O Wii é um console doméstico de jogos eletrônicos de sétima geração desenvolvido e comercializado pela Nintendo. Foi lançado em💯 giros grátis de registro sem depósito 19 de novembro de 2006 como sucessor do console GameCube para competir com os consoles Xbox 360 da Microsoft💯 e o PlayStation 3 da Sony, para assim atingir um público alvo mais amplo que a concorrência.[9]
O Wii introduziu o💯 controle Wii Remote (Comando Wii em giros grátis de registro sem depósito Portugal), que pode ser usado como um dispositivo apontador portátil. Contem giroscópio e💯 acelerômetro. O console executa jogos armazenados em giros grátis de registro sem depósito discos ópticos Wii criados pela Matsushita (Panasonic).[10] Ele também suportava o serviço💯 WiiConnect24 (descontinuado em giros grátis de registro sem depósito 28 de junho de 2013), que permitia ao Wii receber mensagens e atualizações pela Internet enquanto💯 estava no modo de espera.[11] Assim como os outros consoles de sétima geração, ele suportava um serviço, chamado Virtual Console,💯 que permitia aos jogadores baixar jogos emulados de consoles anteriores da Nintendo (como a NES, SNES, Nintendo 64, TurboGrafx-16, Neo💯 Geo, Mega Drive). Também tem suporte à streaming de
s online, como por exemplo o BBC iPlayer, o YouTube e💯 outros serviços fornecidos pela Nintendo na Internet. A partir de 28 de junho de 2013, os serviços de Internet foram💯 sendo interrompidos gradualmente; desde 31 de janeiro de 2024, apenas o re-download de jogos, a atualização do software do sistema💯 e a transferência de dados entre o Wii e o Wii U continuavam disponíveis, até serem desativados em giros grátis de registro sem depósito uma💯 data futura não especificada. Os Wii Points não podiam mais ser comprados após março de 2024 e não podiam ser💯 usados e foram perdidos permanentemente a partir de 31 de janeiro de 2024.[12]
O Wii sucedeu o console GameCube; os primeiros💯 modelos são totalmente compatíveis com todos os jogos do antecessor e com a maioria dos acessórios. A Nintendo o apresentou💯 na feira internacional E3 de 2005. O CEO da Nintendo, Satoru Iwata, revelou um protótipo do controle em giros grátis de registro sem depósito setembro💯 de 2005 na feira Tokyo Game Show. Na E3 de 2006, o console ganhou a primeira premiação.[13] Em giros grátis de registro sem depósito 4💯 de novembro de 2011, foi lançada a versão Wii Family Edition, sem a retrocompatibilidade com o GameCube e o console💯 era posicionado apenas na posição horizontal.[14]
O Wii mini, o último redesign do console, foi lançado no Canadá em giros grátis de registro sem depósito 7💯 de dezembro de 2012 e 17 de novembro de 2013 no Estados Unidos. O modelo não possui compatibilidade com o💯 GameCube, sem entrada para cartão SD e conectividade online, como Wii Shop Channel e Nintendo Wi-Fi Connection. O sucessor do💯 Wii, o Wii U, foi lançado em giros grátis de registro sem depósito 18 de novembro de 2012. Em giros grátis de registro sem depósito outubro de 2013, a Nintendo💯 confirmou que havia descontinuado a produção do Wii no Japão e na Europa.[15][16][17]
Desde o primeiro trimestre de 2006, o Wii💯 liderou giros grátis de registro sem depósito geração sobre o PlayStation 3 e o Xbox 360 em giros grátis de registro sem depósito vendas mundiais,[18] com mais de 101 milhões💯 de unidades vendidas; em giros grátis de registro sem depósito dezembro de 2009, o console quebrou o recorde de vendas por um único mês nos💯 Estados Unidos.[19]
O console foi concebido em giros grátis de registro sem depósito 2001, quando o Nintendo GameCube foi lançado. De acordo com uma entrevista com💯 o designer de jogos da Nintendo, Shigeru Miyamoto, o conceito envolveu o foco em giros grátis de registro sem depósito uma nova forma de interação💯 do jogador. "O consenso era que o poder não é tudo para um console. Muitos consoles poderosos não podem coexistir.💯 É como ter apenas dinossauros ferozes. Eles podem lutar e apressar giros grátis de registro sem depósito própria extinção."[20]
Em 2003, engenheiros e designers de jogos💯 foram reunidos para desenvolver ainda mais o conceito. Em giros grátis de registro sem depósito 2005, a interface do controle tinha ganhado forma, mas uma💯 exibição pública naquele ano foi cancelada. Miyamoto afirmou que a empresa "tinha alguns problemas para resolver. Então decidimos não revelar💯 o controle e, em giros grátis de registro sem depósito vez disso, exibimos apenas o console".[20] O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, revelou mais tarde💯 e demonstrou o Wii Remote na Tokyo Game Show de setembro daquele ano.[21]
É dito que o Nintendo DS influenciou o💯 design do Wii. O designer Ken'ichiro Ashida observou: "Tínhamos o DS em giros grátis de registro sem depósito mente enquanto trabalhávamos no Wii. Pensamos em💯 giros grátis de registro sem depósito copiar a interface do painel de toque do DS e até criamos um protótipo". A ideia acabou sendo rejeitada💯 por causa da noção de que os dois sistemas de jogos seriam idênticos. Miyamoto também afirmou: "[...] se o DS💯 fracassasse, poderíamos ter levado o Wii de volta à prancheta".[20] Em giros grátis de registro sem depósito junho de 2011, a Nintendo lançou o protótipo💯 do sucessor do Wii, conhecido como o Wii U.[22]
O console era conhecido pelo codinome "Revolution" desde 11 de maio de💯 2004, quando seu nome de código foi anunciado na coletiva de imprensa da Nintendo pré-E3 2004 em giros grátis de registro sem depósito Los Angeles,💯 Califórnia, até 27 de abril de 2006, pouco antes da E3 daquele ano. Antes do anúncio do codinome do Wii,💯 a mídia se referia ao console como "GCNext" ou Gamecube Next e "N5" ou o quinto maior console doméstico da💯 Nintendo.[23][24][25]
A ortografia da Nintendo para "Wii" (com dois caracteres minúsculos "i") tem a intenção de parecer duas pessoas lado a💯 lado (representando jogadores se reunindo) e de representar o Wii Remote e Nunchuk.[26] Um dos motivos que a empresa escolheu💯 para esse nome desde o anúncio é:
“Wii soa como "nós", em giros grátis de registro sem depósito inglês, que enfatiza que o console é para💯 todos. Wii pode ser facilmente lembrado por pessoas ao redor do mundo, não importa o idioma que falam. Sem nenhuma💯 confusão. Não há necessidade de abreviar. Apenas Wii.”[26]
Alguns desenvolvedores de videogames e membros da imprensa afirmaram que preferiam o nome💯 "Revolution" ao invés de "Wii".[27] A revista Forbes expressou o medo "de que o nome transmitisse uma ideia de 'infantil'💯 ao console".[28] A BBC informou no dia seguinte ao anúncio do nome que "uma longa lista de piadas infantis, com💯 base no nome", apareceram na Internet.[29] A vice-presidente de assuntos corporativos da Nintendo of America, Perrin Kaplan, defendeu a escolha💯 de "Wii" em giros grátis de registro sem depósito vez de "Revolution" e respondeu aos críticos do nome, afirmando "viva com ele, durma com ele,💯 coma com ele, siga em giros grátis de registro sem depósito frente e espere que eles cheguem ao mesmo lugar."[30] O presidente da Nintendo of💯 America, Reggie Fils-Aimé, reconheceu a reação inicial e explicou ainda mais a mudança:
"Revolution como um nome não é ideal; é💯 longo e, em giros grátis de registro sem depósito algumas culturas, é difícil de pronunciar. Então, queríamos algo que fosse curto, direto ao ponto, fácil💯 de pronunciar e distinto. Foi assim que o 'Wii', como nome do console, foi criado."
O Nintendo Style Guide refere-se ao💯 console como "simplesmente Wii, não Nintendo Wii", tornando-o o primeiro console doméstico que a Nintendo comercializou fora do Japão sem💯 o nome da empresa em giros grátis de registro sem depósito giros grátis de registro sem depósito marca registrada.[31] O sucessor do Wii, o Wii U, também foi comercializado sem💯 a Nintendo em giros grátis de registro sem depósito seu nome, embora seu sucessor, o Nintendo Switch, tenha trazido de volta a empresa em giros grátis de registro sem depósito💯 seu nome.
