A Loteca, antigamente denominada Loteria Esportiva, é uma modalidade de loteria brasileira, mantida pela Caixa Econômica Federal, com o objetivo de prognosticar resultados de partidas de futebol.
Tal jogo inspirou a produção da comédia Como Ganhar na Loteria sem Perder a Esportiva do diretor J.B.Tankoesportebet aposta1971.
Um bilhete da Loteria Esportiva, da Caixa Econômica Federal, dos dias 25 e 26 de novembro de 1972.
A Loteca foi regulamentada no Brasilesportebet aposta25 de março de 1970[1] e realizada desde 19 de abril, quando foi feita uma rodada experimental no estado da Guanabara com prêmio fixo de duzentos mil cruzeiros novos e cem mil bilhetes distribuídos.
[2] O jogo número 1 foi um Fla-Flu.
[3] As vendas de apostas foram feitasesportebet aposta48 barracas improvisadas.
[3] Testesesportebet apostaSão Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras cidades, no mesmo fim de semana, foram cancelados.[4]
Naquela época, era necessário acertar os resultados de treze jogos selecionados pela Caixa para ganhar o prêmio.
Durante a fase experimental, era possível até marcar treze palpites triplos (quando todas as colunas são marcadasesportebet apostauma linha), mas ninguém chegou a fazer os treze pontos[5] - as chances matemáticas eram de 1:1 594 323 para fazer os treze pontos.
Oito apostadores foram premiados com doze pontos[6] e dividiram o prêmio líquido, com cada um recebendo cerca de dez mil cruzeiros novos.
[4] Outras rodadas experimentais foram realizadasesportebet aposta3 de maio, também na Guanabara, eesportebet aposta17 de maio,esportebet apostaSão Paulo, Belo Horizonte e Brasília.[2]
Oficialmente, os bolões começaramesportebet aposta7 de junho, que foi também a primeira vezesportebet apostaque foram acertados treze pontos.
[6] O futebol já era febre no país, antes mesmo de a seleção brasileira ter faturadoesportebet apostaterceira Copa do Mundo, o que gerou muitas filas nas casas de apostas.
[7] O jogo mínimo custava dois cruzeiros novos, com um duplo; o jogo com um triplo custava três cruzeiros novos.[2]
O apostador preenchia um cartão e entregava-o na lotérica, que usava uma máquina manual da IBM, chamada Port a Punch, para furar dois cartões, um dos quais ficaria como comprovante com o apostador.
[2] Ao final de todos os jogos de domingo, um computador da Caixa Econômica Federal processava as apostas,esportebet aposta"apenas" dezessete minutos, de acordo com a revista Placar.
[2] O computador seguia lendo cartão por cartão até encontrar um com nove pontos (o mínimo para o prêmio ser rateado)[8] e, então passava a separar todos os cartões com nove pontos até achar algum com dez; a partir daí seguia o mesmo processo,esportebet apostabusca de cartões com onze, doze e, eventualmente, treze pontos.[9]
A escolha dos jogos de cada bolão era feita pela agência Sport Press, contratada pela Caixa.
[10] Essa escolha seguia alguns critérios:
Clássicos, desde que a diferença de pontos entre os times não fosse grande;
Dois times "médios" com campanhas parecidas;
Times grandes jogando fora de casa contra times pequenos;
Clássicos locais ou regionais.[ 10 ]
O primeiro apostador a ganhar sozinho foi Gilberto Furtado Medeiros, no teste número 5 (28 de junho), entretanto sem marcar os treze pontos.
[11] Em um teste que terminou com oito empates ele foi o único a errar apenas um jogo.
Esse teste já marcou um declínio nas apostas, pois foi o primeiro depois da Copa do Mundo de 1970, que gerou um volume maior por haver mais informações disponíveis sobre os times participantes, e também por marcar o início dos campeonatos estaduais, o que fazia com que muitos esperassem mais um pouco para ter uma ideia melhor de como estavam as equipes.[12]
No teste número 11, um maquinista de Barra do Piraí ganhou sozinho o prêmio de 2,5 milhões de cruzeiros, um grande valor à época, e ficou famoso.
