Símbolo do Sport Lisboa e Benfica em 1908, ano da fusão dos dois clubes que lhe deram origem.
A história do 👌 Sport Lisboa e Benfica está intimamente ligada à história de dois clubes: o Sport Lisboa e o Sport Clube de 👌 Benfica.
A fusão dos mesmos deu-se em setembro de 1908,[1] durante a presidência de João José Pires, que passou do cargo 👌 no Sport Clube de Benfica para o recém-unificado Sport Lisboa e Benfica.[2][3]
Nas suas vitrines conta com trinta e oito campeonatos 👌 de Liga, vinte e seis Taças de Portugal, sete Taças da Liga e oito Supertaças, fazendo-lhe o segundo conjunto mais 👌 vencedor de Portugal, atrás do FC Porto, com duas Liga dos Campeões da UEFA e uma Taça Latina.
Cosme Damião
Emblema do 👌 Sport Lisboa (1904).
Ata da Fundação, cuja escrita se atribui a Cosme Damião, apesar de não estar assinada por este.
Equipa de 👌 futebol do Sport Lisboa no ano de 1905, quando jogou as primeiras partidas oficiais.
As origens remontam a dezembro de 1903, 👌 quando foram realizados dois desafios entre a Associação do Bem e o Grupo dos Catataus, ambos os grupos na génese 👌 do Sport Lisboa.
O segundo jogo teria sido ganho, por 1-0, pela Associação do Bem, quando anteriormente num primeiro desafio havia 👌 perdido por 1-0.
Os dois desafios foram disputados nas Salésias e no final do segundo jogo celebrou-se a vitória numa cervejaria 👌 em frente à Farmácia Franco.
Dessa festa partiu a ideia dos jogadores se reunirem em clube, o que foi discutido posteriormente.
O 👌 Grupo dos Catataus (entre eles José Rosa Rodrigues) e a Associação do Bem (entre eles Cosme Damião) fundada em 31 👌 de Julho de 1903 tinha por fins a beneficência, solidariedade, jogos, aula de esgrima, festas e reuniões,[4] sendo também frequentadas 👌 por alunos da Casa Pia.
Esta ligação seria meses mais tarde utilizada para recrutar alguns alunos para jogarem no Sport Lisboa, 👌 formando com eles acordos que não iam além da promessa verbal de pagamento das passagens de elétrico ou comboio, embora 👌 ocasionalmente os brindasse com uns pratinhos de iscas com batatas.[4]
Em 28 de Fevereiro de 1904, um grupo de 24 ex-alunos 👌 da Casa Pia de Lisboa, de onde se destacava a figura de Cosme Damião, cria nas traseiras da Farmácia Franco, 👌 na zona aristocrática de Belém, o novo clube com uma única secção, a de futebol.
[5][6][7][8] Houve uma hesitação no nome: 👌 Sport Lisbonense de Lisboa ou Sport Lisboa, tendo sido escolhida a última designação.
[9] Nessa reunião histórica, ficaria definido que o 👌 recém-criado clube jogaria de vermelho e branco (simbolizavam a bravura e a paz), tomando por emblema uma águia (simbolizava a 👌 elevação das aspirações do clube) e o moto em latim "E Pluribus Unum",[10] que significa de muitos, um!, ou seja, 👌 a união entre os associados e o espírito de família que caracterizou a criação do Clube.
[11][12] A aclamada reunião foi 👌 realizada na Farmácia propriedade do 1.
º Conde do Restelo, Pedro Augusto Franco, e que havia sido Presidente da Câmara Municipal 👌 de Belém, Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.[13]
É importante realçar que Cosme Damião, a quem se atribuiu a 👌 autoria da ata, não consta no documento o seu nome nem a app de jogo de futebol que ganha dinheiro assinatura.
Apesar deste facto, este viria a tornar-se 👌 o principal impulsionador nas primeiras décadas da vida do novo Clube como secretário, jogador, capitão, e treinador.[14][15]
A 1 de Janeiro 👌 de 1905, o Sport Lisboa realizou o primeiro jogo de futebol «formal», contra o Campo de Ourique.
O treinador foi Manuel 👌 Gourlade e a vitória, por 1-0, acabou por sorrir ao Sport Lisboa.[16]
Em 10 de Fevereiro de 1907, no campo da 👌 Quinta Nova, em Carcavelos, o Sport Lisboa venceu, por 2 a 1, os "mestres ingleses" do Carcavellos Club, invictos durante 👌 nove anos.
[11] Este resultado contribuiu para aumentar a estima pelo clube e atrair mais adeptos.
Em 24 de Novembro de 1907, 👌 o Sport Lisboa atuou pela primeira vez na Feiteira, campo do Sport Clube Benfica, considerado na altura campo neutro.
Nesse encontro, 👌 a contar para o Regional de Lisboa, o Internacional (CIF) perderia, por 1-0.
O Sport Lisboa, estando a passar por uma 👌 complexa situação financeira, e sem dispor de campo próprio (nos primeiros tempos foi alugado o campo das Terras do Desembargador), 👌 viu em 1907, oito dos seus jogadores (sete da 1.
ª categoria e um da 2.
ª categoria) passarem para o mais 👌 abastado Sporting Clube de Portugal.
Cosme Damião e Marcolino Bragança foram a «alma» da resistência, tendo inclusive Marcolino Bragança perdido o 👌 ano no Liceu, decidindo ficar e apostar na continuidade do clube.
[9][17] A equipa de reserva passou a ser a equipa 👌 de primeira categoria do Sport Lisboa e o primeiro derby realizou-se no dia 1 de Dezembro de 1907 com uma 👌 vitória do Sporting Clube de Portugal por 2-1, com um golo de Corga para o Sport Lisboa e um golo 👌 de Cândido Rodrigues, e um auto-golo de Cosme Damião para o Sporting Clube de Portugal.
Em setembro de 1908, devido às 👌 extremas dificuldades financeiras que atravessava, o Sport Lisboa aprovou a app de jogo de futebol que ganha dinheiro fusão com o Sport Clube de Benfica, sendo absorvido 👌 por este.[16][18]
Sport Clube de Benfica [ editar | editar código-fonte ]
Em 26 de Julho de 1906, foi fundado um outro 👌 clube em Lisboa, denominado Grupo Sport Benfica, com José Duarte como Presidente e que contou desde logo com a adesão 👌 de 15 associados, entre eles Luís Carlos de Faria Leal.[16][19]
Primeiro emblema do Grupo Sport Benfica em 1906.
Em 26 Maio de 👌 1907 esse mesmo clube tomou oficialmente posse do terreno da Quinta da Feiteira, propriedade de César de Figueiredo, ficando deste 👌 modo o Grupo Sport de Benfica a dispor de um espaço para organizar festas e atividades desportivas, tal como para 👌 jogos de futebol.
Este clube, era no entanto, especialmente virado para a prática de velocipedismo (ciclismo e daí a roda como 👌 símbolo), mas também para a prática de pedestrianismo (atletismo).[19]
No seu primeiro aniversário que se prolongou por três fins de semana 👌 em julho de 1907, a revista de desportos "Tiro e Sport", dedicou uma página inteira às festividades que reuniram muitos 👌 atletas e espetadores de Lisboa e arredores na Quinta da Feiteira.
Foram desenroladas competições de ciclismo, atletismo, salto em altura, lançamento 👌 do peso, corrida de sacos e luta de tração à corda.[20]
Meses depois, em Março de 1908, o Grupo Sport Benfica 👌 muda o nome para Sport Clube de Benfica.
[19] João José Pires, Presidente desta instituição, será o primeiro Presidente do Sport 👌 Lisboa e Benfica em 1908.[3]
Luís Carlos de Faria Leal desfilará em 1954 na inauguração do Estádio da Luz, como sócio 👌 nº 01, acompanhado por António Sobral Júnior e Luís Joaquim Gato, sendo que todos faziam parte da estrutura inicial do 👌 Sport Clube de Benfica.[21]
Sport Lisboa e Benfica [ editar | editar código-fonte ]
Extracto da acta de 4 de Setembro de 👌 1908, onde Félix Bermudes alvitra o nome do clube.
Primeiros artigos que determinaram a absorção do Sport Lisboa pelo Sport Clube 👌 de Benfica em 1908.
Devido às diversas dificuldades atravessadas pelo Sport Lisboa foi decidido unirem-se, em 4 de Setembro de 1908, 👌 ao Sport Clube Benfica.
Em assembleia geral do Sport Clube de Benfica, é decidida a fusão entre o Sport Lisboa e 👌 o Sport Clube de Benfica.
[22] Manteve-se como novo Presidente o do Sport Clube de Benfica.
Destacaram-se na negociação Cosme Damião e 👌 Félix Bermudes, do Sport Lisboa, e Luís Carlos de Faria Leal, António dos Santos Sobral, Alexandre Luiz da Silva, António 👌 Alberto Marques, e António Freire Sobral, em sessão presidida por João José Pires, todos do Sport Clube de Benfica.