A empresa Nintendo mencionou o console Wii na coletiva de imprensa da feira internacional E3 de 2004, mas o💯 apresentou somente na edição do ano seguinte. Em giros grátis de registro sem depósito 14 de setembro de 2006, a Nintendo anunciou as informações de💯 lançamento para o Japão, América do Norte e do Sul, Oceania, Ásia e Europa, incluindo datas, preços e números projetados💯 de distribuição de unidades. Foi anunciado que a maioria das remessas de 2006 seria destinada às Américas e 33 títulos💯 estariam disponíveis em giros grátis de registro sem depósito seu lançamento.[32]
Em 19 de novembro de 2006, o Wii foi lançado nos Estados Unidos por US$💯 249,99,[33] e mais tarde, em giros grátis de registro sem depósito 8 de dezembro de 2006 foi lançado no Reino Unido por £179.[34] Mas este💯 país experimentou uma escassez generalizada de unidades do console em giros grátis de registro sem depósito muitas lojas físicas e on-line, assim não conseguindo cumprir💯 todas as pré-encomendas no seu lançamento.[35] Foi lançado na Coreia do Sul em giros grátis de registro sem depósito 26 de abril de 2008,[36] Taiwan💯 em giros grátis de registro sem depósito 12 de julho de 2008,[37] e Hong Kong em giros grátis de registro sem depósito 12 de dezembro de 2009.
Uma versão redesenhada chamada💯 Wii Family Edition foi lançada em giros grátis de registro sem depósito 4 de novembro de 2011. Essa versão abandonava a retrocompatibilidade com o antecessor💯 GameCube e, o console foi posicionado apenas na posição horizontal. O Wii mini, o último redesign do console, foi lançado💯 no Canadá em giros grátis de registro sem depósito 7 de dezembro de 2012 e 17 de novembro de 2013 no Estados Unidos. O modelo💯 não possui compatibilidade com o GameCube, sem entrada para cartão SD e conectividade online, como Wii Shop Channel e Nintendo💯 Wi-Fi Connection. O sucessor do Wii, o Wii U, foi lançado em giros grátis de registro sem depósito 18 de novembro de 2012.
A Nintendo esperava💯 atingir um público mais amplo com seu console do que o de outros da sétima geração.[9] Em giros grátis de registro sem depósito uma coletiva💯 de imprensa de Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies, em giros grátis de registro sem depósito dezembro de 2006, Satoru Iwata insistiu: "Não💯 estamos pensando em giros grátis de registro sem depósito lutar contra a Sony, mas em giros grátis de registro sem depósito quantas pessoas podemos jogar. O que mais pensamos não💯 é em giros grátis de registro sem depósito sistemas portáteis, consoles, etc., mas queremos atrair novas pessoas para jogar."[38] Isso se reflete na série de💯 propagandas de televisão da Nintendo na América do Norte (dirigida pelo vencedor do Óscar Stephen Gaghan) e seus anúncios na💯 Internet. Os slogans publicitários eram "Wii gostaria de jogar" e "Experimente uma nova maneira de jogar"; os anúncios começaram em💯 giros grátis de registro sem depósito 15 de novembro de 2006 e tinham um orçamento total de mais de US$ 200 milhões para o ano.[39]💯 As produções foram a primeira estratégia de publicidade ampla da Nintendo e incluíram um videoclipe de dois minutos, mostrando uma💯 variedade de pessoas apreciando o sistema Wii: moradores de apartamentos urbanos, fazendeiros, avós e pais com seus filhos. A música💯 nos anúncios era da música "Kodo (Inside the Sun Remix)", dos Yoshida Brothers.[40] Uma reportagem do jornal britânico The People💯 também afirmou que a rainha Elizabeth II do Reino Unido usou o console.[41]
Disco óptico Wii na caixa
As cópias de varejo💯 dos jogos foram lançadas utilizando discos ópticos proprietários do Wii, do tipo DVD, que são embalados em giros grátis de registro sem depósito caixas com💯 instruções. Na Europa, as caixas têm um triângulo no canto inferior do lado da manga do papel. O triângulo é💯 codificado por cores para identificar a região para a qual o título se destina e quais idiomas manuais estão incluídos.💯 O console apresenta restrições de região: o software disponível em giros grátis de registro sem depósito uma região pode ser reproduzido apenas no hardware dessa💯 região.[42]
Os jogos das principais franquias da Nintendo (incluindo The Legend of Zelda, Super Mario, Pokémon e Metroid) foram lançados, além💯 de muitos títulos originais e jogos desenvolvidos por desenvolvedoras terceiras. A Nintendo recebeu suporte de empresas como Ubisoft, Sega, Square💯 Enix, Activision Blizzard, Electronic Arts e Capcom, com mais jogos sendo desenvolvidos para o Wii do que para o PlayStation💯 3 ou Xbox 360. A Nintendo também lançou a linha New Play Control!, uma seleção de jogos aprimorados do GameCube💯 para o Wii com controles atualizados.
O pacote de desenvolvimento de jogos Unity pode ser usado para criar jogos oficiais do💯 Wii;[43] no entanto, o desenvolvedor deve ser autorizado pela Nintendo para desenvolver programações para o console. Os jogos também devem💯 ser aceitos pela empresa para serem vendidos.
Até 31 de dezembro de 2024, 920,66 milhões de jogos do Wii haviam sido💯 vendidos em giros grátis de registro sem depósito todo o mundo,[18] e 104 títulos haviam ultrapassado a marca de um milhão de unidades em giros grátis de registro sem depósito💯 março de 2011. Wii Sports, o jogo de maior sucesso do console (que vem incluso com o Wii na maioria💯 das regiões) vendeu 82,86 milhões de cópias em giros grátis de registro sem depósito todo o mundo até 30 de setembro de 2024,[44] superando Super💯 Mario Bros. como o videogame mais vendido de todos os tempos em giros grátis de registro sem depósito 2009.[45] O jogo não incluso com o💯 console mais vendido, Mario Kart Wii, vendeu 37,14 milhões de cópias em giros grátis de registro sem depósito todo o mundo até 30 de setembro💯 de 2024.[44]
Just Dance 2024 da Ubisoft foi o último jogo a ser lançado para o sistema na América, 13 anos💯 após o lançamento do Wii,[46] sendo o último jogo em giros grátis de registro sem depósito geral Shakedown: Hawaii, lançado para Wii apenas na Europa💯 em giros grátis de registro sem depósito 9 de julho de 2024.[47]
O primeiro modelo do Wii possuía portas para os controles e cartões de memória💯 de Nintendo GameCube para fornecer a retrocompatibilidade
Os primeiros modelos do Wii são compatíveis com todos os jogos, cartões de memória💯 e controles de Nintendo GameCube. A compatibilidade com os jogos é obtida pela capacidade da unidade de carregamento de slots💯 de aceitar os discos de jogos de Nintendo GameCube. No entanto, os modelos revisados Family Edition e Wii mini não💯 tem nenhuma retrocompatibilidade com jogos de plataformas anteriores.[48][49]
Um console Wii executando um jogo de GameCube está restrito às funcionalidades do💯 GameCube e é necessário um controle de GameCube para jogar os títulos. Também é necessário um cartão de memória do💯 Nintendo GameCube para salvar o progresso e o conteúdo do jogo, pois a memória flash interna do Wii não salva💯 os dados dos jogos do GameCube. Além disso, a compatibilidade com versões anteriores é limitada em giros grátis de registro sem depósito algumas áreas. Por💯 exemplo, alguns títulos online que utilizavam o adaptador oficial de banda larga não podem ser jogados no Wii, pois o💯 console não possui funcionalidades online.
O serviço Virtual Console permite que os proprietários do Wii joguem jogos originalmente lançados para os💯 consoles mais antigos como o Famicom, Super Famicom, Nintendo 64, Mega Drive, SG-1000 e Sega Mark III da Sega,[50] PC💯 Engine da NEC, Neo Geo da SNK,e jogos de arcade. Os jogos do Console Virtual eram distribuídos através do da💯 loja virtual Canal de Compras Wii e salvos na memória flash interna do Wii ou em giros grátis de registro sem depósito um cartão SD💯 removível. Uma vez baixados, os jogos do Console Virtual podem ser acessados no Menu Wii (como canais individuais) ou em💯 giros grátis de registro sem depósito um cartão SD através do menu cartão SD.[51]
Títulos de Lançamento [ editar | editar código-fonte ]
Vinte e um jogos💯 foram anunciados para o dia do lançamento na América do Norte e do Sul, com outros doze anunciados para o💯 final de 2006.[52] Wii Sports foi incluído no caixa do console em giros grátis de registro sem depósito todas as regiões, exceto o Japão e💯 a Coreia do Sul. Em giros grátis de registro sem depósito contraste com o preço de 60 dólares, cotado para muitos jogos da sétima geração💯 nos Estados Unidos,[53] os títulos do Wii custavam (no máximo) US$ 50 nas principais lojas de varejo dos Estados Unidos.
