A Operação Penalidade Máxima é um conjunto de operações em andamento realizadas pelo Ministério Público do Estado de Goiás para 🤑 investigar a chamada Máfia das Apostas,[1][2] que é um grupo que se organizou para realizar esquema de apostas esportivas após 🤑 aliciar jogadores, manipulando assim jogos do futebol brasileiro.
Nomeada de Operação Penalidade Máxima, a ação é encabeçada pelo Grupo de Atuação 🤑 Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).[3]
No dia 14 de fevereiro de 2023, uma organização criminosa que atuava para manipular 🤑 resultados de jogos de futebol na Série B do Campeonato Brasileiro foi alvo de operação do Ministério Público do Estado 🤑 de Goiás (MPGO).
De acordo com o Ministério Público de Goiás (MPGO), o material apreendido no cumprimento de mandados judiciais da 🤑 Operação, deflagrada no dia 14 de fevereiro, traz indícios de que as fraudes em jogos de futebol seguem ativas nas 🤑 partidas dos campeonatos estaduais em 2023.
De acordo com a ação, apenas em um dos jogos manipulados, o lucro estimado pela 🤑 Máfia das Apostas era de R$ 2 milhões.
O MPGO divulgou uma imagem, uma captura de tela de uma conversa de 🤑 WhatsApp de um celular apreendido na operação com um dos suspeitos.
O diálogo recente sinaliza novas combinações de manipulação, envolvendo outras 🤑 condutas de jogo passíveis de aposta, como número de escanteios e cartões vermelhos.[4]
O escândalo no futebol brasileiro foi repercutido por 🤑 jornais de pelo menos nove países de três continentes.[5]
A investigação começou com três jogos da Série B de 2022.
Todos aconteceram 🤑 na última rodada: Vila Nova 0 x 0 Sport, Criciúma 2 x 0 Tombense e Sampaio Corrêa 2 x 1 🤑 Londrina.
O esquema teria um lucro estimado de R$ 2 milhões, se nos três jogos ocorressem a marcação de pênaltis.
Dos três 🤑 jogos, em dois deles houve a marcação de penalidades.
O único que não contou com a infração foi o jogo do 🤑 Vila Nova.
Isso porque o jogador que recebeu inicialmente R$ 10 mil para cometer o pênalti não foi relacionado para a 🤑 partida.
Foi quando a diretoria do Vila Nova decidiu afastar o atleta Romário por "indisciplina grave" e fez a denúncia ao 🤑 MP.[6]
Operação Penalidade Máxima II [ editar | editar código-fonte ]
Foi deflagrada, no dia 18 de abril, a Operação Penalidade Máxima 🤑 II, realizada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado 🤑 (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI).
[7] De acordo com o órgão, a ação visa a obtenção 🤑 de novos vestígios sobre a manipulação de resultados de jogos de futebol profissional - inclusive da Série A do Campeonato 🤑 Brasileiro.
De acordo com o MPGO, há suspeitas de que o grupo criminoso tenha concretamente atuado em pelo menos cinco jogos 🤑 da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2022, assim como em cinco partidas de campeonatos estaduais, entre eles, 🤑 os campeonatos goiano, gaúcho, mato-grossense e paulista, todos no ano de 2023.
Foram expedidos três mandados de prisão preventiva e outros 🤑 20 de busca e apreensão em 16 municípios de seis estados.
As determinações são cumpridas em Goiânia (GO), São Paulo (SP), 🤑 Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Pelotas (RS), Santa Maria (RS), Erechim (RS), Chapecó (SC), Tubarão (SC), Bragança Paulista (SP), 🤑 Guarulhos (SP), Santo André (SP), Santana do Parnaíba (SP), Santos (SP), Taubaté (SP) e Presidente Venceslau (SP).[8]
No dia 10 de 🤑 maio, foi revelada uma planilha presente na investigação.
Segundo o documento, que cita nomes de novos atletas (que ainda não haviam 🤑 aparecido anteriormente), os apostadores previam sinais (pagamentos parciais antecipados) de 10 a 50 mil reais em cada operação.
Os valores totais 🤑 variam entre R$ 50 e 80 mil.[9]
Acordos com o MP [ editar | editar código-fonte ]
Quatro jogadores descobertos no esquema 🤑 admitiram envolvimento e não foram denunciados: o zagueiro Kevin Lomónaco, do Bragantino, o lateral-esquerdo Moraes, do Atlético-GO, o volante Nikolas 🤑 Farias, do Novo Hamburgo, e o atacante Jarro Pedroso, do Inter de Santa Maria.[10]
Ao início da segunda fase da operação, 🤑 16 pessoas estavam envolvidas nas investigações.
[11] Esse número aumentou após novas atualizações.
