Boa Esporte Clube, também conhecido como Boa ou Boa Esporte, é uma associação esportiva mineira fundada originalmente em Ituiutaba, pontal 🌞 do Triângulo Mineiro, em 30 de abril de 1947, tornando-se profissional em 1998.
Em 2011, a equipe se transfere para a 🌞 cidade de Varginha, passando a jogar sob o nome de Boa Esporte Clube.
O "novo" nome do clube não é uma 🌞 novidade, uma vez que Boa já era o apelido do Ituiutaba e primeiro nome do clube, fundado em 1947 como 🌞 Boa Vontade Esporte Clube[1].
Sua história atual é semeada por uma recente ascensão dentro do futebol estadual.
Em 30 de abril de 🌞 1947, no salão de festas do Ituiutaba Clube, segundo pavimento, fundaram solenemente o Boa Vontade Esporte Clube, sob a liderança 🌞 de Luiz Alberto Franco Junqueira, Saulo de Freitas Barros e Nadim Derze, com o apoio de Pascoal di Rosatto, Abadio 🌞 Manoel da Costa (Badião), Aziz Abdalla Mussa, Afif Abdalla Mussa, Paulo Chaves, João Nina, José Batista Ferreira (Zé Padre), Roque 🌞 de Souza Bastos, Giberto Vilela Cancella (Bete Cancela), Roney Dantas de Brito, Jacob Nicolau Tahan, Gastão Vilela França, Gilson Vilela 🌞 Cancella (Nenê Cancella), Pedro de Freitas Barros, Manoel Ribeiro de Oliveira (Neca), João Batista Castanheira (Cumba), Sidney de Souza, Ari 🌞 Rodrigues da Cunha, Juarez Alves Muniz (I), Ardelino Ferreira (Tingo).
O nome Boa é, portanto, o primeiro nome do Ituiutaba Esporte 🌞 Clube, que teve como primeiro presidente o jovem Luiz Alberto Franco Junqueira.
No seu primeiro ano de existência, o Boa ganhou 🌞 o torneio da Taça Philco, oferta de Gildo Vilela Cancella.
No mesmo ano de 1947, o Boa passou a denominar-se Ituiutaba 🌞 Esporte Clube.
O clube possui hino próprio, elaborado por Lourival Balduíno do Carmo (conhecido como Barão Barbeiro), natural de Uberaba e 🌞 autor também do hino do Uberaba Sport Club.
Em 1998, se torna profissional e joga pela primeira vez a segunda divisão 🌞 do Campeonato Mineiro, caindo ainda na primeira fase.
Mas acaba ascendendo ao Módulo II do Campeonato Mineiro juntamente com o Atlético 🌞 Clube de Três Corações, o Ipatinga Futebol Clube e a Sociedade Esportiva Guaxupé, pela desistência de várias equipes que iriam 🌞 disputar este campeonato.
Em 2004, o Ituiutaba vence o Módulo II do Campeonato Mineiro.
No ano seguinte, após boa campanha na Primeira 🌞 Divisão mineira, classifica-se para a Série C do Campeonato Brasileiro, onde joga com equipes tradicionais do interior de São Paulo 🌞 na primeira fase.
Classifica-se para a fase seguinte, onde é eliminada pelo Villa Nova.
Em 2006, o Ituiutaba faz mais uma ótima 🌞 campanha e por pouco não se classifica para as semifinais do campeonato estadual.
Como em 2005, participou do Campeonato Brasileiro da 🌞 Série C.
Mas foi eliminado logo na segunda fase.
Em 2007, a diretoria contrata o ex-goleiro da seleção chilena, Roberto Rojas, para 🌞 comandar a Equipe no Mineiro, porém não consegue bons resultados e quase é rebaixado para o Módulo II.
Mas no mesmo 🌞 ano, o time da a volta por cima.
A diretoria contrata bons jogadores para a Taça Minas Gerais e consegue o 🌞 título inédito na Fazendinha.
Em 2008, o clube chega aos seus dez anos de profissionalismo.
Após manter a base da Taça Minas 🌞 Gerais, consegue o 4º lugar inédito no Campeonato Mineiro, e a vaga para as semifinais.