AN💯 América do Norte
América do Norte EU Europa
Europa JP Japão
Japão AUS Australásia
Metroid Prime 3: Corruption foi promovido como um título de💯 lançamento, mas o jogo foi adiado para 27 de agosto de 2007, na América do Norte. Satoru Iwata, inicialmente, também💯 desejou que Super Smash Bros. Brawl fosse disponibilizado no lançamento.[54]
↑ Wii Sports vinha incluso com o console em giros grátis de registro sem depósito todos💯 os territórios, exceto no Japão e na Coreia do Sul..
O Wii era o menor console doméstico da Nintendo na época💯 (o menor atualmente é o console híbrido Nintendo Switch); mede 44 mm de largura, 157 mm de altura e 215,4💯 mm de profundidade em giros grátis de registro sem depósito giros grátis de registro sem depósito orientação vertical, um pouco maior do que três caixas de DVD empilhadas juntas. O💯 suporte incluído mede 55,4 mm de largura, 44 mm de altura e 225,6 mm de profundidade. O sistema pesa 1,2💯 kg,[55] tornando-o o mais leve dos três principais consoles da sétima geração. O Wii pode ficar na posição horizontal ou💯 na vertical. O prefixo para o esquema de numeração do sistema e suas peças e acessórios é "RVL-" para o💯 seu nome de código, "Revolution".[56]
A parte frontal do console possui uma iluminada unidade de mídia óptica de carregamento de slot,💯 que aceita apenas discos ópticos Wii de 12 cm e discos de jogos de Nintendo GameCube de 8 cm.[57] No💯 entanto, as unidades vendidas na Coreia do Sul e as revisões posteriores do Wii não tem retrocompatibilidade com o GameCube.[58][59][60]💯 A luz azul no slot do disco acende brevemente quando o console é ligado e pulsa quando novos dados são💯 recebidos através do WiiConnect24.[61] Após a atualização (incluindo a 3.0), a luz do slot do disco é ativada sempre que💯 um disco é inserido ou ejetado.[62] Quando há informações sobre o WiiConnect24, a luz permanece apagada. A luz do slot💯 do disco permanece apagada durante o jogo ou ao usar outros recursos. Duas portas USB estão localizadas na parte traseira💯 do console. Um slot para cartão SD está localizado atrás da tampa do slot para cartão SD, na frente do💯 console, onde um cartão SD pode ser inserido.[63]
O pacote de lançamento do Wii inclui o console; um suporte para permitir💯 que o console seja colocado verticalmente; um estabilizador redondo e transparente para o suporte principal; um Wii Remote; uma extensão💯 Nunchuk; uma barra de sensores; um suporte removível para a barra; um adaptador de energia externo; duas pilhas AA; um💯 cabo de áudio e
composto com conectores RCA;[64] um adaptador SCART nos países europeus ( componente e outros tipos💯 de cabos estão disponíveis separadamente); manual de instruções e uma cópia do jogo Wii Sports.[65]
O leitor de discos do Wii💯 não reproduz DVD-Video, DVD-Audio ou CDs. Um anúncio de 2006 afirmou que uma nova versão do Wii, capaz de reproduzir💯 DVD-Video, seria lançada em giros grátis de registro sem depósito 2007;[66] no entanto, a Nintendo atrasou seu lançamento para se concentrar em giros grátis de registro sem depósito atender à💯 demanda pelo console original. O anúncio inicial da Nintendo afirmou que a implementação da capacidade "exigia mais do que uma💯 atualização de firmware" e ela não poderia ser disponibilizada como uma opção de atualização para o Wii existente;[66] o atraso💯 mais tarde se tornou um cancelamento quando a produção do Wii foi descontinuada em giros grátis de registro sem depósito 2013. No entanto, apesar da💯 afirmação, terceiros usaram aplicações não autorizadas para adicionar reprodução de DVD à unidades Wii não modificadas.[67] O Wii também pode💯 ser hackeado para permitir que um proprietário use o console para atividades não autorizadas pelo fabricante. Várias marcas de modchips💯 estão disponíveis para o Wii.[68]
Embora a Nintendo tenha mostrado o console e o Wii Remote nas cores branca, preta, prata,💯 verde-limão e vermelha antes de ser lançado,[69] ele estava disponível apenas na cor branca nos primeiros dois anos e meio💯 de vendas. Os consoles pretos foram disponibilizados no Japão em giros grátis de registro sem depósito agosto de 2009,[70] na Europa em giros grátis de registro sem depósito novembro de💯 2009[71] e na América do Norte em giros grátis de registro sem depósito 9 de maio de 2010.[72] Um pacote com o console vermelho foi💯 lançado no Japão em giros grátis de registro sem depósito 11 de novembro de 2010, para comemorar o 25º aniversário de Super Mario Bros..[73] A💯 versão europeia do pacote com o Wii vermelho de edição limitada foi lançada em giros grátis de registro sem depósito 29 de outubro de 2010,💯 incluindo o jogo original Donkey Kong pré-carregado no console e uma cópia dos jogos New Super Mario Bros. Wii e💯 Wii Sports. O pacote também possui o Wii Remote Plus, uma versão do Wii Remote com a tecnologia Wii Motion💯 Plus integrada. O pacote vermelho do Wii foi lançado na América do Norte em giros grátis de registro sem depósito 7 de novembro de 2010💯 com os jogos New Super Mario Bros. Wii, o Wii Sports e o controle Wii Remote Plus.[74]
Em 11 de julho💯 de 2007, a Nintendo apresentou o Wii Balance Board na E3 daquele ano com o Wii Fit. É um uma💯 balança com sensores de pressão que permitem que o jogador faça várias atividades físicas, como cabecear bolas virtuais, ioga, esportes💯 e ski.
Um Nunchuk conectado a um Wii Remote com uma alça
Wii Classic Controller
O Wii Remote (Comando Wii em giros grátis de registro sem depósito Portugal)💯 é o controle principal do console. Ele usa uma combinação de acelerômetros internos e detecção por infravermelho para detectar sua💯 posição no espaço 3D quando apontado para os LEDs na barra de sensores.[75][76] Esse design permite que os usuários controlem💯 o jogo com gestos físicos e pressionamentos de botão. O controle se conecta ao console usando Bluetooth[77] com um alcance💯 aproximado de 9,1 m (109 pés),[78] e apresenta um ruído e um alto-falante interno. Uma pulseira de pulso acoplável pode💯 ser usada para impedir que o jogador derrube (ou atire) acidentalmente o Wii Remote. Desde então, a Nintendo ofereceu uma💯 cinta mais forte e o Wii Remote Jacket para fornecer aderência e proteção extras.[79]
Os acessórios podem ser conectados a um💯 Wii Remote através de uma entrada proprietária na base do controle,[80] como o Nunchuk - uma extensão portátil com acelerômetro,💯 controle analógico e dois botões adicionais.[81] Um acessório de expansão conhecido como Wii MotionPlus aumenta os sensores existentes do Wii💯 Remote com giroscópios para permitir uma melhor detecção de movimento; a funcionalidade MotionPlus foi posteriormente incorporada a uma revisão do💯 controlador conhecida como Wii Remote Plus.[82] Na E3 2009, a Nintendo também apresentou um acessório denominado "Vitality Sensor" que poderia💯 ser usado para medir o pulso de um jogador. Em giros grátis de registro sem depósito uma sessão de perguntas e respostas de 2013, Satoru💯 Iwata revelou que o Vitality Sensor havia sido arquivado, pois testes internos descobriram que o dispositivo não funcionava com todos💯 os usuários, e seus casos de uso eram muito limitados.[83]
O Classic Controller é outra extensão do Wii Remote e é💯 mais parecido com os controles clássicos. Os jogadores podem usá-lo com jogos do Virtual Console, além de jogos projetados para💯 o Wii.
