Um token não fungível (em inglês: non-fungible token, NFT) é um tipo especial de token criptográfico que representa algo único.
Diferentemente 🛡 das criptomoedas como o Bitcoin e de vários outros tokens utilitários, os NFTs não são mutuamente intercambiáveis.[1]
Um item fungível, como 🛡 o dinheiro, pode ser trocado por outro.
Uma cédula de Real pode ser substituída, desde que de mesmo valor.
Já os itens 🛡 infungíveis são como as obras de arte, objetos raros, exemplares únicos, etc.
O token não fungível representa algo específico e individual, 🛡 e não pode ser substituído.[2]
Os tokens não fungíveis são usados para criar escassez digital verificável, assim como propriedade digital e 🛡 a possibilidade de interoperabilidade de ativos através de diversas plataformas.
[3] Os NFTs são usados em vários aplicativos que requerem itens 🛡 digitais exclusivos, como arte criptográfica, cripto-colecionáveis e jogos criptografados.
Uma das primeiras criptoartes que ganhou uma força significativa foram os "Rare 🛡 Pepes", eles funcionavam com um sistema blockchain que foi criado para manter a escassez digital verificável, tornando possível trocar, vender 🛡 e comprar "Rare Pepes".
Posteriormente se utilizaria dessa criptoarte para gerar jogos como o Rare Pepe Party.
O sistema blockchain foi essencial 🛡 para aumentar a liberdade e a privacidade dos compradores, já que antes se geria a arte digital através do Digital 🛡 Rights Management(DRM), criticado por possivelmente monitorar os dados dos usuários, concentrar o poder na mão do publicador e limitar o 🛡 consumo do conteúdo.
Axiom Zen, uma startup de Vancouver, propôs um novo padrão no blockchain do Ethereum, o ERC-721 que provém 🛡 framework tecnológico e uma melhor prática de criação e emissão de tokens.
Esse padrão permitiu aos desenvolvedores criarem NFTs que podem 🛡 ser trocados e rastreados no blockchain.
As novas possibilidades oferecidas por tal padrão atraíram entusiastas na área de arte a integrar 🛡 blockchain no seu modelo de negócios, como a Left Gallery, uma galeria de arte digital alemã que oferece arte multimídia 🛡 para ser comprada e gerida através de blockchain.[4]
A partir do modelo do CryptoPunks, o DADA.
art foi construído e lançou o 🛡 primeiro marketplace para arte digital rara em outubro de 2017.[5]
O primeiro uso de NFTs relacionados a jogos foram jogos de 🛡 cartas cripto-colecionáveis.
Projetos como Age of Chains e Rare Pepes têm usado o protocolo da plataforma Counterparty para emitir cartões de 🛡 troca de blockchain como NFTs desde 2016.
Posteriormente, jogos populares de blockchain como o CryptoKitties usaram tokens não fungíveis no blockchain 🛡 do Ethereum.
[6] Os NFTs são usados para representar ativos no jogo e são controlados pelo usuário, ao invés do desenvolvedor 🛡 do jogo.
[7] Isso permite que os ativos sejam negociados em mercados terceiros sem a permissão do desenvolvedor do jogo.
Também se 🛡 pode citar o game Axie Infinity, que se utiliza do NFT para criar Axies (Nomenclatura dada aos personagens) únicos, cada 🛡 um com uma combinação entre acessórios, habilidades diferentes e aparências distintas.
O mercado interno de compra e venda de Axies movimenta 🛡 altas quantias, chegando a uma valorização de 7160% somente no ano de 2021.[8]
No âmbito dos esportes, pode-se mencionar a iniciativa 🛡 mais famosa rentável, NBA Top Shot.
Consiste numa plataforma de compra e vendas de NFT com uma parceira a Liga de 🛡 Basquete Americana (NBA) e Associação Americana de jogadores de basquete (National Basketball Players Association).
Dentro da plataforma, ocorrem dois tipos de 🛡 comercialização.
O primeiro tipo são vendas diretas da plataforma, as quais são ofertados cards especiais de jogadores e vídeos de pequena 🛡 duração com momentos importantes, sejam atuais ou históricos.
O segundo tipo de comercialização são as vendas secundárias; realizadas entre os próprios 🛡 usuários, essas vendas repassam 5% a empresa Dapper Labs, desenvolvedora da plataforma.[9]
No mercado musical, o uso de NFTs vem crescendo 🛡 cada vez mais, sendo uma boa alternativa para artistas de médio porte conseguirem uma nova fonte de renda.
Este é um 🛡 mercado tão poderoso e rentável que é possível exemplificar com o caso do DJ 3LAU.
Pouco antes do aniversário de 3 🛡 anos do álbum "Ultraviolet", 3LAU lançou uma coleção de NFTs contendo 33 itens em um site próprio.