No primeiro jogo, o Ituiutaba mandou 🌞 seu jogo no Mineirão (por questões financeiras) e conseguiu um empate incrível com o Cruzeiro (4–4, após estar perdendo por 🌞 4–1).
No Segundo jogo (novamente no Mineirão, só que desta vez com mando de campo do Cruzeiro), o time começa vencendo 🌞 no primeiro tempo por 1–0.
Porém, não aguenta a pressão e o cansaço, e o Cruzeiro vira o jogo em 3–1.Com 🌞 a 4.
ª posição, consegue vaga para série C de 2008 e Copa do Brasil de 2009.
O time faz uma campanha 🌞 ótima na primeira fase da série C, ficando invicto, mas é eliminado na terceira fase da Série C, ficando assim 🌞 em 10º lugar, garantindo vaga na série C de 2009, que passou a ser disputada por 20 clubes.
No Campeonato Mineiro 🌞 de 2009, o Ituiutaba terminou a primeira fase em 3.
º lugar geral, com 20 pontos, atrás apenas de Cruzeiro e 🌞 Atlético.
Em 11 jogos conseguiu 6 vitórias, 2 empates e 3 derrotas.
Nas quartas de final, enfrentou o Democrata de Governador Valadares, 🌞 vencendo as duas partidas, por 1–0 (em casa) e 2–1 (fora).
Na semifinal, foi desclassificado pelo Cruzeiro, perdendo as duas partidas, 🌞 ambas jogadas no Mineirão, por 4–1 e 2–1.
Na Série C de 2009 fez uma campanha razoável.
Sem conseguir passar da primeira 🌞 fase (3.
º colocado), ficou em 11º lugar na classificação final.
Na Taça Minas Gerais, no entanto, fez a pior campanha de 🌞 a estrela betelgeuse já explodiu história, ficando em último lugar, sem nenhuma vitória.
Em 2010, o Ituiutaba foi a equipe com a pior campanha no 🌞 Campeonato Mineiro, sendo rebaixado para o Módulo II, depois de 6 anos na divisão principal do estadual.
[2] O time conseguiu 🌞 na competição apenas uma única vitória, empatando duas e perdendo as outras oito.
Na Copa do Brasil, foi eliminado logo na 🌞 primeira fase pelo Goiás.
A equipe mineira perdeu a primeira partida no Estádio da Fazendinha por 3–2.
Mesmo vencendo o jogo até 🌞 metade do segundo tempo por 2–1, nos 25 minutos finais, a equipe goiana conseguiu uma virada em duas falhas de 🌞 marcação.
[3] Mesmo com uma péssima campanha no Mineiro 2010, a torcida boveta compareceu e apoiou o time.
O segundo jogo foi 🌞 no Estádio da Serrinha, em Goiânia.
A partida terminou sem gols, classificando o time esmeraldino.
Na Série C do Campeonato Brasileiro a 🌞 equipe surpreendeu e conseguiu um feito inédito em a estrela betelgeuse já explodiu história, a ascensão para a Série B.
A classificação veio depois de 🌞 dois empates com a Chapecoense pelas quartas de final.
O primeiro jogo, em Santa Catarina, ficou 1–1 e o segundo não 🌞 teve gols.
A equipe mineira então, venceu pela regra do gol fora de casa, por empatar o jogo em 0–0.
[4] Na 🌞 semifinal, o adversário foi o tradicional Criciúma.
O primeiro jogo foi também em Santa Catarina e terminou empatado em 1–1.
O segundo 🌞 foi no estádio Parque do Sabiá em Uberlândia, pois a CBF exige capacidade mínima de 10 mil lugares para esta 🌞 fase do campeonato.
O jogo terminou empatado também em 1–1.
Por dois resultados iguais, a partida foi para os pênaltis com a 🌞 vitória por 4–2 para o Ituiutaba.
[5] Na grande final, disputada contra o ABC de Natal, o primeiro jogo foi também 🌞 no estádio Parque do Sabiá, com a derrota de 1–0 do Ituiutaba.
[6] No jogo da volta, o ABC jogou pelo 🌞 resultado, e a partida terminou empatada sem gols, com o título do ABC.[7]
Em 2011, a equipe do Ituiutaba passa a 🌞 jogar sob o nome de Boa Esporte Clube, devido ao contrato assinado com a Prefeitura Municipal de Varginha que em 🌞 uma de suas cláusulas exigia a alteração do nome do Ituiutaba para o seu antigo nome: Boa Esporte Clube.
