esporte best-seller americana de 1988 O Centro de Estudos e Pesquisas Estratégicos (CSES), ou Centro Nacional de Estudos e Pesquisas Estratégicos (, ou simplesmente CNE), é uma organização não governamental criada em 1965, voltada ao desenvolvimento de estudos sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro no período pós-guerra.
Foi criada pelo governo revolucionário de Costa e Silva em 1946, com o objetivo de realizar ações voltadas para a luta contra a dominação estrangeira na vida do povo brasileiro.
Em 1963, após as reformas na Constituição de 1967 e a consequente reformulação dos institutos da Constituição, a CNE foi extinta formalmente para administrar
o Ministério da Educação, e suas atividades passaram a ser gerenciadas pelo Ministério da Administração Interna.
Em 1967, a CGES passou a ser presidida por Luiz de Almeida Pereira, filho de Francisco Pereira que havia sido indicado presidente da República.
Luiz de Almeida e Jorge Sampaio, dois dos mais famosos nomes da época da Ditadura militar, eram seus apoiadores.
Os dois líderes da CGES eram amigos de Plínio Salgado, o ex-militar brasileiro autor-chefe do jornal Gazeta Mercantil, e do jornalista e historiador Paulo Duarte.
A partir de 1966, a CGES foi incorporada à Rede Nacional de Pesquisa (CNP), e suas
ações foram supervisionadas pela coordenação de uma comissão chefiada pelo presidente Álvaro de Castro.
Em novembro de 1967, Paulo Pinto da Veiga, primeiro ministro e candidato a presidência da República, deu posse, por meio da Lei nº 9.273.
Para se tornar o órgão responsável pela criação do CNE, o governo norteino buscou criar uma "Escola Nacional de Estudos e Pesquisas Estratégica", que seria responsável pela realização de atividades nas áreas das ciências sociais, ciências econômicas, ambiental, de meio ambiente e políticas públicas.
Com base nos trabalhos anteriores realizados por Carlos Lacerda (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e outros dois
professores conceituados, a direção foi dividida em três departamentos: Administração, Planejamento e Estratégia.
Cada departamento consistia em uma nova unidade de pesquisa, equipada com um laboratório de equipamentos específicos para esse fim ou para complementar.
Ao longo do tempo, foram criadas e ampliadas diversas unidades da instituição.
Em 1971, foram criadas duas unidades da CNE, ambas na cidade de Resende, a primeira delas na cidade do Rio de Janeiro.
Inicialmente, a CNE se localizava no bairro de Vila Leopoldina, no bairro da Pedreira, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na ocasião da assinatura do Rio de Janeiro Federal,
o que levou o nome da instituição.
Na sede da Escola, ficava localizada o antigo Colégio de S.D.
João III, em frente à Escola de S.D.João III.
Após a morte do presidente Costa e Silva, no Rio de Janeiro, em 7 de março de 1976, a escola foi transformada num Centro Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com biblioteca pública, cursos técnicos e treinamento, a fim de expandir 88poker atuação.
Em 12 de março de 1980, com a Lei nº 5.
501, foi criado o Centro Universitário da UFRJ, um dos primeiros do Brasil na área.A partir
de então, a CNE passou a abrigar a maioria das instituições do país.
Em janeiro de 1980, José Carlos Ribeiro Coutinho, então vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, tomou posse como presidente do Sistema de Seleção Universitária do Brasil.
Para presidente, foram criadas duas Pró-Reitorias: um nos estados do Rio de Janeiro, e uma nos estados de São Paulo e Espírito Santo.
O então governador Leonel Brizola sancionou em 13 de agosto de 1978, a Lei de Diretrizes e Bases Loiáveis (Lei 13.
154) e, em 14 de novembro, a Lei n° 25.
003, que criou o Conselho
de Educação (CEE) - órgão responsável pela gestão das políticas públicas e do ensino superior.
Tal ato criou o Conselho Federal de Educação (Cef) - órgão responsável pela formulação de políticas e diretrizes concernentes às atividades do Cef.
Por meio da Lei nº 9.
273, oCef criou o Conselho Federal de Educação e o Conselho Federal da Previdência Social (CFPS), e, em 15 de outubro de 1979, o Cef criou o Conselho Superior de Educação, tendo como primeiro secretário o Professor Dr.
Geraldo Gomes, que foi o primeiro titular da instituição.
Nos estágios finais da década de 1960, foram criadas instituições
no Brasil da área de Administração, Planejamento e Estratégia, sendo um deles, a Fundação de Desenvolvimento Social (FDES), mais conhecida como Fundação FENES (Fundo de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Seleção).
No início da década de 1970, o foco do governo brasileiro na implantação do CNE foi o desenvolvimento econômico do País.
Esta área incluía desenvolvimento das culturas de diferentes segmentos do País, como a pecuária, a metalurgia e o comércio, por serem regiões de grande influência no desenvolvimento econômico.
No contexto do desenvolvimento econômico brasileiro, o governo federal promoveu, no período 1968 a 1973, atividades setoriais voltadas para a
capacitação de recursos humanos