Tendo duração de quatro 🛡 dias, o leilão teve um lucro total de 11,7 milhões de dólares, tendo um de seus itens comprado por 3,6 🛡 milhões de dólares.[10]
No mercado brasileiro, há diversos exemplos interessantes, já que os NFTs estão se popularizando.
No mercado musical, pode-se citar 🛡 a plataforma "All Be Tuned".
Desenvolvida no Brasil, a plataforma tem o intuito de ajudar artistas independentes.
Os principais produtos são conteúdos 🛡 exclusivos e pequenas porcentagens de direito de distribuição das músicas.[11]
No âmbito esportivo, há os clubes de futebol que já apostam 🛡 neste mercado.
Podemos citar o Atlético Mineiro que já comercializa NFTs, o principal exemplo é a arte feita para a defesa 🛡 de Victor, contra o Tijuana pelas quartas de finais da Libertadores de 2013.[12]
Por fim, há a escola de samba Império 🛡 Serrano, que comercializou algumas vantagens em conjunto com NFTs no ano de 2021.
Dentro desse pacote, havia versões digitais de ingressos 🛡 e criptoartes da escola de samba carioca.[13]
Padrões específicos de tokens foram criados para apoiar o uso do blockchain em jogos.
Isso 🛡 inclui o padrão ERC-721 do CryptoKitties e o padrão ERC-1155, mais recente.
ERC721 foi o primeiro padrão para representar ativos digitais 🛡 não fungíveis.
ERC721 é um padrão de contrato inteligente Solidity herdável, o que significa que os desenvolvedores podem facilmente criar novos 🛡 contratos compatíveis com ERC721 ao importá-los da biblioteca OpenZeppelin.
ERC1155 traz a ideia da semifungibilidade para o universo dos NFTs, assim 🛡 como fornece um superconjunto de funcionalidade de ERC721, o que significa que um ativo ERC721 pode ser construído usando ERC1155.
Black 🛡 and White Striped Banner (em tradução livre: A Flâmula com Listras Pretas e Brancas), um exemplo de arte NFT produzida 🛡 por Bullet com base na bandeira do estado de São Paulo
Em 2014, foi criado o primeiro NFT, pelo artista Kevin 🛡 McCoy e pelo empreendedor Anil Dash, durante um evento no Museu de Arte Contemporânea em Nova York que era palco 🛡 de novas ideias que conectavam tecnologias inovadoras e arte.
Nesse contexto, Anil Dash trabalhou em um projeto que pretendia conceder aos 🛡 artistas adicionais fontes de renda, além de ter maior controle sobre o seu trabalho.
Como demonstração, juntamente com McCoy, criaram o 🛡 primeiro NFT no blockchain chamado Namecoin, para registrar um videoclipe que aposta gratis betano 2024 esposa fez.[14]
No ano de 2015, logo após a 🛡 criação do Ethereum, surge o primeiro projeto de NFT de seu blockchain, chamado Etheria, que foi apresentado na DEVCON1.
Porém, a 🛡 grande maioria de seus hexágonos comercializáveis permaneceram intactos até 2021, período em que ocorreu um aumento significativo da valorização do 🛡 NFT.
Todos os hexágonos foram vendidos por 1,4 milhões de Ethers e o custo na época de aposta gratis betano 2024 criação era em 🛡 torno de 1 Ether por hexágono.[15]
Em 2017, a Larva Labs lançou pela primeira vez os CryptoPunks, que se resume em 🛡 um projeto de vários personagens únicos, na plataforma Ethereum.
Ao todo são 10 mil figuras e uma delas foi vendida por 🛡 917 mil dólares.
[16][17] Ainda no ano de 2017, surge o jogo CryptoKitties que é um colecionável de gatinhos, também em 🛡 Ethereum.
Cada gato tem seus atributos e raridade o que os torna desejados e por isso comercializados por um preço estipulado 🛡 pelos compradores.[18]
Foi criado em 2008 o mundo virtual Decentraland, baseado em blockchain que tinha uma oferta inicial de moedas de 🛡 26 milhões de dólares e uma economia interna de 20 milhões de dólares, em setembro do mesmo ano.[19]
Em 2019, a 🛡 Nike, Inc.
patenteou o sistema de blockchain chamado CryptoKicks, no qual a marca pode verificar a autenticidade dos tênis, por meio 🛡 de NFTs.
E ainda assim, é possível conceder uma versão digital do tênis de brinde ao comprador.[20][21]
Em 2020, a mesma desenvolvedora 🛡 do jogo CryptoKitties, Dapper Labs, em parceira com a NBA e seus jogadores, lança a versão beta de NBA TopShot, 🛡 um jogo no qual se coleciona pequenos vídeos e melhores momentos de jogadores e jogadas da NBA, tudo isso registrado 🛡 em blockchain.