O nome 🌞 é uma referência ao nome original do clube, Boa Vontade Esporte Clube.[8][9]
Após iniciar mal o campeonato mineiro do Módulo II, 🌞 o time reagiu e sagrou-se campeão vencendo as duas partidas da final contra o Nacional, time de Nova Serrana, retornando 🌞 à elite do futebol mineiro.
O Boa obteve também, grandes resultados no Campeonato Brasileiro série B, principal campeonato já disputado pelo 🌞 clube tricolor, ficando na 7.
ª posição, quatro pontos abaixo do grupo de acesso à série A.
Sem dúvidas o ano de 🌞 2011 foi o ano mais vitorioso do clube de Ituiutaba.
Em 2012 o Boa Esporte ficou no meio da tabela no 🌞 Campeonato Mineiro e não conseguiu repetir a campanha do ano anterior na segunda divisão do Campeonato Brasileiro e lutou praticamente 🌞 o ano todo contra o rebaixamento.
Mesmo assim conseguiu ficar com a 15.
ª posição no campeonato, assim garantindo a estrela betelgeuse já explodiu vaga para 🌞 a Série B do ano seguinte.
Nesse mesmo ano o time conseguiu o segundo título da Taça Minas Gerais, derrotando o 🌞 Villa Nova na final.
No ano de 2013 a equipe boveta fez uma péssima campanha no campeonato mineiro.
Lutou contra o rebaixamento 🌞 e termino apenas na 10.
ª colocação (uma antes da zona de rebaixamento).
No Campeonato Brasileiro série B, disputou o ano inteiro 🌞 pelo G-4, mas no final do campeonato teve uma queda de rendimento que o fez terminar apenas em 11.º lugar.
A 🌞 equipe teve um ótimo desempenho no campeonato.
Nessa temporada o Boa Esporte também disputou a Copa do Brasil mas foi eliminado 🌞 logo na primeira fase pelo Salgueiro.
No campeonato Mineiro se sagrou campeão do interior, com um excelente trabalho da Fisioterapia do 🌞 Clube prevenindo as lesões e contribuindo para tal feito.
O Boa Esporte quase se classificou para a primeira divisão, na última 🌞 rodada, a equipe boveta só precisaria de uma vitória para o acesso, porém, perdeu de virada para o Icasa, resultado 🌞 que deixou o Boa na 2.ª divisão de 2015.
No ano de 2015, após cinco anos disputando a Série B do 🌞 Campeonato Brasileiro, o clube foi rebaixado para a Série C após uma péssima campanha, com algumas vitórias no final do 🌞 segundo turno.[10]
Em 2016, sofreu o segundo rebaixamento seguido, dessa vez no Campeonato Mineiro, após 12 anos na elite, a equipe 🌞 boveta disputou o Campeonato Mineiro - Módulo II, após perder para o Cruzeiro por 3–2, terminando em último colocado.
Em 9 🌞 de outubro, no Estádio Melão, o Boa Esporte Clube vence o Botafogo - PB por 1–0, com gol de Gênesis 🌞 aos 50 minutos do 2.
º tempo e garante o retorno à Série B do Campeonato Brasileiro em 2017.
No dia 5 🌞 de novembro, novamente no Estádio Melão, o Boa Esporte Clube venceu o Guarani por 3–0, gols de Samudio, aos 9 🌞 minutos do 1.
º tempo, Fellipe Mateus, aos 13, e Kaio Cristian, aos 47 minutos do segundo tempo e garante o 🌞 título da Série C do Campeonato Brasileiro, o maior feito de a estrela betelgeuse já explodiu história.
O clube se envolve em polêmica nacional após 🌞 anunciar a contratação do goleiro Bruno Fernandes de Souza, condenado pelo assassinato e ocultação do cadáver de a estrela betelgeuse já explodiu ex-namorada, Eliza 🌞 Samudio (ver Caso Eliza Samudio).
Bruno foi libertado da prisão em 24 de fevereiro de 2017 por força de um habeas 🌞 corpus concedido pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello.