[17] O 👌 Sport Lisboa cedeu todos os jogadores, cores, símbolo, e o seu escudo, e com o Sport Clube Benfica estabeleceram-se nove 👌 normas, sendo que na primeira ficou determinado que os sócios do Sport Lisboa passariam a fazer parte do Sport Clube 👌 de Benfica, e na segunda ficou acordado que "os dois grupos não perderão a app de jogo de futebol que ganha dinheiro individualidade, passando a denominar-se Sport 👌 Clube de Lisboa e Benfica".
Dá-se a fusão das estruturas e por sugestão de Félix Bermudes, finalmente a nova organização passa 👌 a designar-se Sport Lisboa e Benfica.
Passam a utilizar a sede que era do Sport Clube de Benfica e o seu 👌 campo da Quinta da Feiteira, onde a nova estrutura se manteve a jogar até 1911, contribuindo para a app de jogo de futebol que ganha dinheiro estabilidade 👌 e crescimento.[23]
João Mascarenhas de Mello, sócio desde 1908, foi nomeado Presidente da Assembleia Geral e reconduzido nesse posto por quase 👌 duas décadas, granjeando alto reconhecimento interno, de tal forma que lhe é dedicada a capa do primeiro número do Boletim 👌 do Sport Lisboa e Benfica em março de 1927, realçando dever "figurar na lista dos gloriosos pioneiros que lançaram à 👌 terra a boa semente da obra que hoje desabrocha".[24]
A imprensa da época informa sobre os festejos do quarto aniversário do 👌 Sport Lisboa e Benfica em 24 de julho de 1910 (um domingo), coincidindo essa data com o aniversário da fundação 👌 do Sport Clube Benfica em julho de 1906.[25]
Discórdia sobre a data e processo de fundação [ editar | editar código-fonte 👌 ]
Os aniversários do clube hoje são alvo de controvérsia entre os amantes do clube e alguns cronistas, que também realçam 👌 o exagerado papel que é atribuído a Cosme Damião, não existindo indícios históricos que tenha sido fundador do Sport Lisboa.
[26] 👌 Quanto às datas de comemoração, existe informação na imprensa da época dos festejos do seu quarto aniversário em 24 de 👌 julho de 1910 (um domingo), o que realça o facto de que, pelo menos na primeira década, tendo o Sport 👌 Lisboa sido absorvido no processo de fusão pelo Sport Clube Benfica, a data de aniversário coincidia com a de fundação 👌 do Sport Clube Benfica em julho de 1906.[25]
Efetuando a leitura do acordo de 1908 verifica-se que no artigo primeiro ficou 👌 determinado que a estrutura e os sócios do Sport Lisboa seriam absorvidos pelo Sport Clube de Benfica e o presidente 👌 deste, João José Pires, manteve-se por isso à frente dos destinos do agora Sport Lisboa e Benfica, tendo mesmo que 👌 suportar dívidas que vinham do clube de Belém.[16]
Não obstante estes factos, nenhuma discórdia sobre este assunto é levantada atualmente entre 👌 os órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica e a app de jogo de futebol que ganha dinheiro massa associativa.
Primeiras décadas (de 1908 a finais dos anos 👌 40) [ editar | editar código-fonte ]
Em poucos anos o Sport Lisboa e Benfica viria a realizar o seu primeiro 👌 jogo internacional, a 22 de Maio de 1911, e coincidentemente o seu último jogo nessa Quinta da Feiteira.
O jogo realizou-se 👌 contra o Stade Bordelais Université Club e acabou por ser a equipa francesa a vencer por 4-2.[19]
Nestes primeiros tempos, o 👌 Benfica salta de campo em campo: Em 1913 muda-se para Sete Rios, mas, devido à elevada renda, quatro anos depois, 👌 vê-se obrigado a mudar para o campo de Benfica, onde em 1919 efetua, pela primeira vez em toda a Península 👌 Ibérica, jogos noturnos.
Em 1915, na edição inaugural da Taça de Honra, sofre uma derrota por 3 - 1 contra o 👌 Sporting Clube de Portugal, conquistando esta Taça pela primeira vez em 1920.
Félix Bermudes, eleito em 15 de Julho de 1916 👌 como Presidente do Sport Lisboa e Benfica, ultimou a incorporação do Desportos de Benfica a 17 de Setembro 1916, que 👌 tinha sido criada algum tempo antes como a primeira sucursal do clube encarnado.
[27] Foram elaborados novos estatutos, que só viriam 👌 a ser impressos em 1918.
[28] Ficou o Clube, até 1981, com uma magnífica sede em Benfica, um novo campo para 👌 futebol, rinque de patinagem, campos de ténis e carreira de tiro.
Após a assimilação, Nuno Freire Themudo foi eleito presidente.[29][30]
Em 1925, 👌 compra uns terrenos nas Amoreiras e fica pela primeira vez proprietário de um estádio, com capacidade para 15 000 espectadores.
É 👌 neste estádio que o Benfica conquista os primeiros títulos nacionais.
Entretanto, já o Benfica tinha criado as secções de hóquei em 👌 patins, hóquei em campo, râguebi, basquetebol, andebol, bilhar e voleibol.
A 5 de Março de 1932 o clube foi agraciado Comendador 👌 da Ordem Militar de Cristo.[31]
Os primeiros campeonatos nacionais de futebol arrancam em 1934 e, após perder a primeira edição, o 👌 Benfica vence as três seguintes entre 1936 e 1938, já após de vencer dez Campeonatos de Lisboa.
[6] Em 1940 o 👌 Benfica vence a app de jogo de futebol que ganha dinheiro primeira Taça de Portugal.[32]
A 11 de Janeiro de 1936 foi feito Oficial da Ordem de Benemerência.[31]
No 👌 início dos anos 40, o Benfica volta a mudar-se, desta vez para Campo Grande.
É neste campo que o Benfica luta 👌 contra o domínio do Sporting.
No ciclismo, é de destacar a importância de José Maria Nicolau, vencedor de duas edições da 👌 Volta a Portugal, em 1931 e 1934, cuja ação espalhou a camisola encarnada e admiração pelo clube por todo o 👌 país, numa altura em que a televisão não existia, eram poucos os jornais, e uma parte importante da população era 👌 analfabeta e não tinha acesso aos meios de comunicação.
[32] A José Maria Nicolau é atribuído o verdadeiro início da rivalidade 👌 entre o Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica, apesar de ser bom amigo do atleta sportinguista 👌 Alfredo Trindade quando não estavam em competição, o que granjeava adeptos ao desporto.[33][34][35]
Na década de 1940, o Benfica é campeão 👌 por três vezes, em 1942, 1943 e 1945, e conquista a Taça de Portugal em quatro ocasiões: 1940, 1943, 1944 👌 e 1948.
[36] Nesta década, cria as secções de xadrez e damas, cicloturismo, tiro com arco, pesca desportiva e campismo.[36]
A década 👌 de 1950 [ editar | editar código-fonte ]
Em 1950 o Benfica atinge o seu primeiro grande feito internacional com a 👌 conquista da Taça Latina.
Após ultrapassar a Lazio de Roma nas meias-finais, o Benfica defronta o Bordéus na final que, depois 👌 de um empate a três, foi repetida uma semana depois, acabando aí por ser o Benfica a ganhar por 2–1, 👌 com o golo decisivo a ser marcado, após dois prolongamentos, ao minuto 146.
O clube encarnado foi o único clube português 👌 a ter vencido esta prestigiada competição, considerada predecessora da Taça dos Campeões Europeus, como consta na lista de honras da 👌 FIFA.[37]
Em 1954 chega um momento vital na história do clube: com a larga contribuição de muitos associados e simpatizantes, o 👌 Benfica inaugura o Estádio da Luz, de início com capacidade para 30 000 espectadores, onde jogaria até 2003.
[38] Com campo 👌 próprio e com a chegada de Otto Glória, que introduz o profissionalismo em toda a estrutura encarnada e adopta treinos 👌 inovadores em Portugal, o Benfica começa a fazer frente ao domínio sportinguista.
Em 1954/55 o Benfica conquista o campeonato, após quatro 👌 anos com o Sporting a terminar campeão.[38]
Na década de 50, o Benfica vence três campeonatos nacionais (1954/55, 1956/57 e 1959/60) 👌 e seis Taças de Portugal (1951, 1952, 1953, 1955, 1957 e 1959).
Nos primeiros anos da década, consegue quatro vitórias consecutivas 👌 na taça.
Durante esta década, em 1957, faz a terceira dobradinha da app de jogo de futebol que ganha dinheiro História, vence por 4–0 o Barcelona e participa 👌 pela primeira vez na Taça dos Campeões Europeus.
