O Futebol tem sido um dos esportes mais apoiados na China, onde é conhecido por (chinês: 足球, pinyin: zúqiú).
Este esporte📈 como praticado atualmente foi introduzido neste país asiático no início dos anos 1900, sendo, atualmente, o esporte coletivo mais popular📈 na China, seguido pelo basquete.
O país foi reconhecido pelo ex-presidente da FIFA, Sepp Blatter, como o inventor do futebol, há📈 5000 anos através, já que este possui alguma similaridade com o ts'uh Kúh, um antigo jogo de bola chinês.
[1] Apesar📈 de o ts'uh Kúh ser mundialmente reconhecido como a forma mais antiga de futebol do mundo - existem evidências documentais,📈 na forma de um manual militar - o futebol como praticado atualmente foi oficialmente formalizado na Inglaterra em 1863, originário📈 de um jogo simples que havia sido jogado por muitos séculos entre aldeias da Inglaterra.
[2][3][4] Por conta deste reconhecimento da📈 FIFA, desde 2015, a cidade chinesa de Linzi abriga o Museu Nacional do Futebol, em que uma placa alerta o📈 visitante: "A confirmação do local original do futebol".[5]
O órgão dirigente do futebol no país é a Associação Chinesa de Futebol📈 (CFA), fundada em 1924 pelo governo nacionalista.
Hong Kong e Macau têm equipes e ligas nacionais separadas.
Segundo o ranking da FIFA📈 em 08/08/2017, a Seleção Nacional Masculina está em 77º lugar no mundo e, de acordo com o ranking mundial feminino📈 da FIFA em 23/6/2017, a Seleção Nacional Feminina está em 14º.
Após o desaparecimento do ts'uh Kúh durante a Dinastia Qing,📈 o futebol "ressurgiu" na China, já em leao bet 77 versão moderna, sob as codificações da Federação Inglesa (FA), no final do📈 Século XIX, a partir das colônias britânicas - Weihai e Hong Kong.
Hong Kong foi o primeiro país na Ásia a📈 estabelecer uma liga de futebol profissional (Liga da Primeira Divisão de Hong Kong) e um clube de futebol (Hong Kong📈 FC).
Através de Hong Kong, que foi colonizado pelos britânicos depois da Guerra do Ópio (1839-1842), e como aconteceu um pouco📈 por vários lugares do mundo, soldados, comerciantes e missionários britânicos jogavam bola e a população local começou a se interessar,📈 passando a jogar com os estrangeiros.
Desde então, o futebol se desenvolveu rapidamente em Xangai, Tianjin e Qingdao, e eles começaram📈 seus próprios torneios e competições.
O primeiro jogo de futebol em território chinês, sob a regras da Federação Inglesa (FA), aconteceu📈 em 1879, na cidade de Xangai.[6]
Percebendo a expansão do futebol no país, principalmente por intermédio de estrangeiros, mas havendo cada📈 vez mais adesão de chineses, o governo nacionalista decidiu estabelecer a Associação Chinesa de Futebol (CFA), em 1924.
O desenvolvimento do📈 futebol chinês, porém, foi prejudicado pela instabilidade política vivida pela China na primeira metade do Século XX (o país foi📈 invadido pelo Japão, e, depois de se livrar do domínio japonês, entrou em uma guerra civil que só chegaria ao📈 fim em 1949, com o triunfo dos Comunistas).
Em junho de 1992, a Associação Chinesa de Futebol realizou a famosa "Conferência📈 Hongshankou", em Hongshankou, nos subúrbios ocidentais de Pequim, confirmando que o profissionalismo será o ponto de avanço da reforma do📈 futebol.
[7] Após a "Conferência Hongshankou", os primeiros clubes profissionais de futebol apareceram na China.
Assim, em dezembro de 1993, o Shanghai📈 Greenland Shenhua Football Club torna-se a primeira equipe profissional do país.
Antes disso, as equipes eram semi-profissionais, a maioria administrada por📈 associações de futebol locais, e elas eram nomeadas com o nome das províncias e cidades que defendiam.
A Super Liga da📈 Federação Chinesa de Futebol (中国 足球 协会 超级 超级), mais conhecida como Super Liga Chinesa (联赛 联赛, CSL), atualmente conhecida📈 como Super Liga Chinesa do Wanda Plaza, é a mais alta categoria de futebol profissional na China, operando sob os📈 auspícios da Associação Chinesa de Futebol (CFA).
