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Conteúdos

– Lógica interna dos esportes

– Classificação dos esportesObjetivos

– Compreender a lógica interna dos esportes

– Compreender a classificação dos esportes através desoftware trading apostas desportivas gratislógica internaVeja também:

Esportes de precisão

Educação física: 26 planos de aula para o ensino fundamental e médio

Plano de aula – Lutas: explore a capoeira com os alunos

Plano de aula – Basquete: origem, conceitos e regras

1ª Etapa: Início de conversa

O esporte é um fenômeno social que está extremamente difundido nas mídias e assim, mobiliza um grande número de pessoas, movimenta economias nacionais e internacionais, envolvendo instituições públicas e privadas.

Agrega ao consumidor e à sociedade diversos valores, como o cuidado consigo mesmo.

O esporte é uma prática corporal integrante da cultura corporal de movimento, suas modalidades são caracterizadas por competição, regras universais e federações e confederações que organizam a prática esportiva nos níveis regional, estadual, federal e mundial.

Existem inúmeras modalidades esportivas que podem ser classificadas de maneiras diferentes, dependendo dasoftware trading apostas desportivas gratisfinalidade e intenção.

As modalidades esportivas podem ser classificadas de acordo com a lógica interna que está relacionada à organização estrutural do jogosoftware trading apostas desportivas gratissi, à prática que envolve os gestos motores, a relação com o adversário, entre outras.

A divisão entre esportes coletivos e individuais consideram as relações de colaboração.

Nos esportes coletivos é necessária a colaboração de todos os companheiros de equipe para que seja possível certo nível de desempenho dentro da competição, como, por exemplo, o futsal, o vôlei, o beisebol, entre outros.

Já nos esportes individuais, o atleta compete sozinho e seu desempenho só depende de si.

No esporte sempre haverá disputas entre adversários, as relações de oposição configuram a maneira como será essa disputa, divididassoftware trading apostas desportivas gratisduas categorias: a primeira é a relação com interação entre adversários, essa relação é definida dessa maneira porque as ações de um adversário interferem diretamente nas ações do outro, havendo ou não contato físico; a segunda categoria é a de relação sem interação entre adversários, nessa relação não há interferência da ação de um adversário sobre a ação de outro.

2ª Etapa: Roda de conversa e diagnóstico do conhecimento prévio

Nesse primeiro momento da aula os estudantes estarão reunidos para conversar sobre os esportes, retomar o que é esporte e procurar encontrar semelhanças entre modalidades diferentes.

O (A) professor (a) poderá fazer uma dinâmica de início e apresentar esportes desoftware trading apostas desportivas gratispreferência, com auxílio do material que tiver disponível (vídeo, imagem ou simplesmente buscar na memória junto com a turma) e pedir que os educandos digam características semelhantes e diferentes entre os esportes apresentados através de observações feitas.

É importante que o (a) professor (a) não interfira no diálogo com a intenção de dar respostas prontas e deixe que os alunos construam os saberes de forma autônoma.

Os comentários feitos podem ser anotados no quadro para que seja feito um registro coletivo e,software trading apostas desportivas gratisseguida, o (a) professor (a) poderá registrarsoftware trading apostas desportivas gratisseu material pessoal.

Num momento posterior ao desenvolvimento do conteúdo, essa questão será retomada e as respostas dadas nesse primeiro momento poderão ser comparadas.

A sugestão é que sejam apresentados dois esportes de cada tipo, presentes na classificação do livro mencionado acima, que são equivalentes à classificação presente na Base Nacional Currirular Comum.

Por exemplo: natação e levantamento de peso (esportes de marca); skate e ginástica rítmica (esportes técnico-combinatórios); tiro ao alvo e bocha (esportes de precisão); sumô e esgrima (esportes de combate); beisebol e críquete (esportes de campo e taco); squash e voleibol (esportes de rede divisória ou parede de rebote); polo aquático e futebol (esportes de invasão).

3ª Etapa: A classificação dos esportes

Nesse momento, o (a) professor (a) poderá apresentar, de forma expositiva, a classificação dos esportes.

Para compreender os tipos de esporte é importante saber identificar dentro de cada modalidade o que é necessário para efetivar a vitória.

A partir disso, foram agrupados sete tipos diferentes de esportes, três dentro do conjunto de esportes sem interação e quatro dentro do conjunto de esportes com interação de adversário.

Tipos de Esportes

– Conjunto sem interação entre adversários

são os esportes que consideram a comparação entre o alcance de índices, que podem ser mensurados com metros, segundos, quilos, etc.

Uma característica marcante desses esportes é a quebra de recordes.