[38] Nas modalidades, o clube cria as secções de boxe, badminton, patinagem artística 👌 e caça submarina, expandindo assim o seu eclectismo.[38]
A década de 1960 [ editar | editar código-fonte ]
Em 1960 foi acrescentado 👌 um terceiro anel (embora incompleto) ao Estádio da Luz, aumentando a capacidade para 70 000 espectadores, ao mesmo tempo que 👌 chegava para treinador, vindo do rival FC Porto, um húngaro que teria um impacto imediato: Béla Guttmann.
O Benfica sagra-se campeão 👌 nacional em 1959/60 e 1960/61, mas, mais do que isso, atinge pela primeira vez na app de jogo de futebol que ganha dinheiro História a final da 👌 Taça dos Campeões Europeus (TCE), em 1961, onde defronta o Barcelona.
[39] Num jogo bastante emotivo, os encarnados vencem por 3–2 👌 e conquistam a app de jogo de futebol que ganha dinheiro primeira taça europeia.
[39] O melhor marcador da campanha europeia foi o capitão José Águas, com onze 👌 golos.
Porém, no ano seguinte, o Benfica não vai além do terceiro lugar no Campeonato, mas concentrava-se em nova aventura europeia, 👌 tendo ainda, pelo meio vencido a Taça de Portugal, atingindo, de novo, a final da Taça dos Campeões Europeus.
Já com 👌 Eusébio na equipa, o Benfica recupera de dois golos de desvantagem no marcador para vencer por uns sensacionais 5–3 o 👌 Real Madrid, com dois golos do Pantera Negra.
[40] O Benfica sagrava-se bicampeão da Europa.
[40] O melhor marcador português da campanha 👌 europeia voltou a ser o capitão José Águas, com seis golos.[40]
Contudo, no final desta partida, Béla Guttmann resolve sair do 👌 Benfica e lançar a famosa maldição: "Nos próximos 100 anos, o Benfica não voltará a ser campeão europeu".
[41][42] O que 👌 é certo é que desde então nunca mais o Benfica venceu uma final europeia, apesar de ter marcado presença em 👌 várias.[43]
Já com Fernando Riera como treinador, recupera o título de campeão em 1962/63, ao mesmo tempo que atinge novamente a 👌 final da Taça dos Campeões Europeus.
Mas desta vez sai derrotado, por 1–2 frente ao AC Milan, tendo uma lesão de 👌 Mário Coluna, a meio do jogo, sido fulcral para o desfecho.[44]
Na época seguinte, o Benfica faz o pleno doméstico, com 👌 Campeonato e Taça de Portugal (vitória de 6–2 na final frente ao FC Porto) e em 1964/65 chega ao tricampeonato.
Pela 👌 quarta vez em cinco anos o Benfica apresenta-se em nova final da TCE, tendo, no percurso para a final, alcançado 👌 uma memorável vitória sobre o Real Madrid por 5–1, mas, mais uma vez, sai derrotado.
Defrontando o Inter de Milão em 👌 San Siro, o Benfica perde por 1–0, ficando famoso o "frango" de Costa Pereira e a lesão do mesmo, minutos 👌 depois, obrigando o Benfica a jogar grande parte da partida com dez elementos e Germano na baliza, pois na altura 👌 ainda não existiam substituições.[45]
Equipa do Benfica em 1965
1965/66 revela-se a única temporada da década de 1960 sem títulos para o 👌 futebol do Benfica.
Porém, na época seguinte, o título de campeão nacional regressa à Luz.
Em 1967/68 chega o bicampeonato e a 👌 quinta presença na final da Taça dos Campeões Europeus em oito anos.
Encontrando o Manchester United em Wembley, o jogo termina 👌 empatado a uma bola, mas, no prolongamento, os ingleses marcam três golos e vencem por 4–1.
Eusébio teve uma oportunidade de 👌 ouro no minuto 90 para vencer a Taça para o Benfica, mas não conseguiu transpor o guarda-redes do Manchester United.[46]
Em 👌 1968/69 o Benfica faz mais uma dobradinha.
A final da Taça de Portugal é vencida frente à Académica de Coimbra, num 👌 encontro marcado por grande importância política, devido à oposição dos estudantes ao regime ditatorial.
[47][48] Nas modalidades, o hóquei em patins 👌 e o basquetebol destacam-se ambos com seis campeonatos conquistados.
Nesta década o Benfica vence por três vezes a Volta a Portugal.
A 👌 década de 1970 [ editar | editar código-fonte ]
Após mais uma Taça de Portugal em 1969/70 vencida na final sobre 👌 o Sporting por 3–1, em 1970 chega o inglês, Jimmy Hagan, que impulsionaria o clube para três anos dourados.
Em 1970/71 👌 o Benfica recupera de uma grande desvantagem no campeonato, para o vencer, ao passo que na época seguinte junta ao 👌 Campeonato a Taça de Portugal.
A final revelou-se uma das mais emotivas de sempre, com o Benfica a vencer o eterno 👌 rival Sporting por 3–2, no prolongamento, com um hat-trick de Eusébio.
Também na Europa o Benfica se destaca, com especial atenção 👌 para uma vitória de 5–1 sobre o Feyenoord, mas a caminhada europeia terminaria nas meias-finais da TCE, aos pés do 👌 Ajax de Johan Cruyff.
Em 1972/73 o Benfica torna-se no mais perfeito campeão da história do futebol português.
28 vitórias, dois empates, 👌 zero derrotas, 101 golos marcados, apenas 13 sofridos, o primeiro campeonato invicto da história do futebol português.
Este resultado só veio 👌 a ser igualado anos mais tarde, em 2010/2011, pelo rival FC Porto, ainda que este tenha cedido mais um empate.[49][50]
Contudo, 👌 Jimmy Hagan abandona o Benfica no início da época seguinte e em 1973/74 o Benfica nada vence.
Dá-se entretanto a Revolução 👌 dos Cravos, o que traz implicações para o clube encarnado: perde as colónias como campo de recrutamento, numa altura em 👌 que o Benfica apenas utilizava jogadores portugueses.
As dificuldades económicas que atingem o país também afectam o Benfica que é pela 👌 primeira vez obrigado a vender os seus melhores jogadores para o estrangeiro.
De qualquer maneira, o Benfica atinge o quarto tricampeonato 👌 consecutivo entre 1975 e 1977, atingindo a impressionante soma de 14 campeonatos em 18 anos.
Contudo, entre 1978 e 1980 o 👌 Benfica fica três anos sem vencer o campeonato.
Em 1977/78, apesar de fazer novo percurso invicto, perde o título para o 👌 FC Porto por diferença de golos; em 1978/79 fica a um ponto da liderança e em 1979/80 termina na terceira 👌 posição (embora regresse aos títulos com a vitória na final da Taça de Portugal sobre o FCPorto por 1-0).
A 7 👌 de Abril de 1979 foi feito Membro-Honorário da Ordem do Infante D.Henrique.[31]
Tal sequência de maus resultados terá contribuído para a 👌 decisão dos sócios na assembleia geral de 1 de Julho de 1979, de permitir que o Benfica passasse a poder 👌 contratar jogadores estrangeiros.
[51] O primeiro foi o brasileiro Jorge Gomes.[52]
Entretanto, nas modalidades, são inauguradas as Piscinas e o Pavilhão Borges 👌 Coutinho e no voleibol feminino fica famosa a equipa conhecida como "As Marias", que vence nove campeonatos consecutivos entre 1966 👌 e 1975.
A 29 de Agosto de 1979 num jogo de início de campeonato, em que o Benfica recebia o Vitória 👌 de Setúbal, no minuto 72, o técnico Mário Wilson mexe na equipa, tira Fernando Chalana e faz entrar o carioca 👌 Jorge Gomes da Silva Filho, o primeiro jogador estrangeiro a alinhar pelo Benfica.
Poucos dias depois, em Vila do Conde, Jorge 👌 Gomes tornava-se no primeiro estrangeiro a marcar pelo Benfica no triunfo por 3-0 sobre o Rio Ave.[53]
A década de 1980 👌 [ editar | editar código-fonte ]
O Benfica abriu a década de 1980 com novo pleno nacional: Campeonato, Taça de Portugal 👌 (3–1 ao FC Porto na final) e a Supertaça Cândido de Oliveira, pela primeira vez na história do clube.
Contudo, a 👌 época seguinte foi negativa.
O Benfica nada venceu e era chegada a altura de escolher novo treinador.
Da Suécia chegou um jovem 👌 treinador chamado Sven Göran Eriksson que iria revolucionar o futebol benfiquista e por extensão o futebol português.
Com métodos novos e 👌 modernos para a época, e apoiado por um conjunto de grandes jogadores, o Benfica faz nova temporada de ouro.
Conquista o 👌 Campeonato, a Taça de Portugal (1–0 ao FC Porto, em jogo disputado no Estádio das Antas) e chega à final 👌 da Taça UEFA.
Contudo, infelizmente não foi possível juntar a Taça UEFA a estas duas conquistas, pois o SL Benfica perdeu 👌 em Bruxelas frente ao Anderlecht por 1–0 e na 2 mão já em Lisboa acabaria por empatar 1–1.