Mais tarde, o projeto foi aberto ao público que gastou mais de 230 milhões de dólares até fevereiro de 🛡 2021.[22]
Atualmente, os profissionais que vivenciam mais de perto esse universo, apostam que a tecnologia associada ao blockchain veio para ficar, 🛡 investindo em plataformas mais acessíveis, com curadoria, e até em experiências presenciais atreladas à venda das obras virtuais para familiarizar 🛡 o público leigo[23] .
Apesar de haver uma discussão sobre os valores dos itens, há quem acredite que determinadas artes, por 🛡 demandarem pouco custo e tempo de trabalho para serem feitas, não valem o preço que está sendo paga.
Tem sido também 🛡 uma ótima forma de renda para designers independentes, muitos desenhistas que tinham dificuldades em se encaixar no mercado de trabalho, 🛡 ou de terem a aposta gratis betano 2024 arte valorizada e reconhecida na internet, atualmente estão conseguindo vender suas criptoartes a quem se 🛡 interesse.
Em 12 de Maio de 2021 nasce em Lisboa, Portugal o primeiro festival físico de criptoarte da Europa o "Rare 🛡 Effect vol2 - an NFT Festival".[24]
Proximidade com o esquema de pirâmide [ editar | editar código-fonte ]
Muitos dos negócios envolvendo 🛡 NFTs, embora não ilegais, guardam semelhanças com as práticas do esquema em pirâmide, pois só quem está no topo, geralmente 🛡 quem começou a trama, é capaz de lucrar de verdade.
Os demais têm que fazer seu investimento prosperar garantindo a entrada 🛡 de mais gente abaixo deles.[25][26][27][28]
Embora os NFTs pareçam consumir menos do que grandes mineradoras cripto, eles também exigem muito poder 🛡 de computação (energia) para lidar com criptografia e validação no blockchain.
[29] Contudo, surgiram iniciativas verdes em torno dos NFTs, tal 🛡 como a venda de compensações de carbono, ou créditos representando uma participação em um projeto ambiental.
Em teoria, investir no plantio 🛡 de uma floresta que filtra o dobro das emissões de carbono produzidas pela criação do NFT parece bom para especialistas[30], 🛡 mas não há dados reais disponíveis para validar se somente isso remediaria os danos causados pelo token não fungível.[29]Mastercard Inc.
(estilizada 🛡 como MasterCard de 1979 a 2016 e mastercard de 2016 a 2019), originalmente Interbank e depois Master Charge,[6] é uma 🛡 empresa multinacional norte-americana de serviços financeiros, fundada em 1966.
Sua sede fica em Purchase, Nova Iorque.[7]
Seu principal negócio é processar pagamentos 🛡 entre os bancos dos clientes e os bancos emissores de cartões que usam a bandeira Mastercard, incluindo cartões de débito, 🛡 crédito e pré-pago.
É a segunda maior empresa do ramo, possuindo 1,544 bilhão de cartões de débito e 1,05 bilhão de 🛡 crédito em 2021.
No mesmo ano, foi responsável pelo processamento de US$ 2,054 trilhões; eram cerca de 3585 transações por segundo 🛡 em 2020.[8]
Mastercard foi criada por uma aliança de vários bancos e associações regionais de cartões bancários em resposta ao BankAmericard 🛡 emitido pelo Bank of America, que mais tarde se tornou Visa, ainda seu maior concorrente.
A empresa possui capital aberto desde 🛡 2006, antes era uma cooperativa de mais de 25.
000 instituições financeiras.
Logotipo usado entre 1979 e 1990
Embora a estreia do BankAmericard 🛡 em setembro de 1958 tenha sido um desastre notório,[9] começou a dar lucro em maio de 1961.
[10] O Bank of 🛡 America manteve essa informação em segredo e permitiu que as impressões negativas, então generalizadas, persistissem para afastar a concorrência.
[11] Essa 🛡 estratégia foi bem-sucedida até 1966, quando a lucratividade se tornou grande demais para ser escondida.
[11] De 1960 a 1966, havia 🛡 apenas 10 novos cartões de crédito introduzidos nos Estados Unidos, mas de 1966 a 1968 aproximadamente 440 cartões foram disponibilizados 🛡 por bancos grandes e pequenos em todo o país.
[11] Esses recém-chegados prontamente se uniram em associações regionais.[12]
Uma das razões pelas 🛡 quais a maioria dos bancos optou por unir forças foi que, na época, 16 estados limitavam a capacidade dos bancos 🛡 de operar por meio de filiais, enquanto 15 estados proibiram totalmente.
[13] Nesse caso, poderiam operar legalmente apenas em um único 🛡 local e, portanto, eram forçados a permanecerem pequenos.