Exemplos: todas as provas do atletismo, patinação de velocidade, remo, ciclismo, levantamento de peso, natação, etc.

são os esportes que são comparados à beleza estética e o grau de dificuldade dos movimentos executados pelos (as) atletas, de acordo com padrões ou critérios estabelecidos nas regras de cada modalidade.

Exemplos: todas as modalidades de ginástica (acrobática, aeróbica esportiva, artística, rítmica, de trampolim), patinação artística, nado sincronizado, saltos ornamentais, skate, slackline, surf, etc.

nesses esportes é comparado o desempenho de atingir com um objeto algum tipo de alvo estático ousoftware trading apostas desportivas gratismovimento.

A pontaria é a capacidade mais importante nesses esportes.

Exemplos: bocha, croquet, curling, golfe, sinuca, tiro com arco, tiro esportivo, etc.

– Conjunto com interação entre adversários

esses esportes são sempre individuais e têm como objetivo central vencer o oponente através de toques, desequilíbrios, imobilizações, exclusão de determinado espaço, contusões, combinando ações de ataque e defesa.

Exemplo: boxe, esgrima, jiu-jítsu, judô, karatê, sumô, taekwondo, etc.

Esportes de campo e taco

são os esportes nos quais a estratégia de jogo para pontuar requer o ato de rebater a bola o mais longe possível e tentar percorrer no campo a maior quantidade de bases.

Nessas modalidades, os times alternam entre ataque e defesa e, no início do jogo, o time que está defendendo sempre começa com a posse da bola para que a dinâmica do jogo seja possível.

Exemplo: beisebol, brännboll, críquete, lapta, pesapallo, rounders, softbol.

são as modalidades nas quais o objetivo principal é lançar, bater ou arremessar a bola ou objeto de mesma função para a quadra adversária, sobre uma rede ou rebatendo contra uma parede, dificultando interceptação da defesa do adversário para que a bola ou o objeto toque o chão e o ponto seja computado.

Podemos citar como exemplos de esportes com rede divisória o voleibol, vôlei de praia, tênis, badminton, pádel, peteca, sepaktakraw, ringo, ringtennis.

E como exemplos de esportes com parede de rebote, a pelota basca, raquetebol, squash, etc.

Para a disputa desses esportes existem duas equipes que possuem uma meta a ser defendida e a meta do adversário para ser invadida e atacada, a fim de computar pontos.

A transição de ataque para defesa acontece a todo o momento.

A manutenção da posse de bola é de suma importância para a eficiência do ataque e, nesse momento, a defesa deve se posicionar da maneira mais adequada para retomar a posse da bola e passar a atacar.

As metas a serem defendidas e/ou atacadas estão sempre posicionadas nas linhas de fundo dos campos ou quadras retangulares, características desses esportes.

Exemplo: basquetebol, corfebol, floorball, frisbee, futebol, futsal, futebol americano, handebol, hóquei na grama, lacrosse, polo aquático, rúgbi, etc.

4ª Etapa: Prática

Com o intuito de proporcionar o entendimento procedimental sobre o conteúdo trabalhado, o (a) professor (a) poderá sugerir a experimentação de uma modalidade para cada tipo de esporte.

Essa experimentação pode ser feita através de um pequeno circuitosoftware trading apostas desportivas gratisque cada estação represente um tipo de esporte.

Aqui, é importante acentuar que a vivência não será do esporte propriamente dito, devido às características do que se define como esporte e a adaptação necessária para que as atividades possam ocorrer no ambiente escolar.

O circuito pode ser dividido de modo que, a cada 5 ou 7 minutos, as pessoas troquem de estações.

A distribuição de pessoas irá depender da quantidade de estudantes por turma.

Sugerimos que tenha, no mínimo, quatro pessoas por estação.

Se possível, seria ideal que algumas pessoas fizessem o papel de juíz (a),software trading apostas desportivas gratiscada estação, computando pontos, verificando o cumprimento das regras e organizando os jogos.

Esse detalhe evidencia uma característica marcante do esporte e estimula a autonomia da prática nos jovens, além de favorecer a circulação do (a) professor (a) entre as estações, a fim de dar maior suporte para quem precisar.

A intenção é que todo mundo passe pelo menos uma vez por cada estação e as funções de árbitros (as) sejam revezadas entre as pessoas.

O circuito pode ser organizado na quadra ousoftware trading apostas desportivas gratisalgum lugar com maior espaço.

Cones, cordas ou fitas podem auxiliar na demarcação dos espaços.

Antes do início do circuito, o (a) professor (a) poderá passar por cada estação junto com a turma, demonstrando o que irá acontecer nos espaços.

