esporte com vara de prata do Brasil.
Os seus pais, a senhora Maria José Ferreira Lima Lima Lima, deram os seus primeiros passos em Minas Gerais e na cidade de Belo Horizonte, onde fez a dia de sorte bolão caixa estreia em 1954 com o programa "O Exílio", apresentado por Celso Zuhr e Flávio Marques.
Em 1955 transferiu-se para Belo Horizonte, onde iniciou as atividades da Escola de Administração Municipal (atual Escola de Direito da Capital Federal).
Sua primeira formação foi de formado pelo Departamento de Educação Pública do Instituto de Ensino (IEE), que havia sido fundada em 1962.
Nos anos seguintes passou a
residir em Belo Horizonte, com o propósito de servir como promotor público da cidade.
Posteriormente, no final da década de 1960, participou da fundação do Instituto Teórico de Educação (ITE) e do Instituto de Artes Dramáticas (IATA).
Teve como primeira diretor o professor José Carlos Rocha Santos, e nesse mesmo ano foi eleito membro da Academia Mineira de Letras.
Ainda em Belo Horizonte, foi fundador do Teatro Nacional de Teatro (atual Teatro Arthur Silva), na Rua Santa Ana, no bairro da Glória em direção ao Centro Médico Nossa Senhora do Carmo.
Trabalhou como diretor do Teatro Brasileiro de Comédia, no
Teatro Castro Alves, no Cine Teatro Dr.
Manoel de Oliveira e na Companhia do Teatro "A Comédia" no Teatro São Caetano (atual Cia Rio Branco).
Foi contratado por Flávio Marques como promotor público da cidade.
Em seguida teve passagem pelo Rio de Janeiro.
Nessa cidade passou a exercer seu primeiro cargo público em 1955.
Depois continuou como promotor público no Rio de Janeiro, assumindo posteriormente a titularidade a partir de 1962, de onde assumiu a direção.
No final de 1965 comandou o IE, de caráter religioso, em São Paulo.
Nesse mesmo ano lançou o projeto "O Exílio", idealizado por Celso
Zuhr, tendo como objetivo ampliar a participação popular, no Rio de Janeiro (atual Niterói) e em Brasília (atual Brasília).
No mesmo ano, dirigiu o Teatro da Caixa Econômica Federal (CEF).
Ainda no início da década de 1970, foi colaborador assíduo de Carlos Nascimento nos jornais "O Estado de S.
Paulo", "Diário de Minas" (1967-1968, com textos também de Celso Zuhr e de seu amigo Silvio Romero), e nos principais diários brasileiros:"Correio Brasiliense" e "Estado de S.
Paulo" (1970-1971) e ainda no "Correio Braziliense" (1974-1977), "Folha de S.
Paulo", "Correio Braziliense" (1977) e "O Estado de S.
Paulo" (1979-1980), o que
lhe valeu seu indicação para ocupar "Prêmio Tasso Calmon", da Sociedade Brasileira de Críticos Teatrais.
Sua estreia no cinema ocorreu como diretor com um roteiro do premiado "A Noiva do Café" (1951), filme de Walter Salles.
De lá atuou ainda em vários premiados como diretor com a "Ensaio sobre Orebro da Manhã", com Carlos de Almeida Braga, dirigida por Walter Salles.
Ainda em 1968, retornou ao Rio de Janeiro para apresentar seu primeiro longa-metragem, "A Canção do Meu Bem-Posto", produzido e protagonizado por Paulo Rangel, com a colaboração do ator José de Carvalho.
A obra, considerada "um dos grandes feitos
artísticos do cinema nacional", foi a primeira produção de Paulo Rangel ao ser apresentada em meio a festivais do país, com o enredo "A paixão do samba que o Rio de Janeiro faz com samba".
Posteriormente, o filme foi transformado em espetáculo nacional pela TVE Brasil e pela Globo Brasília, e foi exibido como espetáculo com o "Prêmio Tasso Calmon" no ano de 1971.
Com a morte do ator, retornou à Globo de Ouro, com o filme "Fado, a Morte da Cidade", premiado pela Federação Paulista de Críticos de Arte.
Em 1971 estreou no Rio de Janeiro o filme "A
Volta ao Rio de Janeiro", vencedor do Prêmio Especial.
Em 1972, atuou ao lado de nomes como Carlos Nascimento, Antônio Fagundes, Luiz Carlos Jobim, Francisco Bustamante, Jorge Guinle, Sérgio Reis, Herval Rossano, Arthur Aguiar, Francisco José dos Santos e outros.
Em 1971 foi um dos coordenadores da montagem da peça "A Ponte da Barca", de Gilberto Freyre.
No dia 30 de dezembro de 1971, estreou com "A Volta ao Rio", premiado também pela Federação Paulista de Críticos de Arte.
Ainda em 1971, protagonizou o humorístico "O Casamento no Espaço".
Em 1972 foi novamente convidado, desta vez para fazer uma longa-metragem
de Carlos Nascimento.
No dia 30 de janeiro de 1973, foi convidado para participar no Festival de Cinema do Rio de Janeiro (FDN), na cidade do Rio de Janeiro.
Em comemoração de dez anos de dia de sorte bolão caixa atuação como diretor participou de um jantar com seus conterrâneos.
Nos mesmos ensaios, realizado no Centro Cultural de Pernambuco em dezembro de 1973, conheceu o então diretor José Maria da Silva Faria Lima.
Em agosto de 1973, o casal teve um filho,