O console Wii contém 512 megabytes de memória flash interna não removível, e possui um slot para cartão SD💯 para armazenamento externo.[84] Um cartão SD pode ser usado para fazer upload de fotos e backup de dados de jogos💯 salvos e jogos baixados do Virtual Console e WiiWare. Para transferir jogos salvos para o cartão SD, é necessário instalar💯 uma atualização. A instalação pode ser iniciada no menu de opções do Wii, por meio de uma conexão com a💯 Internet ou pela inserção de um disco de jogo contendo a atualização. Os dados do Virtual Console não podem ser💯 restaurados para nenhum sistema, exceto a unidade de origem. Um cartão SD também pode ser usado para criar músicas personalizadas💯 no jogo a partir de arquivos MP3 armazenados (como mostrado pela primeira vez no jogo Excite Truck)[85] e músicas para💯 o recurso de apresentação de slides do Photo Channel. A versão 1.1 do Photo Channel removeu a reprodução de MP3💯 em giros grátis de registro sem depósito favor do suporte ao formato AAC.[86]
Na coletiva de imprensa da Nintendo Fall em giros grátis de registro sem depósito outubro de 2008, Satoru💯 Iwata anunciou que os proprietários do Wii teriam a opção de baixar o conteúdo do WiiWare e do Virtual Console💯 diretamente em giros grátis de registro sem depósito um cartão SD. A opção ofereceria uma alternativa para "resolver o problema de armazenamento insuficiente de memória💯 do console". O anúncio afirmou que essa funcionalidade estaria disponível no Japão na primavera de 2009;[87] a Nintendo disponibilizou a💯 atualização em giros grátis de registro sem depósito 25 de março.[88] Além do recurso anunciado anteriormente, a atualização também permitiu que os usuários jogassem jogos💯 diretamente de um cartão SD. Na realidade, os dados do canal são copiados para o Wii e permanecem até que💯 o canal saia. A versão 2.0 do Wii permitiu que os canais fossem armazenados em giros grátis de registro sem depósito um cartão SD, mas💯 eles precisavam ser copiados manualmente. A atualização também adicionou suporte para cartões SDHC de até 32 GB de armazenamento.[86]
A Nintendo💯 divulgou alguns detalhes técnicos sobre o Wii, mas alguns fatos importantes vazaram pela imprensa. Embora nenhum desses relatórios tenha sido💯 oficialmente confirmado, eles indicam que o console é uma extensão (ou avanço) da arquitetura do Nintendo GameCube. Especificamente, as análises💯 relatam que o Wii é aproximadamente 1,5 a 2 vezes mais poderoso que seu antecessor.[89] Com base nas especificações, o💯 Wii foi considerado o menos potente entre os principais consoles domésticos de giros grátis de registro sem depósito geração.[90]
Processadores:
CPU: IBM PowerPC "Broadway", com tecnologia SOI💯 CMOS de 90 nm com 729 MHz
GPU: ATI "Hollywood", feito com CMOS de 90 nm com 243 MHz
↑† Nenhuma das💯 frequências dos processadores foram confirmadas pela Nintendo, IBM ou ATI.
88 MB de memória primária (24 MB interno de 1T-Sram e💯 64 MB GDDR3 SDRAM externo)
3 MB de memória de texturas e framebuffer
Capacidades e entradas [ editar | editar código-fonte ]
4💯 Wii Remote (conectados via Bluetooth)
Quatro entradas para controles de Nintendo GameCube
Dois slots para cartão de memória do Nintendo GameCube
Slot de💯 cartão SD (suporta cartões SDHC a partir da atualização de sistema 4.0 ou posterior)
Duas entradas USB 2.0
Uma porta para a💯 Barra de Sensores
Entrada proprietária na base do Wii Remote para acessórios
Teclado USB opcional ao quadro de mensagens, Wii Shop Channel💯 e Internet Channel (disponível apenas na atualização de sistema 3.0 ou posterior)
Módulo de rede Wi-fi 802.11b/g Mitsumi DWM-W004
Compatível com um💯 acessório opcional que ao se conectar na porta USB 2.0, permite ao usuário usar uma conexão de internet com fio.
Saída💯 múltipla de áudio e
(veja a seção "Vídeo")
Memória flash interna de 512 MB.
Armazenamento expansível através de cartões SD e💯 SDHC (de até 32 GB)
Cartões de memória de Nintendo GameCube (exigidos para salvar dados de jogos de GameCube)
Unidade de mídia💯 óptica de carregamento de slot, compatível com discos ópticos Wii de 12 cm e discos de jogos de Nintendo GameCube💯 de 8 cm
Memória ROM fabricada pela Macronix
Consumo de energia [ editar | editar código-fonte ]
18 Watts enquanto está ligado
9,6 Watts💯 no modo stand-by com o WiiConnect24 ligado
1,3 Watts no modo stand-by
A primeira atualização de software do sistema do console (via💯 WiiConnect24) fez com que um pequeno número de unidades no lançamento se tornasse completamente inutilizável. Isso forçou os usuários a💯 enviar suas unidades para a Nintendo para reparos (se desejassem manter seus dados salvos) ou trocá-los por unidades gratuitas.[94]
Com o💯 lançamento dos discos ópticos Wii de camada dupla, a Nintendo of America afirmou que alguns sistemas Wii poderiam ter dificuldade💯 em giros grátis de registro sem depósito ler o software de alta densidade (devido a uma lente a laser contaminada). A Nintendo oferece kits de💯 limpeza de lentes e reparos gratuitos no console para proprietários que enfrentarem esse problema.[95][96]
O Wii Remote pode perder o rastreamento💯 do console em giros grátis de registro sem depósito que foi configurado, exigindo que seja redefinido e ressincronizado. O site de suporte da Nintendo fornece💯 instruções para esse processo e solução de problemas relacionados.[97]
O console possui vários recursos internos disponibilizados a partir de seus componentes💯 de hardware e firmware. O hardware permite a capacidade de expansão (através das portas de expansão), enquanto o firmware (e💯 alguns softwares) pode receber atualizações periódicas através do serviço WiiConnect24.
A interface do Wii Menu foi projetada para imitar canais de💯 televisão. Canais separados são exibidos graficamente em giros grátis de registro sem depósito uma grade e navegados usando o apontador do Wii Remote. Exceto pelo💯 Disc Channel, é possível mover os canais pressionando os botões A e B para "agarrar" os canais e movê-los. Existem💯 seis canais principais: Disc Channel, Mii Channel, Photo Channel, Wii Shop Channel, Forecast Channel e News Channel. Os dois últimos💯 estavam inicialmente indisponíveis no lançamento, mas posteriormente foram ativados nas atualizações. O Wii + Internet Video Channel foi pré-instalado em💯 giros grátis de registro sem depósito todos os consoles Wii a partir de outubro de 2008.[98] Canais adicionais estão disponíveis para download no Wii Shop💯 Channel através do WiiWare e aparecem com cada título do Virtual Console; estes incluem os canais Everybody Votes Channel, Internet💯 Channel, Check Mii Out Channel e o Nintendo Channel.
Conectividade com o Nintendo DS [ editar | editar código-fonte ]
Nintendo DS💯 Lite.
