Saiba tudo sobre o jogo de truco: como jogar, suas regras, a sequencia das cartas, as
manilhas, significados dos termos 🍐 e os sinais!
O que é truco
Truco é um esporte da
mente, um dos jogos de cartas mais populares na América 🍐 do Sul. Também é bastante
praticado na Espanha e Itália. Geralmente é disputado em app para fazer apostas de futebol pares, com quatro
jogadores. Porém 🍐 é possível jogar com 2, 4, 6, 8, 10 ou 12 pessoas, dependendo do tipo
de truco.
O jogo se tornou 🍐 muito popular principalmente pela app para fazer apostas de futebol dinâmica emocionante
de apostas. A cada jogada é possível aumentar o valor da aposta, onde 🍐 o blefe não é uma
rara exceção. Os sinais entre parceiros também são bastante comuns e deixam o jogo
ainda 🍐 mais interessante.
Qual a origem do truco
Existem algumas versões para a origem
do truco:
Uma diz que o truco surgiu na Inglaterra, 🍐 no século XVII. Era chamado de Put
(colocar em app para fazer apostas de futebol inglês);
Outra diz que os italianos o inventaram;
E ainda existem
teorias 🍐 que vão além, na antiguidade, atribuindo app para fazer apostas de futebol criação aos Etruscos e
Mouros.
Imigrantes espanhóis, italianos e portugueses trouxeram o truco para 🍐 o Brasil.
A prática começou nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Hoje está presente em app para fazer apostas de futebol
todo o 🍐 país, com diversas variações, como o Truco Mineiro, Paulista e Gaúcho.
Como
jogar truco e suas regras
Quantas pessoas podem participar em 🍐 app para fazer apostas de futebol um jogo de truco
O
formato mais comum para jogar truco são quatro jogadores, formando duas duplas. Os
quatro jogadores 🍐 sentam ao redor da mesa. Os parceiros devem ficar sentados frente a
frente um do outro.
No caso de 6 pessoas, 🍐 são formadas duas equipes de três jogadores
cada. Os jogadores devem alternar entre equipes suas posições na mesa. Dois jogadores
🍐 da mesma equipe nunca podem sentar lado a lado. Ainda é possível jogar algumas
variações com 8, 10, ou até 🍐 12 jogadores.
Formato do jogo e as regras de pontuação do
truco
Uma partida de truco, em app para fazer apostas de futebol geral, é disputada em 🍐 app para fazer apostas de futebol melhor de três jogos.
Cada jogo é formado por pontos, onde quem faz doze vence. Quem vencer dois jogos 🍐 ganha
a chamada queda. A partida é disputada em app para fazer apostas de futebol mãos que são divididas em app para fazer apostas de futebol
rodadas.
Os jogadores recebem três 🍐 cartas a cada mão para jogar uma melhor de três
rodadas. Cada jogador coloca uma de suas cartas na mesa 🍐 por rodada. A carta mais forte
vence a rodada. Quem vencer duas rodadas ganha os pontos daquela mão.
As pontuações de
🍐 cada mão variam de acordo com o tipo de truco, podem valer um ponto como no Paulista,
ou dois, como 🍐 no Mineiro.
Ao longo das rodadas, os jogadores podem pedir truco, para
aumentar o valor da mão. Em app para fazer apostas de futebol seguida, seus 🍐 adversários podem rejeitar, aceitar, ou
aumentar ainda mais o valor da mão, pedindo 6.
Quando o adversário pede 6, volta para
🍐 quem tinha aumentado a aposta, com as mesmas possibilidades, rejeitar, aceitar, ou
aumentar para 9 (10 no caso do truco 🍐 mineiro). Esse esquema de aumentos de apostas
segue até 12 e queda, valendo o jogo e a queda.
