esporte clube independente além paraíba (atual Ibiapina) que disputa em campeonatos amadores, o clube possui a maior torcida do interior.
A Associação Esportiva São Jorge de Assu, é uma entidade esportivo independente que visa a promoção do profissionalismo futebol em todo o estado do Rio Grande do Norte.
A Associação Esportiva São Sebastião de Assu, também é conhecida como Associação Esportiva São Sebastião de São José do Ribatejo, por ser o principal clube do estado.
Seus principais estádios são o estádio do Ibiapina, o Estádio São José, o Estádio Alfredo Volpato, o Estádio José da Penha e o Estádio do
José Roberto Taques.
Suas principais rivais estão as equipes do Colégio Estadual São José, do Ateneu Foro, do Colégio João Ramalho, do Ateneu Icapuí, do Colégio João Ramalho e o Colégio Alvares Penteado.
Atualmente, o clube não está presente em competições esportivas, mas atua principalmente nos campeonatos estaduais do interior, estadual e a região leste.
Seu estádio está sendo reformado de acordo com normas do Conselho Municipal de Esportes em convênio com o Sistema de Radiação Nitropaulo de Assu que foi inaugurado em 2000.
Para mais informações, ver abaixo: Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua a passagem
de cada equipe para as quartas de final e para a Copa Sul-Americana de Futebol.
O é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.
Localiza-se no Leste do Estado, e está situado no Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O município surgiu como distrito do povoado de Bom Jesus dos Santos, em 15 de outubro de 1958.
Suas terras pertenciam ao pioneiro João Batista Alves de Souza Júnior e seu pai Manoel da Silva Alves da Silva, que vieram as terras e o vendeu para João Pinto de Lima.
Dois anos após seu falecimento, a mesma adquiriu o terreno para
a construção de um centro comercial e agrícola.
Este centro comercial funcionava como um acampamento para as tropas do Estado; ainda se chamava Vila Olímpia, local muito conhecido por estar situado uma pequena distância na antiga Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).
A povoação da localidade teve seu desenvolvimento súbito e grande a partir de meados da década de 90 quando foi erguida a Casa de Saúde.
Em 30 de novembro de 1999, com a emancipação como distrito, o povoado começou a ser incluído do distrito de Bom Jesus, juntamente com o município de Passos.Já assim, o nome
do município teve seu nascimento na língua tupi – "î'tá'i" ("peixe").
Seu território possui características de um povoado, sendo o principal ponto de interesse do clima de suas terras.
Também é possível encontrar a Gruta do São Sebastião, na região do Riacho São Francisco, uma das duas maiores Gruta do Mundo, com 50 metros da cachoeira do Capivari.
Foi criado pelo decreto nº 10.
372, de 8 de fevereiro de 1963, desmembrado do município de Passos, como distrito do Município de Bom Jesus do Ibiapina.
Com a emancipação de Bom Jesus do Ibiapina a sede do município foi transferida para o
lugar novo de Passos.
Assim, passou a contar com duas casas de comércio.
Um foi inaugurado em 1962 com duas salas de espera destinadas aos funcionários e uma foi aberta ao público em 1974 em uma loja.
O outro espaço funcionava desde 1979, quando foi reaberto, tendo uma estação a cada oito meses e um estacionamento (a partir de 1982).
Em 2008 o município passou a contar com um cinema municipal, onde se destaca o Cine Altino Arantes Trindade, inaugurado em 2008.
Atualmente o clube de futebol amador de Bom Jesus do Ibiapina é o Ibiapina Atlético.De acordo com
dados do Instituto de Meteorologia (INMET), referentes desde 1973 a 1976, a menor temperatura registrada em Conceição do Sapucaí ocorreu de em 20 de junho de 1966, e a maior atingiu em 4 de março de 2015, em 17 de março de 2015.
A maior acumulado de precipitação em 24 horas foi de milímetros (mm) em 8 de dezembro de 2015.
Outros grandes acumulados iguais ou superiores a foram em 17 de março de 1996, em 3 de janeiro de 1983, em 18 de dezembro de 1966, em 21 de novembro de 1997, em 21 de dezembro de 2002 e
em 23 de abril de 2002.
Janeiro de 1973, com, foi o mês de maior precipitação.
Já em outubro de 2003, com, foi o mês de maior precipitação.
A cidade está no Cinturão Verde da Bacia do Rio Sapucaí, em meio à Bacia Sucuriú.
O clima de Bom Jesus do Ibiapina apresenta as seguintes características: O relevo central do município abrange duas áreas distintas: a porção litoral de Conceição do Sapucaí em direção ao sul e a porção de seus afluentes, dentro da área de abrangência do bioma da Mata Atlântica.
O ponto central, caracterizado pelo relevo montanhoso e pelo
fato de se tratar de um cinturão vegetal, apresenta grande quantidade de formações vegetais, principalmente gramíneas.
O Planalto de Desenvolvimento do Estado é muito acidentado, com diversas partes montanhosas ou depressões no município, com vales