Paulo Salim Maluf (São Paulo, 3 de setembro de 1931) é um político, engenheiro e empresário brasileiro, filho de pais 🤑 de origem libanesa.
Foi governador do estado de São Paulo (1979-1982), além de duas vezes prefeito de São Paulo (1969-1971; 1993-1996), 🤑 secretário dos transportes do Estado (1971-1975), presidente da Caixa Econômica Federal, presidente e vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo 🤑 e líder de cinco partidos políticos.
[1] Foi candidato à Presidência da República no último pleito presidencial indireto (1985), como candidato 🤑 do partido situacionista, e na primeira eleição da Sexta República (1989).
Seu último cargo foi o de deputado federal, função que 🤑 ocupou por quatro vezes.
Na política, Maluf associou-se ao conservadorismo,[2][3] e seu primeiro partido político foi a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), 🤑 agremiação situacionista durante a ditadura civil-militar, que posteriormente sofreu diversas alterações de nomenclatura, hoje se chamando Progressistas (PP).
[4] A ascensão 🤑 e o sucesso como administrador público estiveram na origem do termo malufismo, em alusão à influência que Maluf deteve na 🤑 política paulista.
Em doze eleições para cargos do Poder Executivo, venceu duas e perdeu dez: uma vitória (para prefeito) e nove 🤑 derrotas em pleito direto; uma vitória (para governador, como candidato único) e uma derrota em pleito indireto.
Foi eleito nas quatros 🤑 eleições que disputou para deputado federal.
Além dos seis mandatos pela via eletiva (direta ou indireta), foi nomeado presidente da Caixa 🤑 Econômica, Prefeito e secretário estadual.
A indicação de Maluf como candidato da eleição presidencial de 1985, a primeira após a abertura 🤑 política, dividiu o partido, numa disputa interna de poder.
Os membros da Arena contrários à candidatura, liderados por José Sarney, terminaram 🤑 por fundar o dissidente Partido da Frente Liberal.
Maluf foi oficializado candidato, mas perdeu a eleição para Tancredo Neves.
[5] Maluf voltaria 🤑 a vencer um pleito em 1992, para a prefeitura de São Paulo.
Dentre as obras públicas inauguradas durante suas administrações como 🤑 prefeito da capital paulista, estão as Marginais Pinheiros e Tietê, o Elevado Presidente João Goulart (à época denominado Elevado Presidente 🤑 Costa e Silva) e o Túnel Ayrton Senna.
Depois de deixar a prefeitura, não foi mais eleito para cargos executivos e 🤑 passou a disputar, com êxito, eleições parlamentares.
Foi eleito deputado federal nos anos de 2006, 2010, e 2014, nessa última com 🤑 pouco mais de 250 mil votos.
[6] Em 2017, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal pelo crime de lavagem de dinheiro.
O 🤑 tribunal considerou que Maluf usara contas no exterior para esconder parte dos R$ 3 bilhões desviados das obras da Avenida 🤑 Roberto Marinho e do Túnel Ayrton Senna entre 1993 e 1996, quando ele fora prefeito de São Paulo.
[7] Em 2018, 🤑 foi condenado pelo STF por falsidade ideológica eleitoral.
Cumpriu as penas em prisão domiciliar até maio de 2023, quando por decisão 🤑 do próprio STF teve suas condenações extintas com base nos critérios do indulto natalino assinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.[8][9]
Filho do 🤑 imigrante libanês Salim Farah Maluf e de Maria Estéfano Maluf, uma família de industriais que no início do século passado 🤑 resolveu investir na América do Sul.
No início fabricavam compensados e outros laminados prensados, quando fundaram a Eucatex, a maior empresa 🤑 do setor madeireiro da América Latina.
Maluf é neto de Miguel Estéfano, detentor de uma das maiores fortunas do estado de 🤑 São Paulo nas décadas de 1930 e 1940.
Estudou no Colégio São Luís, estabelecimento de ensino de padres jesuítas.
Em bacará como jogar juventude 🤑 estudou piano por hobby.[10]
Ingressou na política no movimento estudantil da Universidade de São Paulo, onde durante o curso de engenharia 🤑 civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo fez parte do Grêmio dos Estudantes da Faculdade.
Formou-se em 1954, passando 🤑 a ser diretor-superintendente das empresas da família, que eram comandadas por seu irmão Roberto.
Em 1955 casou-se com Sylvia Lutfalla, com 🤑 quem tem quatro filhos e treze netos.
De 1955 a 1967, Maluf trabalhou ininterruptamente como empresário.
Em 1964, tornou-se vice-presidente da Associação 🤑 Comercial de São Paulo, sendo empossado em 30 de março, um dia antes da queda do presidente João Goulart.
Neste período, 🤑 iniciou a amizade com Delfim Netto, o mesmo que lhe indicaria para a presidência da Caixa Econômica Federal em 1967.
Ao 🤑 término de seu mandato sobre a entidade, foi nomeado Prefeito de São Paulo em 1969 e Secretário dos Transportes em 🤑 1971.
Em 1976, foi eleito presidente da Associação Comercial de São Paulo e alcançou o Governo do Estado de São Paulo 🤑 em 1979.
Eleito Deputado Federal quatro vezes: Em 1982 e 2006, com a maior votação do país; e em 2010 e 🤑 2014.
Eleito prefeito de São Paulo em 1992.
Colecionou 10 derrotas: 4 para o governo paulista: 1986, 1990, 1998, 2002; 4 para 🤑 a prefeitura da capital paulista: 1988, 2000, 2004, 2008; e 2 para a presidência da República: 1985 (indireta) e 1989.
Maluf 🤑 comemorou, em 2012, 45 anos de vida pública, tendo ocupado nesta seis cargos de alta relevância política que culminaram na 🤑 corrente denominada Malufismo.
Presidente da Caixa Econômica Federal (1967-1969) [ editar | editar código-fonte ]
Maluf tomou posse como presidente da entidade 🤑 em 13 de maio de 1967, quando tinha 35 anos.
Inovou o organismo que era considerado uma velharia, que apenas oferecia 🤑 um instrumento de poupança.