O Wii suporta conectividade sem fio com o Nintendo DS sem nenhum acessório adicional. Essa conectividade permite que o jogador💯 use o microfone e a tela sensível ao toque do Nintendo DS como entradas para jogos do Wii. O primeiro💯 jogo que utilizou essa conectividade foi Pokémon Battle Revolution. Jogadores com o jogo Pokémon Diamond e Pearl de Nintendo DS💯 podem jogar batalhas usando o Nintendo DS como controle.[99] Final Fantasy Crystal Chronicles: Echoes of Time, lançado para Nintendo DS💯 e Wii, apresenta conectividade na qual ambos os jogos podem avançar simultaneamente. Mais tarde, a Nintendo lançou o Nintendo Channel,💯 que permite aos proprietários do Wii baixarem demos de jogos ou dados adicionais para o Nintendo DS em giros grátis de registro sem depósito um💯 processo semelhante ao de uma DS Download Station. O console também é capaz de expandir os jogos do Nintendo DS.[99]
O💯 console Wii se conecta à Internet através de seu módulo de rede Wi-Fi 802.11b/g embutido ou através de um adaptador💯 USB-Ethernet; qualquer método permite que os jogadores acessem o serviço Nintendo Wi-Fi Connection.[100] O serviço possui vários recursos para o💯 console, incluindo o Virtual Console, o WiiConnect24, o Internet Channel, o Forecast Channel, o Everybody Votes Channel, o News Channel💯 e o Check Mii Out Channel. O Wii também pode se comunicar (e se conectar) com outros consoles Wii através💯 de uma rede sem fio auto-gerada, permitindo a reprodução sem fio local em giros grátis de registro sem depósito diferentes aparelhos de televisão. Battalion Wars💯 2 demonstrou pela primeira vez esse recurso para a reprodução múltipla de tela não dividida entre duas (ou mais) televisões.[101]
Suporte💯 à mídia [ editar | editar código-fonte ]
Em 9 de abril de 2008, a BBC anunciou que o seu serviço💯 de streaming BBC iPlayer estaria disponível no Wii pelo navegador do Internet Channel; no entanto, alguns usuários tiveram dificuldades com💯 o serviço. Em giros grátis de registro sem depósito 18 de novembro de 2009, o BBC iPlayer no Wii foi lançado como o BBC iPlayer💯 Channel,[102] um canal para download gratuito do Wii Shop Channel; no entanto, o serviço foi descontinuado no início de 2024.[103]
A💯 Netflix foi lançada como um canal para download do Wii em giros grátis de registro sem depósito 18 de outubro de 2010 nos Estados Unidos.[104]💯 Uma pesquisa conduzida pela Nielsen revelou que 25% dos assinantes da Netflix usavam o serviço de streaming no Wii em💯 giros grátis de registro sem depósito julho de 2011.[105]
A Hulu anunciou em giros grátis de registro sem depósito outubro de 2011 que lançaria o serviço de streaming Hulu Plus no💯 Wii e no Nintendo 3DS.[106] O Hulu Plus foi lançado em giros grátis de registro sem depósito 16 de fevereiro de 2012 como um canal💯 para download do Wii.[107]
O YouTube foi lançado como um canal para download no Wii em giros grátis de registro sem depósito 15 de dezembro de💯 2012 nos Estados Unidos.[108] O canal do YouTube para o Wii foi descontinuado em giros grátis de registro sem depósito 28 de junho de 2024💯 como parte do plano do YouTube de eliminar progressivamente a disponibilidade em giros grátis de registro sem depósito dispositivos mais antigos.[109]
O Prime Video, serviço de💯 streaming da Amazon, foi lançado em giros grátis de registro sem depósito 14 de janeiro de 2013 como um canal para download do Wii.[110]
O Crunchyroll,💯 um serviço de streaming de animes, foi lançado em giros grátis de registro sem depósito outubro de 2024 como um canal para download do Wii.[111]
Em💯 2024, a Netflix anunciou que a Nintendo encerraria o suporte à Netflix no Wii a partir de fevereiro de 2024.[112]
Controle💯 dos pais [ editar | editar código-fonte ]
O console possui restrições de recursos, que podem ser usados para proibir usuários💯 mais jovens de jogar jogos com conteúdo inadequado para a giros grátis de registro sem depósito faixa etária. Quando alguém tenta jogar um jogo de💯 Wii ou Virtual Console, ele lê a classificação do conteúdo codificado nos dados do jogo; se essa classificação for maior💯 que a faixa etária definida pelo sistema, o jogo não será carregado sem uma senha. O controle dos pais também💯 pode restringir o acesso à Internet, o que bloqueia o Internet Channel e os recursos de atualização do sistema. Como💯 o console está restrito às funcionalidades de GameCube ao reproduzir discos de jogos deste console, o jogo de GameCube não💯 é afetado pelas configurações de controle dos pais do Wii.
Os consoles fabricados na Europa usam principalmente o sistema de classificação💯 PEGI,[113] enquanto as unidades norte-americanas usam o sistema de classificação ESRB. O Wii dá suporte aos sistemas de classificação de💯 muitos países, incluindo CERO no Japão, USK na Alemanha, PEGI e BBFC no Reino Unido, ACB na Austrália e OFLC💯 na Nova Zelândia. Os desenvolvedores de Homebrew desenvolveram uma engenharia reversa da função que a Nintendo usa para recuperar senhas💯 perdidas de controle dos pais, criando um script simples para obter códigos de redefinição do controle dos pais.[114]
O Wii recebeu💯 críticas geralmente positivas. O sistema foi bem recebido após giros grátis de registro sem depósito exibição na E3 2006. No evento, o console da Nintendo💯 ganhou o Game Critics Awards por o Melhor do Show e Melhor Hardware.[115] Na edição de dezembro de 2006 da💯 Popular Science, o console foi nomeado vencedor do grande prêmio em giros grátis de registro sem depósito entretenimento doméstico. A Spike Video Game Awards citou💯 a tecnologia inovadora do Wii.[116] A GameSpot escolheu o console como tendo o melhor hardware em giros grátis de registro sem depósito seus prêmios "Melhores💯 e Piores de 2006".[117] O sistema também foi escolhido como um dos 20 produtos mais inovadores da revista PC World.[118]💯 O console recebeu um joystick de ouro na categoria Inovação do Ano de 2007 na Golden Joystick Awards.[119] Na categoria💯 de Engenharia e Tecnologia para criação e implementação de videogames e plataformas, a Nintendo recebeu um Emmy Award por Inovação💯 em giros grátis de registro sem depósito Controle de Videogame pela Academia Nacional de Artes e Ciências Televisivas. Em giros grátis de registro sem depósito 2009, a IGN nomeou o💯 Wii como o 10º maior console de todos os tempos (de uma lista com 25 consoles).[120]
Desenvolvimento de jogos terceiros [💯 editar | editar código-fonte ]
O sucesso do Wii pegou as desenvolvedoras de surpresa, devido as suas restrições de hardware em💯 giros grátis de registro sem depósito comparação aos outros consoles e as títulos do seu lançamento. Em giros grátis de registro sem depósito uma entrevista à revista alemã Der Spiegel,💯 Yves Guillemot e Alain Corre, da Ubisoft, admitiram que cometeram um erro ao esgotar seus títulos de lançamento, prometendo levar💯 mais a sério os projetos futuros.[121] A Take-Two Interactive, que lançou alguns jogos para o GameCube, mudou giros grátis de registro sem depósito posição em💯 giros grátis de registro sem depósito relação à Nintendo, dando uma prioridade maior ao Wii.[122]
Ao mesmo tempo, surgiram críticas às especificações técnicas do Wii Remote💯 e do Wii. O ex-editor da GameSpot e fundador da Giantbomb, Jeff Gerstmann, afirmou que o alto-falante do controle produzia💯 som de baixa qualidade,[123] enquanto que o presidente da Factor 5, Julian Eggebrecht, criticou o áudio do hardware como desclassificado💯 para um console de giros grátis de registro sem depósito geração.[124] A desenvolvedora britânica Free Radical Design afirmou que o hardware do Wii não possuía💯 a energia necessária para executar o software que estava programado para ser lançado em giros grátis de registro sem depósito outros consoles da sétima geração.[125]💯 A conectividade online do Wii também foi criticada; Matt Casamassina, da IGN, comparou-o com o serviço "totalmente não intuitivo" fornecido💯 para o Nintendo DS.[126]
O designer de jogos e criador de The Sims, Will Wright, compartilhou suas opiniões sobre o Wii💯 no contexto da sétima geração de consoles: "O único sistema da próxima geração que eu vi é o Wii -💯 o PS3 e o Xbox 360 parecem versões melhores do último, mas praticamente o mesmo jogo com melhorias incrementais. Mas💯 o Wii parece um grande salto - não que os gráficos sejam mais poderosos, mas que atinja um público completamente💯 diferente."[127]
O Wii é visto como mais exigente fisicamente do que outros consoles de videogames.[128] Alguns jogadores do Wii experimentaram uma💯 forma de epicondilite, conhecida como "Wiiitis".[129] Um estudo publicado no British Medical Journal afirmou que os jogadores do Wii gastam💯 mais energia do que quando jogam jogos sedentários de computador. Embora esse aumento de energia possa ser benéfico para o💯 controle do peso, ele não é um substituto adequado para exercícios regulares. Um estudo de caso publicado no jornal da💯 American Physical Therapy Association, Physical Therapy, focou no uso do Wii para reabilitação em giros grátis de registro sem depósito um adolescente com paralisia cerebral.💯 Acredita-se que seja a primeira pesquisa publicada demonstrando os benefícios da fisioterapia com o uso do sistema de jogo. Os💯 pesquisadores dizem que o sistema complementa as técnicas tradicionais através do uso de esforços de reabilitação simultânea em giros grátis de registro sem depósito jogos.[130]💯 Em giros grátis de registro sem depósito maio de 2010, a American Heart Association (AHA) endossou o Wii para incentivar as pessoas sedentárias a dar💯 o primeiro passo em giros grátis de registro sem depósito direção à aptidão. O ícone do coração da AHA cobre o console e dois de💯 seus jogos mais ativos, o Wii Fit Plus e o Wii Sports Resort.[131]