[3] Para o teste seguinte, as apostas dispararam, assim como o valor do prêmio, mas quem fez os treze pontos saiu decepcionado, pois foram 4 175 ganhadores.[3]
Após um ano a loteria era considerada um sucesso, com os organizadores declarando que ela tinha superado "a mais otimista das expectativas": mesmo com vendasesportebet apostaapenas seis estados, já haviam sido vendidos cerca de dez milhões de apostas, embora as previsões iniciais tenham falado que seriam apenas cerca de 2,5 milhões após um ano.[3]
O sucesso teve efeitos colaterais, como um protesto de lojistas no centro de São Paulo, que se sentiam prejudicados pelas longas filasesportebet apostacasas lotéricas, que obstruíam as portas de outras lojas, no períodoesportebet apostaque apenas poucas casas lotéricas podiam fazer as apostas.
[13] As soluções propostas para evitar o problema eram aumentar o número de casas lotéricas autorizadas a fazer as apostas e eliminar a necessidade de preenchimento de nome e endereço do apostador nos volantes, usando apenas o número do cartão, como já era feito na Loteria Federal.[13]
A Loteca passou a ser vendida no país inteiroesportebet aposta1972.
[3] O sucesso fez com que a loteria passasse a ser mencionadaesportebet apostafilmes e contos, além de ter dado fama a professores de matemática que faziam cálculos simples de análise combinatória.[3]
Em maio de 1972, no teste 85, uma zebra inesperada no jogo entre Corinthians e Juventus, no Pacaembu, fez o primeiro milionário da modalidade: Eduardo Varela, mais conhecido como Dudu da Loteca, do então estado da Guanabara.
Ele foi o único apostador que cravou os treze pontos do concurso, incluindo este jogo,esportebet apostaque o Corinthians tinha cerca de 95% das apostas, enquanto o Juventus vinha de cinco derrotas nas cinco primeiras rodadas e conseguiu vencer pelo placar mínimo, com gol de falta do meia Brecha.
Levou um total de mais de 11,6 milhões de cruzeiros.[7]
Em seus quatro primeiros anos, a Loteria Esportiva foi interrompida no fim do ano, devido ao recesso do futebol brasileiro.
[14] A partir de 1974, entretanto, jogos do exterior passaram a compor a programação desse período.
Em setembro de 1975, o goiano Miron Vieira de Sousa, da cidade de Ivolândia, no interior de Goiás, ganhou sozinho um prêmio de 22 milhões de cruzeiros, considerado à época "o maior prêmio da Loteca e do mundo,esportebet apostaconcursos de prognósticos".[15]
Foiesportebet aposta1978 que surgiu um dos personagens mais famosos da Loteca, a Zebrinha do Fantástico, programa dominical da Rede Globo.
Desenhada por Borjalo, era dublada por Pedro Braga e Mara Lisi.
[16] No ano seguinte, as vendas semanais chegavam a dez milhões de apostas, mesmo patamar que só tinha sido alcançado após um ano de vendas.
[3] A Caixa já tinha tomado medidas para diminuir os custos, reduzindo o cartão pela metade.[3]
Caso da Máfia da Loteria Esportiva [ editar | editar código-fonte ]
Em 1979, Milton Coelho da Graça, então diretor da revista Placar, comentou com Juca Kfouri, então editor de projetos especiais e que cuidava da seção sobre a Loteria Esportiva, que vinha notando algumas coincidências quando poucas pessoas ganhavamesportebet apostaum teste.
[17] A pedido de Milton, Juca foi a Brasília pedir para ver os bilhetes premiados, mas o pedido foi negado, com a alegação de sigilo bancário.[18]
Nesse mesmo ano, Milton deixou a Abril, e Juca foi promovido a seu posto.