Na época seguinte, 👌 após conseguir o bicampeonato, Eriksson parte para a AS Roma.
[54] O pós-Eriksson revela-se, contudo, difícil e o Benfica falha os 👌 títulos de 1984/85 e 1985/86.
Porém, não falha nos outros troféus, já que conquista neste período as duas edições da Taça 👌 de Portugal em disputa (3–1 ao FC Porto e 2–0 ao Belenenses nas finais) a que junta uma Supertaça Cândido 👌 de Oliveira.
Entretanto, durante o mandato de Fernando Martins, o terceiro anel do Estádio da Luz é fechado, aumentando a capacidade 👌 para uns impressionantes 120 000 lugares.[55][56][57]
Em 1986/87, o Benfica sofre a maior goleada de sempre aos pés do Sporting (1–7),[58][59] 👌 mas "vinga-se" meses depois com vitórias sobre o eterno rival na final da Taça de Portugal (2–1) e no campeonato 👌 no jogo que lhe dá o título,[60] conquistando assim a dobradinha pela nona vez na app de jogo de futebol que ganha dinheiro História.
O Benfica vencia a 👌 prova rainha pela terceira vez consecutiva e a sexta em oito anos.
Em 1987/88, o Benfica falha o bicampeonato, mas volta 👌 a brilhar na Europa, atingindo 20 anos depois da final de Wembley de 1968, a final da Taça dos Campeões 👌 Europeus.
Num jogo muito renhido, o Benfica acaba por perder a final nas grandes penalidades para o PSV.[61]
No ano seguinte o 👌 Benfica recupera o título de campeão e, em 1989/90, já com Eriksson de volta,[54] para além de vencer uma Supertaça, 👌 o Benfica atinge novamente a final da TCE.
Só que, mais uma vez, volta a perder, desta vez para o AC 👌 Milan por 1–0.
[62] Nas modalidades, arranca, nos finais da década a hegemonia do basquetebol que duraria até meio da década 👌 de 1990.
A década de 1990 [ editar | editar código-fonte ]
O Benfica arranca a nova década com um campeonato quase 👌 perfeito (32 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota), em que o título foi assegurado com uma vitória no Estádio 👌 das Antas, por 2–0, com ambos os golos a serem marcados já perto do fim, por César Brito.
Contudo, 1991/92 revela-se 👌 uma época sem títulos, com apenas um ponto alto (uma vitória sobre o campeão inglês Arsenal, em Highbury, por 3–1, 👌 para uma eliminatória da TCE) e Eriksson abandona novamente o clube.
Na temporada seguinte, apesar de ter uma equipa cheia de 👌 talento, falha novamente o título.
Vinga-se na Taça de Portugal, derrotando na final o Boavista por 5–2.
[63] Em 1993/94, chega ao 👌 30.
º Campeonato da app de jogo de futebol que ganha dinheiro História, com o título a ser praticamente assegurado com uma esmagadora vitória por 6–3 ao Sporting 👌 no Estádio José Alvalade.
[64] Contudo, este ano marca um ponto de viragem, já que as dificuldades económicas levam o Benfica 👌 a entrar numa crise financeira e desportiva profunda, que duraria até ao início do século XXI.
Em 1994/95, o Benfica não 👌 vai além da terceira posição no campeonato e em 1995/96 fica-se pelo segundo lugar.
[64] Contudo, esta época acaba num bom 👌 plano, já que o Benfica vence mais uma Taça de Portugal, desta vez derrotando o Sporting por 3–1 na final.
[65] 👌 Na época seguinte, nova má classificação no campeonato (terceiro lugar) e nova presença no Jamor, mas desta vez para perder 👌 a Taça para o Boavista por 2–3.[64]
A crise vai-se aprofundando e o Benfica continua longe do título.
Segundo lugar em 1997/98 👌 e terceiro lugar em 1998/99 e em 1999/00.
[64] Nesta época, o Benfica sofre a maior derrota europeia da app de jogo de futebol que ganha dinheiro História, 👌 sofrendo sete golos aos pés do Celta de Vigo.
[66] Durante estes anos as dívidas do clube foram-se acumulando, e quase 👌 todos os anos se via a contratação de um novo treinador e a contratação de jogadores de alto preço, mas 👌 de baixo desempenho.
Nas modalidades, destaca-se o basquetebol, o hóquei em patins e o ciclismo.
O basquetebol vive um período dourado entre 👌 1985 e 1995 em que conquista dez campeonatos em onze possíveis (Sete deles de forma consecutiva).
[64] O hóquei em patins, 👌 ganha cinco Campeonatos e uma Taça CERS.
[64] O ciclismo, vence a Volta a Portugal de 1999, por equipas e individual 👌 com o ciclista David Plaza.[64]
Os anos de reconstrução [ editar | editar código-fonte ]
Trapattoni quebra o "jejum" de 11 anos 👌 do Benfica, dando-lhe o Campeonato Português 2004/05.
Adeptos benfiquistas celebram o título conquistado, 11 anos depois, no novo Estádio da Luz.
O 👌 novo milénio não começou bem para o Benfica, 2000/01 é a pior época da História do clube, já que o 👌 Benfica termina o campeonato num inacreditável e humilhante sexto lugar,[67] tendo no campeonato seguinte não feito muito melhor, ficando-se pela 👌 quarta posição.[68]
Em 2002/03 o Benfica recupera sob a presidência de Manuel Vilarinho e sobe para a segunda posição.
Em 2003/04, com 👌 um novo presidente, (Luis Filipe Vieira), e com o treinador José Antonio Camacho, a época do centenário do clube marca 👌 o seu regresso às conquistas: conquista o primeiro título em oito anos, a Taça de Portugal, que é conquistada com 👌 uma vitória por 2–1, no prolongamento, sobre o FC Porto de José Mourinho.
Esta época fica, também, marcada pela inauguração do 👌 novo Estádio da Luz, com capacidade para 65 000 pessoas e pelo triste falecimento de Miklós Fehér, enquanto envergava a 👌 camisola do clube numa partida em que o Benfica defrontava o Vitória de Guimarães para a Liga Portuguesa, a 25 👌 de Janeiro de 2004.[69]
Em 2004/05, orientado pelo conceituado e experiente técnico italiano Giovanni Trapattoni, ganha o primeiro campeonato nacional em 👌 onze anos, servindo o título de campeão para acabar com esses anos de "jejum".
[70] Num título disputado até à última 👌 jornada, uma vitória sobre o Sporting por 1–0 com golo de Luisão na penúltima jornada garante praticamente o 31.º Campeonato.
Em 👌 2005/06 conquista a Supertaça Cândido de Oliveira pela quarta vez na app de jogo de futebol que ganha dinheiro história.[71]
Na Liga dos Campeões de 2005/06, o Benfica 👌 chega aos oitavos-de-final, derrotando o Manchester United por 2–1 no encontro decisivo da fase de grupos.
Nos Oitavos-de-final da competição superou 👌 os campeões europeus em título, o Liverpool com um resultado agregado de 3–0.
A caminhada europeia do Benfica acaba nos quartos-de-final 👌 quando o Benfica perde com a equipa que viria a vencer a competição, o Barcelona por um resultado agregado de 👌 2–0, tendo os dois golos sido marcados durante a segunda mão, em Camp Nou.
Em 2006/07, Benfica e Manchester United encontram-se 👌 novamente num jogo decisivo da fase de grupos da Liga dos Campeões, no qual o vencedor iria avançar à fase 👌 seguinte.
No entanto, desta vez foi o Manchester United que prevaleceu, com uma vitória por 3–1.
A 20 de Agosto de 2007, 👌 José Antonio Camacho regressa ao Benfica com um contrato de dois anos, após a demissão de Fernando Santos, depois de 👌 este apenas ter realizado uma partida no campeonato, um empate com o recém-promovido Leixões.
Na Liga dos Campeões ficou-se pela fase 👌 de grupos, sendo rebaixado para a Taça UEFA e sendo eliminado nos oitavos-de-final pelo Getafe.
Rui Costa o "Maestro" num jogo 👌 em 2007 no Benfica.
Camacho viria a demitir-se alguns meses depois, em Março, deixando o Benfica 14 pontos atrás do líder 👌 FC Porto no campeonato, acabando o Benfica por não conseguir ficar nos três primeiros lugares e, consequentemente, ficando fora da 👌 Liga dos Campeões da época seguinte.
A 22 de Maio de 2008, o Benfica anuncia o ex-treinador do Valência, Quique Flores 👌 como o novo treinador do clube para a nova temporada.
[72] Contudo, Quique Flores não viria a ter sucesso no Benfica, 👌 tendo apenas conquistado a primeira Taça da Liga do clube, ficando-se pelo terceiro lugar no campeonato, pela 5.