Em 2008, dois anos após o lançamento do💯 Wii,[132] a Nintendo reconheceu várias limitações e desafios com o sistema (como a percepção de que o sistema atendia principalmente💯 a um público "casual"[132] e era impopular entre os jogadores "hardcore").[132] O designer de jogos Shigeru Miyamoto admitiu que a💯 falta de suporte à saída de
de alta definição no Wii e giros grátis de registro sem depósito conectividade online limitada também contribuiu para💯 que o sistema fosse considerado separadamente dos sistemas de seus concorrentes, o Xbox 360 e o PlayStation 3.[132] Miyamoto originalmente💯 defendeu a decisão da Nintendo de não incluir gráficos HD no Wii, afirmando que o número de televisões com suporte💯 à alta definição nas casas das pessoas na época "ainda não era tão alto assim. É claro que acho que,💯 daqui à cinco anos, seria praticamente certo que a Nintendo criaria um sistema com suporte à alta definição, mas no💯 momento, o tipo de aparelho de TV predominante no mundo é o que não tem suporte à HD."[133] Miyamoto disse💯 em giros grátis de registro sem depósito uma entrevista à revista japonesa 4Gamer em giros grátis de registro sem depósito 2013 que se arrependeu de não ter fornecido os gráficos💯 do Wii em giros grátis de registro sem depósito HD.[134][135]
Um executivo da Frontline Studios afirmou que as principais publicadoras de jogos eletrônicos estavam preocupadas em💯 giros grátis de registro sem depósito lançar títulos exclusivos para o Wii, devido à percepção de que as third-parties não eram fortemente apoiadas pelos consumidores.[136]💯 Em giros grátis de registro sem depósito seu blog, Jeremy Parish, editor do 1UP, afirmou que a Nintendo foi a maior decepção para ele em💯 giros grátis de registro sem depósito 2007. Comentando a falta de suporte de desenvolvedoras terceirizadas, ele afirmou que "o cenário do Wii é sombrio. Pior💯 do que era no Nintendo 64. Pior do que no GameCube... o conteúdo vindo das third-parties é predominantemente lixo". Os💯 jornais The Globe and Mail e Forbes observaram que o Wii tinha poucos títulos de terceiros bem-sucedidos em giros grátis de registro sem depósito comparação💯 com seus rivais (devido, em giros grátis de registro sem depósito parte, ao seu hardware mais fraco). As third-parties frequentemente deixavam o Wii de lado💯 em giros grátis de registro sem depósito vez de criar jogos para os três consoles simultaneamente ("sucessos de vendas como a franquia Call of Duty💯 nunca chegaram ao hardware da Nintendo ou eram mostrados de forma neutra"). A Forbes observou que dos jogos mais bem-sucedidos💯 de 2011 (The Elder Scrolls V: Skyrim, Mass Effect 3, Portal 2, LA Noire, Battlefield 3, Call of Duty: Modern💯 Warfare 3), embora todos tenham sido lançados para PC, Xbox 360, e PlayStation 3, apenas Modern Warfare 3 recebeu uma💯 versão para Wii, que também foi o port menos vendido do jogo. A falta de jogos de terceiros poderia ser💯 exacerbada no futuro, já que a Nintendo enfrentava o "dilema de ter ficado fora de sincronia com seus rivais no💯 ciclo do console"; a Microsoft e a Sony projetariam seus consoles para serem mais poderosos que o Wii U. Fortes💯 títulos de third-parties são vistos como um sinal fundamental da saúde de um console de videogames.[137][138]
O jornal The Globe and💯 Mail, ao sugerir o porquê da Nintendo ter registrado uma perda recorde de US$ 926 milhões nos seis primeiros meses💯 do ano fiscal de 2011–2012, culpou o design do Wii por ser "míope". O Wii inicialmente teve um sucesso fenomenal💯 porque era barato (por ser menos sofisticado do que seus concorrentes) e introduziu um "truque de jogo". No entanto, essa💯 abordagem fez com que o hardware do Wii logo se tornasse obsoleto e não pudesse continuar a longo prazo (em💯 contraste com rivais mais avançados, como Xbox 360 e PlayStation 3, que deveriam continuar se saindo bem em giros grátis de registro sem depósito 2012-2013)💯 "como os desejos dos usuários e as tecnologias vizinhas evoluíram" mais tarde na geração. Além disso, a redução de preços💯 e a introdução de controles com sensor de movimento para o Xbox 360 e PS3 anularam as vantagens que o💯 Wii mantinha. The Globe sugeriu que haviam outras razões para o fraco desempenho financeiro da Nintendo, incluindo um iene forte💯 e uma recepção morna ao console de videogames portátil Nintendo 3DS, à medida que os jogos para dispositivos móveis se💯 tornaram populares em giros grátis de registro sem depósito smartphones e tablets, como o iPad.
Até 31 de dezembro de 2024, foram vendidos 101,63 milhões de💯 consoles Wii em giros grátis de registro sem depósito todo o mundo.[139]
Desde o seu lançamento, os números de vendas mensais do console eram geralmente mais💯 altos do que seus concorrentes em giros grátis de registro sem depósito todo o mundo. Em giros grátis de registro sem depósito 28 de novembro de 2006, a Nintendo informou💯 que havia vendido mais de 600 000 consoles nos primeiros oito dias de lançamento nas Américas, tornando-se o maior lançamento💯 de um console da Nintendo até o lançamento do Nintendo Switch em giros grátis de registro sem depósito 2024.[140][141] O Japão recebeu inicialmente 400 000💯 consoles Wii,[142] e vendeu cerca de 372 000 unidades em giros grátis de registro sem depósito dois dias, com Wii Sports e Wii Play sendo💯 os jogos mais vendidos.[143] A Nintendo anunciou em giros grátis de registro sem depósito 13 de dezembro de 2006 que foram vendidas 325 000 unidades💯 do console na Europa nos primeiros dois dias de disponibilidade e 33 000 unidades na Austrália nos primeiros seis dias💯 de disponibilidade, tornando-o o console de venda mais rápida em giros grátis de registro sem depósito todo o continente europeu e o maior lançamento de💯 um sistema de videogame na Austrália.[144][145] Até o final de 2006, o foram vendidas 3,19 milhões de unidades do console💯 em giros grátis de registro sem depósito todo o mundo.[146]
De acordo com o NPD Group, o Wii vendeu mais unidades nos Estados Unidos do que💯 o Xbox 360 e o PlayStation 3 juntos no primeiro semestre de 2007.[147] Essa liderança foi ainda maior no mercado💯 japonês, onde liderou as vendas totais (tendo vendido os dois consoles por fatores de 2:1[148] à 6:1[149] quase todas as💯 semanas desde seu lançamento até novembro de 2007).[150] Na Austrália, o Wii quebrou o recorde estabelecido pelo Xbox 360 e💯 se tornou o console de jogos mais vendido na história australiana, vendendo 32 901 unidades nos primeiros quatro dias após💯 o lançamento do console. Ele também quebrou o recorde australiano do console da Microsoft pela quantidade mais rápida de tempo💯 para vender 100 000 unidades, atingindo a marca dentro de seis meses e duas semanas.[151] O Wii se tornou o💯 console de venda mais rápida do Reino Unido na época, vendendo 1 milhão de unidades em giros grátis de registro sem depósito apenas 38 semanas💯 após o lançamento.[152]
Em 12 de setembro de 2007, o jornal Financial Times informou que o Wii havia ultrapassado o Xbox💯 360 (lançado um ano antes) e se tornara o líder de vendas de consoles domésticos da sétima geração, com base💯 nos números de vendas da Enterbrain, NPD Group e GfK. Foi a primeira vez que um console da Nintendo liderou💯 giros grátis de registro sem depósito geração em giros grátis de registro sem depósito vendas desde o Super Nintendo Entertainment System.[153]
Em 11 de julho de 2007, a Nintendo alertou que💯 o Wii permaneceria escasso durante todo o ano civil.[154] Em giros grátis de registro sem depósito dezembro, Reggie Fils-Aimé revelou que a Nintendo produzia aproximadamente💯 1,8 milhão de consoles Wii por mês.[155] Algumas lojas do Reino Unido ainda sofriam com a escassez de consoles em💯 giros grátis de registro sem depósito março de 2007,[156] a demanda ainda ultrapassava a oferta nos Estados Unidos em giros grátis de registro sem depósito junho de 2007,[157] e o💯 console estava "esgotando quase tão rapidamente quanto chega às lojas" no Canadá em giros grátis de registro sem depósito abril de 2008.[158][159] Em giros grátis de registro sem depósito outubro💯 de 2008, a Nintendo anunciou que, entre outubro e dezembro, as remessas norte-americanas do Wii aumentariam consideravelmente em giros grátis de registro sem depósito relação💯 aos níveis de 2007,[160] enquanto produzia 2,4 milhões de unidades do Wii por mês em giros grátis de registro sem depósito todo o mundo (em💯 comparação com as 1,6 milhão por mês em giros grátis de registro sem depósito 2007).[161]
Nos Estados Unidos, até 1º de julho de 2008, foram vendidas💯 10,9 milhões de unidades de consoles Wii, tornando-o o líder em giros grátis de registro sem depósito vendas de console de sétima geração, de acordo💯 com o NPD Group (superando o Xbox 360).[162][163][164]
