Contudo, as primeiras armas de combate só foram criadas com o surgimento dos metais, sendo empregadas, inicialmente, por chefes de tribos.
Atualmente, a esgrima possui três modalidades baseadas nos nomes das armas usadas.
Mas, antes de conhecê-las é importante saber um pouco da história do esporte de "espadas".
No início do século XII é que a esgrima começou a ganhar espaço como luta de defesa.
A partir do século XVI, na França, nos tempos do rei Henrique VIII, os nobres começavam a frequentar as salas de armas do rei.
Com isso, o rei ordenou a formação de uma corporação de todos os mestres de armas, no qual estes ensinavam as primeiras noções teóricas do esporte aos outros jovens da nobreza.
Nesse mesmo período, na Espanha, esgrimistas de uma escola ganharam fama na Europa pelo domínio que tinham com as espadas.
Ao longo dos anos, a esgrima foi tomando forma até chegar ao modelo que é visto hoje.
Os equipamentos passaram por transformações, pois foram implantadas luvas, punhais, máscaras, coletes, usados pelos mestres antes, e o florete, primeira espada criada.
A Espanha foi o país responsável pela criação da florete.
A origem da espada difundiu novas regras, além de criar um novo formato de luta.
Dessa forma, a esgrima chegou até outros países, como a Itália, onde surgiram os primeiros estudos do esporte e definição das regras.
O formato atual foi definido no país a partir de 1852, quando o golpe de ponta se tornou o golpe principal.
No início do século XVIII, as lâminas das armas ficaram mais curtas e as defesas mais eficazes.
Além disso, o uso da perna passou a ser aceito no duelo, tornando os golpes mais completos e eficazes.
Já no fim do século, para evitar ferimentos no olhos, durante os treinos, nasceram as primeiras convenções da esgrima.
Entre as regras estabelecidas, uma delas era a proibição do ataque simultâneo entre esgrimistas.
Isto quer dizer que, se um deles atacasse, o adversário primeiro teria que se defender para só depois voltar a atacar.
Em meio a todas essas transformações e descobertas, a esgrima perdeu asoftware trading apostas desportivas gratiscaracterística bélica, ou seja de conflitos, ficando restrita somente para práticas esportivas.
A esgrima possui três modalidades, isto é, a luta pode ser disputada com o uso de três armas: sabre, espada e florete.
Confira as principais características de cada uma:
Sabre: é uma arma leve e rápida.
Nessa modalidade é permitido ao esgrimista tocar o seu adversário com a ponta ou com a lateral da lâmina.
A superfície válida para o toque compreende cabeça, tronco e membros superiores, com exceção das mãos.
A sabre mede 0,88 m e pesa 500 g;
Espada: diferente da esgrima com uso do florete, na espada o esgrimista só pode golpear com a ponta da arma.
Além disso, o competidor pode tocar qualquer área do corpo do adversário e os oponentes podem marcar toques simultâneos.
A espada mede 0,90 m e pesa 770 g, sendo a arma mais utilizada nos duelos dos séculos XIX e XX;
Florete: como foi possível estudar no tópico anterior, a florete foi a primeira arma desenvolvida para a prática da esgrima, portanto, essa modalidade é a forma mais pura do esporte, sendo também a mais difícil das armas.
O objetivo é fazer pontos exclusivamente através de golpes de ponta sobre a superfície válida do adversário que, nesse caso, é apenas o tronco.
Por ser uma arma mais leve, a modalidade se apresenta como uma técnica de extrema elegância.
A florete pesa 500 g e mede 0,90 m.
Competição de esgrima.(Foto: Wikimedia)
Esgrimasoftware trading apostas desportivas gratiscadeira de rodas
Já países como a Ásia e o leste da Europa reúnem diversos medalhistas mundiais.
A modalidade só pode ser disputada entre pessoas com deficiência locomotora.
Na competição, as pistas medem 4 m de comprimento por 1,5 m de largura e as cadeiras de rodas ficam fixas ao chão, que é antiderrapante.
Se um dos esgrimistas mover a cadeira, o combate é suspenso e somente é retornado com a posição correta das cadeiras.
Assim como na esgrima tradicional, há duelos de florete, espada e sabre.
Para cada prova há uma proteção específica para o competidor.
Além disso, a esgrimasoftware trading apostas desportivas gratiscadeira de rodas é realizada de forma individual, com quatro minutos de duração no máximo, vencendo o esgrimista que fizer cinco pontos primeiro, e nas competições por equipe, vencendo o grupo que marcar 45 pontos ao final do combate.
Na esgrima tradicional, a competição acontecesoftware trading apostas desportivas gratisum pista que mede 14 m de comprimento por 2 m de largura, compreendendo duas fases: a classificatória e a eliminatória.
Na primeira fase, a disputa é realizada entre todos os atletas até um deles conseguir marcar 5 pontos.
Já na fase eliminatória, a disputa é feita num intervalo de três saltos com três minutos cada.
Existe uma pausa de um minuto para cada salto realizado.
Vence a disputa o esgrimista que tiver mais pontos, chegando a um total de 15.
A pontuação é registrada de forma eletrônica, pois as roupas usadas pelos esgrimistas possuem sensores que realizam a contagem.