O nosso glossário sobre apostas desportivas
Dirige-se à seção que deseja: Quota Tipo de
apostas desportivas Sites de apostas desportivas Apostas no futebol Outros
termos
Quota
A noção de quota
Em inglês "odds", a quota permite-lhe calcular o proveito
associado com uma aposta. Ela representa o contrário da probabilidade de ocorrência de
um resultado. Quanto mais baixa for a quota, maior é a probabilidade de ocorrer o
resultado :
Quota = 1 / Probabilidade
Os vários tipos de quotas
Quota europeia :
Constitui uma quota num número inteiro ou decimal (ex : 1.5 ou 3). Para calcular o
lucro associado a uma quota europeia, é necessário utilizar a fórmula :
Lucro =
Montante apostado* (Quota-1)
Quota inglesa ou fraccionária : Constitui uma quota em
aplicativo aposta futebol fração (ex : 1/2 ou 2/1). Para calcular o lucro associado a uma quota inglesa, é
necessário utilizar a fórmula seguinte :
Lucro = Montante apostado* Quota
Quota
americana : Consiste numa quota que pode ser representada sob número positivo ou número
negativo (ex : -200 ou 200). As quotas negativas indicam o montante apostado necessário
para um lucro de 100 e as quotas positivas indicam o lucro correspondente a uma aposta
de 100. Para calcular o lucro associado a uma quota americana é necessário utilizar as
seguintes fórmulas :
Lucro = Montante apostado * 100 / (- quota ) para as quotas
negativas
Lucro = Montante apostado * 100 / quota para as quotas positivas
Tipo de
apostas desportivas
Handicap clássico : Sistema que permite nivelar confrontações
desequilibradas retirando pontos ou golos ao favorito. Apostas com handicap podem ser
propostas em aplicativo aposta futebol todos os desportos mas são sobretudo frequentes no rugby e nos
desportos americanos.
Para saber mais
: Sistema que permite nivelar confrontações
desequilibradas retirando pontos ou golos ao favorito. Apostas com handicap podem ser
propostas em aplicativo aposta futebol todos os desportos mas são sobretudo frequentes no rugby e nos
desportos americanos. Para saber mais Handicap asiático : Tipo de handicap com um
funcionamento semelhante ao do Handicap clássico mas com regras especificas. Por
exemplo não é possível apostar num empate.
Para saber mais
: Tipo de handicap com um
funcionamento semelhante ao do Handicap clássico mas com regras especificas. Por
exemplo não é possível apostar num empate. Para saber mais Aposta a longo prazo ("Long
term bet" ou "Outright") : Aposte num acontecimento a longo prazo.
Por exemplo : Quem
ganhará a Liga dos Campeões ?
: Aposte num acontecimento a longo prazo. Por exemplo :
Quem ganhará a Liga dos Campeões ? Aposta ao vivo ("Live bet") : Aposte num
acontecimento a decorrer. As quotas variam fortemente em aplicativo aposta futebol função da evolução do
resultado.
: Aposte num acontecimento a decorrer. As quotas variam fortemente em aplicativo aposta futebol
função da evolução do resultado. Aposta especial ("special bet") : Aposta que não tem
ligação a um resultado de um acontecimento desportivo. As casas de apostas propõem
várias apostas especiais e demonstram bastante imaginação. Tenha cuidado pois é
sobretudo neste tipo de aposta que elas apresentam uma margem elevada.
Por exemplo :
Quem será o próximo treinador do Manchester United ?
: Aposta que não tem ligação a um
resultado de um acontecimento desportivo. As casas de apostas propõem várias apostas
especiais e demonstram bastante imaginação. Tenha cuidado pois é sobretudo neste tipo
de aposta que elas apresentam uma margem elevada. Por exemplo : Quem será o próximo
treinador do Manchester United ? Aposta simples : Uma aposta num só evento com apenas
um prognóstico. No caso de bom prognóstico, o montante apostado é devolvido em aplicativo aposta futebol
conjunto com o lucro determinado pela seguinte fórmula :
Lucro = Montante apostado*
(Quota-1)
No caso de perda da aposta, a casa de apostas fica com o montante apostado.
:
Uma aposta num só evento com apenas um prognóstico. No caso de bom prognóstico, o
montante apostado é devolvido em aplicativo aposta futebol conjunto com o lucro determinado pela seguinte
fórmula : Lucro = Montante apostado* (Quota-1) No caso de perda da aposta, a casa de
apostas fica com o montante apostado. Aposta múltipla : Uma aposta que contêm vários
prognósticos. Todos os prognósticos devem estar correctos para ganhar a aposta. O lucro
é determinado pela combinação das diferentes quotas.
