao publicitário que eles queriam "ter certeza de que podemos gerenciar esse tipo de conteúdo da maneira correta.[...
] precisamos garantir o posicionamento correto tanto do jogo quanto da mensagem contida nele".[24]
Clifford pensou diferente e conseguiu convencer os executivos da BMG a abraçar a violência do jogo ao invés de tentar ocultá-la ou afastá-la da mídia.
Para ele a violência era parte integral do produto e não se podia escapar dela.
Ele admitiu que Grand Theft Auto seria muito criticado por algumas pessoas, mas disse que não deveriam ter medo contanto que a classificação indicativa fosse respeitada.
O publicitário então baseou a divulgação do jogo na criação de controvérsias na mídia e no governo britânico sobre seu conteúdo, explicando: "Vamos encorajar as pessoas certas a acreditar que seria bom para elas se posicionar contra esse jogo ultrajante e criticá-lo".
O plano era gerar uma divulgação gratuita que acabaria encorajando o público jovem a comprar o produto.
A ideia foi bem recebida pelos irmãos Houser, porém Jones e a DMA ficaram muito insegurosApostas on-line com bônuspromover Grand Theft Auto apenas na base da controvérsia.[25]
Clifford foi atrás dos seus contatos no governo e plantou informações sobre o jogo.
[26] Algum tempo depoisApostas on-line com bônus20 de maio de 1997, cinco meses antes do lançamento de Grand Theft Auto, lorde Gordon Campbell, Barão Campbell de Croy, foi à Câmara dos Lordes do Reino Unido falar sobre a violência do jogo e como, na opinião dele, o título era um perigo para as "crianças" e "jovens" do país.
A discussão tomou a câmara, com muitos lordes defendendo que o jogo não deveria receber permissão para ser vendidoApostas on-line com bônusterritório britânico.
[26][27] Ficou decidido que a British Board of Film Classification, órgão responsável pela classificação de entretenimento no Reino Unido, avaliaria Grand Theft Auto e decidiria se ele poderia ser legalmente vendido.[26]
As discussões na Câmara dos Lordes chamaram a atenção da mídia.
O jornal Daily Mail escreveu "jogo criminoso que faz apologia a assaltantes", também listando as atividades que o jogador podia realizar: "Imagine-se [...
] roubando veículos exóticos e cometendo seu primeiro assassinato, matando policiais, vendendo drogas, roubando bancos e até exterminando imigrantes ilegais!".
[28] Outros jornais se seguiram com manchetes e artigos semelhantes, todos enfantizando a má influência que Grand Theft Auto poderia ser para os jovens.
O porta-voz da Scottish Motor Trade Association afirmou que "expor as mentes da juventude para o crime automobilístico dessa maneira é deplorável".
A BMG ficou feliz com a repercussão e os resultados, e aos poucos até mesmo a DMA passou a sentir o mesmo.[29]
A fim de aumentar ainda mais as controvérsias, Clifford fez propaganda nos rádios com trechos dos debates na Câmara dos Lordes, espalhou multas falsas com o logotipo do jogo por estacionamentos de convenções de jogos e um pôster com uma lista de atividades criminais que o jogador podia realizar.
Quando Baglow ralou seu carroApostas on-line com bônusuma árvore, Clifford circulou a informação distorcida que um dos criadores de Grand Theft Auto havia sofrido um enorme acidente automobilístico e teveApostas on-line com bônuscarteira de motorista apreendida.
Apesar de Baglow ter gostado da "brincadeira", Jones ainda estava reticente e não acreditava que várias pessoas estavam criticando um jogo ainda não lançado.[30]
A British Board of Film Classification havia contratado um psicólogo da Universidade de Nottingham Trent para estudar o jogo e o veredito final foi emitido pouco antes do lançamento.
O pronunciamento citava que a violência de Grand Theft Auto "não tem precedentes", porém não proibiuApostas on-line com bônusvenda e o classificou como um produto recomendado para maiores de dezoito anos.
A BMG ficou muito satisfeita com a classificação e o resultado da campanha, com Clifford estimando que haviam alcançado por volta de treze milhões de pessoas apenas com as controvérsias.