Valor da mão 🍐 de acordo com os aumentos
de aposta no truco mineiro
Aumento de apostas Aposta aceita Aposta rejeitada
Possibilidade de aumento Truco 🍐 4 2 6 Seis 6 4 10 Dez 10 6 12 Doze 12 10 Queda Queda
Queda Jogo N/A
Valor da 🍐 mão de acordo com os aumentos de aposta no truco
paulista
Aumento de apostas Aposta aceita Aposta rejeitada Possibilidade de aumento
🍐 Truco 3 1 6 Seis 6 3 9 Nove 9 6 12 Doze 12 9 Queda Queda Queda Jogo N/A
Casos 🍐 de
Empate, cango, ou amarra no truco
Em caso de empate (cangar ou amarrar) na primeira
rodada, o vencedor da segunda 🍐 ganha a mão. Se o empate for na segunda rodada, quem
venceu a primeira ganha a mão. Quando o empate 🍐 ocorre na terceira rodada, o vencedor da
primeira ganha a mão. Caso todas as rodadas empatem, os jogadores não ganham
🍐 pontos.
Rodada em app para fazer apostas de futebol que o empate acontece Quem vence a mão 1ª rodada O vencedor da
segunda rodada vence 2ª 🍐 rodada O vencedor da primeira rodada ganha a mão 3ª rodada O
vencedor da primeira rodada ganha a mão Quando 🍐 amarra as 3 rodadas A mão é anulada,
ninguém ganha pontos
Quando amarra no truco, a pessoa à direita de quem 🍐 cangou é a
primeira a mostrar app para fazer apostas de futebol maior carta.
Mão e pé
Dentre os curiosos termos do truco, dois
dos mais famosos 🍐 são mão e pé. Eles definem quem é o primeiro da rodada, mão, e quem é
o último, pé. O 🍐 jogador mão fica sempre ao lado direito do pé. Quem dá as cartas
alterna a cada rodada indo para a 🍐 esquerda. Assim, o mão na rodada anterior será o pé
na próxima rodada.
Em geral, o pé da dupla tem um 🍐 papel importante de liderar a
estratégia na rodada. Como é o último, pode ver todas as cartas antes de fazer 🍐 sua
jogada.
Quem embaralha e dá as cartas
Na primeira rodada, um dos jogadores é escolhido
aleatoriamente para embaralhar e dar as 🍐 cartas. Este jogador pode distribuir as cartas
uma a uma ou de três em app para fazer apostas de futebol três, para cada jogador, deslizando-as 🍐 na mesa.
O
adversário à app para fazer apostas de futebol esquerda corta o baralho e indica de onde deve pegar as cartas, de
baixo ou 🍐 de cima de um dos montes cortados. Quem cortou o baralho também pode pegar
primeiro as cartas para si e/ou 🍐 para seu parceiro.
Com as cartas em app para fazer apostas de futebol mãos, ainda é
possível pedir a troca de cartas, caso um jogador receba 🍐 três palhaços / família real:
Q (Dama), J (Valete) e K (Rei).
Caso um dos jogadores receba mais ou menos de 🍐 três
cartas enquanto seu adversário distribuiu as cartas perceber o erro, o jogador que
recebeu as cartas erradas vence a 🍐 mão. Se quem deu as cartas descobrir o erro antes do
início da rodada, ele pode acertar o número de 🍐 cartas e seguir normalmente.
Em caso de
roubo confirmado, colocar manilhas no fundo do baralho por exemplo, o jogador perde um
🍐 ponto, e, caso esteja embaralhando, perde a mão.
Ordem/Sequência das cartas no truco e
suas manilhas
Manilhas no truco, as cartas mais 🍐 fortes do jogo
As manilhas são as
cartas mais valiosas. Elas podem ser fixas ou variáveis, dependendo do tipo de
truco.
No 🍐 truco mineiro, da mais forte para a menos, as manilhas são: 4 de paus (Zap) >
7 de copas > 🍐 A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros.
Ordem Carta 1 4 de paus, Zap 2 7 de
copas 3 A 🍐 de espadas, Espadilha 4 7 de ouros
Já no paulista, as manilhas variam de
acordo com o Vira. O embaralhador vira 🍐 uma carta a cada mão, antes de iniciar a
primeira rodada. Esta carta define as manilhas das 3 rodadas na 🍐 mão.