Necessitando de novos horizontes, Maluf introduziu novidades: a CEF passou a oferecer Talão de cheque, e a 🤑 disponibilizar em suas agências o pagamento de ISS, IPTU, ICMS, Imposto de Renda, contas de água, luz, gás e telefone.
Sendo 🤑 assim, a Caixa Econômica Federal equilibrou-se em 1967, e apresentou grandes lucros em 1968.
Maluf inovou também ao criar o processo 🤑 de empréstimo para a casa própria.
Assim, ao invés de lavrarem-se escrituras no tabelião, fazia-se a escritura particular impressa sem ônus 🤑 para o tomador.
Durante bacará como jogar gestão abriram-se linhas de poupança com correção monetária que a Caixa Econômica Federal não havia.
O órgão 🤑 centenário, em bacará como jogar administração, realizou em financiamentos o que não havia feito em um século.
Desta maneira, foi nomeado Prefeito do 🤑 Município de São Paulo.[11]
Prefeito de São Paulo (1969-1971) [ editar | editar código-fonte ]
Maluf foi nomeado prefeito de São Paulo 🤑 para o período de 1969 a 1971, por indicação do presidente da República Costa e Silva e com o apoio 🤑 de Delfim Netto a contragosto do governador do estado Abreu Sodré, que preferia indicar o seu Secretário de Fazenda, Luís 🤑 Arrobas Martins.
Mas durante uma reunião na sede do governo paulista, Martins fez críticas ao poder central.
O conteúdo da reunião chegou 🤑 a Brasília e o governador precisou trocar de candidato e nomeou Maluf.[12][13]
Sendo engenheiro, Maluf sempre priorizou as obras de grande 🤑 porte e visibilidade, sendo a principal o Minhocão, muito criticada pelo fato de ter causado desvalorização aos diversos prédios que 🤑 margeavam o viaduto e por ter deteriorado o bairro de Santa Cecília, região central da capital paulista.
[14][15][16] No ano de 🤑 2006, foi feita uma enquete por parte do periódico Jornal da Tarde, que apontou que mais de 90% da população 🤑 da região aprova o Minhocão, mas que ele deveria passar por revitalizações.[17]
Inaugurou diversas avenidas, pontes e viadutos, dentre eles: Beneficência 🤑 Portuguesa,[18] Plínio de Queiroz,[19] 31 de Março,[20] Antártica,[21] Conselheiro Carrão,[22] Bresser,[23] Cidade de Osaka,[24] Diário Popular,[25] Gazeta do Ipiranga,[26] Guadalajara,[27] 🤑 Guilherme de Almeida,[28] Júlio de Mesquita Filho,[29][30] Mie Ken,[31] Miguel Mofarrej,[32] e Presidente Wilson.
[33] Foi responsável, também, pela construção e 🤑 inauguração de importantes trechos das Marginais Tietê[34] e Pinheiros.[35]
Maluf se notabilizou, além disso, pela ampliação da rede de escolas primárias 🤑 e de nível médio, pela extensão da iluminação pública a vapor de mercúrio,[36] pela criação das ruas de lazer, pelas 🤑 obras de combate às enchentes e saneamento básico, e pela inauguração do Hospital Municipal do Tatuapé, que estava sendo construído 🤑 desde o governo de Adhemar de Barros, mas que foi equipado em bacará como jogar gestão.
É o maior da Zona Leste, e 🤑 considerado o melhor centro de atendimento de queimados da América do Sul.[37]
Durante o seu mandato como prefeito de São Paulo, 🤑 Maluf presenteou, mediante lei aprovada pela Câmara de Vereadores, os jogadores da Seleção Brasileira de Futebol que disputaram e ganharam 🤑 a Copa do Mundo de Futebol de 1970 com um Fusca.
Durante anos respondeu a um processo judicial sendo inocentado em 🤑 2006.[38]
Secretário dos Transportes (1971-1975) [ editar | editar código-fonte ]
Tão logo concluiu seu mandato de prefeito, Maluf foi Secretário de 🤑 Transportes do governo do estado de São Paulo na gestão Laudo Natel (1971-1975).
Durante esse período, inaugurou a primeira etapa do 🤑 metrô de São Paulo, a Linha Norte-Sul (chamada hoje de "Linha 1 - Azul"), que opera desde o dia 14 🤑 de setembro de 1974 e que estava sendo construído desde 1968.
Além disto, deu início as operações da Fepasa, unificando as 🤑 ferrovias do Estado de São Paulo.
Como secretário, também acelerou a construção das Rodovias Imigrantes e Bandeirantes.
Deu início a duplicação das 🤑 Rodovias Anhanguera e Washington Luís.
Em 1974, tentou ser indicado candidato ao Senado, mas o presidente Ernesto Geisel já havia escolhido 🤑 Carvalho Pinto (que seria derrotado por Orestes Quércia), o que levou Maluf a desistir.
Retomou suas atividades na Associação Comercial e, 🤑 em 1976, foi eleito presidente da entidade.
Em 1978 foi eleito Homem Visão 78 pela já extinta Revista Visão.[39]
Em janeiro de 🤑 1975 Maluf firmou um contrato de financiamento 200 milhões de dólares com empresas e bancos da França para a aquisição 🤑 de 60 trens de passageiros (240 vagões) de aço inox importados para os subúrbios da Fepasa.
Para conseguir a aprovação do 🤑 contrato, Maluf submeteu o contrato diretamente ao presidente Geisel, ignorando o governador Laudo Natel (o que gerou uma pequena crise 🤑 política).
Em março, Paulo Egydio Martins assumiu o governo do estado e ordenou uma auditoria no contrato.
A auditoria revelou que o 🤑 contrato era lesivo ao estado, pois a Fepasa pagaria 900 mil dólares por vagão enquanto a Rede Ferroviária Federal adquiriu 🤑 na mesma época vagões similares por 400 mil a 500 mil dólares cada.
Com isso, o contrato assinado por Maluf foi 🤑 anulado e um novo foi assinado com as mesmas empresas e resultou na manutenção do valor, porém com o aumento 🤑 da encomenda de 60 trens (240 vagões) para 100 trens (300 vagões) e a inclusão da empresa nacional Cobrasma no 🤑 contrato, com índices de nacionalização obrigatórios e garantia de transferência de tecnologia.[40][41]
Governador de São Paulo (1979-1982) [ editar | editar 🤑 código-fonte ]
Em 1977, começou a articular para chegar ao governo de São Paulo.