Existem numerosas combinações
possíveis :
Dupla : dois prognósticos. Se os dois prognósticos estiverem correctos, a
aposta é ganha. O montante apostado é devolvido em aplicativo aposta futebol conjunto com o lucro
determinado pela seguinte fórmula :
Lucro = Montante apostado* (( quota jogo 1*quota
jogo 2) -1)
Exemplo Aposta múltipla - dupla
Jogo 1 : Arsenal - Real Madrid, prognóstico
: Arsenal com uma quota 2
Jogo 2 : FC Porto - AC Milão, prognóstico : Empate com quota
3.30
O montante da aposta é 100 euros. A aposta é vencedora se o Arsenal ganha e se o
FC Porto e o AC Milão empatam. Neste caso, o lucro é de 560 euros :
Lucro = 100 * ((2 *
3.3) - 1) = 560 euros
Se um dos prognósticos não se realizar, o montante apostado é
perdido.
Tripla : três prognósticos. Se os três prognósticos estiverem correctos, a
aposta é ganha. Neste caso o montante apostado é devolvido em aplicativo aposta futebol conjunto com o lucro
determinado pela seguinte fórmula :
Lucro = Montante apostado* (( quota jogo 1*quota
jogo 2*quota jogo 3) -1)
O princípio das apostas múltiplas é o mesmo para as
combinações maiores podendo ir até 10 prognósticos simultâneos nas casas de apostas.
Falamos então de acumuladores de X entradas (o X corresponde ao número de
prognósticos).
Aposta múltipla combinada : Envolve vários prognósticos em aplicativo aposta futebol vários
eventos. Contrariamente a uma aposta múltipla clássica, a aposta é ganha logo que
ocorra uma parte dos prognósticos.
Existem numerosas combinações combinadas possíveis :
Clique naquela que lhe interessa para saber mais :
Trixie
Exempo Aposta múltipla
combinada - Trixie
Jogo 1 : FC Chelsea - Inter Milão
Prognóstico : FC Chelsea com uma
quota 2
Prognóstico : FC Chelsea com uma quota 2 Jogo 2 : AC Milão - FC
Barcelona
Prognóstico : Empate com uma quota 3.3
Prognóstico : Empate com uma quota 3.3
Jogo 3 : Leeds Utd - Bayern Munique
Prognóstico : Leeds Utd com uma quota de 2.2
O
montante da aposta é de 100 euros : 25 euros por aposta (existem 4 combinações)
Caso 1
: Nenhum ou apenas um dos prognósticos está certo. Perde o total do montante
apostado.
Caso 2 : 2 prognósticos estão certos : FC Chelsea vence o Inter Milão e Leeds
Utd vence o Bayern Munique. Uma combinação dupla é portanto vencedora. Uma parte do
total apostado é reembolsada junto ao lucro determinado pela seguinte fórmula :
Lucro =
total apostado* 4 ((quota jogo 1*quota jogo 3) -1) - (total apostado/4 * 3)
Lucro = 25
* ((2 * 2.2) - 1) -75 = 10 euros
Caso 3 : Os 3 prognósticos estão certos. As três
combinações duplas são nesse caso vencedoras assim como a combinação tripla. O total
apostado é reembolsado junto ao lucro determinado pela seguinte fórmula :
Lucro = total
apostado/ 4* ((quota jogo 1* quota jogo 2* quota jogo 3) -1) + total apostado / 4*
((quota jogo 1*quota jogo 2) - 1)
+ total apostado / 4 * ((quota jogo 1*quota jogo 3)
-1)
+ total apostado / 4 * ((quota jogo 2*quota jogo 3) -1)
Lucro = 25 * 13.52 + 25 *
5.6 + 25 * 3.4 + 25 * 6.26 = 719.5 euros
Patent
Exemplo Aposta múltipla combinada -
Patent
Jogo 1 : Valência - Real Madrid
Prognóstico : Valência com uma quota
2
Prognóstico : Valência com uma quota 2 Jogo 2 : AC Milão - FC Barcelona
Prognóstico :
Empate com quota 3.30
Prognóstico : Empate com quota 3.30 Jogo 3 : FC Porto - Bayern
Munique
Prognóstico : FC Porto com uma quota 2.2
O montante da aposta é de 70 euros :
10 euros por aposta (existem 4 combinações e 3 simples)
Caso 1 : Nenhum dos
prognósticos está certo. Perde o total do montante apostado.