A decisão do Boa, confirmada no dia 10 de março, 🌞 foi contestada pelos torcedores do clube e recebeu manifestações contrárias de todo o país.
Desde o anúncio da contratação, o Boa 🌞 Esporte perdeu quatro patrocinadores: o Grupo Gois & Silva, a Cardiocenter Varginha, a Nutrend Nutrition e a Magsul, além da 🌞 fornecedora de seu material esportivo, a Kanxa.
O site oficial do clube chegou a ser hackeado e teve informações sobre partidas 🌞 substituídas por dados sobre feminicídio e questionamentos da associação das empresas ao jogador.[11]
Em 2018, o clube fez uma boa campanha 🌞 no Campeonato mineiro terminando a primeira fase em 7.° lugar.
Nas quartas de final perdeu para o América-MG por 1–0.
Naquele ano 🌞 o clube também disputou a Série B, terminando a competição na ultima colocação com apenas 30 pontos, com isso a 🌞 equipe de Varginha foi rebaixada a Série C de 2019
Pela Copa do Brasil 2018 a equipe passou da primeira fase 🌞 com um empate em 0–0 com o Vitória da Conquista, já na segunda fase acabou derrotado nos pênaltis por 6–5 🌞 pelo Goiás, após 0–0 no tempo normal.
Em 2019, o clube fez uma boa campanha no Campeonato Mineiro ficando em 4.
° 🌞 lugar na primeira fase.
Nas quartas de final venceu o Tombense nos pênaltis e conquistou pela terceira vez o título de 🌞 Campeão Mineiro do interior.
Na semifinal foi eliminado pelo Atlético Mineiro mas ainda assim conseguiu uma vaga na Copa do Brasil 🌞 de 2020.
Pela Copa do Brasil de 2019 o boa decepcionou sendo eliminado logo na primeira fase pelo Foz do Iguaçu.
Na 🌞 Série C, o clube não foi bem e brigou contra o rebaixamento durante todo o campeonato.
Acabou ficando em 8.
° lugar 🌞 do seu grupo e se manteve na terceira divisão brasileira.[12]
Escudo do antigo Ituiutaba.
Escudo atual do Boa.
Participações em 2023
Campanhas no Campeonato 🌞 Mineiro [ editar | editar código-fonte ]
Abaixo as classificações finais da equipe nas participações do Campeonato Mineiro a partir de 🌞 2005.
Ano Pts J V E D GP GC SG % Classificação 2005 14 11 3 5 3 17 16 1 🌞 42,42 6º 2006 18 11 6 0 5 18 18 0 54,54 5º 2007 11 11 3 2 6 10 🌞 17 -1 33,33 9º 2008 20 13 5 5 3 19 19 0 51,28 4º 2009 20 15 8 2 🌞 5 25 23 2 44,44 3º 2010 5 11 1 2 8 4 24 -20 15,15 12º 2012 12 11 🌞 3 3 5 9 10 -1 36,36 8º 2013 11 11 3 2 6 12 19 -7 33,33 10º 2014 🌞 16 11 5 1 5 12 14 -2 48,48 4º 2015 11 11 2 5 4 8 10 -2 33,3 🌞 7º 2016 10 11 3 1 7 12 22 -10 30,3 12º 2018 14 12 4 2 5 5 10 🌞 -5 34,3 7° 2019 20 14 5 5 4 22 22 0 47,6 4º 2020 15 12 3 6 3 🌞 12 12 0 1,250 7º
Sedes e estádios [ editar | editar código-fonte ]
Em 2010 a equipe adquiriu uma área de 🌞 2 alqueires (96 mil metros quadrados) para a construção de seu novo estádio, com capacidade inicial de 20 mil espectadores.
O 🌞 responsável pelo projeto é o arquiteto Carlos Novaes.
[13] A previsão seria construir vestiários, sanitários, cabines para transmissão de emissoras de 🌞 rádio e TV, estacionamento de veículos, bares e lanchonetes.
A estrutura das arquibancadas deve ser construída sobre os taludes da escavação.
Em 🌞 2011 para atender o Estatuto do torcedor o time mudou seus mandos de jogos para o Estádio Municipal de Varginha.
Avalanche 🌞 Tricolor (Ituiutaba)Referências