A Super Liga foi criada pelo re-branding da antiga divisão principal, a Associação Chinesa📈 de Futebol Jia-A League, em 2004.
Enquanto a liga consistia originalmente em 12 equipes, agora 16 equipes competem nela.
Em 2015, o📈 público médio foi de 22.193 espectadores.
Investimentos e Boom estrangeiro na Liga Nacional [ editar | editar código-fonte ]
Iniciativas para o📈 desenvolvimento do futebol na China aumentaram exponencialmente em 2008, quando o país foi sede dos Jogos Olímpicos, e alcançou as📈 4as de final da competição.
Além disso, o futebol na China virou uma prioridade do governo do presidente Xi Jinping, ele📈 próprio um fã do esporte.[8]
Programas como o Vision China - parte da FIFA Vision Asia - abrange marketing, desenvolvimento, treinamento📈 de jogadores de futebol, treinadores e árbitros, medicina esportiva, competições, mídia e fãs.
Também inclui avaliações do futebol chinês, planejamento de📈 partidas e monitoramento.
O governo chinês traçou planos para tornar a nação asiática uma superpotência no futebol e criar 50.
000 escolas📈 especiais de futebol em uma década.
Outro impulsionador do futebol no país foram as vultosas quantias de dinheiro gastas com contratações📈 de atletas de renome internacional, grande parte vinda de ligas de médio porte, como as da AMérica do Sul e📈 dos Estados Unidos.
[9] Jogadores como Alexandre Pato, Ramires, Hernanes, Paulinho, Renato Augusto, Ricardo Goulart, Carlos Tevez, Obafemi Martins, Darío Conca,📈 Lavezzi, Gervinho, entre outros,[10] foram atraídos com salários exorbitantes.
Para se ter uma ideia, em 2011, o argentino Darío Conca, ao📈 se transferir do Fluminense para o Guangzhou Evergrande, passou a receber, à época, o terceiro maior salário do planeta para📈 um jogador de futebol, perdendo apenas para o argentino Lionel Messi, do Barcelona e o português Cristiano Ronaldo, do Real📈 Madrid.[11]
No final de 2014, Xi Jinping declarou em alto e bom som que a China seria um potência do futebol.
O📈 plano é colocar o país entre os melhores do planeta até 2050.[8]
Escândalos de corrupção [ editar | editar código-fonte ]
Historicamente,📈 a liga profissional é marcada por manipulação de resultados, apostas ilegais e violência dentro e fora do campo,[12][13] que o📈 governo chinês prometeu consertar.
[14] Não à toa, em 2013 dois ex-altos executivos da Associação de Futebol da China foram presos📈 e processados por aceitar subornos.[15]
O futebol é coberto pela mídia chinesa.
[16] As competições nacionais são geralmente televisionadas na CCTV-5 e📈 na CCTV-5 +.
A Guangdong Television reserva direitos, no entanto, para a Premier League e a UEFA Champions League.
Desde 1996, a📈 CCTV-5 tem programas semanais que transmitem jogos ao vivo na Serie A italiana e na Bundesliga alemã até a noite📈 de futebol (足球 之 夜).
Serie A, Bundesliga e La Liga são transmitidos na CCTV-5.
O canal Dongfang Sports de Xangai também📈 tem cobertura regular de futebol.
Ligas Estrangeiras e Jogadores Notórios [ editar | editar código-fonte ]
Os fãs de futebol chinês costumam📈 se associar mais a times da Premier League inglesa, da Serie A italiana e da Bundesliga alemã.
[17] Jogadores chineses que📈 jogam em ligas europeias atraem grande atenção da mídia.
Os pioneiros foram Xie Yuxin, que ingressou no FC Zwolle (Holanda), Gu📈 Guangming, que ingressou no SV Darmstadt 98 (Alemanha), e Jia Xiuquan e Liu Haiguang se juntaram ao FK Partizan (Iugoslávia),📈 todos em 1987.
[18] Exemplos mais recentes de destaque incluem Sun Jihai, anteriormente do Manchester City; Zheng Zhi, que jogou pelo📈 Celtic; Shao Jiayi, ex-Munique de 1860, agora do MSV Duisburg; e Yang Chen, ex-Eintracht Frankfurt.[19][20] [21][22]