Não existe um modelo que atenda a vários gêneros esportivos simultaneamente, cada caiaque tem um objetivo e uma característica própria, ❤️ por isso a importância de entender qual a melhor escolha para uma pratica saudável.
Aspectos gerais do caiaque
É preciso ter facilidade ❤️ de remar, estabilidade, velocidade em águas calmas e em ondas.
Capacidade de passar por ondas e marolas, manobrabilidade, precisa ser seguro.
O ❤️ atleta tem que ter facilidade de entrar e sair, precisa ser fácil de transportar.
O peso certo, resistência para o impacto ❤️ com pedras e fundo, oferecer conforto ao sentar.
Flutuação (inclusive com água dentro), capacidade de levar bagagem, facilidade para esgotar água.
Capacidade ❤️ para longas travessias em mar com ondas e marolas.
Facilidade de rolar, adequabilidade para surfar em ondas e adequabilidade para rios ❤️ com grande volume de água.
Também é preciso ter adequação para manobras de rodeio, ter a capacidade de manter o canoísta ❤️ bem "vestido no caiaque", ele precisa aguentar grandes pressões de água e não achatar.
O barco tem que atender as normas ❤️ das modalidades específicas para o uso em competições esportivas oficiais.
Para exemplificar o que foi dito acima não é possível ter ❤️ um caiaque que seja ao mesmo tempo veloz e manobrável ou estável.
Barcos para a canoagem de lazer
Estes barcos devem priorizar ❤️ a facilidade de remar, conforto, segurança e praticidade.
Caiaque aberto
A principal característica deste tipo de caiaque é que o remador não ❤️ entra no barco, mas se senta em cima como se fosse uma.
Estes barcos devem ser curtos (menos que 3,00m) e ❤️ largos (mais que 0,65m) para serem estáveis.
Adaptam-se, com facilidade a qualquer situação de água, até um nível grau 2 (no ❤️ máximo) para rios caudalosos.
Este modelo de caiaque é recomendado para o remador iniciante ou aquele que quer dar um passeio ❤️ tranquilo sem preocupação de velocidade, ou então aquele usuário que pretende ficar confortavelmente sentado admirando a paisagem, pescando ou que ❤️ queira levar um equipamento de mergulho ou fotografia.
Caiaque de turismo
Estes caiaques são fechados e tem em geral comprimento maior que ❤️ 3,5m, por que são barcos destinados a quem pretende empreender pequenas expedições ou passeios mais longos.
Estes precisam ser confortáveis, e ❤️ exigem alguma experiência e habilidade, em especial para subir nele e esgotar a água em caso de inundação interna.
Caiaques de ❤️ corredeira
São barcos de lazer para serem usados em águas brancas, que são rios com ondas, pedras, redemoinhos, refluxos e outros ❤️ movimentos em turbilhão, mas esta pratica exige experiência e prática do canoísta.
Como são feitos para resistir a impactos com pedras ❤️ no fundo de rios e mar são sempre feitos de material plástico, não sendo adequados os caiaques de fibra.
Há uma ❤️ grande variedade de tipos de caiaques de corredeira, mas quase todos são barcos curtos (de 2,5 a 3,2m), com grande ❤️ manobrabilidade e formas de proa e popa levantadas.
Os modelos mais usuais, usados para descer rios, tem formas de grande volume ❤️ (cheias), na proa e popa.
Caiaques de expedição
São barcos especialmente previstos para grandes travessias no mar ou rios, que dispõe de ❤️ compartimentos para guarda de bagagem recomendados para estas situações específicas.
As mesmas características descritas acima podem ser encontradas nos caiaques duplos ❤️ que acomodam duas ou mais pessoas e que são em geral concebidos com a mesma finalidade que os modelos para ❤️ um canoísta, mas tem capacidade e espaço para comportar 2 assentos de forma que os dois usuários remem.
Caiaker: especialista na ❤️ construção e vendas de caiaques no Brasil
A Caiaker nasceu há mais de 15 anos por iniciativa de Ennio Henrique Robba, ❤️ engenheiro naval formado pela USP, praticante e grande incentivador da canoagem e ex diretor da confederação brasileira de canoagem.
O objetivo ❤️ foi introduzir os caiaques fabricados em plástico polietileno no mercado brasileiro, já largamente difundidos no exterior.
No Brasil existiam apenas caiaques ❤️ fabricados em fibra de vidro, muito mais frágeis e menos duráveis do que aqueles fabricados em plástico.
Os poucos caiaques deste ❤️ material que chegavam ao Brasil eram extremamente caros e inacessíveis ao público em geral.
Clique aqui e leia mais.