Ainda com as suspeitasesportebet apostarelação à Loteria Esportiva, todo o fim de mês provocava a redação: "Quem é o macho para descobrir a sacanagem da Loteria Esportiva?" Mas ninguém se pronunciava.
[19] Em outra viagem a Brasília, pediu novamente para ver os cartões ganhadores.
Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego colocava jogo triploesportebet apostapartida que se cravaria seco", conta Juca.
"Corinthians × Juventus, triplo.
Flamengo × Olaria, triplo.
Vasco × Botafogo, Vasco.
Atlético-PR × Coritiba, Coritiba.
Inter × Livramento, triplo.Não é possível.
Eles cravam triploesportebet apostajogo fácil e seco para jogo difícil.
Tem alguma coisa estranha nisso."[20]
Quando comentou suas suspeitas na redação, no dia seguinte, conseguiu um voluntário para a empreitada: Sérgio Martins.
Juca deu a ele prazo de um ano, cumprido à risca: no número 648, de 22 de outubro de 1982, foi publicada extensa reportagem sobre o caso, com denúncias de corrupção e manipulação de resultados.
"A Loteria Esportiva é séria até a bola rolar", admitiu o radialista Flávio Moreira, um dos envolvidos.
[21] Nenhum dos 125 denunciados, entre jogadores, dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi preso.
O gerente de Loterias da Caixaesportebet aposta1989, Juarez José de Lima, garantiu à época que o escândalo não chegou a abalar a loteria.[5]
A loteria perdeu credibilidade[22], que nunca mais recuperou.
A criação da Loto e da Sena também contribuíram para a decadência da loteria.
[5] Em dezembro de 1987, a forma de apostas mudou: passaram a ser dezesseis jogos, sendo que era obrigatório acertar os treze primeiros para ter direito a um prêmio.
Quem acertasse catorze ou quinze pontos também levava prêmios menores, desde que tivesse acertado os treze primeiros jogos.
[5] A loteria ganhou o apelido de "Gorda".
[5] Na época da mudança a arrecadação despencou para um décimo do que a loteria arrecadava naesportebet apostamelhor fase.
[5] A média de apostas semanais entre 1972 e 1980 era de dezessete milhões, número que cairia no fim dos anos 1980 para menos de cinco milhões.[5]
A fórmula com dezesseis jogos durou até agosto de 1989, quando a loteria voltou a ter treze jogos e mudou de nome para Loteca[21], que já era um apelido consagrado.
[5] No fim do ano anterior a Loteca tinha começado a dar prejuízo.
[5] O número dos concursos também foi zerado, começando novamente do número 1.
A fase anterior teve 976 testes.
[5] No novo formato, foi mantida a obrigatoriedade de acertar os primeiros jogos, no caso dez, o que já garantiria um prêmio menor.
Cada um dos treze jogos acertados além dos dez primeiros garantiria um prêmio maior.
[5] Mas a maior mudança foi a instituição de apenas palpites simples, acabando com palpites duplos e triplos.[5]
Hoje é necessário acertar catorze pontos para faturar o prêmio maior.
A aposta mínima é de três reais (um duplo), e a aposta mais cara é de 1.
296 reais (três triplos e cinco duplos).
As chances matemáticas de acertar catorze pontos com o jogo mínimo são de umaesportebet aposta2 391 485.
A Loteca está, atualmente, arrastando-se no cenário de loterias.
Sua arrecadação está longe da de quarenta anos atrás.
No teste 256, de março de 2007, a Loteca pagou o menor prêmio da história de seu novo formato, quando,esportebet apostauma rodada "lógica", 7 792 apostadores fizeram os catorze pontos e levaram um prêmio de 32,67 reais - quem fez treze pontos levou oitenta centavos.
[23] Em 2008 o Governo Federal lançou a Timemania, loteria que viabiliza ajuda aos cofres dos clubes das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.
