revista de esporte) e "Energiano de Esportes", tendo como principal objectivo: promover a compreensão do esporte de forma pedagógica para 🫦 crianças e jovens, bem como a prática e o desenvolvimento da cidadania.
Para além disso, para estimular, preservar e divulgar o 🫦 esporte da população, o esporte terá de ser alvo de um programa de ações em diversos níveis de educação.
Em 1996, 🫦 a FIFG lançou um programa de ações na prevenção de Jogos (GEE) com o objetivo de prevenir um pequeno número 🫦 de incidentes relacionados às atividades desportivas praticadas no Rio de Janeiro.
A metodologia desenvolvida visava difundir o entendimento
e a conscientização do 🫦 esporte no ambiente urbano, visando o combate ao obesidade, e promover a difusão do esporte para as crianças e adolescentes 🫦 nos bairros e áreas rurais, de forma a proporcionar uma educação bilíngue através da mídia.
A FIFG implantou também o projeto 🫦 "Educação em Esporte Esencial" que buscava promover o uso do esporte no contexto de educação nas escolas.
Apesar do foco da 🫦 educação em atividades recreativas e recreativas ter sido negligenciada e, nas áreas urbanas, o Programa "Educativo em Esporte e Lazer" 🫦 foi criado em 1999, com objetivo de promover o intercâmbio e a interatividade entre
as atividades esportivas e atividades locais, fornecendo 🫦 aos alunos o acesso à prática esportiva.
A implementação do Programa "Educativo em Esporte e Lazer" possibilitou que o esporte continuasse 🫦 a ser praticado durante o dia em todas as praças e bairros da cidade, sem a necessidade de autorização do 🫦 uso do próprio aparato de recreação ou lazer do cotidiano local.
A FIFG está em expansão em várias áreas de atuação, 🫦 sobretudo dentro da cidade do Rio de Janeiro, onde, além do Sistema Operacional (SISN), tem atuação de destaque no desenvolvimento 🫦 da cultura de esportes como a cultura da academia, além e
de promover, além de contribuir para a educação de adultos 🫦 e adolescentes.
Há, ainda, o envolvimento da Comissão Municipal de Prevenção e repressão (Commedic) da Educação Infantil (CEMI) na atuação da 🫦 juventude para conscientizar os alunos sobre o problema do obesidade e promover uma inclusão dos jovens, em escolas públicas.
A partir 🫦 de 2004, com o intuito de melhorar o esporte na educação infantil nas escolas públicas do Rio de Janeiro, o 🫦 Grupo Escolar Rio de Janeiro (GEF) implantou o Programa Educação Infantil 'Educativa em Educação Infantil', criado em 2003.
A "Educativa em 🫦 Educação Infantil' consiste numa "consciência pedagógica" com
enfoque no ensino, no esporte e no desempenho escolar.
A metodologia do programa foi lançada 🫦 pela primeira vez através da Rede Pública de Educação, através da qual todas as esferas de bahia x grêmio novorizontino palpites atuação se reúnem, 🫦 através da articulação e da "Missa da Educação Infantil".
Através da coordenação, a metodologia teve como fundamento principal o envolvimento do 🫦 público para a realização do programa.
Em 2005, com o intuito de promover a inclusão no currículo dos alunos das escolas 🫦 públicas, o programa foi implantado na sede do Instituto de Educação Infantil Rio de Janeiro, assim como em diversas outras 🫦 instituições públicas de
ensino pública, como a Escola Pública Municipal de Niterói e o Centro de Educação Infantil em Niterói.
Desde 2004, 🫦 com a finalidade de promover a inclusão no currículo, a direção do Instituto de Educação Infantil realizou uma série de 🫦 iniciativas de inclusão nos ensinos e do currículo, incentivando os alunos a não participar de atividades negativas ou se envolver 🫦 em exercícios físicos e de distração.
Esta campanha incentiva a inclusão não só entre adultos, como também dentro das instituições públicas 🫦 de ensino, além de, estimular a participação dos adolescentes no ensino, e promovendo os esportes para as crianças e adolescentes
(em 🫦 particular, o futebol).
A partir de 2006, o Instituto também criou um programa de prevenção e o diálogo entre instituições e 🫦 comunidades com foco no fortalecimento e renovação da cidadania dos jovens, realizando a integração do esporte com o desenvolvimento da 🫦 cidadania dos adolescentes através do programa da Educação.
A partir de 2008, o Instituto realizou três campanhas de conscientização: a Campanha 🫦 do Abrigo, a Campanha Prazer e a Campanha Prazer para a Reestruturação do Programa INEV, que visa proporcionar um novo 🫦 ensino com foco na educação, cultura e inclusão dos jovens.
A metodologia para o exercício físico -
Educação Física no Rio foi 🫦 desenvolvida pelo Instituto através do Programa INEV – que atende crianças no pré-escolar e no ensino médio nos bairros de 🫦 bairros de Piedade, Ramos e Recreio.
Também é oferecida apoio ao esporte nas escolas e nos ambientes escolares.
Em parceria com o 🫦 Núcleo de Educação Física do INEV, o Instituto promove o treinamento físico-sociológico nas regiões de Piedade, Ramos e Recreio, objetivando 🫦 um maior desenvolvimento do exercício físico, e as atividades físicas nos bairros e áreas rurais, através do exercício físico e 🫦 da prática física.
Segundo o Ministério da Educação, o Instituto incentiva a prática
do esporte e também a prática de modalidades esportivas 🫦 em atividades físicas e químicas.
Através da articulação da Sociedade Brasileira de Educação Física, o INEV atua de forma coordenada, através 🫦 do Instituto de Educação Física, com a participação dos alunos da classe dos bairros cariocas de Piedade, Recreio, Lapa,