[31] Mesmo tendo recebido classificações similares ao redor do mundo, o jogo ainda assim atraiu polêmicas semelhantesApostas on-line com bônuspaíses como a Alemanha e França, enquanto o Brasil proibiu completamenteApostas on-line com bônusvendaApostas on-line com bônusterritório nacional.[6]
O plano da BMG era iniciar o lançamento de Grand Theft Auto no Reino Unido, depois ir para os Estados Unidos eApostas on-line com bônusseguida expandir para outros mercados.
Suas plataformas originais eram MS-DOS e Microsoft Windows, porém um mês depois ele também foi lançado para PlayStation.
O jogo estreouApostas on-line com bônusterritório britânicoApostas on-line com bônus28 de novembro de 1997, porém de acordo com o jornalista David Kushner, "o lançamento de GTA parecia secundário perto do próprio hype".
[32] Nos Estados Unidos o jogo chegouApostas on-line com bônusfevereiro de 1998.
A ASC Games de Connecticut ficou encarregada de distribuí-lo nas plataformas PC enquanto a Take-Two Interactive cuidou do lançamento para PlayStation.
A ASC seguiu o mesmo plano de Clifford no Reino Unido e também promoveu o título por meio de controvérsias, e dessa forma várias publicações norte-americanas correram matérias similares às britânicas que ressaltavam o conteúdo violento e a liberdade dada ao jogadorApostas on-line com bônusGrand Theft Auto.[33]
Grand Theft Auto também seria lançado para Nintendo 64 por volta do final de 1999, contendo supostamente melhoramentos nos controles e nos gráficos, além da adição de novos níveis e características do jogador.
Junto com isso existiram certas discussões sobre a possibilidade da Nintendo censurar o jogo por causa da linguagem e da violência.
[34] Entretanto, a versão foi cancelada antes mesmo de qualquer material ter sido divulgado.
[35] Mesmo assim uma versão para Game Boy Color foi lançadaApostas on-line com bônusoutubro de 1999 na Europa eApostas on-line com bônusnovembro nos Estados Unidos, com a Tarantula Studios tendo ficado encarregada da conversão.[36]
A primeira expansão de Grand Theft Auto foi London, 1969, lançadaApostas on-line com bônusmaio de 1999 para as versões de computadores e de PlayStation, sendo a primeira expansão disponibilizada na história do console da Sony.
[6] O jogo se passaApostas on-line com bônusuma recriação da cidade de Londres no ano de 1969 e, similarmente ao original, o jogador pode escolher dentre oito personagens principais assim que começa.
[37] A história também é semelhante a original e envolve um criminoso realizando trabalhos para vários chefões a fim de subir no submundo do crime.
Todos os veículos foram modelados para se assemelharem a automóveis do final da década de 1960 e as ruas seguem a mão inglesa.
As estações de rádio tocam músicas inglesas da época, porém não houve nenhum melhoramento nos gráficos e nos controles.[37][38]
A segunda expansão foi London, 1961, lançada um mês depois de London, 1969 apenas por download para computadores, sendo uma das primeiras expansões disponíveis nesse formato.
[6] London, 1961 era na verdade uma expansão da primeira expansão, necessitandoApostas on-line com bônusinstalação para poder ser jogável.
[39] Ela acrescentava novas missões e veículos e um novo modo multijogadorApostas on-line com bônusum mapa inspirado na cidade de Manchester, porém novamente nenhuma inovação nos gráficos ou nos controles.[40]
A decisão de colocar as duas expansões se passandoApostas on-line com bônusLondres veio principalmente de Sam Houser, que nasceu e viveu durante muitos anos na cidade antes de se mudar para os Estados Unidos.
Ele queria realizar uma versão digital do filme policial Get Carter de 1971, que por acaso tinha no elencoApostas on-line com bônusmãe, a atriz Geraldine Moffat.
De acordo com Houser: "Nos anos 1960, Londres era glamorosa, enganadora e popular, mas com uma constante tendência ultraviolenta".[41]
Grand Theft Auto recebeu críticas geralmente boas e medianas para suas versões no PC e no PlayStation, porém a conversão para Game Boy Color teve críticas muito piores quando comparada às outras plataformas.
As análises elogiavam a liberdade dada ao jogador e o nível de entretenimento que proporcionava, porém criticavam os controles e os gráficos inferiores.
No site agregador de resenhas Game Rankings, a versão para computadores tem uma média de aprovação de 78.
50%,[42] a versão para PlayStation ficou com 68.