Maluf apostou na candidatura à Presidência do Ministro 🤑 do Exército, Sílvio Frota, que pertencia à linha dura do Regime Militar.
O presidente Geisel, que apoiava o general João Batista 🤑 Figueiredo, demitiu Frota em 12 de outubro de 1977.
Sem esperanças de ser indicado pelo presidente, Maluf visitou todos os 1.
261 🤑 delegados que votariam na convenção da ARENA.
Em abril daquele ano, Geisel ficou neutro na disputa, confiante que Laudo Natel venceria 🤑 a convenção.
Na convenção da ARENA, em 4 de junho de 1978, porém, Maluf venceu por 617 votos, ante os 589 🤑 obtidos por Natel.
[43] Laudo Natel tentou impugnar a votação sob a acusação de fraude, mas o governo federal não lhe 🤑 deu ouvidos.
Maluf disputou então a vaga no Colégio Eleitoral como candidato oficial da Arena, e, sem concorrente, foi eleito indiretamente 🤑 governador do Estado de São Paulo em 1 de setembro de 1978, mesma data em que Amaral Furlan preencheu a 🤑 vaga de senador nos termos da legislação vigente.
Como governador, cerca de 30 anos antes da descoberta de petróleo no litoral 🤑 paulista, fez uma tentativa de encontrar petróleo no estado de São Paulo, com a criação de uma estatal chamada Paulipetro,[44] 🤑 através da assinatura de um contrato de risco com a Petrobras, que fracassou.
Segundo o Departamento de Engenharia de Petróleo, "o 🤑 tempo foi muito curto, de 1980 a 1982, para que os esforços do governo paulista aparecessem, pois o processo de 🤑 prospecção é longo e depende quase sempre de várias tentativas de perfuração no mesmo lugar".
De qualquer maneira, alguns poços escavados 🤑 em que o petróleo não foi encontrado foram aproveitados pela Sabesp para captação e distribuição de água em alguns municípios 🤑 do interior.
Em termos de saneamento básico, inaugurou obras da Sabesp na capital e interior, sendo as mais importantes os primeiros 🤑 interceptores de esgotos no Rio Pinheiros, o Sistema Cantareira, que foi responsável pelo abastecimento de água de 10 milhões de 🤑 habitantes (atualmente, cerca de 6 milhões, após a crise hídrica que afetou o Estado), a primeira fase da Estação de 🤑 Tratamento de Esgotos de Barueri e a terceira fase da Estação de Tratamento de Água do Guaraú.
São também realizações do 🤑 Governo Maluf a expansão da linha Leste-Oeste de Metrô (a atual Linha 3 - Vermelha), constituída pelas estações: Pedro II, 🤑 Bresser-Mooca, Belém e Tatuapé (para leste) e Anhangabaú, República e Santa Cecília (para oeste).
Esta última estação foi concluída no governo 🤑 seguinte que finalizou os 10% que restava.
Construiu a Rodovia dos Trabalhadores (renomeada em 1994 como "Rodovia Ayrton Senna"), a Rodovia 🤑 Mogi-Bertioga, a Ponte do Mar Pequeno, o Terminal Rodoviário Governador Carvalho Pinto(conhecido como Terminal Rodoviário do Tietê) e, em parceria 🤑 com o Ministério da Aeronáutica, o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (renomeado em 1999 como Aeroporto Internacional Governador André Franco 🤑 Montoro, concluído após o fim de bacará como jogar gestão, em 1985), e no qual o seu governo realizou um aporte financeiro 🤑 menor do que o acordado inicialmente com a Aeronáutica.
Iniciou as usinas hidrelétricas de Nova Avanhandava, Porto Primavera, Taquaruçu, Três Irmãos 🤑 e de Rosana.
Inaugurou e equipou o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas.[45]
Aumentou consideravelmente a presença das Rondas Ostensivas Tobias 🤑 de Aguiar nas ruas com o objetivo de aumentar a segurança da Grande São Paulo.
Houve um incidente, durante seu governo, 🤑 fartamente explorado pela oposição: O episódio na Freguesia do Ó, houve choques entre apoiadores e opositores de Maluf durante uma 🤑 manifestação pública de cunho antimalufista, fato este que foi objeto de uma CPI inconclusiva na Assembleia Legislativa paulista.
Em 1981, Maluf 🤑 cria a Eletropaulo, após seu governo comprar os ativos da porção paulista da Light.
A empresa era considerada uma das cinco 🤑 maiores fornecedoras de energia elétrica do mundo e foi privatizada na gestão de Mário Covas, na década de 1990.[45]
No governo 🤑 de Paulo Maluf, a VASP foi pivô de um grande escândalo.
Assim, em agosto de 1980, a Assembleia Legislativa do estado 🤑 criou uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar denúncias de irregularidades na administração da VASP.
Vários problemas foram encontrados, entre 🤑 eles o desaparecimento de 2,7 milhões de litros de combustível, explicada por Calim Eid, chefe da Casa Civil, em razão 🤑 da "evaporação natural", sumiço de peças de reposição, concorrências fraudulentas, falsificação contábil, distribuição de milhares de bilhetes aéreos e uso 🤑 político da empresa.
Maluf ampliou a rede de transmissão da TV Cultura de 8 para 51 estações e mais 83 repetidoras.
Também 🤑 marca o seu governo a tentativa frustrada de construir uma nova capital para o estado, que se chamaria Anchieta, sendo 🤑 bacará como jogar região o município de Brotas.
A emenda à Constituição estadual necessária para tal fim foi rejeitada pela Assembleia Legislativa em 🤑 meados de 1980.[46]
Maluf trasladou, em 1982, para o Monumento do Ipiranga, os restos mortais da 2ª imperatriz do Brasil, Dona 🤑 Amélia de Leuchtenberg.
Criou a Secretaria Estadual de Cultura.
A pedido da ex-primeira dama Sara Kubitschek, doou 50 milhões de cruzeiros para 🤑 a construção do Memorial JK, situado na cidade de Brasília.