ª Eliminatória na 👌 Taça de Portugal, caindo aos pés do Leixões nas grandes penalidades (5–4), e pela fase de grupos na Taça UEFA.
[73] 👌 Durante a passagem de Quique Flores no Benfica, o clube lançou a Benfica TV, o canal de televisão do clube, 👌 durante um jogo da Taça UEFA com o Nápoles.[74][75]
Nas modalidades, destacou-se primeiro o hóquei em patins, com várias conquistas e 👌 grandes exibições, mas também o voleibol, o basquetebol e o andebol.
Neste milénio, em 2001, foi criada a secção de futsal, 👌 tendo começado na Segunda Liga, subindo à Primeira Liga logo no primeiro ano de existência, tendo, no segundo ano, na 👌 principal Liga Portuguesa, conquistado o Campeonato Nacional.
Desde então já ganharam mais quatro Campeonatos e várias Taças e Supertaças.[76]
No voleibol, após 👌 vários anos sem conquistar qualquer título, em 2004/05 conquistou o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal, enquanto que no 👌 andebol, em 2007/08, após 18 anos de "jejum", chega à conquista do Campeonato e, em 2008/09, à da Taça da 👌 Liga.
No basquetebol surge o título de Campeão Nacional na época 2008/09, troféu que fugia há mais de uma década.[77]
O Benfica 👌 de Jorge Jesus [ editar | editar código-fonte ]
Jorge Jesus, treinador do Benfica entre 2009 e 2015, conquistou 3 campeonatos 👌 nacionais (2009/10, 2013/14 e 2014/15) uma Taça de Portugal (2013/2014) e quatro Taças da Liga (2009/10, 2010/11, 2011/12 e 2013/14).
Quando 👌 chegou a época 2009/10 houve mudanças notórias no clube com a substituição de Quique Flores por Jorge Jesus que então 👌 treinava o Braga.
[78][79] Com a chegada do ex-treinador do Sporting de Braga, chegam também jogadores como Saviola[80] e Javi García,[81] 👌 comprados ao Real Madrid, Ramires, comprado ao Cruzeiro e Fábio Coentrão que se manteve no plantel, não sendo emprestado como 👌 em épocas anteriores.
A essas contratações, juntou-se a venda e dispensa de inúmeros jogadores medianos, tais como Yebda, Balboa, Binya e 👌 Katsouranis.
Com uma série de bons resultados no início de 2009/10, com um forte futebol de ataque, e goleadas na Liga 👌 (A maior é na terceira jornada ao Vitória de Setúbal por 8–1, um resultado que há muito não se via 👌 em Portugal), Jorge Jesus e os seus jogadores trouxeram um sentimento de euforia aos adeptos benfiquistas, que não se via 👌 desde que o clube venceu o título em 2004/05.
Este sentimento de emoção e paixão renovada entre os benfiquistas resultou em 👌 grande esperança nas competições nacionais (Campeonato, Taça de Portugal, e Taça da Liga), bem como na Europa na Liga Europa.
Com 👌 o progresso do campeonato português a excitação entre os benfiquistas e intriga dos adeptos rivais levou a altas assistências, tanto 👌 no Estádio da Luz e como nos estádios das equipas adversárias por todo o país.
Di Maria no Benfica.
Em 2009/10, foi 👌 uma das estrelas do clube, transferido na época seguinte para o Real Madrid.
A 21 de Março de 2010, chega a 👌 primeira prova sólida do trabalho de Jorge Jesus no Benfica com a conquista do primeiro troféu, uma vitória por 3–0 👌 na final da Taça da Liga contra o arqui-rival FC Porto num jogo completamente dominado pelo Benfica, que conseguiu conceder 👌 a seus rivais a segunda derrota na temporada.
Na Liga Europa, o clube derrota o Hertha de Berlim nos dezasseis-avos-de-final e 👌 passa aos oitavos-de-final.
Segue para os quartos-de-final depois de uma vitória ao Marselha por 2–1 no Stade Vélodrome, recuperando de uma 👌 resultado pouco favorável em casa (1–1).
A 1 e 8 de Abril, o Benfica jogou com o Liverpool nos quartos-de-final da 👌 Liga Europa.
Em Lisboa, no Estádio da Luz, o Benfica derrotou o clube inglês por 2–1.
No entanto, apesar do resultado positivo 👌 na primeira mão da disputa, o Benfica foi derrotado por 4–1 em Anfield Road e acaba o seu sonho europeu.[82]
Após 👌 um final de época de muito suspense, a 9 de Maio de 2010, vence a partida final do campeonato contra 👌 o Rio Ave e torna-se campeão nacional, algo que não acontecia desde 2004/05.
[83][84] Óscar Cardozo marcou dois golos no jogo, 👌 o que fez dele o melhor marcador da temporada com 26 golos.
No final da temporada, o Benfica terminou cinco pontos 👌 à frente do vice-campeão, o Sporting de Braga (que fez o melhor campeonato da app de jogo de futebol que ganha dinheiro História) com 76 pontos em 👌 90 possíveis.
Durante o Campeonato Português 2009/2010, o Benfica teve um registo de 24 vitórias, quatro empates e duas derrotas, com 👌 78 golos marcados e apenas 20 sofridos.
Sendo o campeão português de 2009–10, o Benfica garantiu a entrada directa na fase 👌 de grupos da Liga dos Campeões 2010/11.
No início da temporada 2010/11, o Benfica falha um objectivo da temporada, quando a 👌 7 de Agosto de 2010, perde a Supertaça Cândido de Oliveira para o rival FC Porto.
[86] Durante esta época, a 👌 24 de Fevereiro de 2011, vence pela primeira vez na Alemanha[87] ao vencer por 2–0, o Estugarda na Liga Europa 👌 de 2010/11 e supera o recorde de vitórias consecutivas que tinha sido atingido em 1972/73, pelo Benfica de Jimmy Hagan 👌 com dezesseis vitórias consecutivas.[88]
A 14 de Abril de 2011, o Benfica chega à app de jogo de futebol que ganha dinheiro primeira meia-final europeia em 18 anos, 👌 após ultrapassar o Estugarda, o Paris Saint-Germain e PSV Eindhoven[89] onde enfrentou o Sporting de Braga a 28 de Abril 👌 e a 5 de Maio de 2011, depois de ser eliminado da Liga dos Campeões, terminando em terceiro lugar no 👌 seu grupo, qualificando-se assim para a Liga Europa.
No entanto, após vencer em casa por 2–1,[90] o Benfica perdeu em casa 👌 dos "minhotos" por 1–0[91] e falha a final europeia.[92]
O segundo ano de Jorge Jesus no clube foi considerado um fracasso,[93] 👌 tendo o clube o pior início de campeonato de todos os tempos,[94] perdendo três dos seus quatro primeiros jogos dando 👌 ao Porto uma vantagem considerável, mas apesar de estar praticamente afastado do título, o Benfica nunca deixou de acreditar que 👌 poderia revalidar o estatuto de campeão.
Assim sendo, após ser goleado no Porto, o Benfica pareceu "despertar", regressando às vitórias e 👌 alcançando uma impressionante série de vitórias consecutivas, algumas com reviravoltas nos últimos minutos do jogo.[95]
No entanto, para a Taça de 👌 Portugal, chegou mais longe do que na época transata, conseguindo alcançar as meias-finais defrontando o FC Porto.
Depois de uma vitória 👌 dos encarnados por 2-0 no Dragão na 1ª mão, os azuis e brancos foram à Luz vencer por 3-1 (3-3 👌 no conjunto das duas mãos) e o Porto chega à final do Jamor devido aos golos marcados no terreno do 👌 rival.
O Benfica ficou em segundo lugar, atrás do FC Porto, com uma marca histórica de 21 pontos atrás do líder.
[96] 👌 O único sucesso da equipa foi a Taça da Liga, onde venceu o Sporting por 2–1 na meia-final,[97] apurando-se para 👌 a final, que foi disputada no Estádio Cidade de Coimbra.
Na final defrontou o Paços de Ferreira, vencendo por 2–1 com 👌 golos de Franco Jara e Javi García.[98]
Com o objectivo de recuperar o título de campeão perdido no ano anterior, o 👌 Benfica apostou numa "revolução" no plantel, vendendo e emprestando alguns jogadores que não eram escolha frequente e contratando nomes como 👌 Artur Moraes, Bruno César, Garay, Nolito e Witsel.
Com os novos jogadores, o Benfica tinha em mente realizar o melhor início 👌 de campeonato possível, conseguindo ficar com os mesmos pontos que o primeiro classificado durante bastantes jornadas.
Esta situação verificou-se até à 👌 14ª jornada, quando o Benfica, aproveitando o empate do FC Porto com o Sporting, venceu a União de Leiria e 👌 assumiu a liderança.[99]
Mesmo conseguindo uma vantagem de cinco pontos sobre o segundo classificado, o Sport Lisboa e Benfica não conseguiu 👌 manter a liderança até ao final do campeonato.