Probabilidade de acerto [ editar | editar código-fonte ]
Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de acerto é:[24]
14 placares: 1 chanceesportebet aposta2.391.485
13 placares: 1 chanceesportebet aposta85.410
Jogo de apostas ou jogo a dinheiro é a aposta de algo de valoresportebet apostaum evento aleatório com a intenção de ganhar algo de maior valor, onde as instâncias da estratégia são descontadas.
O jogo, portanto, requer a presença de três elementos: consideração (uma quantia apostada), risco (chance) e um prêmio.
[1] O resultado da aposta geralmente é imediato, como um único lançamento de dados, um giro de uma roleta ou um cavalo cruzando a linha de chegada, mas prazos mais longos também são comuns, permitindo apostas no resultado de uma futura competição esportiva.
ou mesmo uma temporada esportiva inteira.
Os jogos de apostas são importante atividade comercial internacional, com o mercado legal de jogos de azar totalizando cerca de 335 bilhões de dólaresesportebet aposta2009.[2]
Em alguns países, a atividade de jogo a dinheiro é legal.
Pela lei federal dos Estados Unidos, o jogo é legal, e os estados são livres para regulamentar ou proibir a prática.
O jogo a dinheiro é legalesportebet apostaNevada desde 1931, formando a espinha dorsal da economia do estado, e a cidade de Las Vegas é talvez o melhor lugar de jogo a dinheiro conhecido no mundo.
No Brasil, Eurico Gaspar Dutra, pelo decreto-lei número 9 215, de 1946, estabeleceu a proibição dos jogos de azar no Brasil.
[3] Apenas as loterias constituem uma exceção às normas de direito penal, só sendo admitida com o sentido de redistribuir os seus lucros com finalidade socialesportebet apostatermos nacionais.[4][5]
O Parlamento proibiu jogos de apostasesportebet aposta2009 depois de um incêndio num salão de jogoesportebet apostaDnipropetrovskesportebet apostaMaio de 2009 ter causado a morte nove pessoas.
Em 14 de Julho de 2020, o Parlamento voltou a legalizar jogos de apostas, embora com regras e limites de idade (a idade mínima é 22 anos).[6]
Apenas três estados indianos permitem casinos: Goa, Daman e Sikkim.
Os estados de Meghalaya e Nagaland permitem jogos de apostas somenteesportebet apostaforma virtual.
[7] Apesar das leis de proibição existentes, jogos de apostas ilegais estão difundidoesportebet apostatodo o país.
O mercado de jogo da Índia está estimadoesportebet aposta90 mil milhões de dólares por ano, dos quais cerca de metade provém de apostas ilegais.[8]
Centro da Las Vegas Strip, localizado na região de Paradise
Cada estado nos EUA tem suas leis particulares que regulamentam ou proíbem o jogo.
[12] Os Estados que permitem casinos e formas similares de jogos de apostas têm frequentemente regulamentos de zoneamento rigorosos para manter tais estabelecimentos longe das escolas e áreas residenciais.
Algumns tribos indígenas americanos operam casinos nas suas terras tribais para fornecer emprego e rendimentos ao seu governo e membros de tribos.
As suas actividades são monitorizadas pela National Indian Gaming Commission.[13]
Jogos de apostas é uma actividade legal no México, sob condição de conseguir a respectiva autorização governamental da autoridade competente mexicana.
O bingo só pode ser realizado para fins de angariação de fundos por instituições de caridade relevantes.
[14] A nível federal, a idade legal para a participaçãoesportebet apostajogos de apostas é 18 anos.[15]
Esta seção é um excerto de Jogo patológico [ 16 ] Jogo patológico ou ludomania, mais popularmente conhecido como "vícioesportebet apostajogar", se refere ao comportamento de persistiresportebet apostajogar recorrentemente apesar de consequências negativas ou do desejo de parar.
É mais prejudicial e conhecido entre jogos que envolvem dinheiro, mas qualquer jogo prazeroso pode se tornar viciante.
Referências