Durante seu mandato, o município de São Paulo foi administrado, em 🤑 bacará como jogar maior parte, por Reynaldo de Barros.
Indicado candidato a governador por Maluf, em 1982, Barros abriu espaço para o clássico 🤑 correligionário malufista Antônio Salim Curiati, o qual foi o penúltimo prefeito nomeado de São Paulo.
Maluf jamais trocou de partido, embora 🤑 a sigla tenha mudado ao longo dos anos: de ARENA para PDS (em 1980), que mudou para PPR (em 1993), 🤑 que virou PPB (em 1995), e que desde 2003 é denominado Partido Progressista, PP.
Em 1982 renunciou ao governo do estado 🤑 dando lugar ao vice-governador José Maria Marin, para disputar uma vaga de deputado federal sendo eleito com 672 927 votos, 🤑 sagrando-se o mais votado da história do país até 2002 quando o médico Enéas Carneiro obteve 1 573 642 votos.
[47] 🤑 Na Câmara dos Deputados (1983-1987) foi contra a emenda Dante de Oliveira, que propunha eleições diretas para Presidente da República.
Mesmo 🤑 tendo comparecido a apenas quatro votações, articulou bacará como jogar primeira candidatura à Presidência da República via Colégio Eleitoral derrotando Mário Andreazza, 🤑 então Ministro do Interior, por 493 votos a 350 votos na convenção nacional do PDS realizada em 11 de agosto 🤑 de 1984.
Conhecido o resultado, Maluf tornou-se candidato a Presidente da República tendo como vice-presidente o deputado federal piauiense Flávio Marcílio, 🤑 há anos fazendo política no Ceará, estado o qual representava na Câmara dos Deputados.
Tal resultado, porém, causou descontentamento entre os 🤑 "andreazzistas" e gerou contrariedade para o presidente João Figueiredo.
A vitória de Maluf foi o estopim para que os dissidentes governistas 🤑 se alinhassem ao oposicionista Tancredo Neves, algo evidenciado pelo apoio de nomes como o do vice-presidente Aureliano Chaves, dos senadores 🤑 José Sarney, Marco Maciel e Jorge Bornhausen, além de Antônio Carlos Magalhães.
Destes, Sarney foi indicado vice-presidente na chapa oposicionista e 🤑 se filiou ao PMDB em 13 de agosto de 1984 e os demais estruturaram a dissidência da Frente Liberal, embrião 🤑 do Partido da Frente Liberal (fundado em 24 de janeiro de 1985, hoje União Brasil).
Melhor articulados, os adversários de Paulo 🤑 Maluf formaram a Aliança Democrática derrotando-o por 480 votos contra 180 e 26 abstenções.
[48] Tancredo Neves, entretanto, não chegou a 🤑 tomar posse e em seu lugar assumiu o vice-presidente José Sarney, dando início à chamada Nova República e governou o 🤑 país entre 1985 e 1990.
Derrotas em eleições majoritárias (1986-1990) [ editar | editar código-fonte ]
Meses após ser derrotado no Colégio 🤑 Eleitoral, Paulo Maluf retornou à cena política como um dos artífices da vitória do ex-presidente Jânio Quadros (PTB) sobre o 🤑 senador Fernando Henrique Cardoso (PMDB) na disputa pela prefeitura de São Paulo, num resultado que desmentiu os prognósticos dos institutos 🤑 de pesquisa.
Porém o esperado apoio do PTB à bacará como jogar candidatura ao governo de São Paulo em 1986 não aconteceu, visto 🤑 que a legenda lançou o nome do empresário Antônio Ermírio de Moraes, com quem Maluf polemizou durante toda a campanha.
Devido 🤑 a esses ataques, Orestes Quércia fortaleceu-se e foi eleito governador.
Ficando em terceiro lugar, Maluf decide concorrer pela primeira vez à 🤑 prefeitura de São Paulo pelo voto direto, em 1988.
Outro revés em bacará como jogar carreira aconteceu em 1988, quando perdeu a eleição 🤑 para prefeito de São Paulo para a deputada estadual Luiza Erundina.
[49] Em 1988, não havia o dispositivo do segundo turno 🤑 em eleições majoritárias, algo que só passaria a viger após publicada a Constituição Federal com aplicação a partir de 1989, 🤑 ano das primeiras eleições diretas para presidente em quase trinta anos.
Referendado candidato a presidente pelo PDS, após derrotar em convenção 🤑 o prefeito de Florianópolis, Esperidião Amin, Maluf partiu para a campanha ficando em quinto lugar, atrás de nomes como os 🤑 de Mário Covas e Leonel Brizola.[50]
No segundo turno das eleições presidenciais de 1989, Maluf oficializou seu apoio a Fernando Collor, 🤑 que derrotaria Luiz Inácio Lula da Silva.
Na bacará como jogar campanha presidencial, defendeu em ato público penas mais rigorosas para estupro seguido 🤑 de homicídio, por meio da frase "Tá bom, está com vontade sexual, estupra mas não mata!", que acabou veiculada nos 🤑 meios de comunicação como uma apologia ao estupro e não como uma condenação ao crime.
Em 1990, venceu o primeiro turno 🤑 das eleições para o governo de São Paulo, sendo derrotado na rodada final por Luiz Antônio Fleury Filho do PMDB, 🤑 apoiado ostensivamente pelo governador Orestes Quércia, e por membros do PSDB e do PT, como a então prefeita de São 🤑 Paulo, Luiza Erundina.
Foi a bacará como jogar quinta derrota em cinco anos, a quarta em eleições diretas.
Retorno à prefeitura de São Paulo 🤑 (1993-1996) [ editar | editar código-fonte ]
Tomada aérea do Complexo Viário Ayrton Senna - maior conjunto de vias subterrâneas de 🤑 São Paulo [ 51 ]
Após sete anos de reveses Maluf ganhou a eleição para a prefeitura de São Paulo em 🤑 1992, derrotando o senador Eduardo Suplicy (PT) em segundo turno.