[9] Bruno Lopez de Moura, apostador que havia sido 🤑 detido na primeira fase da operação, é visto pelo MP como líder da Máfia das Apostas.[12]
Apostadores e membros da organização 🤑 [ editar | editar código-fonte ]
Bruno Lopez de Moura
Ícaro Fernando Calixto dos Santos
Luís Felipe Rodrigues de Castro
Victor Yamasaki FernandesZildo Peixoto 🤑 Neto
Thiago Chambó Andrade
Romário Hugo dos Santos
William de Oliveira Souza
Pedro Gama dos Santos Júnior
Veja abaixo esta lista dos jogos dos campeonatos 🤑 investigados pelo Ministério Público do estado de Goiás no âmbito da Operação Penalidade Máxima II, aceita pela Justiça do estado.[13][14]
Campeonato 🤑 Brasileiro Série A [ editar | editar código-fonte ]
Palmeiras x Juventude (10 de setembro de 2022)
Juventude x Fortaleza (17 de 🤑 setembro de 2022)
Goiás x Juventude (5 de novembro de 2022)
Ceará x Cuiabá (16 de outubro de 2022)
Red Bull Bragantino x 🤑 América-MG (5 de novembro de 2022)
Santos x Avaí (5 de novembro de 2022)
Botafogo x Santos (10 de novembro de 2022)
Palmeiras 🤑 x Cuiabá (6 de novembro de 2022)
Campeonato Brasileiro Série B [ editar | editar código-fonte ]
Sport x Operário-PR (28 de 🤑 outubro de 2022)
Guarani x Portuguesa (8 de fevereiro de 2023)
Red Bull Bragantino x Portuguesa (21 de janeiro de 2023)
Caxias x 🤑 São Luiz-RS (12 de fevereiro de 2023)
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema: Base de dados no Wikidata
Nota: 🤑 Se procura jogos nos quais há a prática de apostas, veja Se procura jogos nos quais há a prática de 🤑 apostas, veja jogo de apostas
Roleta, um jogo de azar comum em cassinos
Um jogo de azar um jogo cujo resultado é 🤑 fortemente influenciado por algum dispositivo de aleatoriedade.
Dispositivos comuns usados incluem dados, piões, cartas de baralho, roletas, bolas numeradas ou, no 🤑 caso de jogos digitais; geradores de números aleatórios.
Um jogo de azar pode ser jogado como um jogo de apostas se 🤑 os jogadores apostarem dinheiro ou qualquer valor monetário.
Os jogos de azar são conhecidos em quase todas as sociedades humanas, embora 🤑 muitas tenham aprovado leis que o restringem.
Os primeiros povos usavam os nós dos dedos das ovelhas como dados.
Algumas pessoas desenvolvem 🤑 um vício psicológico em jogos de azar e arriscam até comida e abrigo para continuar a jogar.
Jogo de senet no 🤑 Museu do Louvre, em Paris.
É possível ver, no fundo, os dados em forma de hastes no canto superior direito.
Os dados 🤑 mais antigos que se conhecem, em forma de pirâmide, foram descobertos em 1920 por sir Leonard Woolley ao pesquisar em 🤑 túmulos reais da civilização sumeriana de Ur.
[1] De um período pouco posterior, foram descobertos na tumba do faraó Tutankamon dados 🤑 em formatos de hastes com as faces numeradas de 1 a 4.
[1] Os sumérios e assírios usavam uma forma antiga 🤑 de dado de seis faces, feito de osso extraído do calcanhar de animais denominado astrágalo ou tálus, e que o 🤑 moldavam para que eles pudessem cair em quatro posições diferentes.[2]
Os jogos de dados tiveram origem na época romana, embora não 🤑 se conhecam as regras com que jogavam.
Um deste jogos, denominado "hazard", palavra que, em inglês e francês significa "risco" ou 🤑 "perigo", foi introduzido na Europa com a Terceira Cruzada.
As raízes etimológicas do termo provêm da palavra árabe "al-azar", que significa 🤑 "dado".
Tacito escreveu sobre os Germani em A.D.99:
" Eles praticam o jogo de dados, em que um irá, naturalmente, se maravilhar, 🤑 sobriamente, e bastante, como se fosse um negócio sério, com ousadia em ganhar e perder em que, quando eles não 🤑 têm nada mais a jogar, eles apostam a bacana play bonus de boas vindas liberdade e bacana play bonus de boas vindas pessoa na última queda do dado.
O perdedor resigna-se 🤑 voluntariamente à servidão, e mesmo se ele é mais jovem e mais forte do que seu adversário, ele se permite 🤑 ser amarrado e vendido.