[13] Ao ingressar em uma associação regional, um banco poderia adicionar rapidamente um 🛡 cartão de crédito à aposta gratis betano 2024 linha de produtos financeiros e terceirizar tarefas de manutenção.
[12] Essas associações também permitiram agregassem as 🛡 bases de clientes e comerciantes para tornar o cartão mais aceitável e útil; os primeiros cartões de crédito falharam porque 🛡 só podiam ser usados dentro de um pequeno raio em torno de seus respectivos emissores.[13]Em 1966, Karl H.
Hinke, vice-presidente executivo 🛡 do Marine Midland Bank, pediu a representantes de vários outros bancos que o encontrassem em Buffalo, Nova York.
[14][15] O Marine 🛡 Midland acabava de lançar seu próprio cartão bancário regional na Upstate New York depois que lhe foi recusado uma licença 🛡 regional do BankAmericard.
[16] O resultado da reunião de Buffalo foi que vários bancos e associações regionais logo concordaram em unir 🛡 forças como Interbankard, Inc.
,[14][15] que depois se tornou a Interbank Card Association (ICA).
[12] No final de 1967, a ICA tinha 🛡 150 membros e Hinke tornou-se o presidente.[16]
A marca Interbank em 1966 inicialmente consistia apenas em um pequeno i minúsculo dentro 🛡 de um círculo no canto inferior direito da frente de cada cartão; o restante do design era prerrogativa de cada 🛡 banco emissor.
[17] Este pequeno logotipo provou ser totalmente insatisfatório para criar conscientização da marca, a fim de competir com o 🛡 líder BankAmericard.
[17] Em 1969, o Interbank desenvolveu uma nova marca nacional, "Master Charge", combinando dois círculos amarelo e laranja sobrepostos 🛡 com o nome.[17]
Em 1968, a ICA e a Eurocard iniciaram uma aliança estratégica, que permitiu à ICA o acesso ao 🛡 mercado europeu.
O cartão Access do Reino Unido juntou-se à aliança em 1972.
[18] Em 1979, "Master Charge" foi renomeado como "MasterCard".
[18] 🛡 Em 1983, a MasterCard International Inc.
tornou-se o primeiro banco a usar hologramas como parte da segurança de seus cartões.
[19] Eles 🛡 adquiriram a rede Cirrus de caixas eletrônicos em 1985.[20]
A Mastercard, juntamente com a Visa, envolveu-se em uma exclusão contra American 🛡 Express durante as décadas de 1980 e 1990.
Elas usaram cláusulas de exclusividade em seus contratos para impedir que os bancos 🛡 fizessem negócios com a American Express.
Tais cláusulas e outras provas escritas foram usadas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos 🛡 em ações regulatórias contra ambas empresas.
[21] Discover também processou a Mastercard por questões semelhantes.
[22] Elas pagaram aproximadamente US$ 3 bilhões 🛡 em danos resultantes de uma ação coletiva movida em janeiro de 1996 contra fixação do preço da taxa de furto 🛡 do cartão de débito.[23]
Em 1996, cerca de 4 milhões de comerciantes processaram a Mastercard em um tribunal federal dos EUA 🛡 por aumentar as taxas conta furto.
Este caso foi resolvido com um pagamento bilionário em 2003.
[22] Em 23 de agosto de 🛡 2001, a empresa foi processada por violar a Lei de Práticas Comerciais Enganosas e Desleais da Flórida.
[24] Em 2002, fundiu-se 🛡 com a Europay International, outra grande associação de emissores de cartões de crédito, da qual a Eurocard se tornou parte 🛡 em 1992.
[25] Em 15 de novembro de 2004, pagou indenização à American Express, devido a práticas anticompetitivas que a impediram 🛡 de emitir cartões através de bancos estadunidenses,[26] pagando US$ 1,8 bilhão no acordo.[27]
Em conexão com a fusão de 2002,[28] a 🛡 empresa que havia sido organizada como uma cooperativa de bancos fez uma oferta pública inicial em 25 de maio de 🛡 2006, vendendo 95,5 milhões de ações a US$ 39 cada.
[29] As ações são negociadas na Bolsa de Valores de Nova 🛡 York sob o símbolo MA, com uma capitalização de mercado de US$ 367,1 bilhões em maio de 2021.
[30] O acordo 🛡 foi concebido para manter o valor da marca e minimizar os custos regulatórios.[28]
Logotipo usado entre 1990–1996 e popularizou a marca
Em 🛡 agosto de 2010, a MasterCard Worldwide, como foi renomeada, expandiu aposta gratis betano 2024 oferta de comércio eletrônico com a aquisição da DataCash, 🛡 um provedor de processamento de pagamentos e gerenciamento de fraude/risco do Reino Unido.