Contribuíram para a bacará como jogar vitória a imagem de tocador de obras, 🤑 de realizador e a bacará como jogar facilidade de comunicação, ao passo que seu adversário não possuía a mesma empatia de comunicação 🤑 (em especial na televisão) e estava concorrendo na condição de candidato situacionista, tendo que defender as realizações e os erros 🤑 da administração Luiza Erundina, correligionária de Eduardo Suplicy.
Em seu segundo mandato como prefeito, alcançou o maior índice de aprovação da 🤑 história de São Paulo, com cerca de 93%, porcentagem assentada em especial nos projetos sociais implantados por ele como o 🤑 Cingapura[52] e o Leve Leite, além da reestruturação do sistema de saúde através do PAS (Plano de Atendimento à Saúde).
Este 🤑 plano de saúde ofereceu, a partir de 1995, operações de laqueadura e vasectomia gratuitamente.
Para conseguir dinheiro para obras, Celso Pitta, 🤑 secretário de finanças, emitiu títulos da dívida pública, conseguindo capitalizar a prefeitura.
Criou leis polêmicas, porém com apoio popular - como 🤑 a que proíbe o fumo nos restaurantes[53] e a lei do cinto de segurança, tornando-o obrigatório - [54] que colocou 🤑 São Paulo na vanguarda, sendo posteriormente ampliada para todo o país, inclusive no Código Nacional de Trânsito aprovado por Fernando 🤑 Henrique Cardoso.
Realizou o Programa Bairro a bairro, com a participação das sociedades amigos de bairros, no qual equipes da prefeitura 🤑 se instalavam em determinadas regiões da cidade e dedicavam-se na solução dos problemas daquela localidade.
Executou também o Programa Guarapiranga, visando 🤑 solucionar problemas em lotes irregulares e despoluindo o rio que abastece o município.
Em apoio à Campanha da Vida - Mutirão 🤑 Salva São Paulo, organizada pelo Conselho de Sociedades Amigos de Bairros, Vilas e Cidades do Estado de São Paulo, criou 🤑 a Secretaria do Verde e Meio-Ambiente, a qual plantou 1 milhão de árvores na cidade.
Além disso, Maluf realizou novas obras 🤑 viárias por toda a cidade, gerando vários empregos temporários na construção civil, mas contribuindo para o aumento da frota de 🤑 automóveis em circulação.
Em substituição à extinta CMTC, criou a SPTrans e reorganizou o sistema de ônibus municipais, fazendo com que 🤑 a prefeitura deixasse de transferir 500 milhões de dólares por ano em auxilio à CMTC, mas passando a oferecer subsídios 🤑 às empresas particulares que passaram a operar sobre a rede malha de transporte de ônibus da antiga, CMTC.[carece de fontes]
Retomou 🤑 as obras viárias da gestão de Jânio Quadros que foram interrompidas por Luiza Erundina.
[55] Uma delas é o Túnel Presidente 🤑 Jânio Quadros (em homenagem ao ex-presidente).
Além deste, foram construídos mais 7 túneis[56] como o Sebastião Camargo, Tribunal de Justiça, Mackenzie, 🤑 Ayrton Senna, e Maria Maluf.
Também construiu a Passagem Tom Jobim, a Passagem Sena Madureira, e a Passagem Doutor Eurycledes de 🤑 Jesus Zerbini (que faz parte do Complexo Viário Eusébio Matoso, juntamente com a Ponte Bernardo Goldfarb); a Avenida Jacu-Pêssego, a 🤑 Avenida Águas Espraiadas, hoje Jornalista Roberto Marinho, que teve várias denúncias de superfaturamento.
Fez também a Ponte Júlio de Mesquita Neto, 🤑 a Avenida Escola Politécnica, a Avenida Nova Faria Lima, e o Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie (também conhecido como 🤑 Sacomã).
Em quase todas as obras houve denuncias de superfaturamento e corrupção, com algumas condenações como nos casos Águas Espraiadas e 🤑 Ayrton Senna.
Também construiu os viadutos República da Armênia, da Moóca, José Colassuono, e Cassiano Gabus Mendes.
Na questão de transporte coletivo, 🤑 construiu os terminais de ônibus: João Dias, Vila Nova Cachoeirinha, Parque Dom Pedro II, Praça da Bandeira, Penha, e Cidade 🤑 Tiradentes.
Iniciou o de Princesa Isabel e o da Capelinha.
Foi o primeiro prefeito no Brasil a instalar computadores nas escolas públicas, 🤑 com quinze mil máquinas distribuídas em 400 laboratórios.
Segundo pesquisas do Datafolha, Maluf foi o prefeito com maior índice de popularidade 🤑 no último ano de mandato, no período entre 1984 e 2011.[57]
Declínio e eleição para deputado federal [ editar | editar 🤑 código-fonte ]
A indicação de Celso Pitta (1996) [ editar | editar código-fonte ]
Próximo ao término de seu mandato como prefeito 🤑 de São Paulo, Maluf procurou lançar um candidato à bacará como jogar sucessão.
Cogitaram-se vários nomes para a vaga, como Delfim Netto, Antônio 🤑 Ermírio de Moraes, Olavo Setúbal e Adib Jatene.
[58] Porém, a tentativa do lançamento dessas candidaturas fracassou, levando Maluf a consultar 🤑 o marqueteiro político Duda Mendonça.
Foi feito um debate entre os possíveis nomes, entre eles secretários de seu governo.
Decidiu-se então que 🤑 Celso Pitta, secretário de finanças na época, era o mais indicado para a disputa devido a bacará como jogar eloquência e presença 🤑 marcante.
[59] Pitta venceu o segundo turno para a prefeitura em 1996, com uma esmagadora diferença de votos para Luiza Erundina 🤑 que saíra do PT após a derrota migrando para o PSB.
Durante a campanha, Maluf veiculou no horário eleitoral a seguinte 🤑 frase: "Votem no Pitta e se ele não for um grande prefeito, nunca mais vote em mim".
Pitta foi considerado o 🤑 pior prefeito que São Paulo já teve, com índices de rejeição superiores a 80%.
[60] Pouco depois, em 1999, Maluf e 🤑 Pitta romperiam seus laços políticos e a controversa atuação desse último à frente do cargo acabou por prejudicar gravemente a 🤑 imagem de Maluf.