Assim, grande é a bacana play bonus de boas vindas firmeza em um caso tão ruim: eles mesmos chamam isso de "manter 🤑 a bacana play bonus de boas vindas palavra"."
Os jogos de cartas apareceram por volta do século IX na China[4] e no século XIV na Europa.[2]
Os 🤑 primeiros registros de uma loteria gravados são os cartões Keno dos chineses da Dinastia Han entre 205 e 187 aC.
Acredita-se 🤑 que estas loterias ajudaram a financiar projetos governamentais importantes, como a Grande Muralha da China.
As primeiras loterias europeias conhecidas foram 🤑 realizadas durante o Império Romano,[2] principalmente como uma diversão em jantares.
Cada convidado recebeia um bilhete, e prêmios, muitas vezes consistiam 🤑 de itens especiais como louça.
Todo portador do bilhete tinha a certeza de ganhar alguma coisa.
Este tipo de loteria, no entanto, 🤑 não era mais do que a distribuição de brindes por nobres ricos durante os folguedos saturnalianos.
Os primeiros registros de uma 🤑 oferta de bilhetes de loteria para a venda foi na loteria organizada pelo imperador romano César Augusto.
Os recursos foram usados 🤑 para reparos na cidade de Roma, e os vencedores receberam prêmios na forma de artigos de valor desigual.
No século XVI, 🤑 surgem os primeiros estudos matemáticos na europa sobre jogos.
Luca Pacioli em cerca de 1500 em bacana play bonus de boas vindas notável Summa estuda um 🤑 problema do jogo da Balla.
Girolamo Cardano em 1526 escreve o livro Liber de Ludo Aleae (Livro dos jogos de azar) 🤑 resolvendo vários problemas de enumeração e retoma os problemas levantados por Pacioli.
[5] A obra de Cardano, contudo, só veio a 🤑 ser publicada em 1663.
[2] Cardano relata em bacana play bonus de boas vindas autobiografia, De Propria Vita que era viciado em jogos.
Escreve que havia jogado 🤑 xadrez por 40 anos e dados por 25 anos.
[6] Niccolò Tartaglia em 1556 dedica algumas páginas de seu livro General 🤑 Trattato aos problemas de Pacioli e Galileu Galilei em 1590 escreve outro manual sobre jogos, o Sopra le Scoperte dei 🤑 Dadi (Considerações sobre o Jogo de Dados).[5][7]
Outros jogos de azar, como o pôquer e a roleta, apareceram no século XIX.[2]
A 🤑 situação nos dias de hoje evoluiu de uma forma um tanto previsível.
As pessoas apostam em uma variedade cada vez maior 🤑 de jogos, a maioria dos quais analisada matematicamente nos mais ricos detalhes.[2]
O dinheiro ganho ou perdido em um jogo de 🤑 azar é determinado pelo "EV" (Expected Value, termo da língua inglesa que tem, por significado, "Valor Esperado") de uma aposta.
[8] 🤑 Cada aposta pode gerar "EV" negativo (perda de dinheiro) ou positivo (ganho de dinheiro).
Um exemplo simples de "EV": imaginemos uma 🤑 aposta que tem-se 25% de chance de ganhar e aposta-se 10 créditos para ganhar 50 créditos...
o que aconteceria, matematicamente falando? 🤑 Perderia-se 10 créditos 3 vezes (75%) e ganharia 50 numa quarta vez.
Desses 50 tira-se os 30 perdidos nas primeiras apostas 🤑 para obtermos um lucro de 20 créditos.
Esses 20 créditos podem ser divididos pelas 4 apostas significando que a CADA APOSTA 🤑 o apostador teve um "EV" de +5 (20/4).
Ou seja, mesmo perdendo as apostas iniciais, esse apostador estava na verdade ganhando 🤑 dinheiro ao fazer a decisão correta, afinal, a longo prazo ele sai vencedor do jogo.
Se ele jogasse esse jogo milhares 🤑 ou centenas de milhares de vezes, ele ficaria rico.
"EV" é o que caracteriza o lucro do casino.
Todos jogos de azar 🤑 de um casino tem uma pequena vantagem para a banca, algo entre 0.5% e 3.
5% (depende do jogo).
Essa % de 🤑 vantagem para banca gera um "EV" positivo para ela muito pequeno mas que, a longo prazo, gera lucro...Depois de 10.000, 🤑 50.000, 100.
000 apostas, mesmo que a banca tenha perdida algumas, ela vai ter o lucro, pois está criando uma aposta 🤑 de "EV" positivo para si e "EV" negativo para os jogadores.
Há controvérsias sobre o pôquer ser ou não um jogo 🤑 de azar.
[9] Um análise do pôquer nos permite saber que cada jogada que o jogador faz gera um "EV".