[31][32] No mesmo ano, a WikiLeaks publicou documentos 🛡 mostrando que as autoridades norte-americanas fizeram lobby na Rússia para defender os interesses da Visa e Mastercard.
[33][34] Posteriormente, pagamentos ao 🛡 WikiLeaks foram bloqueados.
Membros do Parlamento Europeu expressaram preocupação de que os pagamentos de cidadãos europeus pudessem ser bloqueados pelos EUA, 🛡 e apelou a uma maior redução do domínio das bandeiras no sistema de pagamentos europeu.
[35] Em outubro de 2010, ambas 🛡 empresas chegaram a outro acordo.
Elas concordaram em permitir que os comerciantes com suas bandeiras recusassem cartões ou oferecessem descontos em 🛡 casos de tarifas menores.[36]
Em março de 2012, a MasterCard anunciou a expansão de seu programa de pagamentos com aparelhos móveis, 🛡 incluindo mercados em todo o Oriente Médio.
[37] Em 27 de novembro, um juiz federal concedeu aprovação liminar a uma proposta 🛡 de acordo para a ação coletiva[38] movida em 2005.
Cerca de um quarto dos demandantes decidiram optar por não participar do 🛡 acordo; eles se opõem às disposições que impediriam futuros processos e a não aceitação de apenas partes do acordo.
[39] Um 🛡 acordo de US$ 6,24 bilhões obteve aprovação preliminar em novembro de 2019.
[40] Um redução para $ 5,54 bilhões foi aprovada 🛡 depois.
Alguns comerciantes recorreram do acordo e foram ouvidos.
O caso está em andamento em 2022.[41]
Em 2013, a Mastercard estava sob investigação 🛡 da União Europeia pelas altas taxas que cobrava.
A empresa foi proibida de cobrar taxas em transações transfronteiriças realizadas totalmente dentro 🛡 da UE por meio de uma decisão da Comissão Europeia em 2007.
[42] A BEUC elogiou a ação; aposta gratis betano 2024 diretora-geral, Monique 🛡 Goyens, disse: "Então, no final, todos os consumidores são atingidos por um esquema que acaba recompensando a empresa do cartão 🛡 e o banco emissor.
"[42] Na primavera de 2014, a Mastercard adquiriu a principal empresa de gerenciamento de programas de recompensas 🛡 da Austrália, Pinpoint, por um valor não revelado.
[43] Em agosto de 2017, adquiriu a Brighterion, empresa que gerência inteligência artificial 🛡 e aprendizado de máquina.
[44] A Brighterion detém várias patentes.[45]
No mesmo ano, o CEO Ajay Banga reforçou o objetivo da empresa 🛡 de estender os serviços financeiros atuais, trazendo sistemas de pagamento digital para pessoas sem banco em todo o mundo.
Foram investidores 🛡 US$ 500 milhões na Índia, com escritórios em Pune e Vadodara, para ajudar a Mastercard a levar transações sem dinheiro 🛡 para maior população do mundo.
A empresa também estava programada para investir US$ 750 milhões adicionais em aplicativos e tecnologia, especialmente 🛡 focados na Índia entre 2017 e 2020.
[46] Em abril de 2021, a Mastercard criou uma calculadora que reúne informações e 🛡 mede as pegadas de carbono dos clientes para ajudá-los a saber quanto estão contribuindo nas emissões de carbono.
[47] Após a 🛡 invasão russa da Ucrânia em 2022, cumpriu as sanções dos EUA e proibiu a emissão ou o uso de cartões 🛡 na Rússia.
[48] A empresa suspendeu todas as operações comerciais no país, que representavam 4% de aposta gratis betano 2024 receita.
No entanto, os próprios 🛡 cartões bancários continuam funcionando.[49]
A Mastercard está associada à segurança.
No entanto, litígios antitruste ao longo dos anos prejudicaram a marca.
[28] O 🛡 slogan da campanha publicitária atual é Priceless, lançada em 1997.
O slogan completo foi traduzido como: Existem coisas que o dinheiro 🛡 não compra.
Para todas as outras existe MasterCard.
A campanha foi principalmente aplicável aos produtos de cartão de crédito e débito.
Eles também 🛡 usam a descrição para promover produtos como o site Priceless Travel, que apresenta promoções e ofertas para titulares de cartões 🛡 Mastercard.[50]
Em meados de 2006, a MasterCard International mudou seu nome para MasterCard Worldwide.
Isso foi para sugerir uma escala mais global.
Além 🛡 disso, a empresa introduziu um novo logotipo corporativo adicionando um terceiro círculo aos dois que eram usados no passado (semelhante 🛡 a um diagrama de Venn).