Ao perder cinco pontos em duas jornadas, o Benfica desperdiçou a hipótese de 👌 recuperar o título.
Ficou-se pelo 2º lugar, conseguindo a terceira qualificação consecutiva para a Liga dos Campeões.[100]
Na Liga dos Campeões, após 👌 passar duas eliminatórias, qualificou-se para a fase de grupos, onde foi primeiro classificado do Grupo C, superando equipas como o 👌 Manchester United, o Basileia e o Oţelul Galaţi.
[101] Nos oitavos-de-final, após ser derrotado por 3-2 na Rússia, venceu o Zenit 👌 por 2-0 na segunda mão e qualificou-se para a fase seguinte, algo que não acontecia desde 2005/06.
[102] Nos quartos-de-final foi 👌 eliminado pela equipa que viria a tornar-se campeã da Europa, o Chelsea, numa eliminatória onde as arbitragens foram muito contestadas 👌 pelos "encarnados".[103]
Na Taça de Portugal, ficou pelos oitavos-de-final, sendo eliminado pelo Marítimo ao perder por 2-1 no Estádio dos Barreiros[104] 👌 e na Taça da Liga sagrou-se tetra-campeão, reforçando o seu estatuto como clube com mais edições desta competição conquistadas até 👌 à data.[105]
Esta época fica marcada pelo regresso às finais europeias e pelo falhanço na conquista dos principais troféus.
Nas competições nacionais, 👌 o Benfica perdeu o campeonato nos últimos jogos, depois de o ter comandado durante a maior parte das jornadas.
A vitória 👌 na última jornada (3-1 contra o Moreirense) foi insuficiente para ultrapassar o Porto depois dos resultados menos bons das 2 👌 jornadas anteriores e o Benfica terminou na segunda posição a apenas 1 ponto do campeão.
Na Taça de Portugal o Benfica 👌 atingiu a final mas perdeu-a face ao Vitória de Guimarães (1-2) e na Taça da Liga foi afastado da final 👌 nas grandes penalidades frente àquele que mais tarde ganharia a competição, o Braga.
Nas competições europeias, o Benfica começou na Liga 👌 dos Campeões mas ao ficar no terceiro lugar do grupo passou para os 16-avos-de-final da Liga Europa onde, após eliminar 👌 o Bayer Leverkusen, o Bordéus, o Newcastle e o Fenerbahçe, chegou à final, perdendo-a (1-2) para o Chelsea.
Uma coincidência transversal 👌 à parte final da época em algumas destas competições (nomeadamente Campeonato e Liga Europa) foi a cedência de golos já 👌 no período de descontos o que causou (directa e indirectamente) a perda desses troféus.
Em termos de mudanças no plantel destacam-se 👌 as contratações de Ola John, Enzo Pérez (de regresso após empréstimo), Lima e Salvio, que regressou após o empréstimo da 👌 época 2010/2011.
As saídas mais marcantes (financeiramente) foram as de Bruno César, Javi García e sobretudo Witsel, mas a saída do 👌 mal-amado[106] Emerson foi alvo de destaque também, especialmente pelos adeptos.
Foi um início difícil para a equipa do Benfica pelo facto 👌 de na época anterior ter perdido Campeonato, a final da Taça de Portugal e a final da Liga Europa.
Ainda assim 👌 e apesar da forte contestação da massa adepta, Jorge Jesus continuou como treinador, devido ao voto de confiança do presidente, 👌 Luís Filipe Vieira.
Jesus renovou contrato por duas épocas.
O Benfica começou o Campeonato com uma derrota na Madeira frente ao Marítimo 👌 por 2-1.
Depois, foi eliminado da Liga dos Campeões da UEFA na fase de grupos, embora tivesse amealhado os 10 pontos 👌 tradicionalmente suficientes para passar aos Oitavos de Final.
O primeiro grande teste da época foi o desafio contra o Sporting para 👌 a Taça de Portugal, no Estádio da Luz que as "águias" venceram por 4-3 (após prolongamento) com hat-trick de Cardozo 👌 na primeira parte e de Luisão.
Com o passar do tempo, a equipa foi ganhando confiança e estabilidade, sobretudo defensiva muito 👌 graças às atuações do capitão, Luisão, e também de Siqueira, o lateral esquerdo que o Benfica procurava depois da saída 👌 de Fábio Coentrão para o Real Madrid.
Com o principal objetivo bem definido, vencer o campeonato nacional, a equipa mostrava-se unida, 👌 humilde e guerreira, demostrando-o ainda mais depois da morte do maior símbolo do clube e da Seleção Nacional, Eusébio da 👌 Silva Ferreira, em janeiro de 2014.
O falecimento do Pantera Negra, foi em semana de clássico e mais uma vez a 👌 equipa uniu-se e fez das adversidades, forças e dedicou o triunfo por 2-0 sobre o FC Porto (golos de Rodrigo 👌 e Garay), ao Rei Eusébio.
A 16 de abril de 2014, o Benfica garante o regresso ao Jamor depois de vencer 👌 o FC Porto por 3-1 (3-2 no conjunto das duas mãos).
A 20 de abril de 2014, e quando ainda faltavam 👌 disputar 2 jornadas, o Benfica recebeu e venceu o Olhanense por 2-0, com um bis de Lima e sagrou-se campeão 👌 nacional pela 33ª vez perante 64 mil pessoas no estádio e muitos milhares no maior palco da festa em Lisboa, 👌 o Marquês de Pombal.
A 27 de abril de 2014, o Benfica vence o FC Porto, para a Taça da Liga, 👌 por 4-3 na marcação de Grandes Penalidades, após o nulo nos 90 minutos de jogo, qualificando-se assim para a final.
A 👌 1 de maio de 2014 o Benfica regressa as finais europeias pelo 2º ano consecutivo (a décima final) após ter 👌 vencido no conjunto das duas mãos por 2-1 a Juventus, mas a 14 de maio, o Benfica perde a app de jogo de futebol que ganha dinheiro 👌 8ª final europeia consecutiva frente ao Sevilha (4-2 após grandes penalidades), após dominarem totalmente o jogo mas em que o 👌 grande herói tinha sido Beto, o guarda-redes da equipa espanhola.
As principais figuras do título de campeão nacional foram Luís Filipe 👌 Vieira, que reforçou o plantel e manteve a confiança no treinador, e Jorge Jesus, que teve de encontrar soluções para 👌 as diversas lesões de jogadores fulcrais e ainda fazer substituir Matic que inevitavelmente saiu no mercado de inverno.
Após a conquista 👌 do 33º Campeonato Nacional, o SL Benfica garantiu presença na Supertaça de Portugal frente ao Rio Ave, o mesmo adversário 👌 das finais da Taça da Liga e Taça de Portugal.
A 7 de Maio, o Benfica ganhou a app de jogo de futebol que ganha dinheiro 5ª Taça 👌 da Liga (novo recorde) ao derrotar o Rio Ave por 2-0, com os golos de Rodrigo e Luisão.
A 18 de 👌 Maio, o Benfica venceu a app de jogo de futebol que ganha dinheiro 25ª Taça de Portugal (novo recorde) frente ao Rio Ave por 1-0, com um 👌 golo de Nico Gaitán.
Com esta conquista, o Benfica tornou-se no primeiro clube português a conquistar a tripla de Campeonato, Taça 👌 de Portugal e Taça da Liga, e também conseguiu a app de jogo de futebol que ganha dinheiro 10ª dobradinha (novo recorde).
Depois de uma pré-época fracassada, o 👌 Benfica começou a época com a chave de ouro com a conquista da Supertaça a 10 de agosto frente ao 👌 Rio Ave (0-0, 3-2 após penaltis) e tornou-se na única equipa a vencer todas as competições nacionais em Portugal.
A maior 👌 desilusão foi a Champions, ao ficarem em último lugar num grupo acessível (Mónaco, Bayer Leverkusen e Zenit) apenas com cinco 👌 pontos.
Na Taça de Portugal foram eliminados nos oitavos-de-final em casa frente ao Braga (1-2) e no campeonato seguiam imparáveis com 👌 uns brilhantes 46 pontos ao fim da 1ª volta (apenas com um empate caseiro frente ao rival Sporting e uma 👌 derrota em Braga) e com uma importante vitória no Dragão.
Jesus ainda se teve a ver com as saídas de vários 👌 jogadores (Enzo Peréz, Rodrigo, Mátic, Cardozo, Garay, Markovic, o goleiro Artur que seria substituído por Júlio César, um dos guarda-redes 👌 mais premiados da história do futebol mundial) mas com destaque para a contratação de Jonas que juntamente com Lima formava 👌 a dupla goleadora mas que perdera o prémio de melhor marcador para Jackson Martinéz devido à chegada tardia de Jonas 👌 ao Benfica.