Organizadosoftware trading apostas desportivas gratissete estações, o circuito poderá ter jogos reduzidos de:

1 – Futsal: pode sersoftware trading apostas desportivas gratisum espaço reduzido, porém é importante que tenham duas equipes, dois gols e pelo menos um (a) companheiro (a) e um (a) adversário(a) entre os (as) jogadores(as) para contemplar as características dos esportes de invasão.

2 – Vôlei: pode sersoftware trading apostas desportivas gratisum espaço reduzido, porém é importante que tenham duas equipes, uma rede divisória e pelo menos um (a) companheiro (a) e um (a) adversário (a) entre os (as) jogadores (as) para contemplar as características dos esportes de rede divisória ou parede de rebote.

3 – Saltosoftware trading apostas desportivas gratisdistância:software trading apostas desportivas gratisum espaço reduzido, poderão ser feitas três baterias de salto para cada participante.

Ganha aquele (a) que tiver o maior salto dentre as tentativas.

4 – Taco ou bets: se configura pelo jogo de bets ou taco comum, é demarcado por um espaço retangular para a disputa entre duplas que tentarão cruzar mais vezes o taco para marcar mais pontos no tempo delimitado.

5 – Luta de cócoras: o jogo acontece entre duas pessoas, ambas ficam na posição de cócoras, uma de frenta para a outra, de mãos dadas.

O objetivo é fazer com que o (a) adversário (a) saia dessa posição (fazendo com que toque, além dos pés, alguma outra parte do corpo no chão ou estendendo o joelho) para computar um ponto.

Ao final do tempo sugerido, computa-se a quantidade de pontos de cada pessoa.

6 – Bocha: caso não haja o material próprio da bocha, o jogo poderá ser adaptado com bolas pequenas, como bolas de meia.

É jogado individualmente e, para seu desenrolar, uma bola é lançada no espaço de jogo, os (as) jogadores (as) terão suas próprias bolas cada e o objetivo é jogar as bolas e comparar quem consegue jogar o mais próximo dessa primeira bola que foi jogada por uma pessoa imparcial.

7 – Ginástica rítmica com bambolês: nesse espaço as pessoas irão fazer uma pequena apresentação, uma por vez, das manobras que conseguem fazer com o bambolê, para que, ao final, sejam julgadas e seja definido quem venceu através de critérios estabelecidossoftware trading apostas desportivas gratisgrupo.

Antes de começar as apresentações, as pessoas terão um tempo para conhecerem manobras simples e treinarem até o momento da apresentação.

5ª Etapa: Encerramento do tópico – roda de conversa

Para finalizar o tema, o (a) professor (a) poderá reunir a turmasoftware trading apostas desportivas gratisroda para conversar sobre o que foi ensinado.

Como forma de avaliação, nesse momento, poderá apresentar novamente alguns esportes, como no início da temática, podendo até ser os mesmos, e pedir, novamente, que digam semelhanças e diferenças entre cada um, na tentativa de agrupá-los.

Sobre essas classificações, a lógica de funcionamento dos esportes nos permite perceber que muitos esportes que parecem completamente diferentes, na verdade, possuem muitas semelhanças e o contrário também é verdadeiro.

Esse sistema de classificação possibilitou configurar um "mapa dos esportes", o qual facilita a visualização e compreensão dos "elementos comuns entre as diversas práticas, compreender de forma global como se define quem ganha ou quem perde uma prova ou partida, além de ajudar a entender o que devem fazer os jogadores para poder participar de diferentes modalidades" (GONZÁLEZ; BRACHT, 2012).

Para finalizar, o (a) professor (a) poderá pedir que os estudantes relatem como foi a experiência para cada um a respeito do conteúdo trabalhado, desde a aula expositiva até a vivência prática, assim como colocarsoftware trading apostas desportivas gratispercepção sobre esses momentos.

Materiais Relacionados

1 – Recomenda-se que o (a) professor (a) acesse algum material preliminar para conhecer um pouco mais sobre os sistemas de classificação dos esportes.

2 – Indica-se como leitura inicial a seção de Educação Física da Base Nacional Curricular Comum.Referência: BRASIL.

Ministério da Educação.

Conselho Nacional de Educação.

Base Nacional Curricular Comum.3ª edição.Brasília, 2018.

Acesso em: 30 de jul.2018.

3 – Para aprofundar o assunto, recomenda-se o seguinte livro: GONZÁLEZ, F.J.; BRACHT, V.

Metodologia do ensino dos esportes coletivos.

Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2012.

Arquivos anexados

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