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A Igreja de São Francisco de Assis (, "Catedral de São Francisco de Assis") foi construída no antigo edifício do 👄 Convento de São Francisco de Assis, na ilha da Madeira, em 1706.
A construção das obras começou com uma encomenda do 👄 Cardeal D.
Rodrigo de Sousa, um devoto de São Sebastião da Pedreira que residia na zona rural do Porto.
No ano de 👄 1706, quando da construção da apostas desportivas metodos igreja, foram entregues à Ordem de São Bento do
Rio de Lisboa três obras, a 👄 primeira em madeira, em pedra, feita da autoria de Rodrigo de Sousa.
As obras iniciaram em 1736 e terminadas em 1748, 👄 altura em que se verificavam as duas principais frentes que ladeavam a nave da igreja, uma do lado ocidental, em 👄 estilo neogótico, outra do lado sul, um em estilo neogótico e a terceira, no estilo neoclássico.
Os painéis de azulejos no 👄 interior da igreja e em todos os seus altares estão pintados com o mesmo fundo.
A decoração dos altares e, a 👄 maior parte do trabalho realizado, foi executada pelo pintor Juan de
Arias, com ajuda de Mestre José Ramos na apostas desportivas metodos pintura 👄 posterior "O Caminho para a Índia".
A capela-mor é de madeira e, ao centro da nave e no meio dos sinos, 👄 é ladeada por duas capelas laterais.
O coro da igreja era de madeira, com cobertura em forma de triângulo.
A nave divide-se 👄 em duas naves, a primeira construída sob o orago de Nossa Senhora da Conceição, a segunda sob o de Nossa 👄 Senhora do Rosário, sendo ambas as laterais e a mais larga, tendo sido terminada em 1766.
A "Sci Fiènesi de Marcantonio" 👄 é a igreja mais antiga da
ilha do Madeira, sendo uma das suas obras mais antigas na ilha.
A planta, construída com 👄 blocos de alvenaria de pedra, tem capitéis em forma de losangos, apresentando planta rectangular, embora as paredes exteriores apresente três 👄 arquivoltas laterais, as quais ostentam uma janela com moldura em pedra de perfil quadrangular e o arco do cruzeiro, com 👄 moldura em tijolo de tipo cabelado.
A fachada apresenta uma cúpula hemisférica em arco rebaixado.
A nave abriga um relógio e dois 👄 altares laterais.
Todas as naves estão em madeira de cor cinza ou cinza, cujas paredes são cobertas por azulejos de diversas 👄 cores.
A segunda capela, com dois púlpitos e dois altares, é gótica e apresenta os quatro menores e quatro colunas góticos.
O 👄 altar-mor, em estilo neogótico, está decorado por dois retábulos e o retábulo-mor tem vitrais coloridos.
O lado norte da igreja apresenta 👄 dois altares laterais, dois de madeira (o de talha dourada e da talha dourada), bem como um crucifixo e uma 👄 janela de moldura.
O altar-mor, com seus arcos e molduras, tem uma capela gótica em estilo rococó, sendo duas da nave, 👄 ao centro, com uma capela rococó gótica.
As duas capelas laterais têm cobertura em abóbada de berço
e o tecto de dois 👄 painéis.
A capela-mor e o seu interior são decorados com painéis em madeira policromada com motivos vegetais, além da pintura de 👄 Juan de Arias.
A decoração das capelas laterais do altar-mor está pintada com o mesmo tema, que vai de dourado a 👄 branco e azul e dos motivos florais a vermelho.
A capela-mor foi construída com a intenção de ser a mais antiga 👄 das igrejas açorianas do arquipélago.
A fachada apresenta uma cruz de ouro com a parte superior inscrita por "Nossa Senhora do 👄 Rosário" e a parte inferior inscrita por "Nossa Senhora do Rosário",
com o terço da porta lateral de pedra inscrita por 👄 "Nossa Senhora do Rosário".
A capela-mor é rasgada com decoração vegetalista, com decoração da azulejo, em tons de azul, verde e 👄 laranja.
A segunda capela, que possui uma janela de moldura em pedra com moldura em tijolo de perfil quadrangular, é um 👄 gótico, com moldura em entalhados de pedra no centro.
A outra capela em estilo rococó pintada com a pintura de Juan 👄 de Arias, "Nossa Senhora do Rosário", apresenta uma abóbada de berço em arco ogival com moldura em abóbada de berço 👄 e com a parte superior inscrita por
"Nossa Senhora do Rosário".
Os altares laterais têm painéis em mármore policromado, com motivos florais.
O 👄 tecto da capela-mor apresenta três painéis, da autoria de Juan de Arias (1857-1877), um retábulo-mor e da sala capitular superior, 👄 do original (1861).
A abóbada é obra de autoria de Juan de Arias (1861-1931).
A pintura é uma policromia, com temas florais, 👄 a "Tríptico do Sacramento".
A pintura é uma de talha dourada.
No lado norte da igreja, a janela central tem uma abóbada 👄 de berço em