Disputa de engenheiros (1998) [ editar | editar código-fonte ]
Em 1998, Maluf começou com o pé direito a 🤑 campanha para governador.
Alcançou 32% do eleitorado no primeiro turno, e Mário Covas(PSDB) obteve 22,9% dos votos.
O ponto vital para a 🤑 campanha de Maluf declinar foi um importante debate realizado pela Rede Bandeirantes, onde Maluf entrou com sete pontos de vantagem 🤑 sobre seu opositor e saiu com sete pontos de desvantagem.
[61] Covas se valeu do passado de Maluf, citando bacará como jogar ligação 🤑 com os militares na época da ditadura e bacará como jogar omissão diante das Diretas Já.
A disputa terminou em 55% dos votos 🤑 para Covas e 45% para Maluf.
Também foi acusado de ter uma filha fora do casamento e foi pedido um exame 🤑 de DNA, o qual comprovou que era mentira a suposta paternidade.
[62] Outro fato que atrapalhou bacará como jogar campanha foi o caso 🤑 Frangogate, no qual Maluf também foi inocentado.
Perdendo novamente para o PT (2000) [ editar | editar código-fonte ]
No ano 2000, 🤑 Maluf resolveu se candidatar a prefeitura de São Paulo, mesmo obtendo rejeição de 66% dos paulistanos enquanto em 1996 a 🤑 marca era de 11%.
Os principais candidatos que enfrentou foram: Marta Suplicy (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Luiza Erundina (PSB) e Romeu 🤑 Tuma (PFL).
Ao longo da campanha, Maluf travou um fervoroso combate com a candidata Marta Suplicy do PT.
Seus principais projetos eram 🤑 bandeiras usadas em 1996 na campanha de Pitta: Pas, Cingapura e Leve-Leite.
Em um dos debates Maluf se irritou com Marta 🤑 ao declarar que a candidata se valia de insultos para se sobressair, então chamou a candidata de desqualificada.
Marta respondeu com 🤑 a frase: "Cala a boca, Maluf!".
[63] O resultado final da disputa foi Marta 58,51% e Paulo Maluf 41,49%.[64]
Restrito ao primeiro 🤑 turno (2002-2004) [ editar | editar código-fonte ]
Nos anos vindouros o capital político de Maluf refluiu a ponto de o 🤑 mesmo ter sido alijado do segundo turno nas eleições para o governo de São Paulo em 2002, mesmo tendo começado 🤑 a campanha com 40% de intenções de voto.
O grande ponto para o seu descenso foi a ausência em debates entre 🤑 os candidatos realizados pela Rede Bandeirantes[65] e pela Rede Record[66].
Geraldo Alckmin do PSDB, surgiu como uma opção para frear a 🤑 notável subida do PT, que tinha como candidato José Genoíno, o qual começou a campanha com 11%.
Alckmin venceu Genoíno no 🤑 segundo turno por 57% a 42%.
Persistente, em 2004, Paulo Maluf, agora pelo PP, resolve se candidatar a prefeitura de São 🤑 Paulo.
Começa a disputa com 24% de intenções de voto no primeiro lugar, empatado com José Serra (PSDB) e Marta Suplicy 🤑 (PT).
Todavia, a intenção de votos a Maluf caía a medida que Serra disparava na campanha alcançando o segundo turno contra 🤑 a candidata a reeleição, Marta Suplicy.
Maluf termina com 12%.
Desta vez, Serra vence a eleição, derrotando a petista por 55% contra 🤑 45%.
Resultados eleitorais recentes (2006-2014) [ editar | editar código-fonte ]
Paulo Maluf, em Avaré, no dia 24 de agosto de 2010
Diante 🤑 da necessidade de recompor bacará como jogar influência, abdicou de uma nova disputa pelo Palácio dos Bandeirantes em 2006 e candidatou-se a 🤑 deputado federal.
Mesmo tendo uma rejeição parecida à de 2000, na casa dos 65%, acabou sendo eleito com a maior votação 🤑 do país, contabilizando 739 827 votos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral.
[67] Em 24 de julho de 2007 foi eleito 🤑 presidente do diretório paulista do PP, demonstrando bacará como jogar influência no partido.
Apesar das últimas derrotas em eleições majoritárias, Paulo Maluf concorreu 🤑 mais uma vez, em 2008, à prefeitura de São Paulo, após ganhar a indicação do Partido Progressista com 90% dos 🤑 votos, contra 6% do deputado Celso Russomanno e 4% de abstenções.
Propôs a construção de uma Freeway na cidade, ou seja, 🤑 autopistas sobre o Rio Tietê e sobre o Rio Pinheiros.
A ideia não teve aceitação popular chegando a ser chamada de 🤑 mirabolante[68] pela Revista Veja São Paulo.
Desta vez, recebeu apenas 5.
91% dos votos válidos, ficando na quarta posição.
[69] Perdeu para Gilberto 🤑 Kassab (DEM),Marta Suplicy (PT), e Geraldo Alckmin (PSDB) .
Foi a bacará como jogar última tentativa de eleição para um cargo do Poder 🤑 Executivo.
Após perder a eleição, Maluf declarou a Rede Bandeirantes que pretendia se lançar candidato ao governo de São Paulo em 🤑 2010.
No entanto, declinou da tentativa, lançando-se à reeleição como deputado federal pelo PP, sendo eleito com 497 203 votos.
Paulo Maluf 🤑 surpreendeu eleitores quando declarou em agosto de 2009 que ele próprio atualizava bacará como jogar página no site Twitter.[70]
No dia 22 de 🤑 maio de 2011, Maluf foi reconduzido à presidência estadual do PP, em chapa única, deixando em aberto a questão sobre 🤑 bacará como jogar pré-candidatura à prefeitura de São Paulo, para as eleições de 2012.
[71] Em seguida, emitiu nota justificando por que desistiu 🤑 de disputar a eleição.
[72] Ofereceu seu apoio ao candidato do PT, Fernando Haddad.[73]
Nas eleições estaduais de São Paulo em 2014, 🤑 Maluf foi candidato pelo PP a deputado federal.