33%,[43] enquanto a versão de Game Boy tem uma classificação de apenas 57.33%.[47]
A Computer Games Magazine elogiou a diversão proporcionada e conceito criminal, dizendo que "o modo divertido com o qual o jogo aceitou a anarquia é revigorante, deixando de lado o ponto de vista bonzinho encontrado na maioria dos jogos", dando uma nota 9/10 e definindo Grand Theft Auto como um "joguinho brilhante".
[carece de fontes] A PlayStation Magazine também gostou muito do jogo e o chamou de "um dos lançamentos mais originais, inovadores, tecnicamente impressionantes e controversos da história do PlayStation".[48]
A GameSpot foi mais contidaApostas on-line com bônussuas duas resenhas, uma para a versão de PlayStation e outra para a de computadores.
Ryan Mac Donald avaliou o jogo no PlayStation e achou os gráficos bem simples e os controles excessivamente difíceis, porém elogiou seus efeitos sonoros, música e acima de tudo a liberdade que dava ao jogador.
Mac Donald concluiuApostas on-line com bônusresenha com uma nota 8/10 escrevendo que "eu amei o jogo e recomendaria para qualquer um que não tenha problemas com violência ou linguagem adulta".
[2] Tasos Kaiafas realizou a crítica para computadores, porém deu uma nota mais baixaApostas on-line com bônus6,4/10; ele disse que Grand Theft Auto era divertido, porém necessitava de paciência.
Ele elogiou a física dos veículos, mas também criticou os controles, concluindo seu texto com "ele não vai ganhar nenhum prêmio.
Aspirantes a sociopatas capazes de lidar com alguns defeitos vão se divertir muito".[46]
A Computer Gaming World teve uma análise negativa das versões para computador.
Na opinião deles a "ASC Games [distribuidora norte-americana] precisa desesperadamente de um sucesso no PC, porém não sei se Grand Theft Auto será ele.
É uma diversão deprava, porém uma cuja reputação acaba excedendoApostas on-line com bônussignificância".
Já a GamePro e a Gaming Age não acharam o jogo nem um pouco divertido, com a segunda dizendo que Grand Theft Auto eventualmente ficava "chato".
[carece de fontes] Similarmente a Digital Press deu uma nota 5/10 criticando os controles e os gráficos, concluindo a resenha dizendo que "A única característica interessante do jogo seria ver quantas pessoas ainda o acham divertido sem a violênciaApostas on-line com bônusmassa".[49]
As versões para Game Boy Color foram as mais criticadas.
Craig Harris da IGN achou que os controles permaneceram ruins, a qualidade sonora era muito baixa e ainda criticou a falta de carros nas ruas, "que não é exatamente uma boa coisa quando toda a ideia é parar carros para roubá-los"; ele concluiuApostas on-line com bônusresenha com uma nota 4/10 aconselhando os jogadores a não comparem a versão a menos que gostassem da versão para console.
[36] A Nintendo Power Magazine foi um pouco mais positiva com uma nota 6,2/10, porém também criticou os controles e afirmou que "o único controle de jogo bomApostas on-line com bônusGrand Theft Auto é a operação do botão de ligar e desligar".[carece de fontes]
A pior das resenhas ficou com a Entertainment Weekly, que deu ao jogo uma nota "F" e escreveu "caça-níqueis ofensivo [...
] tão monótono quanto desconfortável (você ganha pontos de bom comportamento com seu mafioso, porém), deixa o jogador à mercê de gráficos datados e um jogo que te enche de culpa, mas nenhum prazer".[44]
A equipe da DMA e da BMG já esperavam críticas voltadas aos controles e os gráficos, porém não acharam que seriam citadas frequentemente, esperando que a jogabilidade de mundo aberto fosse ser o suficiente para atrair a maior parte do foco.
Como Dan Houser colocou: "Se é legal de se jogar, o visual pouco importa".[50]
Grand Theft Auto permaneceu durante 26 semanas na lista dos mais vendidos do Reino Unido, algo extremamente incomum já que jogos mais antigos sempre perdem lugar para novos lançamentos.
[51] As vendas mesmo assim foram modestas, porém mantiveram-se estáveisApostas on-line com bônusaproximadamente dez mil cópias por semana.
Isso ocorreu muito por conta do boca a boca de diversos jogadores recomendando o título a outros.
[52] Ele vendeu por volta de quinhentas mil cópiasApostas on-line com bônusterritório britânico, arrecadando uma quantia de 25 milhões de libras esterlinas, muito acima do orçamento total do jogo, que consistiu principalmente nos salários da equipe.