Um novo slogan corporativo foi introduzido ao mesmo tempo-The Heart of Commerce.
[51] Em julho de 2016, 🛡 apresentaram um novo rebranding.
Mudaram o nome do serviço de "MasterCard" para "mastercard".[52]
Em janeiro de 2019, o nome foi removido de 🛡 seu logotipo, deixando apenas os discos sobrepostos.
[53] Em 2021, a Mastercard ficou em 13º lugar em uma lista das marcas 🛡 mais confiáveis.[54]
A Mastercard patrocina grandes eventos e equipes esportivas em todo o mundo.
Isso inclui a equipe de rugby da Nova 🛡 Zelândia, a MLB, a UEFA Champions League e o PGA Tour.
Anteriormente, também patrocinou a Copa do Mundo da FIFA, mas 🛡 rescindiu seu contrato após um acordo judicial e seu rival, Visa, asumir o espaço em 2007.
[55] Em 1997, a Mastercard 🛡 era o principal patrocinador da equipe de Fórmula 1 Mastercard Lola,[56] que desistiu da temporada de 1997 após aposta gratis betano 2024 primeira 🛡 corrida devido a problemas financeiros.[57]
Também é parceira da Seleção Brasileira de Futebol[58] e da Copa Libertadores.
[59] No final de 2018, 🛡 se tornou o primeiro grande patrocinador do jogo eletrônico League of Legends.
A empresa patrocina o League of Legends World Championship 🛡 e Mid-Season Invitational.
[60] Em setembro de 2022, a Mastercard adquiriu os direitos de patrocínio para todos os jogos nacionais e 🛡 internacionais organizados pelo Conselho de Críquete na Índia.[61][62]
Desenvolvimento desde 2005 [ 63 ] Ano Receita
(milhões de US$) LAJIR
(milhões de US$) 🛡 Preço da ação
(US$) Funcionários 2005 2.938 393 2006 3.
326 229 6,20 2007 4.068 1.108 13,65 2008 4.
992 −534 20,33 2009 🛡 5.099 2.260 17,99 5.100 2010 5.539 2.752 22,01 5.600 2011 6.714 2.713 28,73 6.700 2012 7.391 3.937 41,58 7.500 2013 🛡 8.312 4.503 59,34 8.200 2014 9.441 5.106 75,33 10.300 2015 9.667 5.078 90,62 11.300 2016 10.776 5.761 94,50 11.900 2017 🛡 12.497 6.622 126,54 13.400 2018 14.950 7.282 186,16 14.800 2019 16.883 9.664 300,74 18.600 2020 15.301 8.081 370 21.000 2021 🛡 18.884 10.082 354,83 24.000 2022 22.237 12.264 347,73 29.900
Em 2020, a Mastercard classificou-se em 191º lugar na lista Fortune 500 🛡 das maiores corporações dos Estados Unidos por receita.[64]
Produtos e serviços [ editar | editar código-fonte ]
Cartão de débito emitido no 🛡 Japão
A Mastercard possui como principais produtos os cartões de crédito e débito.
Dependendo da localização geográfica, os emissores podem emitir cartões 🛡 em níveis, do mais baixo ao mais alto, como gold/titanium, platinum, etc.
[65] A empresa opera a Banknet, uma rede de 🛡 telecomunicações global que conecta todos os emissores da bandeira.
O local de operações está localizado em St.Louis, Missouri.
[66] Possui o Mastercard 🛡 Contactless (anteriormente chamado de PayPass),[67] um recurso para pagamento sem contato semelhante ao ExpressPay da American Express.
Oferece aos titulares de 🛡 cartão uma maneira mais simples de pagar aproximando um cartão ou outro dispositivo em vez de passar ou inserir o 🛡 cartão.
Atualmente, possui limitações de valor.[68]
Por meio de uma parceria com uma empresa especializada em compras na internet, a Mastercard lançou 🛡 um shopping virtual em 16 de abril de 2010, que disse poder identificar com precisão o que seus titulares de 🛡 cartão provavelmente comprarão.
[69] Em 2012, anunciou o QkR, um aplicativo de pagamento móvel operando nos EUA e na Austrália com 🛡 a finalidade de solicitar produtos e serviços por meio do smartphone.
Os usuários podem abrir o aplicativo, localizar um código QR 🛡 de um restaurante e fazer pedidos de aposta gratis betano 2024 escolha.
[70][71] Em setembro de 2014, trabalhou com a Apple para incorporar um 🛡 novo recurso de carteira móvel nos novos modelos de iPhone e Apple Watch, conhecido como Apple Pay, permitindo que os 🛡 usuários usem mais prontamente seus cartões.[72]
Em maio de 2020, a empresa anunciou o Mastercard Track Business Payment Service.