Em 1 de setembro de 2014, o TRE-SP indeferiu, por 4 votos a 🤑 3, o registro de candidatura de Maluf alegando que a condenação por supefaturamento na obra do túnel Ayrton Senna enquadrava 🤑 Maluf na Lei da Ficha Limpa, a despeito do parecer completamente distinto do TJ-SP, o qual não lhe condenava por 🤑 ato doloso (com intenção de ferir o erário).
Os advogados de Maluf recorreram ao TSE e o político obteve o registro 🤑 de candidatura deferido, sendo considerado ficha limpa.[74][75]
Em 2014, era o quinto político mais rico do Brasil, segundo a revista Forbes.[76]
Votou 🤑 em favor do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores.
Seu voto foi um dos mais rápidos 🤑 a serem defendidos durante a votação.
Em 2018, impossibilitado de concorrer, apoiou para deputado federal o candidato Guilherme Ribeiro (PRB), que 🤑 conquistou 24.
380 votos, insuficientes para ser eleito.[77]
Paulo Maluf, aos 90 anos, com seu sobrinho, Alberto Haddad.
Em 2022, Maluf foi visto 🤑 nas redes sociais como cabo eleitoral de seu sobrinho, o empresário Alberto Haddad, que concorreria a uma cadeira na ALESP, 🤑 pelo PP, sob o nome Albertinho, o Sobrinho do Maluf,[78] mas este renunciou à candidatura.[79]
Denúncias e prisão [ editar | 🤑 editar código-fonte ]
A carreira de Maluf é marcada por seguidas acusações por corrupção,[80][81][82][83] entretanto contra ele não figurou nenhuma condenação 🤑 por prática de crimes na modalidade dolosa - onde há intenção de praticar delito - ou enriquecimento ilícito até 2017 🤑 (quando foi condenado pelo STF por lavagem de dinheiro), o que até então lhe permitiu continuar disputando eleições, na visão 🤑 do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e do Tribunal Superior Eleitoral.
[84][85] No ano de 2005 foi preso 🤑 preventivamente,[80] acusado de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, sendo posteriormente inocentado pelo Supremo Tribunal Federal por não haver 🤑 base legal ou jurídica no processo.
[86] Em 2010, foi inserido na lista de procurados pela Interpol [87] em razão de 🤑 mandado expedido pela promotoria de Nova Iorque, que o acusa de movimentar ilicitamente milhões de dólares no sistema financeiro internacional 🤑 sem justificativa fundamentada.
[88] Em virtude dessa ação, Maluf decidiu processar o promotor norte-americano Robert Morgenthau, por considerar que o alerta 🤑 vermelho do órgão foi emitido de maneira ilegal.[89]
Preso em 2005 pelo delegado de polícia Protógenes Queirós, acusado de intimidar uma 🤑 testemunha, permaneceu no cárcere da sede da Polícia Federal de São Paulo de 10 de setembro a 20 de outubro 🤑 de 2005 (totalizando 40 dias).
Este episódio ocorreu após as graves denúncias de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, corrupção e 🤑 crime contra o sistema financeiro (evasão fiscal).
O STF julgou que a prisão de Paulo Maluf era juridicamente ilegal, pois bacará como jogar 🤑 saúde seria frágil para permanecer preso, autorizando assim a bacará como jogar saída da prisão.
[90] Os jornais denunciaram à época que apesar 🤑 da saúde "frágil", Maluf no dia seguinte foi encontrado comendo pastéis e tomando chope em Campos do Jordão.[91]
O Superior Tribunal 🤑 de Justiça condenou em 2006 Paulo Maluf a pagar uma multa de R$ 1,2 milhão pela contratação irregular da TV 🤑 Globo para cobrir a Maratona de São Paulo.[92]
A Justiça brasileira possui uma série de documentos que indicam uma movimentação de 🤑 US$ 446 milhões em contas em nome de Paulo Maluf no exterior.
Tendo, inclusive, seu genro admitido à Justiça que movimentou 🤑 recursos ilegais nestas contas.[93]
No momento, uma única sentença condenatória transitada em julgado, de Direito Civil, pesa sobre Maluf: o político 🤑 e cinco corréus foram condenados a restituir ao Estado de São Paulo o montante perdido pelo episódio Paulipetro, em ação 🤑 popular movida pelo hoje desembargador Walter do Amaral.
Em valores de 2008, a parte que cabia a Maluf era de 716 🤑 milhões de reais.
Embora não caiba mais apelação ou recurso, a execução da dívida - nos termos do processo 00.
0245122-0 junto 🤑 à décima-sexta vara federal do Rio de Janeiro, impetrado por Amaral - se encontra sujeita a vários agravos e medidas 🤑 cautelares, e a própria condenação ainda pode ser esvaziada de efeito em função de uma ação rescisória (AR 4206) junto 🤑 à primeira turma do STJ, no momento sob a relatoria do ministro Arnaldo Esteves Lima.
O valor envolvido é mais de 🤑 dezoito vezes o patrimônio declarado de Paulo Maluf em 2010, segundo a Transparência Brasil.
Paulo Maluf é acusado pela justiça brasileira 🤑 de ter uma vultosa conta no paraíso fiscal das ilhas Jersey.
[94] Em 10 de junho de 2001, o jornalista Roberto 🤑 Cosso, do jornal Folha de S.
Paulo, com a reportagem "Paraíso fiscal bloqueia contas de Maluf",[95] revelou que a polícia da 🤑 ilha de Jersey, paraíso fiscal no canal da Mancha, bloqueou contas com cerca de US$ 200 milhões atribuídas a Paulo 🤑 Maluf e seus familiares.[96][97][98]
Em 9 de julho de 2001, o ex-prefeito disse em entrevista coletiva: "Vou botar na cadeia os 🤑 que me difamaram.
Se você quiser ser processado, assina embaixo, junto com os que estou processando: os promotores e o jornalista 🤑 Roberto Cosso, do jornal Folha de S.Paulo".
O jornalista nunca foi processado por Maluf.
Em março de 2010, seu nome foi incluído 🤑 na difusão vermelha da Interpol, por solicitação dos Estados Unidos.
[99] Seu filho, Flávio Maluf, também estava na lista de procurados.
[100] 🤑 Por isso, eles corriam risco de serem presos em 181 países.