Na primeira jornada da 2ª volta poderiam ter aumentado a vantagem para o FC Porto de 6 para 9 👌 pontos depois de os dragões terem perdido na Madeira (1-0 frente ao Marítimo), mas os encarnados perderam na Mata Real 👌 (contra o Paços de Ferreira, 1-0 com um penálti sofrido ao último minuto de jogo) e o campeonato ficou relançado, 👌 entretanto, duas jornadas depois os encarnados arrancam um empate a ferros em Alvalade ao último minuto de jogo por intermédio 👌 de Jardel e reduzem a vantagem para 4 pontos.
As águias voltam a tropeçar à 26ª jornada em Vila do Conde 👌 (2-1 contra o Rio Ave) e podiam ver o FC Porto reduzir a vantagem para apenas 1 ponto, mas os 👌 dragões não conseguem ir além de um empate na Choupana contra o Nacional, mas conseguiu reduzir a desvantagem para 3 👌 pontos.
Entretanto, a 4 jornadas do fim jogava-se o título na Luz, que resultou num nulo entre o Benfica e o 👌 Porto deixando o Benfica a um pequeno passo de conquistar o 34º título da app de jogo de futebol que ganha dinheiro história, bastava apenas ganhar os 👌 restantes jogos que faltavam ou fazer os mesmos pontos que os dragões.
O título seria confirmado à penúltima jornada com um 👌 empate (0-0) dos encarnados em Guimarães graças a um empate do Porto no Restelo (1-1 contra o Belenenses).
A festa encarnada 👌 começou na cidade Berço e desenvolveu-se de norte a sul do País e pelo mundo.
Para além do campeonato, os encarnados 👌 conquistaram a 6ª taça da Liga e a 5ª da era Jorge Jesus frente ao Marítimo (2-1, com golos de 👌 Jonas e Ola John).
Da mudança de Jorge Jesus para Alvalade à vinda de Rui Vitória para a Luz [ editar 👌 | editar código-fonte ]
Rui Vitória no jogo da primeira mão contra o Zenit, na qual o Benfica venceu por 1-0
Pouco 👌 depois da época transata ter acabado, Jorge Jesus troca os encarnados pelo rival Sporting (que entretanto já tinha despedido Marco 👌 Silva logo a seguir à conquista da Taça de Portugal) e Luís Filipe Vieira contrata Rui Vitória (vindo do Vitória 👌 de Guimarães, clube ao qual ajudou a conquistar uma Taça de Portugal, precisamente frente ao Benfica de Jorge Jesus).
A mudança 👌 de Jorge Jesus da Luz para Alvalade gerou muita polémica entre adeptos, equipa técnica e dirigentes desportivos.
Rui Vitória e Jorge 👌 Jesus têm-se envolvido constantemente em brigas e provocações assim como os presidentes Luís Filipe Vieira e Bruno de Carvalho e 👌 a mudança de Jorge Jesus para o rival da 2ª Circular fez com que os benfiquistas fossem a tribunal denunciar 👌 o caso afirmando que houve violação de contrato pelo que o caso tem andado a ser tratado em tribunal.
A época 👌 não começou da melhor forma para o Benfica depois de uma pré-época sem qualquer vitória e da perda do primeiro 👌 objetivo da temporada (Supertaça precisamente frente ao Sporting de Jorge Jesus) e também com a eliminação precoce na Taça de 👌 Portugal também contra o Sporting de Jorge Jesus (em Alvalade).
O campeonato também não começou da melhor forma com apenas 4 👌 vitórias nos primeiros 8 jogos, 1 empate (na Madeira contra o União) e 3 derrotas (Arouca, Porto e contra o 👌 Sporting no regresso de Jorge Jesus ao Estádio da Luz numa vitória histórica dos leões por 0-3) ficando a 7 👌 pontos dos leões e a 5 dos dragões mas entretanto termina a 1ª volta com quarenta pontos e em 2º 👌 lugar (em conjunto com o FC Porto) a 4 pontos do líder Sporting.
Na 1ª jornada da 2ª volta o Benfica 👌 aproveita da melhor forma o empate do Sporting em casa contra o Tondela para reduzir a desvantagem para 2 pontos 👌 ao vencer no terreno do Estoril-Praia e também aproveita para se isolar no 2º lugar graças a uma derrota do 👌 FC Porto em Guimarães.
Três jornadas depois o Benfica alcança o Sporting no topo da tabela com um empate dos leões 👌 em casa frente ao Rio Ave mas na jornada seguinte o Benfica recebe e perde no clássico contra o FC 👌 Porto e o Sporting aproveita para novamente se isolar na liderança com mais 3 pontos ao golear o Nacional na 👌 Madeira.
Entretanto duas jornadas depois um empate dos leões em Guimarães permite ao Benfica reduzir a desvantagem para apenas 1 ponto 👌 (que ganhou em casa o União da Madeira) e precisamente na jornada que antecede o derbi de Alvalade (4º confronto 👌 entre Jorge Jesus e Rui Vitória na temporada) onde Rui Vitória levou a melhor com uma vitória por 0-1 e 👌 saltou para a liderança isolada com dois pontos de vantagem.
Os rivais da 2ª circular não perderam mais pontos até ao 👌 final do campeonato e o Benfica festejou o tão desejado tricampeonato 39 anos depois e o seu 35º título ao 👌 golear o Nacional por 4-1 no Estádio da Luz na última jornada do campeonato e acaba o campeonato com uns 👌 históricos 88 pontos ultrapassando, assim, o recorde de 86 pontos do FC Porto de José Mourinho de 2002/2003.
Para além do 👌 campeonato o Benfica ganhou a app de jogo de futebol que ganha dinheiro 7ª Taça da Liga (3ª consecutiva) ao golear o Marítimo por 6-2 no Estádio 👌 Municipal de Coimbra.
Na Liga dos Campeões o Benfica consegue apurar-se para os oitavos-de-final, 4 épocas depois em 2º lugar no 👌 seu grupo (Atlético Madrid, Galatasaray e Astana) com dez pontos, conseguindo pelo meio uma histórica vitória em Madrid por 2-1.
Nos 👌 oitavos-de-final calha ao Benfica jogar com o Zenit de André Villas-Boas, apurando-se com sucesso (vitórias na Luz por 1-0 e 👌 na Rússia por 2-1) e nos quartos-de-final calhou ao Benfica jogar com o poderoso Bayern Munchen e acaba por ser 👌 eliminado (derrota por 1-0 na Alemanha e empate 2-2 na Luz) apesar da luta que deu ao colosso alemão.
Com a 👌 app de jogo de futebol que ganha dinheiro participação na Champions o Benfica consegue amealhar mais de 30 milhões de euros nos seus cofres.
Da saída de Rui 👌 Vitória à chegada de Bruno Lage [ editar | editar código-fonte ]
Época 2018–2019: A Reconquista [ editar | editar código-fonte 👌 ]
A pré-época começou mal, com 2 vitórias em 6 encontro, no entanto, o Benfica conseguiu apurar-se para a Champions através 👌 dos play-offs.[107]
Bruno Lage, treinador do Benfica de 2019 a 2020.
O campeonato foi o único título que o Benfica venceu nesta 👌 época, no entanto, não começou da melhor forma.
Nos primeiros 8 jogos, o Benfica venceu 5, empatou 2 e perdeu 1.
Na 👌 9ª jornada, o Benfica perdeu com o Moreirense na Luz e cai para o 5º lugar.
Na 10ª jornada vence e 👌 sobe para 4º, onde ficou até à jornada 14, que subiu para 2º, no entanto, na jornada seguinte voltou a 👌 perder, com o Portimonense, e desceu novamente para 4º lugar.
Parecia tudo perdido e no dia 3 de janeiro Rui Vitória 👌 sai do Benfica e fica Bruno Lage a treinar as águias[108], e começou a ter melhores resultados.
Na 17ª jornada, o 👌 Benfica volta a subir para 2º lugar, atrás do FC Porto e aí se manteve até à jornada 24, onde 👌 acaba por vencer os dragões por 2-1, no Estádio do Dragão.
Os encarnados sobem para 1º lugar e aí ficam até 👌 ao final da época.
O título só seria confirmado na última jornada com uma vitória (4-1) dos encarnados em casa[109].
A festa 👌 encarnada começou na cidade Berço e desenvolveu-se de norte a sul do País e pelo mundo.
Na Taça de Portugal, o 👌 Benfica foi eliminado pelo Sporting, apesar de ter vencido na primeira mão por 2-1, na segunda, o Sporting venceu por 👌 1-0 e passou pela regra dos golos fora.
Na Taça da Liga, o Benfica chegou até às semifinais, no entanto, acabou 👌 por ser eliminado pelo FC Porto, por 3-1.
Na Liga dos Campeões, o Benfica calhou num grupo difícil (Bayern Munich, Ajax 👌 e AEK Athens), que acabou com apenas 2 vitórias e 1 empate em 6 jogos, tendo ficado em 3º lugar 👌 e descido para a Liga Europa.
Na Liga Europa, o Benfica chegou longe.
