O Esporte Clube Rio São Paulo é uma agremiação esportiva da cidade do Rio de Janeiro, fundada em 9 de ⚾️ outubro de 1952.[2][3][4]
Equipe profissional do Rio São Paulo em 2010
Equipe do Rio São Paulo em 2006
O clube foi fundado pelo ⚾️ ex-jogador Flávio Teixeira dos Santos e seus filhos.
Hoje é presidido pelo seu bisneto Rafael Affonso Santos.
Possui sede social localizada na ⚾️ Rua Cirilo da Silveira, nº 200 - Vila Valqueire - Rio de Janeiro - RJ, próxima à Estrada Intendente Magalhães, ⚾️ antiga Estrada Rio-São Paulo, daí advindo o nome da agremiação.
É filiado à FFERJ, no futebol profissional, e à FEFUMERJ, no ⚾️ Futebol de mesa.
No futebol profissional, estreou, em 2006, na Terceira Divisão de Profissionais do Rio de Janeiro, atualmente série B2, ⚾️ tendo finalizado em terceiro lugar do seu grupo, eliminado ainda na primeira fase.
No ano seguinte, 2007, retornou para a terceira ⚾️ divisão, tendo finalizado em terceiro em athletico esportes da sorte chave durante a primeira fase; classificou-se para a segunda fase, na qual acabou ⚾️ eliminado ao ficar na quarta posição.
Em 2008, abandonou a disputa com a tabela já montada, licenciando-se dos campeonatos profissionais.
O seu ⚾️ retorno ocorreu apenas em 2010, tendo participado da terceira divisão do Rio de Janeiro, no qual não passou da primeira ⚾️ fase do certame.
Em 2015, o clube disputou a Copa Rio e teve o seu mando de campo no estádio da ⚾️ Rua Bariri, em Olaria, porém teve a pior campanha do campeonato com apenas um ponto; um empate contra o Barcelona, ⚾️ e sete derrotas.
Em 2017, disputando a terceira divisão do estadual, a equipe disputou o play off de acesso contra o ⚾️ Angra dos Reis para segunda divisão, mas acabou sendo derrotado por 1x0 e não avançou para a segunda divisão.
Em 2019 ⚾️ o clube consegue acesso ao Campeonato Carioca da Série B1 de 2020, após ser derrotar o Maricá Futebol Clube na ⚾️ final e conquistar o título da competição.
[5] O clube também conquistou segundo turno da Série B2 neste ano.
O clube possui ⚾️ o seu próprio estádio, o Estádio Flávio Teixeira dos Santos, localizado na sede social.
Ainda é sede de jogos menores e ⚾️ de futebol femenino.[6]
Costumava mandar até 2008 os seus jogos no Estádio José de Alvarenga, pertencente ao Heliópolis Atlético Clube.
Desde então ⚾️ o clube utilizou diversos estádios, incluindo o Estádio Luso-Brasileiro, pertencente à Associação Atlética Portuguesa, da Ilha do Governador.
Campanhas em destaque ⚾️ [ editar | editar código-fonte ]
Participações em 2020
Futebol de mesa [ editar | editar código-fonte ]
No Futebol de mesa, estreia ⚾️ em 2010 em jogos oficiais promovidos pela FEFUMERJ, inscrito na modalidade Disco 1 toque.
Os jogos internos são realizados na sede ⚾️ do clube, localizada à Rua Cirilo da Silveira nº 200, em Campinho, Rio de Janeiro.
Em 2012 o Futebol de mesa ⚾️ do clube, na modalidade Disco Livre, categoria Sênior, conquistou a Copa da Federação com o atleta Marcos Moysés da Cunha, ⚾️ e a Taça Guanabara com o atleta João Paulo Volpato, além do vice-campeonato estadual com Marcos Moysés da Cunha e ⚾️ o Campeonato Brasileiro Comerciário com José Waner, no SESC de Cascavel - Paraná.