Lacrosse O que é o lacrosse (esporte):
Lacrosse é um esporte praticado entre equipes, bastante popular na América do Norte, principalmente ♣ nos Estados Unidos e Canadá.
A principal particularidade deste esporte é o uso de bastões com uma espécie de cesto em ♣ uma das extremidades, onde os jogadores devem carregar a bola durante o jogo.
O objetivo do lacrosse é marcar o máximo ♣ possível de gols no time adversário.
Para isso, cada equipe deve atingir, com o uso do bastão (chamado de crosse), uma ♣ pequena e sólida bola em direção ao interior do gol rival.
Atualmente, o lacrosse é praticado tanto por pessoas do gênero ♣ masculino e feminino, mas inicialmente era considerado um jogo predominantemente de homens.
No Canadá, um dos países onde o lacrosse é ♣ mais popular, este passou a ser considerado o esporte nacional oficial do verão.
Existem diferentes modalidades de lacrosse, sendo os principais: ♣ Field lacrosse, Box lacrosse, Intercrosse e o Lacrosse feminino.
O lacrosse é um esporte de impacto (principalmente na versão masculina), por ♣ isso também é essencial o uso de equipamento de proteção corporal, assim como no hóquei ou futebol americano.
Como surgiu o ♣ Lacrosse
O lacrosse é considerado um dos esportes de origem norte-americana mais antigos que ainda é praticado.
Originalmente criado pelos os iroqueses, ♣ – uma tribo indígena que habitava a atual América do Norte - estima-se que as raízes deste esporte tenham surgido ♣ por volta do século XII.
Conhecido por baaga'adowe entre os iroqueses, este esporte era inicialmente considerado um ritual de bravura e ♣ glória entre os guerreiros indígenas.
O baaga'adowe era, em muitos casos, usado como método para solucionar disputas entre as tribos.
O lacrosse ♣ praticado pelos iroqueses não tinha um conjunto de regras específico, sendo que os times podiam ter desde uma dezena de ♣ guerreiros até milhares.
As dimensões do campo também eram irregulares e os jogos podiam durar vários dias.
Baaga'adowe ou Baggataway possui uma ♣ tradução similar a expressão "bater com algo", uma referência ao modo como o lacrosse é jogado.
O nome contemporâneo deste jogo, ♣ no entanto, foi criado pelos franceses.
O explorador e missionário francês Jean de Brébeuf, após ter tido contato com o baaga'adowe, ♣ descreveu-o como La Croix, expressão que na língua francesa significa "a cruz".
Brébeuf achou os bastões utilizados pelos indígenas para jogar ♣ o Baaga'adowe bastante similares aos cajados usados pelos bispos católicos.
Por este motivo, o jogo passou a ser chamado de la ♣ croix pelos franceses, inicialmente.
Regras do Lacrosse
Cada estilo de lacrosse possui as suas regras particulares, variando desde as dimensões do campo, ♣ a quantidade mínima de jogadores, entre outras situações.
Por este motivo, o competidor deve conhecer as normas específicas desenvolvidas pela liga ♣ ou confederação que está participando.
No caso do Field Lacrosse, considerado o estilo tradicional deste jogo, as regras são as seguintes:
10 ♣ jogadores em cada time (na versão feminina são 12 jogadoras, por norma);
A duração total do jogo é de 80 minutos ♣ (4 períodos de 20 minutos cada);
No Field Lacrosse o campo mede 100m x 55m, enquanto que as balizas (traves) devem ♣ ter 1,80m x 1,80m;
Na versão masculina é permitido o bodychecking (contato físico), mas não no lacrosse feminino;
Assim como em outros ♣ jogos do gênero, existem três principais penalidades: falta técnica, falta pessoal e falta de expulsão.
O movimento de bola deve ser ♣ exclusivamente feito com o auxílio dos bastões (crosses), ou seja, as mãos não devem tocar na bola.
Lembrando que estas são ♣ as regras-padrão para o Field Lacrosse.
O Box Lacrosse (bastante popular no Canadá, por exemplo), possui normas e padrões distintos.
A principal ♣ particularidade do Box Lacrosse é o fato de ser jogado indoor, em um campo menor do que o do Field ♣ Lacrosse, sendo usada normalmente uma arena de hóquei com grama sintética.