Caso 2 : Apenas um dos
prognósticos está certo : o Valência vence o Real Madrid. Uma aposta simples é assim
vencedora. Uma parte do total apostado é reembolsada (10 euros) junto ao lucro do
prognóstico vencedor (10 euros). No total, a patent implica uma perda determinada pela
seguinte fórmula :
Perda = total apostado /7 *( (quota jogo 1) -1 ) - (total apostado/7
* 6)
Perda = 10 * (2 - 1) - 60 = 10 - 60 = -50 euros
Caso 3 : 2 prognósticos estão
certos : o Valência vence o Real Madrid e o FC Porto vence o Bayern Munique. Uma
combinação dupla e duas apostas simples são portanto vencedoras. Uma parte do total
apostado é reembolsada junto ao lucro determinado pela seguinte fórmula :
Lucro = total
apostado / 7 * ((quota jogo 1*quota jogo 3) -1)
+ total apostado / 7 * ((quota jogo 1)
-1)
+ total apostado / 7 * ((quota jogo 3) -1)
- (total apostado / 7 * 4)
Lucro = 10 *
((2 * 2.2) - 1) + 10 * (2 - 1) + 10 * (2.2 - 1) - 40 = 16 euros
Caso 4 : Os 3
prognósticos estão certos. A combinação tripla, as três combinações duplas e as quatro
simples são vencedoras. O total apostado é reembolsado junto ao lucro determinado pela
seguinte fórmula :
Lucro = total apostado / 7 * ((quota jogo 1 * quota jogo 2 * quota
jogo 3) -1)
+ total apostado / 7 * ((quota jogo 1*quota jogo 2) -1)
+ total apostado /
7 * ((quota jogo 1*quota jogo 3) -1)
+ total apostado / 7 * ((quota jogo 2*quota jogo
3) -1)
+ total apostado / 7 * ((quota jogo 1) -1)
+ total apostado / 7 * ((quota jogo
2) -1)
+ total apostado / 7 * ((quota jogo 3) -1)
Lucro = 10 * 13.5 + 10 * 5.6 + 10 *
3.4 + 10 * 6.3 + 10 * 1 + 10 * 2.3 + 10 * 1.2 = 332.8 euros
Outras combinações
Exemplo
Apostas múltiplas complexas - Outras combinações
Yankee
Combinação de um acumulador de
4 partes, de quatro triplas e seis duplas, logo 11 apostas no total.
Flag
Combinação de
um acumulador de 4 partes, de quatro triplas, de seis duplas e de quatro simples, logo
15 apostas no total.
Super Yankee ou Canadian
Combinação de um acumulador de 5 partes,
de cinco acumuladores 4 partes, de dez triplas e dez duplas, logo 26 apostas no
total.
Heinz
Combinação de um acumulador de 6 partes, de seis acumuladores 5 partes, de
quinze acumuladores de 4 partes, de vinte triplas e quinze duplas, logo 57 apostas no
total.
Super Heinz
Combinação de um acumulador de 7 partes, de sete acumuladores 6
partes, de vinte e um acumuladores de 5 partes, de trinta e cinco acumuladores de 4
partes, de trinta e cinco triplas e vinte e uma duplas, logo 120 apostas no
total.
Goliath
Combinação de um acumulador de 8 partes, de oito acumuladores 7 partes,
de vinte e oito acumuladores de 6 partes, de cinquenta e seis acumuladores de 5 partes,
de setenta acumuladores de 4 partes, de cinquenta e seis triplas e vinte e oito duplas,
portanto 247 apostas no total.
Sites de apostas desportivas
Bookmaker (casa ou agente
de apostas) : Um bookmaker é uma sociedade cuja actividade é propor apostas,
principalmente em aplicativo aposta futebol eventos desportivos.
: Um bookmaker é uma sociedade cuja
actividade é propor apostas, principalmente em aplicativo aposta futebol eventos desportivos. Betting
Exchange (Intercâmbio de apostas) : Um Intercâmbio de apostas é um site no qual os
apostadores trocam apostas de forma anónima. O Intercâmbio de apostas intervém apenas
tomando uma comissão dos ganhos dos apostadores. Esta comissão está na ordem dos 2 a
5%.
Para saber mais
Spread Betting : Casas de apostas especializadas em aplicativo aposta futebol apostas
levando a um número total de ações num encontro desportivo. O apostador prognóstica que
este total estará situado abaixo ou acima de um certo nível.
Para saber mais
Apostas no
futebol
Golos pares/impares ("Goal odds"/ "even") : Aposte em aplicativo aposta futebol que o total de golos
é número par ou impar num jogo de futebol.
: Aposte em aplicativo aposta futebol que o total de golos é
número par ou impar num jogo de futebol. Dupla possibilidade : Uma só aposta mas dois
prognósticos no mesmo evento. Por exemplo : aposte numa vitória em aplicativo aposta futebol casa ou empate
num encontro de futebol. A aposta é ganha em aplicativo aposta futebol caso de vitória em aplicativo aposta futebol casa ou
empate.