Segundo o chefe 🛡 de produtos globais, o serviço "cria um diretório de fornecedores, permitindo que os fornecedores publiquem suas regras de pagamento para 🛡 que possam controlar melhor como recebem os pagamentos, tornando mais fácil para os compradores encontrar fornecedores e entender seus requisitos".[73]
Em 🛡 10 de fevereiro de 2021, a Mastercard anunciou seu suporte a criptomoeda.
[74][75] Em outubro, informou que, por meio de aposta gratis betano 2024 🛡 parceria com a Bakkt, qualquer banco ou comerciante em aposta gratis betano 2024 rede em breve poderá oferecer serviços de criptografia.
[76] Em junho 🛡 de 2022, anunciou que agora permitiria que os portadores de cartão comprassem NFTs por meio de várias plataformas.[77]
Em abril de 🛡 2023, a Mastercard revelou aposta gratis betano 2024 intenção de expandir suas parcerias com empresas de criptomoedas.
No momento do anúncio, a empresa já 🛡 havia feito parceria com Binance, Nexo e Gemini para oferecer cartões vinculados à criptografia em algumas nações.
Isso ocorreu apesar de 🛡 um ambiente regulatório cada vez mais intenso e seguiu a empresa rival Visa.
A empresa disse que seu serviço Mastercard Crypto 🛡 Credential permitiria transações entre países que atenderam a requisitos.
Seu chefe de cripto e blockchain, Raj Dhamodharan, disse que os usos 🛡 para transações NFT viriam mais tarde.[78][79]
Transporte na Alemanha promovendo a marca
A Mastercard foi listada como uma das melhores empresas para 🛡 se trabalhar em 2013 pela Forbes.
[80] Em 2016, tornou-se uma das 144 empresas que assinaram um acordo da HM Treasury 🛡 para obter equidade de gênero na empresa.
[81] Operar uma rede de processamento de pagamentos envolve o risco de práticas anticompetitivas 🛡 devido às muitas partes envolvidas.
[28] Poucas empresas enfrentaram mais processos antitruste nos EUA e no exterior.[22]
A União Europeia criticou repetidamente 🛡 a Mastercard por práticas comerciais monopolísticas.
Em abril de 2009, a empresa chegou a um acordo com o bloco em um 🛡 caso antitruste, prometendo reduzir as taxas de furto do cartão de débito para 0,2% das compras.
[82] Em dezembro de 2010, 🛡 um alto funcionário do Banco Central Europeu pediu o desmembramento do duopólio Visa/Mastercard com a criação de um novo cartão 🛡 de débito europeu para uso na zona do euro.[83]
Em janeiro de 2019, a Comissão Europeia impôs uma multa antitruste de 🛡 € 570.566.
000 à Mastercard por "obstruir o acesso dos comerciantes a serviços de pagamento com cartão transfronteiriços", devido às regras 🛡 que obrigam os bancos a aplicar as taxas de intercâmbio do país onde o varejista estava localizado.
A Comissão concluiu que 🛡 as regras impedem os vendedores de se beneficiarem de taxas mais baixas.
A violação terminou quando a empresa alterou suas regras 🛡 em 2015.
A Comissão concedeu à Mastercard uma redução de 10% da multa.[84]
Jogos de azar [ editar | editar código-fonte ]
Mastercard, 🛡 Visa e outros cartões de crédito têm sido usados para financiar contas desde o jogo online começou em meados da 🛡 década de 1990.
[85] Em 20 de março de 2000, um tribunal da Louisiana registrou uma ação contra a empresa por 🛡 interagir ilegalmente com vários cassinos na internet.
Os queixosos alegaram, entre outras reivindicações, que a Mastercard havia violado o Federal Wire 🛡 Act.
Eles buscaram alívio financeiro por perdas sofridas.[86]
A decisão do Tribunal Distrital em 23 de fevereiro de 2001, posteriormente confirmada pela 🛡 Corte de Apelações dos Estados Unidos, esclareceu a aplicação da lei ao jogo online ilegal.
O tribunal determinou que ela se 🛡 aplica apenas a atividades de jogos de azar relacionadas a um "evento ou concurso esportivo".
Portanto, o tribunal não pôde concluir 🛡 que a Mastercard violou o Wire Act.[87]
Quando o PASPA foi anulado em 14 de maio de 2018, a Mastercard teve 🛡 que fornecer novas orientações aos bancos parceiros.
Estabeleceu que as restrições da localização se aplicam ao indivíduo que faz a aposta, 🛡 não ao banco que processa a transação.
De acordo com várias leis estaduais de jogos, os provedores de apostas esportivas devem 🛡 ativar geolocalização para determinar a localização física de um cliente antes de aceitar uma aposta.
[88] Os banqueiros independentes solicitaram especificações 🛡 sobre códigos.
