Cópia da estátua Discóbolo, do escultor grego Míron, em estado relativamente completo, restaurada por Angelini e instalada no Palazzo Lancellotti.
Essa 👌 estátua é um simbolo recorrentemente utilizada para representar a área da Educação Física.
Educação Física é uma área do conhecimento humano 👌 ligada às práticas corporais historicamente produzidas pela humanidade.
A Educação Física é o processo pedagógico que visa à formação do homem 👌 capaz de conduzir-se plenamente em suas atividades.
Trabalha num sentido amplo, visando à prevenção de determinadas doenças.[1]
É a área de atuação 👌 do profissional graduado em Educação Física (licenciatura e bacharelado).
É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas 👌 e exercícios físicos não competitivos e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, 👌 resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.
A grande diferença entre "Educação Física" e "esporte" é que, enquanto a 👌 primeira diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadêmico, esporte refere-se às diversas modalidades organizadas.
Esta diferença é 👌 muito importante, pois existem muitas pessoas que consideram estas duas palavras sinônimas.[2]
Educação Física é uma atividade física planejada e estruturada, 👌 com o propósito de melhorar ou manter o condicionamento físico.
É também o conjunto de atividades físicas não competitivas, que fundamenta 👌 assim a correta prática destas atividades.
Já o exercício físico, é uma forma de atividade física planejada, repetitiva, com orientação profissional, 👌 que visa a desenvolver a resistência física e as habilidades motoras, seja por equipamentos específicos[3] ou pelo peso do próprio 👌 corpo que, devido ao avanço tecnológico, atualmente o profissional dispõe de inúmeros métodos[4] que respaldam as inúmeras modalidades.
A exemplo da 👌 natação, musculação, artes marciais etc.
A diferença entre a Educação Física e a atividade física é que a atividade física é 👌 qualquer movimento do corpo, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em um aumento do gasto energético.
Atividade física refere-se ao gasto 👌 calórico promovido por uma ação superior física, como um deslocamento, um movimento físico qualquer.
É um conceito cartesiano e linear que 👌 aparta e fragmenta a motricidade humana em mero movimento.
Já a Educação Física é uma ação planejada e estruturada, que pode 👌 utilizar-se de vários elementos como o esporte, a dança, a luta, o jogo, a brincadeira e a atividade física.
A Educação 👌 Física nasce da maneira como a conhecemos hoje com o advento da modernidade, da sociedade urbana e industrial e a 👌 necessidade de educar os corpos com seus movimentos adquiridos.
Atividade de Educação Física em Portugal.
Para atuação como professor de Educação Física, 👌 é necessário um curso superior, exigindo perícia profissional para manipular as complexas variáveis do desporto[5] durante o qual estudará os 👌 aspectos psicológicos, cinesiológicos, biomecânicos, fisiológicos, bioquímicos, genéticos, antropométricos e neuromotores das atividades físicas como também suas dimensões sociais e psicomotoras.
Deve 👌 ser capaz de orientar jogos e atividades lúdicas corretamente, cuidando da postura correta dos participantes, do respeito às normas do 👌 jogo/atividade, de assegurar o interesse de todos e do aproveitamento físico por parte dos jogadores/participantes.[6]
A Educação Física e as ciências 👌 do esporte [ editar | editar código-fonte ]
Existe ainda muita confusão acerca das duas graduações.
É muito comum as pessoas confundirem 👌 o curso de Educação Física com o curso de esporte ou ciências do esporte.
[7] No entanto, quem se forma em 👌 Educação Física terá matérias mais ligadas às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, preparando-se para uma atuação diretamente ligada 👌 ao ensino pedagógico e à aplicação de atividades físicas para pessoas ou grupos, seja em ambientes escolares, seja em academias 👌 e centros esportivos.
Já o formado em esporte ou ciências do esporte, atua como técnico, em preparação física de atletas, gestão 👌 e marketing esportivo e organização de eventos esportivos.
Em geral, esses profissionais disputam as mesmas vagas no mercado de trabalho.[8]
Formação no 👌 Brasil [ editar | editar código-fonte ]
A princípio, os profissionais de Educação Física tinham origem militar, mas atualmente existem escolas 👌 civis com preparação tão boa quanto institutos militares.
Na medida em que transcorrem as situações didáticas organizadas pelo professor, os estudantes 👌 interagem com saberes (conteúdos) diversos, não somente aqueles produzidos pelo método científico e comumente valorizados na escola, mas também com 👌 as inúmeras maneiras de dizer, fazer e compreender as práticas corporais e as pessoas que delas participam.[9]
No Brasil, os profissionais 👌 da Educação Física têm, no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), o órgão principal de organização e normatização das atividades 👌 pertinentes à apostar 5 reais área de atuação.
Os Conselhos Regionais de Educação Física (CREFs) são subdivisões do CONFEF nos estados e têm 👌 a função de fiscalizar o exercício das atividades próprias dos profissionais de Educação Física.
Atualmente são vinte CREFs, abrangendo todos os 👌 estados brasileiros.[10]
A uma pessoa com bacharelado em Educação Física, caberá a atuação em clubes, academias, centros esportivos, hospitais, empresas, planos 👌 de saúde, prefeituras, acampamentos, condomínios e qualquer espaço de realização de atividades físicas.
A escola de educação básica é atendida por 👌 aqueles que têm o grau ou título de licenciatura em Educação Física.[11]
Os profissionais e estudantes de Educação Física no Brasil 👌 possuem uma série de eventos especializados na realização de cursos: entre eles, pode-se destacar o Congresso Internacional de Educação Física 👌 - FIEP, que acontece desde 1986 na cidade de Foz do Iguaçu, com a participação de mais de 55 000 👌 pessoas de 50 países,[12] e a apresentação de mais de 9 500 trabalhos científicos.
O Congresso FIEP, como é conhecido, é 👌 organizado pelo Prof.
Almir Adolfo Gruhn, que atualmente é o Presidente Mundial da Federação Internacional de Educação Física, e disponibiliza anualmente 👌 uma série de cursos, eventos paralelos e congressos científicos.
A Educação Física Cultural [ editar | editar código-fonte ]
A perspectiva curricular 👌 cultural da Educação Física se autoproclama comprometida com o combate à injustiça social através do estabelecimento de diálogo entre os 👌 saberes daqueles que detém privilégios e dos que não.
Pesquisas mostram, por exemplo, que aqueles conhecimentos relativos às brincadeiras, danças, lutas, 👌 esportes e ginásticas vivenciados pelos grupos minoritários recebem tratamento semelhante aos saberes hegemônicos e que a cultura também passa a 👌 ser analisada de outra maneira, considerando a existência de diferenças e compreendendo e discutindo os mecanismos que as produzem e 👌 reproduzem.[13]Referências