: Uma só aposta mas dois prognósticos no mesmo evento. Por exemplo : aposte
numa vitória em aplicativo aposta futebol casa ou empate num encontro de futebol. A aposta é ganha em aplicativo aposta futebol
caso de vitória em aplicativo aposta futebol casa ou empate. Intervalo (Halftime) : Aposte no resultado do
jogo ao intervalo.
: Aposte no resultado do jogo ao intervalo. Intervalo / Resultado
final (Halftime/Fulltime) : Aposte o resultado de um encontro ao intervalo e no final
do jogo. A aposta só é ganha se ambos os prognósticos estiverem correctos.
Por exemplo
: Jogo de futebol entre Benfica e Belenenses
As apostas podem ser feitas da seguinte
forma :
1/1 (O Benfica ganha ao intervalo e ganha o jogo)
N/1 (Empate ao intervalo e
vitória final do Benfica)
N/N (Empate ao intervalo e no final do jogo)
2/1 (O
Belenenses ganha ao intervalo e o Benfica ganha o jogo)
: Aposte o resultado de um
encontro ao intervalo e no final do jogo. A aposta só é ganha se ambos os prognósticos
estiverem correctos. Por exemplo : Jogo de futebol entre Benfica e Belenenses As
apostas podem ser feitas da seguinte forma : 1/1 (O Benfica ganha ao intervalo e ganha
o jogo) N/1 (Empate ao intervalo e vitória final do Benfica) N/N (Empate ao intervalo e
no final do jogo) 2/1 (O Belenenses ganha ao intervalo e o Benfica ganha o jogo)
Maior/Menor (Over/Under) : Apostas sobre o total dos golos num jogo de futebol. Apostar
"Over" significa apostar em aplicativo aposta futebol mais do que um certo número de golos e apostar "Under"
significa apostar em aplicativo aposta futebol menos de um certo número de golos.
Por exemplo : em aplicativo aposta futebol
futebol propõe-se over/under 2.5 golos. Uma aposta under é vencedora se forem marcados
dois golos no máximo e perdedora se 3 golos ou mais forem marcados durante o
encontro.
As over/under são também propostas noutros desportos como por exemplo no
basquetebol.
: Apostas sobre o total dos golos num jogo de futebol. Apostar "Over"
significa apostar em aplicativo aposta futebol mais do que um certo número de golos e apostar "Under"
significa apostar em aplicativo aposta futebol menos de um certo número de golos. Por exemplo : em aplicativo aposta futebol
futebol propõe-se over/under 2.5 golos. Uma aposta under é vencedora se forem marcados
dois golos no máximo e perdedora se 3 golos ou mais forem marcados durante o encontro.
As over/under são também propostas noutros desportos como por exemplo no basquetebol.
Próximo golo (Next goal) : Aposte na equipa que vai marcar o próximo golo. É também
possível apostar em aplicativo aposta futebol "no goal" (não haverá mais golos marcados).
: Aposte na equipa
que vai marcar o próximo golo. É também possível apostar em aplicativo aposta futebol "no goal" (não haverá
mais golos marcados). Resultado exacto (Correct Score) : Aposte sobre o resultado final
exacto de um encontro.
Outros termos
Back : Compra de uma aposta no Intercâmbio de
apostas.
: Compra de uma aposta no Intercâmbio de apostas. Lay : Venda de uma aposta no
Intercâmbio de apostas.
: Venda de uma aposta no Intercâmbio de apostas. Margem : A
margem da casa de apostas corresponde à remuneração que ela recebe num evento para o
qual propõe uma aposta. Esta remuneração exprime-se numa percentagem do montante
apostado e situa-se normalmente entre os 9 e 15%.
Calcula-se com a seguinte fórmula
:
Margem = (1/Quota 1 + 1/Quota 2 +... + 1/Quota n) - 1
Exemplo : Cálculo de margem da
casa de apostas : Jogo de Futebol Benfica - Boavista
As quotas são as seguintes
:
Benfica Empate Boavista 1.9 3.5 3.2
Margem = (1 / quota Benfica) + (1 / quota empate)
+ (1 / quota Boavista) - 1
Margem = (1/1.9 + 1/3.5 + 1/3.2) - 1 = 0.1245 logo 12.45 %
A
remuneração da casa de apostas neste jogo de futebol é portanto 12.45% do total
apostado pelos apostadores.
Stake : Montante apostado.
: Montante apostado.
Probabilidade : A percentagem que representa as possibilidades de um participante
vencer numa competição.
: A percentagem que representa as possibilidades de um
participante vencer numa competição. Underdog : Um jogador ou uma equipa que tem poucas
probabilidades de ganhar um encontro ou numa competição desportiva. A aplicativo aposta futebol quota é
elevada.
Outros temas