Nos dezasseis-avos-de-final, o Benfica eliminou o Galatasaray (1-2 fora, 👌 e 0-0 em casa), nos oitavos-de-final eliminou o Dínamo de Zagreb (perdeu 1-0 fora e ganhou 3-0 em casa), mas 👌 ficou pelo caminho nos quartos-de-final, onde foi eliminado pelo Eintracht Frankfurt, depois de uma excelente exibição de João Félix, que 👌 fez um hat-trick, com o resultado tendo ficado 4-2, no entanto, na Alemanha, o Frankfurt venceu por 2-0 e passou 👌 pela regra dos golos fora.[110]
O Regresso fracassado de Jorge Jesus [ editar | editar código-fonte ]
No início da temporada, o 👌 Benfica investiu mais de 105 milhões de euros em contratações, um recorde em Portugal.
Os encarnados, também, viram o seu treinador 👌 antigo, Jorge Jesus de regresso, depois de ter estado a treinar o Flamengo.
O Benfica até começou bem, vencendo todos os 👌 jogos da pré-época, no entanto, perdeu a Supertaça por 2-0 frente ao FC Porto.
[111] O Benfica também falhou o acesso 👌 à Liga dos Campeões através dos play-offs, caindo para a Liga Europa.[112]
O campeonato começou bem, com o Benfica a vencer 👌 os 5 primeiros jogos, mantendo-se em 1º lugar, no entanto, perdeu dois jogos seguidos, descendo para o 3º lugar, abaixo 👌 do Sporting e do Braga.
Na 8ª jornada, o Benfica conseguiu passar o Braga e ficar em 2º lugar por 4 👌 jornadas, no entanto, a partir da 12ª jornada, começou a ter maus resultados o que fez, na 16ª jornada, que 👌 descesse para 4º lugar, onde ficou por 8 jornadas seguidas.
Na 24ª jornada, venceu contra o 3º colocado, o Braga e 👌 conseguiu subir para o 3º lugar, onde ficou até ao final da época.
Fora do campeonato, o Benfica chegou às semifinais 👌 da Taça da Liga, mas perdeu por 2-1 com o Braga e na Taça de Portugal, o Benfica chegou à 👌 final, onde também perdeu contra o Braga por 2-0.[113]
Na Liga Europa, o Benfica empatou 3 e venceu 3 dos 6 👌 jogos da fase de grupos, mas passou em 2º lugar do seu grupo (Rangers, Standard Liège e Lech Poznań) com 👌 12 pontos.
No entanto, nos dezasseis-avos-de-final, o Benfica apanhou o Arsenal, com o qual empatou na primeira mão (1-1) e perdeu 👌 na segunda (3-2)[114], sendo assim eliminado da Liga Europa.
A época até começou bem para os encarnados, começando com uma pré-época 👌 com 3 vitórias em 4 jogos e com a qualificação bem sucedida através dos play-offs para a Liga dos Campeões.
O 👌 campeonato também começou bem com 7 vitórias nos primeiros 8 jogos e 1 derrota (na Luz contra o Portimonense), ficando 👌 em 1º lugar até ao 9º jogo.
No entanto, na 10º jornada, o Benfica empatou com o Estoril fora de casa 👌 e acabou por ser ultrapassado pelo Sporting e pelo FC Porto.
A partir daí, o Benfica ficou em 3º lugar até 👌 ao final da época, perdendo pontos de maneira desnecessária, afastando-se cada vez mais do 2º e 1º lugares com jogos 👌 como Benfica 1-3 Sporting, Porto 3-1 Benfica e outros.
Após os maus resultados e prestações de Jorge Jesus, este saiu da 👌 estrutura do Benfica e veio Nélson Veríssimo, um interino, treinar a equipa.
No entanto, os resultados não mudaram muito, o Benfica 👌 continuou a perder pontos e a distanciar-se dos rivais.
Na 30º jornada, o Benfica acaba por vencer o Sporting por 2-0 👌 no Estádio José Alvalade, assim encurtando a distância até ao segundo lugar, no entanto, ainda estava longe.
Na penúltima jornada, o 👌 Benfica perdeu em casa frente ao Porto por 1-0, que acabou por se sagrar campeão no Estádio da Luz.[115]
Fora do 👌 campeonato, o Benfica chegou à final da Taça da Liga, mas perdeu por 2-1 com o Sporting[116] e na Taça 👌 de Portugal, o Benfica foi eliminado nos oitavos de final pelo FC Porto, por 3-0, no Estádio do Dragão.[117]
No entanto, 👌 a par da má prestação nas competições domésticas, o Benfica foi longe na Liga dos Campeões.
Passando em 2º lugar do 👌 seu grupo (Bayern Munchen, Barcelona e Dínamo de Kiev) com 8 pontos, conseguindo pelo meio uma vitória histórica contra o 👌 Barcelona no Estádio da Luz por 3-0.
Nos oitavos de final, calha ao Benfica jogar contra o Ajax, conseguindo um empate 👌 na Luz (2-2) e uma vitória histórica em Amsterdão (0-1), apurando-se assim para os quartos de final[118].
Nos quartos de final, 👌 calhou ao Benfica jogar com o poderoso Liverpool e acaba por ser eliminado (derrota por 1-3 na Luz e empate 👌 3-3 na Inglaterra) apesar da luta que deu ao gigante inglês[119].
Com a app de jogo de futebol que ganha dinheiro participação na Champions, o Benfica conseguiu amealhar 👌 mais de 60 milhões de euros nos seus cofres.
Também neste ano, a equipa sub-19 do Benfica venceu pela primeira vez 👌 a UEFA Youth League, derrotando o Red Bull Salzburg na final por 6-0.
Com este título, o Benfica voltou a ser 👌 campeão europeu no futebol, 60 anos depois.
O último título tinha sido a Taça dos Campeões Europeus, em 1962.[120]
A era Roger 👌 Schmidt [ editar | editar código-fonte ]
Com o objetivo de regressar aos títulos, o presidente do clube, Rui Costa, decidiu 👌 contratar Roger Schmidt, um treinador alemão que treinava o PSV Eindhoven.
Foram também contratados os jogadores Petar Musa, Mihailo Ristić, Alexander 👌 Bah, David Neres, Enzo Fernández e João Victor, investindo por volta de 47 milhões de euros.
Saíram os jogadores Darwin Núñez, 👌 Everton, Gedson Fernandes, Tiago Dantas, Pedro Pereira, Jota e Mile Svilar, Ferro, Haris Seferović, Tomás Araújo e Pizzi amealhando mais 👌 ou menos 105 milhões de euros.
O Benfica começou com um grande registo, tendo vencido todos os jogos de pré-época.
Também se 👌 conseguiu apurar com sucesso para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
Além disso, a equipa sub-19 dos encarnados venceu 👌 a primeira edição da Taça Intercontinental Sub-20, vencendo o Peñarol por 1-0 e conquistando um troféu inédito para o clube.[121]
O 👌 campeonato começou da melhor forma possível, dos 12 primeiros jogos que fez, o Benfica venceu 11, tendo apenas empatado frente 👌 ao Vitória Sport Clube.
Também venceu o FC Porto por 1-0 no Estádio do Dragão, feito este que não acontecia desde 👌 a época 2018–19.
No entanto, após a paragem do campeonato devido ao Campeonato do Mundo FIFA de 2022, perdeu 3-0 frente 👌 ao SC Braga (a primeira derrota da época) e empatou em casa 2-2 frente ao rival Sporting.
Na Taça de Portugal, 👌 o Benfica começou de maneira atribulada, tendo empatado com o Caldas SC, apenas vencendo na disputa por grandes penalidades, e 👌 venceu o Estoril Praia, por uma vitória magra de 1-0, no Estádio António Coimbra da Mota.
No entanto, foi avançando na 👌 prova, com uma vitória por 2-0 frente ao Varzim SC, fora de casa.
No entanto, na Liga dos Campeões é que 👌 veio a maior surpresa.
O encarnados calharam num grupo com o PSG, a Juventus e o Maccabi Haifa, um grupo à 👌 partida complicado, tendo em conta as diferenças financeiras.
No entanto, o Benfica superou-se, tendo vencido os dois jogos frente à Juventus 👌 (2-1 fora e 4-3 em casa), empatou os dois jogos frente ao PSG (1-1 em casa e 1-1 fora), e 👌 venceu ambos os jogos frente ao Maccabi Haifa (2-0 em casa e 6-1 fora).
O Benfica e o PSG permaneceram empatados 👌 nos pontos durante toda a Fase de Grupos, no entanto, no último jogo, o Benfica goleou o Maccabi Haifa (6-1) 👌 e conseguiu empatar o registo de golos dos franceses.
A regra de desempate foram os golos marcados fora de casa, onde 👌 o Benfica venceu, acabando assim em primeiro lugar do seu grupo com um número recorde de pontos na nova edição 👌 da Liga dos Campeões.