Cultura em todo esporteObjetivos
Ampliar o conhecimento sobre a cultura dos esportes.
Conhecer as relações do jogo com aspectos políticos, econômicos, midiáticos 🌜 e sociais.
Aprender sobre as diferentes funções em eventos esportivos (jogadores, árbitros, técnicos etc.).
Este plano de aula se baseia na seguinte 🌜 reportagem: Adrenalina - por que corremos riscos.
ConteúdosEsportes e jogos.
Manifestações culturais.
Anos6º e 7º.
Desenvolvimento1ª etapa
O primeiro passo é identificar um esporte para 🌜 ser trabalhado - o importante é que ele faça parte do cotidiano da turma.
Inicie o diagnóstico com uma roda de 🌜 conversa.
Pergunte: quais esportes conhecem? Quais praticam? Quais podem ser feitos na escola? Construa uma lista e eleja, junto com a 🌜 classe, uma modalidade.
2ª etapa
Realize uma primeira prática do esporte de forma que os alunos possam vivenciar diferentes funções: jogador, árbitro, 🌜 técnico etc.
Em seguida, reúna a turma para um pequeno debate, com o objetivo de levá-los a refletir sobre o jogo.
Quais 🌜 as responsabilidades em cada papel? Quais os mais difíceis de executar? Quais as habilidades necessárias para cada função?3ª etapa
Hora de 🌜 investigar a origem da modalidade, aposta ganha bônus 5 reais aviator história e evolução.
Peça aos alunos uma pesquisa em enciclopédias e sites com base em 🌜 um roteiro mínimo: quem inventou o esporte? Onde e quando isso aconteceu? Em quais locais ele é popular? Que habilidades 🌜 exige? Como evoluiu em termos de regras e material esportivo?4ª etapa
Momento de retomar a prática - dessa vez, ampliada pela 🌜 reflexão e pela pesquisa da turma.
Divida a classe em quatro grupos, deixando a cargo de cada um uma etapa específica 🌜 da organização: preparação do espaço e do material, explicação da atividade, mediação
dos desafios e conflitos e arrumação do material pós-aula.
Ressalte 🌜 que o planejamento precisa ser feito levando em conta que todos devem jogar e experimentar várias funções.
5ª etapa
Depois do jogo, 🌜 proponha um novo debate, discutindo com a turma as dificuldades encontradas na realização das atividades.
Verifique, sobretudo, se a moçada entende 🌜 e valoriza a importância do trabalho em grupo e a necessidade de adaptação de espaços, materiais e regras para que 🌜 todos possam participar dos jogos.
6ª etapa
Finalize com uma roda de conversa sobre a relação do esporte escolhido com o mundo 🌜 ao seu redor.
De que forma ele impacta a sociedade, a política, o consumo, a mídia, a economia e a saúde? 🌜 Uma sugestão é dividir novamente a classe em grupos, pedindo que cada um realize uma pesquisa sobre uma área.
Avaliação
Com base 🌜 nas rodas de conversa, nas pesquisas e na participação nas atividades práticas, verifique o aprendizado, prestando atenção especialmente se cada 🌜 um experimentou diferentes funções, se houve avanços entre o primeiro e o segundo momento de jogo, se as pesquisas trouxeram 🌜 os principais conceitos e se eles impactaram a vivência do esporte.
Avalie ainda a seleção de fontes de informação (ensinar a 🌜 pesquisar é, sim, tarefa do professor de Educação Física).
Em termos atitudinais, perceba se os estudantes escutam os outros nas rodas 🌜 de conversa e se deixam os colegas falarem.