[52] No final, o jogo veio a vender mais de um milhão de cópias mundialmente e gerou milhõesApostas on-line com bônusreceita para suas companhias envolvidas.[53]
Logotipo da série usado a partir de Grand Theft Auto III.
Grand Theft Auto foi um dos jogos eletrônicos de maior controvérsia até então.
Anteriormente, a enorme maioria dos jogos colocava o jogador apenasApostas on-line com bônussituações que o obrigavam a realizar atividades positivas.
[54] As exceções, como Wolfenstein 3D e Doom, ainda permaneciam um pouco obscuras e limitadas.
A visão muito difundida até a década de 1990 pensava que os jogos eram produtos principalmente para crianças e seus conteúdos deviam estar de acordo com esse público,[54][55] porém Sam Houser achava que existia um grande mercado disponível para satisfazer adultos que desejavam conteúdos mais maduros do que até então estava disponível.
[54] A decisão de contratar Clifford para realizar a divulgação, um publicitário influente e controverso, foi algo inédito para a indústria.
As controvérsias geradas por Clifford sobre o conteúdo e seu possível efeito no público jovem eram miradas justamente nesse pensamento que tais produtos destinavam-se apenas a crianças, fazendo com que a campanha de Grand Theft Auto ficasse muito eficiente.[56]
Grand Theft Auto foi o primeiro jogo de grande destaque e impacto a incentivar que seus jogares realizassem ações criminosas dentro do mundo do jogo.
[14] Apesar de não ter sido o primeiro jogo a se ambientarApostas on-line com bônusum mundo aberto (a série The Legend of Zelda já fazia isso há muito tempo, por exemplo), ele foi pioneiro ao não obrigar seus jogadores a fazerem missões, mesmo incentivando-os para ganhar benefícios.
Era possível para o jogador andar pelas cidades causando caos e nunca iniciar uma missão sequer.[18]
Apesar do sucesso do jogo e a repercussão que teve na mídia, suas vendas não foram grandiosas e o mercado continuava dominado por títulos voltados para o público mais infantil.
Mesmo assim, seu lucro e impacto foram o suficiente para que uma sequência fosse encomendada.
Sua produção começou na mesma época de London, 1969.
[41] A sequência, Grand Theft Auto 2, estreou no final de 1999 com uma nova história e cidade, além de gráficos e jogabilidade aprimorada.
No meio tempo entre os dois jogos a BMG virou uma subsidiária da Take Two, Sam Houser tornou-se seu presidente, ela se mudou para um escritórioApostas on-line com bônusNova Iorque e foi renomeada para Rockstar Games.
[6] Jones também vendeu DMA, para uma empresa chamada Gremlin Interactive, porém permaneceuApostas on-line com bônusDundee.[57]
Jones deixou a produção dos jogos da série após Grand Theft Auto 2, enquanto Sam Houser passou ao cargo de produtor executivo e Dan Houser virou o roteirista.
Foi apenas com Grand Theft Auto IIIApostas on-line com bônus2001 que a série realmente alcançou grande sucesso.
Com gráficos tridimensionais graças a plataforma PlayStation 2, uma história não mais clichê e atores famosos dublando os personagens, o título se tornou o jogo mais vendido do anoApostas on-line com bônusapenas dois meses e um dos mais aclamados da história dos jogos eletrônicos.
A violência foi aumentada e consequentemente as polêmicas, e junto a série começou a receber vários processos pelo conteúdo, principalmente vindos do advogado Jack Thompson.
Mesmo com toda a polêmica, cada novo título passou a ser recebido com aclamação de crítica e recordes de vendas.
[6][58] Atualmente, a série Grand Theft Auto é um dos maiores sucessos do entretenimento mundial, já tendo vendido mais de 150 milhões de cópiasApostas on-line com bônusdiversas plataformas e arrecadado bilhõesApostas on-line com bônusdólares.
[59] O décimo primeiro título da série, Grand Theft Auto V, é sozinho o detentor de sete Guinness World Records,[60] rendendo oitocentos milhões de dólaresApostas on-line com bônusreceita nas primeiras 24 horas de venda e um bilhão nos primeiros três dias, tornando-se o maior lançamento da história do entretenimento e o produto que mais vendeuApostas on-line com bônusmenos tempo.[61][62]Referências