[89] A Mastercard dedicou o MCC 7801 ao jogo online.
Este código é diferente de 7800 para loterias de propriedade 🛡 do governo e 7802 para pistas de cavalos e cães licenciadas pelo governo.[90]
Pagamentos ao WikiLeaks [ editar | editar código-fonte 🛡 ]
Em dezembro de 2010, a Mastercard bloqueou todos os pagamentos para o site de denúncias WikiLeaks devido a alegações de 🛡 que eles se envolvem em atividades ilegais.
[91] Em resposta, o grupo de ativistas online Anonymous organizou um ataque; como resultado, 🛡 o site da Mastercard ficou em inatividade de 8 a 9 de dezembro de 2010.
[92] Em 9 de dezembro de 🛡 2010, os servidores sofreram um ataque massivo[93] como parte de uma revanche sobre os pagamentos ao WikiLeaks.
Segundo a imprensa, a 🛡 segurança de milhares de cartões de crédito foi comprometida durante esse ataque devido a um phishing criado pelo grupo.
[94] No 🛡 entanto, a Mastercard negou, afirmando que os dados da conta "não foram colocados em risco".
[95] O porta-voz do WikiLeaks disse: 🛡 "Não condenamos nem aplaudimos esses ataques".
[96] O Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, disse que o 🛡 fechamento das linhas de crédito para doações ao WikiLeaks "poderia ser interpretado como uma tentativa de censurar a publicação de 🛡 informações, potencialmente violando o direito do WikiLeaks à liberdade de expressão".[97]
Em julho de 2011, a empresa de TI da Islândia, 🛡 DataCell, que permitiu ao WikiLeaks aceitar doações de cartão de crédito e débito, disse que tomaria medidas legais contra a 🛡 Visa Europe e a Mastercard,[98] e que agiria imediatamente para tentar forçar as duas empresas a voltarem a permitir pagamentos.
[99] 🛡 Anteriormente, em 8 de dezembro de 2010, a CEO da DataCell, Andreas Fink, afirmou que "a suspensão de pagamentos para 🛡 o WikiLeaks é uma violação dos acordos com seus clientes".
[100][101] Em 14 de julho de 2011, a DataCell anunciou que 🛡 havia apresentado uma reclamação à Comissão Europeia reivindicando o bloqueio, afirmando que violou as regras de concorrência da Comunidade Europeia.[102]
Em 🛡 12 de julho de 2012, um tribunal de Reykjavík decidiu que a Valitor, parceiro da Visa e Mastercard na Islândia, 🛡 deveria começar a processar doações dentro de quatorze dias[103] ou pagar multas diárias no valor de ISK 800 000 (cerca 🛡 de US$ 6 000) para cada dia após esse horário.
A Valitor também teve que pagar os custos de litígio da 🛡 DataCell no valor de ISK 1.500.000.[104][105]
Bloqueio na Índia e venda de dados [ editar | editar código-fonte ]
Em 2014, de 🛡 acordo com um acordo entre a Mastercard e o Governo da Nigéria, agindo por meio da Comissão Nacional de Gerenciamento 🛡 de Identidade, os novos documentos de identidade nigerianos possuem o logotipo da Mastercard, conter dados de bancos e servir como 🛡 cartão de pagamento, vinculando irrevogavelmente essas informações bancárias aos indivíduos,[106] gerando críticas do Congresso dos Direitos Civis alegando que "representa 🛡 uma propriedade carimbada de um nigeriano por uma empresa norte-americana...
lembra o logotipo colado nos corpos dos escravos africanos transportados através 🛡 do Atlântico."[107]
Em 2018, a Bloomberg News informou que Google pagou milhões de dólares à Mastercard pelos dados de cartão de 🛡 crédito de seus usuários para fins publicitários.
O acordo não havia sido anunciado publicamente.[108][109]
Em 14 de julho de 2021, o Reserve 🛡 Bank of India (RBI) proibiu indefinidamente a Mastercard de emitir novos cartões de débito ou crédito para clientes indianos a 🛡 partir de 22 de julho de 2021, por violar regras de armazenamento conforme definido pelo RBI em 6 de abril 🛡 de 2018.
Esta proibição não afeta os cartões já emitidos e em funcionamento na Índia.
Mastercard é o terceiro principal provedor de 🛡 sistemas de pagamento a ser restrito na Índia depois do American Express e Diners Club International.
[110] Em 16 de junho 🛡 de 2022, as restrições comerciais impostas foram suspensas pelo RBI com efeito imediato.
[111][112]ReferênciasNotas
↑ [ 1 ] [ 2 ] Antes 🛡 de ser capital aberto em 2006, a Mastercard era uma associação que tinha um conselho de administração composto por bancos.
Este 🛡 artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Mastercard».