No Japão, as vendas do Wii superaram o número de consoles GameCube vendidos💯 em giros grátis de registro sem depósito janeiro de 2008;[165] foram vendidas 7 526 821 unidades até dezembro de 2008, segundo a Enterbrain. De acordo💯 com o NPD Group, o Wii ultrapassou o Xbox 360 e se tornou o console de videogame doméstico de "próxima💯 geração" mais vendido no Canadá (com 813 000 unidades vendidas até 1º de abril de 2008), e foi o console💯 doméstico mais vendido por 13 dos 17 meses anteriores.[158][159] De acordo com o NPD Group, foram vendidas 1 060 000💯 unidades do console no Canadá até agosto de 2008, tornando-o o primeiro console doméstico da sétima geração a superar a💯 marca de um milhão de unidades naquele país. No Reino Unido, o Wii lidera as vendas de console doméstico de💯 sétima geração com 4,9 milhões de unidades vendidas até 3 de janeiro de 2009, de acordo com o GfK Chart-Track.[166]💯 Em giros grátis de registro sem depósito 25 de março de 2009 na Game Developers Conference, Satoru Iwata disse que os envios mundiais de Wii💯 haviam chegado a 50 milhões. De acordo com a GfK Australia, foram vendidos 500 000 consoles Wii na Austrália dentro💯 de 84 semanas após seu lançamento, superando o PlayStation 2 e o DS como o sistema mais rápido a acumular💯 500 000 vendas no país.[167]
Embora a Microsoft e a Sony tenham sofrido perdas na produção de seus consoles na esperança💯 de obter lucro à longo prazo nas vendas de software, a Nintendo supostamente otimizou os custos de produção para obter💯 uma margem de lucro significativa com cada unidade do Wii vendida. Em giros grátis de registro sem depósito 17 de setembro de 2007, o jornal💯 Financial Times informou que o lucro direto por cada Wii vendido podia variar, de US$ 13 no Japão à US$💯 49 nos Estados Unidos e US$ 79 na Europa.[168] Em giros grátis de registro sem depósito 2 de dezembro de 2008, a revista Forbes informou💯 que a Nintendo obteve um lucro operacional de US$ 6 por cada unidade vendida do Wii.[168]
Em 23 de setembro de💯 2009, a Nintendo anunciou suas primeiras reduções de preço para o console. A Nintendo vendeu mais de três milhões de💯 consoles Wii nos EUA até dezembro de 2009 (estabelecendo um recorde regional para o mês e encerrando nove meses de💯 queda nas vendas), devido ao corte de preços e lançamentos de jogos como New Super Mario Bros. Wii.[169][170] Em giros grátis de registro sem depósito💯 31 de janeiro de 2010, o Wii se tornou o console de videogame doméstico mais vendido, produzido pela Nintendo, com💯 vendas de mais de 67 milhões de unidades (superando as do Nintendo Entertainment System).[171]
Em 2010, as vendas do Wii começaram💯 a cair, caindo 21% em giros grátis de registro sem depósito relação ao ano anterior.[172] As vendas continuaram a diminuir em giros grátis de registro sem depósito 2011, com a💯 receita trimestral da Nintendo caindo 41%.[173] Apesar da desaceleração nas vendas, a Nintendo informou que, na Black Friday de 2011,💯 foram vendidos mais de 500 000 consoles Wii, tornando-a a Black Friday de maior sucesso na história do console.[174] As💯 vendas do Wii caíram ainda mais em giros grátis de registro sem depósito 2012, tendo diminuído pela metade em giros grátis de registro sem depósito relação a 2011.[175] O Wii💯 mini vendeu 35 700 unidades nos dois primeiros meses de disponibilidade no Canadá, após ser lançado em giros grátis de registro sem depósito 7 de💯 dezembro de 2012. [248] [249]
O Wii superou 100 milhões de unidades vendidas em giros grátis de registro sem depósito 31 de julho de 2013, vendendo💯 210 000 unidades entre os meses de abril e junho do mesmo ano.[176]
Houve diversas ações judiciais relacionadas ao console Wii,💯 Wii Remote e outros acessórios.
A Lonestar Inventions, L.P., uma empresa sediada no Texas, processou a Nintendo em giros grátis de registro sem depósito junho de💯 2006, alegando que a empresa copiou um dos projetos de capacitores patenteados da Lonestar e o usou no console Wii.[177][178]💯 As duas empresas concordaram em giros grátis de registro sem depósito rejeitar todas as reivindicações em giros grátis de registro sem depósito 20 de julho de 2009, juntamente com um💯 acordo firmado entre a Lonestar e a AMD, que fornecia a tecnologia de microprocessador da Nintendo; se a destituição da💯 Lonestar-Nintendo incluía termos de acordo extrajudicial não é claro.[179][177]
A Anascape Ltd, uma empresa sediada no Texas, entrou com um processo💯 no verão de 2006 contra a Nintendo por violação de patente referente ao feedback vibracional usado pelos controles da Nintendo.[180]💯 Um veredito de julho de 2008 proibiu a Nintendo de vender o Classic Controller nos Estados Unidos, além dos controles💯 de GameCube. Após recorrer ao Tribunal de Apelação para o Circuito Federal dos Estados Unidos,[181] em giros grátis de registro sem depósito 22 de abril💯 de 2010, o Tribunal do Circuito Federal decidiu a favor da Nintendo.[182]
A Interlink Electronics Inc. entrou com um processo de💯 violação de patente contra a Nintendo em giros grátis de registro sem depósito dezembro de 2006 devido à funcionalidade apontadora do Wii Remote, alegando "perda💯 de royalties razoáveis, vendas reduzidas e/ou lucros perdidos como resultado das atividades infratoras" da Nintendo.[183][184] O processo foi julgado improcedente💯 pela Interlink em giros grátis de registro sem depósito março de 2007.[184][184]
Em agosto de 2008, a Hillcrest Laboratories Inc. registrou uma reclamação contra a Nintendo💯 na Comissão de Comércio Internacional dos EUA, alegando que o Wii Remote violou três de suas patentes. Uma quarta patente💯 da Hillcrest (para interfaces gráficas exibidas nas telas de televisão) também foi supostamente violada. Hillcrest solicitou a proibição de consoles💯 Wii importados para os EUA.[185] Em giros grátis de registro sem depósito 24 de agosto de 2009, a Nintendo e a Hillcrest chegaram a um💯 acordo, embora os termos não tenham sido divulgados publicamente.[186]
Em novembro de 2008,[187] a Motiva LLC entrou com uma ação contra💯 a Nintendo na Comissão de Comércio Internacional dos EUA, alegando que o Wii violou duas de suas patentes por rastrear💯 movimentos e posições do corpo.[188] A Comissão decidiu em giros grátis de registro sem depósito favor da Nintendo em giros grátis de registro sem depósito janeiro de 2013, alegando que💯 "o litígio da Motiva era voltado para ganhos financeiros, não para incentivar a adoção da tecnologia patenteada por ela" e💯 que "simplesmente não há uma probabilidade razoável de que, após um litígio bem-sucedido contra a Nintendo, a tecnologia patenteada pela💯 Motiva teria sido licenciada por parceiros que a teriam incorporado.” A Comissão também determinou que a Nintendo não violou nenhuma💯 das patentes da Motiva.[189]
Em setembro de 2011, a ThinkOptics Inc. entrou com uma ação contra a Nintendo no Tribunal Distrital💯 dos Estados Unidos do Distrito Leste do Texas por causa de seu controle, o Wavit Remote, alegando que o Wii💯 violou giros grátis de registro sem depósito patente para um "sistema de apontamento absoluto baseado em giros grátis de registro sem depósito visão portátil", um "dispositivo portátil para sistema de💯 apontamento absoluto baseado em giros grátis de registro sem depósito visão portátil" e "sistema de apontador absoluto baseado em giros grátis de registro sem depósito visão portátil", que constituem a💯 base do Wavit Remote. Eles também disseram que o Wii U também infringe suas patentes e afirmaram que a Nintendo💯 estava ciente do fato de que o Wii supostamente viola as patentes da ThinkOptics. O processo buscou uma liminar contra💯 a violação de produtos, royalties, honorários advocatícios e danos por lucros cessantes.[190][191] O processo foi julgado improcedente pela ThinkOptics em💯 giros grátis de registro sem depósito agosto de 2014.[192]
A partir de dezembro de 2012, a iLife Technologies Inc. processou várias grandes empresas por violação de💯 patentes por causa de um conjunto de patentes que possuíam relacionadas a "sistemas e métodos para avaliar o movimento de💯 um corpo em giros grátis de registro sem depósito relação a um ambiente", principalmente voltado para a área médica; A Nintendo foi processada pela iLife💯 em giros grátis de registro sem depósito dezembro de 2013 por violação do Wii Remote em giros grátis de registro sem depósito suas patentes, com o processo buscando US$ 144💯 milhões em giros grátis de registro sem depósito danos, com base em giros grátis de registro sem depósito uma multa de US$ 4 pelas 36 milhões de consoles Wii vendidos💯 até então.[193] Um julgamento foi feito em giros grátis de registro sem depósito agosto de 2024, e o júri decidiu a favor da iLife Technologies💯 e a Nintendo foi forçada a pagar US$ 10 milhões em giros grátis de registro sem depósito danos.[194] Enquanto a Nintendo recorreu dessa decisão, a💯 Corte de Apelações dos Estados Unidos confirmou a decisão do júri em giros grátis de registro sem depósito dezembro de 2024.[195] Um juiz federal anulou💯 a decisão em giros grátis de registro sem depósito janeiro de 2024, determinando que a patente da iLife era muito ampla.[196]
Correias de pulso [ editar💯 | editar código-fonte ]
As alças de pulso do Wii Remote também foram alvos de ações judiciais.
