As empresas Claro TV, Vivo TV, Sky e DGO - antiga Direct GO - serão notificadas extrajudicialmente pelo Sleeping Giants 🌞 Brasil para explicar o motivo de carregarem o sinal da Jovem Pan News. O entendimento é que essas operadoras de 🌞 TV paga também são responsáveis pelo conteúdo que disponibilizam em 888pok suas plataformas. Segundo o Ministério Público Federal, existem fortes 🌞 indícios que o canal fomentou os atos contra o estado democrático de direito no último domingo (08) e disseminou fake 🌞 news nas eleições.
continua depois da publicidade
Ao NaTelinha, o Diretor Jurídico do Sleeping Giants Brasil, Humberto Ribeiro, explicou a ação: “Vamos 🌞 acionar extrajudicialmente as operadoras de TV por assinatura e questionar a razão de, durante a pandemia da Covid-19, incorporarem em 🌞 888pok seu portfólio de canais um veículo de comunicação que sabidamente difundia desinformação sobre a vacinação, tratamentos sem eficácia comprovada, 🌞 uso de máscaras e distanciamento social”.
Além disso, o advogado também explica que a notificação tem o intuito de entender se 🌞 a programação da Jovem Pan News, que virou alvo de um inquérito do MPF, está de acordo com as diretrizes 🌞 da Claro TV, Vivo TV, Sky e DGO.
continua depois da publicidade
“Ainda queremos saber se condiz com as boas práticas de 🌞 governança dessas empresas a manutenção da disponibilidade dos conteúdos da TV Jovem Pan News aos seus consumidores, mesmo diante das 🌞 reiteradas e graves denúncias de que o veículo difunde desinformação sobre a rigidez do processo eleitoral, o papel de instituições 🌞 de Estado, como as Forças Armadas, além de ataques ao STF e ao TSE”, concluiu Humberto Ribeiro.
O NaTelinha apurou que 🌞 a Samsung também será notificada, já que a empresa carrega o sinal da Jovem Pan News nos modelos de TVs 🌞 conectadas à internet, as Smart TVs.
continua depois da publicidade
Procuradas pela reportagem desde a última segunda-feira (09) e questionadas sobre a 🌞 responsabilidade da transmissão do conteúdo da JP, a Claro TV, Vivo TV, Sky e DGO não se posicionaram e nem 🌞 emitiram notas de repúdio em 888pok relação atos golpistas de domingo.
O Sleeping Giants Brasil é uma organização liberal que combate 🌞 discursos de ódio e desinformação na internet. Nas redes sociais, está promovendo a campanha “Desmonetiza Jovem Pan”, que ocasionou na 🌞 desistência de 24 empresas, até o momento, de anunciarem no Grupo JP.
continua depois da publicidade
MPF abriu inquérito para investigar a 🌞 Jovem Pan News
O inquérito aberto no MPF pelo Procurador da República Yuri Corrêa da Luz destaca alguns comentários veiculados na 🌞 Jovem Pan para justificar a ação; são eles:
“Comentarista Ana Paula Henkel: “(Não é possível) saber se tivemos fraude, porque as 🌞 urnas não são auditáveis, não existe o voto físico. Aquele relatório que eu sempre leio da Polícia Federal [produzido em 🌞 888pok 2024], que não é possível auditar de forma satisfatória essa viagem do voto entre a urna eletrônica e o 🌞 boletim de urna, o software não sabe, ninguém sabe, nem o próprio TSE sabe, o que acontece nessa viagem do 🌞 voto. Não tem como saber se um hacker entrou. Não tem como saber se o voto do jeito que o 🌞 eleitor teclou na urna vai entrar com o mesmo número no software. (…) Não tem como auditar, não tem como 🌞 saber se houve ou não”.
“O comentarista Rodrigo Constantino afirmou que ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral 🌞 teriam praticado “ingerências no Legislativo para impedir não permitir o voto impresso”, e estariam atuando para “manter esta situação de 🌞 opacidade, rejeitando várias sugestões das próprias Forças Armadas” sobre os processos democráticos brasileiros”.
“Comentarista Rodrigo Constantino, na Joven Pan News, afirmou 🌞 que o Presidente da República eleito pelas urnas não seria legítimo, mas sim “fruto de um malabarismo do Supremo”, para 🌞 então chamar agressões verbais sofridas por membros daquela Corte, nos Estados Unidos, no dia anterior, de “legítimos” – algo que 🌞 levou outro comentarista Cesar Calejon, a expressamente indicar que ele estava, com essas falas, promovendo um “ estado de caos 🌞 ”.
Na segunda-feira, o Grupo Jovem Pan anunciou a saída de Tutinha do seu comando, por coincidência, aconteceu horas antes do 🌞 MPF abrir o inquérito para investigar a conduta do canal nos ataques golpistas de domingo. O executivo Roberto Araújo assumiu 🌞 o cargo de presidente da Jovem Pan.