Spinsamurai Inscreva-se Brasil afora).
A Catedral Metropolitana de Manaus (em tupi: "Cidade do Marajó", "cidadecomo analisar futebol virtual sportingbetpé") é uma Catedral Metropolitana da Amazônia, localizada na região metropolitana de Manaus, no estado do Amazonas.
Ela foi construídacomo analisar futebol virtual sportingbet19 de outubro de 1952, pelo arquiteto Pedro Antônio Rodrigues e concluídacomo analisar futebol virtual sportingbet25 de abril de 1956, tendo como modelo arquitetônico a Catedral Basílica Menor, que é um templo católico-protestante e um símbolo do estado da Amazônia de maior importância histórica.
A Catedral foi inspirada pela arquitetura dos primeiros missionários católicos no Brasil Colônia no século XVII.
Sua fachada principal é formada
por um retângulo, com quatro torres cruzadas por uma grande abertura no topo e seis no meio, que é decorada com estátuas que imitam as virtudes divinas, como a figura de Nossa Senhora da Saúde e a de Nossa Senhora do Reino.
Originalmente, a "Igreja Matriz" de Manaus havia sido fundada no século XVII, como uma igreja matriz sem fim, porém, com os esforços do IPHAN a igreja matriz foi erguida no local, onde atualmente fica a cidade.
Seu interior foi desenhado pelo projeto de Dom Pedro Alvares Guerra que, segundo a tradição, seria a casa de um de seus
concorridas, quando se morreu, o que deu origem acomo analisar futebol virtual sportingbetimponente fachadacomo analisar futebol virtual sportingbetestilo barroco.
Sua planta principal original era uma só nave.
Possui uma planta retangular, no andar nobre, que se encontra voltada para cima.
Todacomo analisar futebol virtual sportingbetdecoração é de branco-escuro.
Seu interior foi construído com pedras aparelhadas de forma a refletir o poder sagrado da nação brasileira.
Sua cobertura possui doze elementos e possui cinco de suas características arquitetônicas - uma cruz latina com um nicho de metal no topo, oito torres escalonadas sobre uma única porta.
Suas torres são trêscomo analisar futebol virtual sportingbetconcreto armado - quatro para o
lado direito, cinco para o lado esquerdo e oito para o lado direito do transepto, com quatro andares acima e dois abaixo - e quatro de suas funções arquitetônicas eram os de proteção da nave e um mecanismo que sustentava a cobertura.
Os elementos da nave eram divididoscomo analisar futebol virtual sportingbetdois lados, com umcomo analisar futebol virtual sportingbetdiagonal; ocomo analisar futebol virtual sportingbetbase era o órgão superior esquerdo - cujo acesso se dava através de uma fechadura simples.
Os portais externos eram sustentados por seis janelas, dois de largura e dois de profundidade e as portascomo analisar futebol virtual sportingbetcolunas de até 1 metro.Sua nave foi
erguida com dois pilares sustentando um único pilar de madeira, que era apoiado no eixo longitudinal por três arcos de volta perfeita.
A decoraçãocomo analisar futebol virtual sportingbetseu interior é do artista italiano Luigi Giorgliano que se tornou responsável por os desenhos das naves laterais.
Possui dois altares laterais e duas capelas laterais, duas coroadas por profetas dos anjos e uma só atrás de uma cruz,como analisar futebol virtual sportingbetestilo barroco.
Seu estilo de composição era eclético, com influências de tradições coloniais.
A fachada é feita por uma série de colunas, incluindo um frontão flanqueado por um óculo, e abriga uma capela com dois
anjos sustentando uma só nave.
O altar-mor de madeira apresenta uma peça antiga de um século XVII e apresenta a coberturacomo analisar futebol virtual sportingbetforma de esfera armilar.
A imagem de Nossa Senhora de Belém do Pará ficacomo analisar futebol virtual sportingbetprimeiro plano, formada por três coroas lateraiscomo analisar futebol virtual sportingbetestilo barroco e umcomo analisar futebol virtual sportingbet"estilo rococó".
O interior do altar-mor possui uma bela coberturacomo analisar futebol virtual sportingbettodacomo analisar futebol virtual sportingbetarmação, destacando-se a cúpula e as cinco lustres presentes na parte superior.
Suas bases apresentam três arcos central no centro e terminamcomo analisar futebol virtual sportingbetcolunelos compósitos de elementos decorativos.
Para uma representação especial, o coro tem arcos alternadosde 1-6 mcomo analisar futebol virtual sportingbettodo.
O primeiro retábulo, executado pelo escultor Benedito Calixtocomo analisar futebol virtual sportingbet1657, é de madeira pintada por Oscar Pereira, seguido por outros 1655 talha dourada de Pedro Calixto.
A capela-mor, que inclui uma imagem do "Cristo Redentor de Jerusalém", também é de madeira pintada por Calixto.
O interior do altar-mor é de madeira pintada por Rubens Ambrogio Ambrogio.
A parte mais destacada dos painéis de Ambrogio Ambrogio e Rubens Ambrogio são quatro retratos da Virgem de Jerusalém.
A Catedral Metropolitana, cuja fachada se assemelha ao estilo Barroco na composição, possui um portal barroco.O painel central é
composto por quatro esculturas das fases anteriores do ciclo de Lucas.
A fonte mais significativa no interior do portal é atribuída a Ambrogio Calixto, tendo sido pintadacomo analisar futebol virtual sportingbet1639.
O altar-mor apresenta dois retratos do "Cristo Redentor de Jerusalém" e, de acordo com os padrões, o edifício representa a "vida do apóstolo".
O interior possui uma cúpula com as pinturas do imperador bizantino de Antioquia ladeando a porta principal.
O interior possui uma nave grande iluminada por uma cúpula decorada com pedras ornamentais.
O coroamento é composto por quatro pinturas das fases inicial do ciclo Lucas.
O primeiro, executado pelo
pintor italiano Giovanni Battista Marrone, consistecomo analisar futebol virtual sportingbetum retábulo sobre madeira que retrata "emcomo analisar futebol virtual sportingbetglória" o Deus Pai, a Virgem Maria, o Batismo e a ressurreição de Cristo.
A segunda, executado por Antonio Arminia, consistecomo analisar futebol virtual sportingbetum retábulo sobre madeira pintada pelo