Em meados de dezembro de💯 2006, o escritório de advocacia Green Welling LLP entrou com uma ação coletiva contra a Nintendo por suas "correias de💯 pulso com defeito". Poucos dias depois, a Nintendo emitiu um recall de produto para as pulseiras e lançou uma nova💯 versão da mesma com um mecanismo de segurança aprimorado para o pulso, levando o processo a ser retirado um tempo💯 depois.[197][198]
Um segundo processo de ação coletiva foi aberto por uma mãe no estado americano do Colorado em giros grátis de registro sem depósito dezembro de💯 2008, alegando que as pulseiras de pulso atualizadas ainda eram ineficazes.[199] Esse processo foi indeferido em giros grátis de registro sem depósito setembro de 2010,💯 constatando para a Nintendo que as alças de pulso não estavam intencionalmente defeituosas sob as leis de proteção ao consumidor💯 do Colorado.[200]
Em 2000, o termo "Weemote" foi registrado pela fabricante de controles remotos para TV sediada em giros grátis de registro sem depósito Miami, Fobis💯 Technologies, e mais tarde foi usado como o nome de seu controle remoto projetado para crianças pequenas.[201] Embora escrito de💯 forma diferente, "Weemote" é pronunciado da mesma forma que "Wiimote", o termo não oficial do Wii Remote.[202] As vendas do💯 Weemote, que totalizaram menos de um milhão em giros grátis de registro sem depósito 2008, caíram devido à confusão com o Wiimote. A Fobis Technologies💯 afirma que "Wiimote" é uma violação de marca registrada, mas a Nintendo não usa oficialmente esse termo, embora muitos varejistas💯 o usem.[202] A Fobis enviou até 100 cartas de cease and desist para os varejistas, e ofereceu vender a marca💯 comercial à Nintendo;[202] a Nintendo recusou, respondendo que "não usa e não planeja usar a marca comercial Weemote".[203]
O pedido de💯 marca registrada para o Wii foi apresentado em giros grátis de registro sem depósito 2006, mas não foi registrado pelo governo dos EUA até julho💯 de 2010.[204]
O pedido de marca registrada para o Wii Remote foi inicialmente rejeitado pelo Escritório de Marcas e Patentes dos💯 Estados Unidos depois que a marca foi registrada em giros grátis de registro sem depósito março de 2008. O Escritório disse que a palavra "Remote"💯 é comumente usada e, portanto, não deve ser registrada. O Escritório ainda disse que aceitaria o registro de marca registrada💯 da Nintendo se a empresa negasse direitos exclusivos à palavra "Remote" no termo e se a palavra "Remote" sempre seguisse💯 a palavra "Wii" em giros grátis de registro sem depósito marketing e manuais; a marca registrada “Wii Remote” foi aceita em giros grátis de registro sem depósito julho de 2012.[205][206]
Wii💯 Family Edition (RVL-101) [ editar | editar código-fonte ]
O modelo Family Edition do Wii é uma variante de custo reduzido,💯 lançado próximo do fim da vida útil da plataforma, que remove todas as funcionalidades do GameCube, sem os slots para💯 os controles e os cartões de memória encontrados no modelo original. Além disso, ele não inclui um suporte, pois deve💯 ser posicionado horizontalmente. O modelo foi anunciado em giros grátis de registro sem depósito 17 de agosto de 2011 e foi lançado nos Estados Unidos💯 em giros grátis de registro sem depósito 23 de outubro de 2011 e na Europa em giros grátis de registro sem depósito 4 de novembro de 2011.[14][207][208] Foi disponibilizado na💯 Europa, junto com o controle Wii Remote Plus e os jogos Wii Party e Wii Sports.[209][210][211][212] O console foi lançado💯 na cor branca, mas mais tarde uma versão de cor preta acompanhada do jogo New Super Mario Bros. Wii e💯 o CD oficial da trilha sonora de Super Mario Galaxy foi lançada em giros grátis de registro sem depósito 23 de outubro de 2011[213] e💯 uma unidade azul do Wii foi lançada para coincidir com a Black Friday e o lançamento de Mario & Sonic💯 at the London 2012 Olympic Games em giros grátis de registro sem depósito 18 de novembro de 2011.[214] No final de 2012, a Nintendo lançou💯 uma versão da edição de cor preta norte-americana, incluindo os jogos Wii Sports e Wii Sports Resort em giros grátis de registro sem depósito um💯 único disco, em giros grátis de registro sem depósito vez do jogo New Super Mario Bros. Wii e da trilha sonora de Super Mario Galaxy.[215]
Um💯 Wii mini com Wii Remote
O Wii mini é um versão menor e redesenhada do Wii com uma unidade de disco💯 com carregamento superior. Foi anunciado em giros grátis de registro sem depósito 27 de novembro de 2012 e lançado em giros grátis de registro sem depósito 7 de dezembro de💯 2012 no Canadá com um preço sugerido de US$ 99,99.[216] O sistema foi lançado posteriormente na Europa em giros grátis de registro sem depósito 22💯 de março de 2013[217] e nos Estados Unidos em giros grátis de registro sem depósito 17 de novembro de 2013.[218] Não foi lançado no Japão,💯 Austrália ou Nova Zelândia. Este console não possui suporte à YPbPr (
componente/D-Terminal), S-Video, saída RGB SCART, jogos e acessórios💯 de GameCube, conectividade online, slot para cartão SD e suporte Wi-Fi, e possui apenas uma porta USB, diferente das duas💯 dos modelos anteriores.[219] O lançamento inicial omitiu um jogo incluído, mas Mario Kart Wii foi incluído sem nenhum custo extra💯 a partir de 18 de setembro de 2013 no Canadá,[220] e do lançamento nos Estados Unidos.[221] A Nintendo usou esse💯 console e a série de jogos Nintendo Selects para promover jogos de baixo custo. O Wii mini é estilizado em💯 giros grátis de registro sem depósito preto fosco com uma borda vermelha e inclui um Wii Remote Plus e Nunchuk vermelhos. Também estão incluídos um💯 cabo de áudio e composto, barra de sensores com fio e adaptador de energia.[222]
Console Wii U com o Wii💯 U Gamepad
A Nintendo anunciou o sucessor do Wii, o Wii U, na edição de 2011 da E3.[223] O Wii U💯 possui um controle com uma tela sensível ao toque embutida e produz gráficos em giros grátis de registro sem depósito 1080p; é totalmente compatível com💯 jogos e acessórios do Wii. O Wii Remote, a extensão Nunchuk e o Balance Board são utilizados com os jogos💯 de Wii U, que tem suporte para eles.[224] O Wii U foi lançado em giros grátis de registro sem depósito 18 de novembro de 2012💯 na América do Norte, 30 de novembro de 2012 na Europa, Austrália e Nova Zelândia, 8 de dezembro de 2012💯 no Japão[225] e 26 de novembro de 2013 no Brasil.[226] O Wii U foi descontinuado em giros grátis de registro sem depósito todo o mundo💯 em giros grátis de registro sem depósito 31 de janeiro de 2024.[227]
Referências
programação de apostas on line
ois -seis (inclu,ive)..! você possui 10 ou 11 pesado mas um cartões Face para baixo dos
revendedor são menor que ...
Estratégia🌟 - wikiHow. Wikihow
:
s Super Sport sale totaled 76,055. The Impale had six models : two- and fashion