Ordem das cartas
no truco
Com exceção das manilhas, cartas de maior valor, a sequência das cartas no
truco segue esta 🍐 ordem, da mais forte para a menos, sem considerar naipe: 3 > 2 > A > k
> J > 🍐 Q > 7 > 6 > 5 > 4.
Ordem Carta 1 3 2 2 3 A, Ás 4 K, Rei 🍐 5 J, Valete 6 Q, Dama 7 7
8 6 9 5 10 4
Termos, gírias e significados
Termo Significado Vira O 🍐 jogador que
embaralha vira uma carta após distribuir as cartas para os jogadores. Esta carta é
chamada Vira, ela define 🍐 as manilhas da rodada (não aplicável para algumas variações do
jogo). Manilhas Manilhas são as cartas com maior valor no 🍐 truco, acima do 3. Cangar
Cangar no truco significa empatar a rodada e pode ser utilizado como uma estratégia.
Exemplo: 🍐 Você tem uma carta fraca, uma média e outra forte. Cangar na primeira rodada
com app para fazer apostas de futebol carta média garante que 🍐 app para fazer apostas de futebol carta mais forte definirá a mão. Rodada Rodadas são
divisões de uma mão. Cada mão é composta por uma 🍐 melhor de três rodadas. Mão Mãos são
divisões de um jogo. Pode valer a partir de um ou dois pontos, 🍐 dependendo do tipo de
truco. Jogo Jogos são divisões de uma queda. Cada queda é composta por uma melhor de 🍐 3
jogos. Truco Pedir truco significa solicitar o aumento da aposta. Se o adversário
rejeitar, quem pediu truco ganha os 🍐 pontos da mão sem aumento, porém, sem precisar
mostrar suas cartas. Mão de onze Quando uma dupla atinge onze pontos, 🍐 os jogadores
podem olhar as cartas um do outro. Eles conversam e definem se vão jogar a mão. Se
aceitarem, 🍐 a mão valerá três ou quatro pontos, dependendo do tipo de truco. Se
rejeitarem, seus adversários ganham de um a 🍐 dois pontos, também dependendo do tipo. Mão
de ferro As duas duplas disputam a mão as cegas quando ambas chegam 🍐 a onze pontos. As
cartas ficam viradas de cabeça para baixo, sem ninguém poder vê-las. Quem vencer ganha
o jogo. 🍐 Esconder carta / carta coberta Com exceção da primeira rodada de cada mão, os
jogadores podem jogar app para fazer apostas de futebol carta virada 🍐 para baixo. Ela não valerá nada, porém, seus
adversários não saberão qual é a carta.
15 sinais mais comuns no truco
Uma 🍐 das grandes
particularidades do truco são os sinais entre os parceiros. Eles combinam sinais para
se comunicar durante a partida, 🍐 sem que seus adversários percebam.
Existem também os
sinais mais conhecidos e utilizados. É bom conhecê-los, caso seus adversários utilizem,
ou 🍐 você não tenha tempo de combinar novos sinais com seu parceiro.
Sinal Significado
Piscada de olho Zap, 4 de paus Subir 🍐 a sombrancelha 7 de Copas Usar a língua para
esticar um lado da bochecha Espadilha, A de espadas Mostrar a 🍐 ponta da língua 7 de
ouros Levantar um ombro 3 Levantar os dois ombros Um par de 3 Inchar as 🍐 bochechas
Várias manilhas Tocar no peito Joga baixo e deixa vir em app para fazer apostas de futebol mim Simular um corte de
pescoço com 🍐 a mão Pede truco Coçar o queixo K, Rei Tocar a orelha Q, Dama Simular um J,
telefone, da orelha 🍐 ao queijo J, Valete Mostrar dois dedos 2 Mostrar o dedo mindinho A,
ás
Links úteis
Regras do truco mineiro
Regras do truco 🍐 paulista
Federação
brasilisense
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