Se é 🤑 positivo ou negativo depende pura e exclusivamente da habilidade do jogador.
Ele pode fazer a decisão correta e perder, é claro, 🤑 afinal as cartas que estão para vir são aleatórias, porém, após jogar por muitas e muitas vezes, fazendo decisões corretas 🤑 (ou seja, decisões que gerem "EV" positivo para o jogador), e assim tendo mais probabilidade de ganhar, anulando o fator 🤑 "azar" que ele pode ter tido em um período curto de tempo mesmo fazendo decisões com "EV" positivo, e esse 🤑 sai vencedor.
Os jogos nos quais os jogadores não tem qualquer escolha são chamados de jogos de puro azar.
Muitos destes jogos 🤑 são jogos para crianças, uma vez que basta conhecer as regras e cada jogador tem uma chance igual de vencer.
Os 🤑 outros jogos de azar, chamados de jogos de azar com habilidade, contêm um processo aleatório (como mesas de roleta, o 🤑 lançamento de uma moeda ou o lançamento de um ou mais dados etc.
), mas os jogadores podem escolher a partir 🤑 de várias técnicas e regras como melhor conduzir o jogo.
Jogo de apostas [ editar | editar código-fonte ]
Jogo de apostas, 🤑 ou jogo a dinheiro, é a aposta de dinheiro ou algo de valor material (algumas vezes, referido como "os riscos") 🤑 em um evento com um resultado incerto com a principal intenção de ganhar dinheiro adicional e/ou bens materiais.
Normalmente, o resultado 🤑 da aposta é evidente dentro de um curto período.
O termo jogo, neste contexto, normalmente se refere a instâncias em que 🤑 tal atividade tenha sido especificamente autorizada pela lei.
O jogo a dinheiro é também uma actividade internacional comercial importante, com o 🤑 mercado legal de jogo totalizando cerca de 335 000 bilhões de dólares estadunidenses em 2009.[10]
Jogos de cartas [ editar | 🤑 editar código-fonte ]
Jogo de cartas de Theodoor Rombouts.
Jogos de puro azar A batalha é um jogo de cartas que é 🤑 jogado com um baralho de 32 cartas ou 52 cartas.
Cada jogador joga a primeira carta e a compara com a 🤑 do oponente.
Há uma regra fixa para cada combinação de cartas.
Os jogadores então não tem nada a decidir.
O bacará em bacana play bonus de boas vindas 🤑 variante punto banco (ou "bacará norteamericano") é um jogo de cartas estritamente de chance com nenhuma habilidade ou estratégia envolvida.[ 🤑 11 ]
Jogos de azar com habilidade O jogo de pôquer é jogado com um baralho de 52 cartas.
A distribuição das 🤑 cartas é o único elemento aleatório do jogo.
A forma de aposta, as apostas, os blefes são escolha do jogador.
O jogo 🤑 de blackjack , também conhecido como 21, é jogado com um baralho de 52 cartas e envolve estratégias por parte 🤑 dos jogadores, não estando sujeito simplesmente ao azar.
Jogos de dados [ editar | editar código-fonte ]
Dados para jogo de pôquer 🤑 de dados
Jogos de puro azar O jogo da glória é um jogo de tabuleiro que contém um caminho de casas 🤑 e se joga com dois dados.
Regras são fixas e o o jogador não decide nada.
Jogos de azar com habilidade O 🤑 gamão é jogado em um tabuleiro com quinze peões e dados.
O movimento dos peões sobre o tabuleiro é feito com 🤑 base nos valores dos dados.
O jogador pode escolher quais peças avançar.
O pôquer de dados é um jogo semelhante ao pôquer 🤑 que utiliza cinco dados em cujas faces são estampadas, em geral em cores diferentes, as cartas 9 , 10 , 🤑 J , Q , K e ♠ ).
Algumas das diferenças entre o pôquer de dados e o pôquer são: não 🤑 é possível a formação de jogos por naipes (como flush ou royal straight flush ) e é possível se fazer 🤑 quinas (no pôquer, o máximo é a quadra ou pôquer).
O jogo craps , muito comum nos cassinos, é jogado com 🤑 dois dados.
Outros tipos de jogos [ editar | editar código-fonte ]
Detalhe de um jogo de roleta
Esta seção é um excerto 🤑 de Jogo patológico [ 17 ] Jogo patológico ou ludomania, mais popularmente conhecido como "vício em jogar", se refere ao 🤑 comportamento de persistir em jogar recorrentemente apesar de consequências negativas ou do desejo de parar.
É mais prejudicial e conhecido entre 🤑 jogos que envolvem dinheiro, mas qualquer jogo prazeroso pode se tornar viciante.