[101] Em abril de 2016, foi divulgado na imprensa brasileira 🤑 que os nomes de Flávio e Paulo Maluf foram retirados da lista.
[102] Entretanto, em 14 de abril a Procuradoria de 🤑 Nova York informou que apenas as fotos foram retiradas do site da Interpol, mas que os pedidos de prisão de 🤑 ambos não foram revogados.[103]
Lista de Corrupção Internacional do Banco Mundial [ editar | editar código-fonte ]
No dia 15 de Junho 🤑 de 2012, Paulo Maluf foi um dos quatro brasileiros incluídos pelo Banco Mundial, juntamente com os banqueiros Edemar Cid Ferreira 🤑 e Daniel Dantas, em uma lista de 150 casos internacionais de corrupção.
O Projeto do Banco Mundial em parceria com a 🤑 ONU, chamado de "The Grand Corruption Cases Database Project", contém casos em que foram comprovadas movimentações bancárias ilegais de pelo 🤑 menos 1 milhão de dólares.[104][105]
ONG Transparência Internacional [ editar | editar código-fonte ]
Em 2014 foi escolhido pela ONG Transparência Internacional 🤑 na Suíça como um exemplo de corrupção a ser combatido.[106]
Durante a campanha contra corrupção, Maluf recebeu o nome de Mr.
Kickback, 🤑 vulgo "Sr.Propina" em inglês.
O traz a referência ao verbo "malufar", como sinônimo de "roubar dinheiro público".
"Não há muitas pessoas que 🤑 podem dizer que possuem um verbo em bacará como jogar homenagem.
Paulo Maluf pode", dizia a campanha.[107]
No dia 2 de março de 2016, 🤑 foi condenado pela 11ª Câmara do Tribunal Criminal de Paris a 3 anos de prisão por lavagem de dinheiro.
[108] Os 🤑 crimes teriam ocorrido entre 1995 e 2005 e, juntamente com a condenação de prisão, foram determinados o confisco de 1,8 🤑 milhões de euros, e multas que somam 500 mil euros.
[109] A Justiça da França manteve no dia 20 de junho 🤑 de 2017 a condenação do deputado Paulo Maluf (PP-SP) a três anos de prisão e multa de 200 mil euros 🤑 (R$ 725 mil) por crime de lavagem de dinheiro no país entre 1996 e 2003.
De acordo com a sentença, o 🤑 montante de cerca de 1,8 milhão de euros (R$ 6,6 milhões) depositados em duas contas bancárias na França no nome 🤑 da mulher de Maluf, Sylvia, é fruto de desvio de dinheiro público e corrupção no Brasil.
Além desse valor, outra quantia, 🤑 de cerca de 27 mil euros (R$ 100 mil), apreendidos no quarto do hotel Plaza Athénée, em Paris, na ocasião 🤑 da detenção de Maluf no país, em 2003, também permanecerão confiscados.
Em 23 de maio de 2017, a 1ª Turma do 🤑 Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 4 votos a 1, pela condenação do deputado pelo crime de lavagem de dinheiro.
Maluf 🤑 foi condenado a 7 anos, 9 meses e 10 dias em regime fechado e pagamento de multa.
Apenas o ministro Marco 🤑 Aurélio Mello votou pela absolvição.
Ao justificar seu voto, o ministro declarou que "o crime que deu origem à lavagem de 🤑 dinheiro já estava prescrito".
O ministro Alexandre de Moraes não estava presente.
Maluf também foi condenado à perda do mandato de deputado 🤑 federal, mas a decisão final caberá à Câmara dos Deputados.[110]
Em 10 de outubro de 2017, o STF confirmou a condenação.
Segundo 🤑 a denúncia do Ministério Público, Maluf recebeu propina de contratos públicos com as empreiteiras Mendes Júnior e OAS, no período 🤑 em que foi prefeito da cidade de São Paulo.
Os recursos teriam sido desviados da construção da Avenida Água Espraiada, hoje 🤑 chamada Avenida Roberto Marinho.
O custo total da obra foi de cerca de 800 milhões de reais.
As investigações se arrastaram por 🤑 mais de dez anos, desde a instauração do primeiro inquérito contra o ex-prefeito, ainda na primeira instância da Justiça.
Os procurados 🤑 estimaram em 170 milhões de dólares a movimentação total de recursos ilícitos.[111]
Em 22 de maio de 2018, a 1ª Turma 🤑 do STF condenou Maluf a 2 anos e 9 meses em prisão domiciliar, além do pagamento de multa, por falsidade 🤑 ideológica para fins eleitorais.[112][113]
Prisão e cassação do mandato [ editar | editar código-fonte ]
Em 19 de dezembro de 2017, o 🤑 ministro do STF Edson Fachin julgou monocraticamente inadmissíveis os embargos infringentes tentados pela defesa e ordenou que o deputado passasse 🤑 a cumprir imediatamente a pena imposta em maio.
[114] A prisão de Maluf foi realizada no dia seguinte e o juiz 🤑 de execuções penais do Distrito Federal determinou bacará como jogar transferência para o presídio da Papuda, em Brasília.[7]
Em fevereiro de 2018, por 🤑 decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, Maluf foi afastado do cargo.[115]
No dia 28 de março de 2018, 🤑 o ministro do STF Dias Toffoli concedeu a Maluf prisão domiciliar em razão de problemas de saúde.[116]
Em 22 de agosto 🤑 de 2018, Maluf teve seu mandato de deputado federal cassado por unanimidade pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, após 🤑 diversos adiamentos por parte da Câmara.
[115] Com a cassação, perde efeito o processo em tramitação no Conselho de Ética, apresentado 🤑 pela REDE, que argumentava que a condenação de Maluf pelo STF configurava quebra de decoro parlamentar por parte do deputado.[115]
Linha 🤑 do Tempo [ editar | editar código-fonte ]
Desempenho em eleições [ editar | editar código-fonte ]Referências
Almanaque Abril 1986.12ª edição.
São Paulo, 🤑 Abril, 1986.
Almanaque Abril 2003.Vol.I.29ª edição.
São Paulo, Abril, 2003.
categoria com imagens e outros ficheiros sobre Commons possui umacom imagens e outros 🤑 ficheiros sobre